×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 14/04/2023

    Estação Carioca do MetrôRio recebe campanha para alertar sobre os cuidados com a voz

    Passageiros poderão participar de quiz e gravar simulações dos avisos sonoros do sistema metroviário. Ação acontece nesta segunda-feira (17/04) 
     
    A estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe nesta segunda-feira (17/04), das 9h30 às 16h30, a ‘Campanha Amigos da Voz’, promovida pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia. A iniciativa, em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado neste domingo (16/04), tem como objetivo fazer um alerta sobre os cuidados com a voz, que é um instrumento essencial da comunicação humana. 
     
    Durante a ação, as equipes de fonoaudiólogas da Comissão de Voz, do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 1ª Região (Crefono 1), estarão de plantão na estação para orientar as pessoas gratuitamente sobre a importância de cuidar da voz. Entre os sinais de alerta a serem investigados por um profissional estão: rouquidão; ardência; falhas e cansaço para falar por mais de 15 dias; esforço ao falar; e infecções de garganta, sem motivo aparente. Em caso de identificação de problemas vocais, é necessário procurar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista. 
     
    Além de tirar dúvidas e receber dicas e brindes, os passageiros do MetrôRio podem participar de um quiz com perguntas sobre os cuidados com a voz e ainda fazer uma simulação, em tempo real, gravando áudios com as principais frases que são veiculadas na concessionária. 

    SERVIÇO 
    Campanha Amigos da Voz no MetrôRio 
    Local: Mezanino da estação Carioca/Centro, próximo ao acesso B (Avenida Chile) 
    Data: segunda-feira (17/04) 
    Horário: das 9h30 às 16h30 


  • 13/04/2023

    Estação Carioca do MetrôRio recebe feira de moda e gastronomia

    Neste mês de abril, o Rio Fashion Day acontece até sexta-feira (14/04) e também nos dias 26, 27 e 28. Os expositores montarão seus estandes no local até dezembro 
      
      
    A estação Carioca/Centro do MetrôRio acaba de receber uma feira voltada à moda e à gastronomia. Trata-se da Rio Fashion Day, que acontece no local até sexta-feira (14/04), das 8h às 20h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile). 
     
    A iniciativa também retornará ao espaço nos dias 26, 27 e 28 de abril. E a melhor a notícia é que não vai parar por aí! Os expositores montarão seus estandes na estação até dezembro. Será uma ótima oportunidade para os clientes da concessionária aproveitarem as novidades com um preço bem em conta. 
     
    Entre os produtos oferecidos pelos expositores da Rio Fashion Day estão peças de vestuário feminino e infantil, bijuterias, além de comidas de dar água na boca. Então, já sabe que a feira será mais uma boa opção para encontrar aquele presentinho de última hora ou experimentar um quitute na ida ou na volta do trabalho. 
     
      
    SERVIÇO 
      
    Feira Rio Fashion Day no MetrôRio 
    Local: Mezanino da estação Carioca/Centro, próximo ao acesso B (Avenida Chile) 
    Data: dias 12, 13, 14, 26, 27, 28 de abril. Os estandes serão montados no espaço até dezembro 
    Horário: das 8h às 20h


  • 12/04/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Fluminense e Paysandu pelo Copa do Brasil no Maracanã nesta quarta-feira (12/04)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
     
     
    Nesta quarta-feira (12/04), quando acontece a partida entre Fluminense e Paysandu no Maracanã, a partir das 19h30, pela Copa do Brasil, o funcionamento do metrô será normal de dia útil, das 5h à meia-noite. A transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro. 
    Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio. 
     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). 
    Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2). 
     

    Metrô na Superfície (MNS) 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente das 5h às 23h30. 
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay. 
     
    Serviço 
     
    Horários de funcionamento do metrô  
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Quarta-feira (12/04): das 5h à meia-noite 
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2 
    Quarta-feira (12/04): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro 
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  
    Quarta-feira (12/04): das 5h às 23h30 


  • 06/04/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o feriado de Sexta-feira Santa (07/04) e final do Campeonato Carioca no Maracanã no domingo (09/04)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
     
     
    Nesta sexta-feira (07/04), feriado de Sexta-feira Santa, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como já acontece normalmente nos feriados. Já no sábado (08/04) e domingo de Páscoa (09/04), a operação do metrô acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. 
     
    Nos três dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, sem necessidade de transferência na estação Estácio. 
     
    Já os Postos de Gratuidade, nas estações Central do Brasil/Centro e Carioca/Centro, não terão expediente na sexta (07/04). Os espaços voltarão a abrir as portas na segunda-feira (10/04). 
     
    Funcionamento para a final do Campeonato Carioca no Maracanã no domingo 
     
    No domingo (09/04), acontece a partida entre Fluminense e Flamengo no Maracanã, a partir das 18h. O clássico é válido pelo jogo de volta da final do Campeonato Carioca. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio. 
     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2). 
     
    Metrô na Superfície (MNS) 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 7h às 22h30 na sexta-feira (07/04) e domingo (09/04); e das 5h às 23h30 no sábado (08/04). 
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay. 
     
    Serviço 
     
    Horários de funcionamento do metrô no feriado e fim de semana 
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Sexta-feira (07/04) e domingo (09/04): das 7h às 23h  
    Sábado (08/04): das 5h à meia-noite 
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2 
    Sexta (07/04), sábado (08/04) e domingo (09/04): no trecho compartilhado entre General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro 
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  
    Sexta-feira (07/04) e domingo (09/04): das 7h às 22h30 
    Sábado (08/04): das 5h às 23h30 


  • 31/03/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca no Maracanã

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
      
    O MetrôRio vai funcionar normalmente nos dias 01 e 02/04, como de praxe, aos fins de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.  No sábado, no entanto, a concessionária estenderá o horário de funcionamento da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 1h da manhã, nos acessos B (Mar) e acesso C (BRT), por conta do evento "Tardezinha" no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Após o horário habitual de fechamento, as demais estações só funcionarão para desembarque.   
     
    No sábado (01/04), acontece também a partida entre Flamengo e Fluminense, a partir das 20h30, no Maracanã. O clássico é válido pelo jogo de ida da final do Campeonato Carioca. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.    
     
    Tanto no sábado quanto no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, sem necessidade de transferência na estação Estácio. 

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
     
     
    Metrô na Superfície (MNS)   
      
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (01/04); e das 7h às 22h30 no domingo (02/04). 
     
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
      
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay. 
     
     
    SERVIÇO 
        
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4     
    Sábado (01/04): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 1h da manhã, para evento na Barra da Tijuca            
    Domingo (02/04): das 7h às 23h 
       
    Transferência entre as linhas 1 e 2        
    Sábado (01/04) e domingo (02/04):  no trecho compartilhado entre General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro 
       
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea     
    Sábado (01/04): das 5h às 23h30     
    Domingo (02/04): 7h às 22h30 


  • 31/03/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para evento Tardezinha, no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca

    Para evento neste fim de semana, concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

    O MetrôRio vai funcionar normalmente nos dias 01 e 02/04, como de praxe, aos fins de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Para facilitar o retorno do público na volta do evento "Tardezinha" no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no sábado, a concessionária estenderá o horário de funcionamento da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 1h da manhã, nos acessos B (Mar) e acesso C (BRT). Após o horário habitual de fechamento, as demais estações só funcionarão para desembarque. 
     
    A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, inclusive no retorno do evento. 
    Tanto na ida quanto na volta do show, a orientação é utilizar a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, que tem acesso ao BRT. 
    A concessionária recomenda ainda que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas para facilitar o embarque no sistema metroviário. 
    Metrô na Superfície (MNS)  
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (01/04); e das 7h às 22h30 no domingo (02/04). 
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site  ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay. 
     
     
    SERVIÇO 
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 
    Sábado (01/04): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 1h da manhã 
    Domingo (02/04): das 7h às 23h 
    Transferência entre as linhas 1 e 2 
    Sábado (01/04) e domingo (02/04): no trecho compartilhado entre General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro 
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 
    Sábado (01/04): das 5h às 23h30 
    Domingo (02/04): 7h às 22h30 


  • 27/03/2023

    Estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe ação para prevenir novos casos de crianças e adolescentes desaparecidos

    Equipes da FIA/RJ e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro vão tirar dúvidas sobre o assunto e distribuir cartilha de prevenção   
       
    Nesta terça-feira (28/03), a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA/RJ) e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do MetrôRio, vão promover uma ação na Estação Carioca/Centro, das 10h às 15h, com o objetivo de prevenir novos casos de crianças e adolescentes desaparecidos e dar mais visibilidade ao tema. A iniciativa faz parte da “Semana de Mobilização Nacional para Busca e Defesa da Criança Desaparecida” (instituída pela Lei 12.393, de 04 de março de 2011), que acontece anualmente em todo o país, entre os dias 25 e 31 de março.     
       
    A FIA/RJ montará um estande na estação, onde uma equipe técnica estará disponível para tirar dúvidas sobre o assunto e distribuir uma cartilha de prevenção que foi desenvolvida pela fundação, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.    
       
    Entre as dicas do material está a emissão da carteira de identidade (Registro Civil) da criança logo após o seu nascimento, medida essencial na prevenção ao desaparecimento de crianças. A cartilha orienta ainda a registrar imediatamente o caso de desaparecimento na delegacia mais próxima da residência da criança, para que as investigações sejam iniciadas o quanto antes.   
      
    De acordo com dados da FIA/RJ, houve um aumento expressivo de desaparecimentos de crianças em 2022: foram 245 novos casos, em contrapartida todos foram localizados no mesmo ano. Vale informar que, nesse período, o número de localizações atingiu a marca de 254 casos.   
       
    O banco de dados do Programa SOS Crianças Desaparecidas já registrou 4.255 casos. Até o momento, 3.656 foram solucionados, o que representa um êxito de mais de 85%.  
      
      
    Serviço    
       
    Ação para prevenir novos casos de crianças e adolescentes desaparecidos    
    Local: Estação Carioca/Centro do MetrôRio     
    Data: terça-feira (28/03)    
    Horário: 10h às 15h    
       
    Programa SOS Crianças Desaparecidas    
    Tel: (21) 2286-8337 / (21) 98596-5296    
    Email: sosfia@fia.rj.gov.br    
    Site: www.soscriancasdesaparecidas.rj.gov.br    


  • 24/03/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o show da banda Coldplay nos dias 25, 26 e 28/03 no Engenhão

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
      
    O MetrôRio vai funcionar normalmente nos dias 25 e 26/03, como de praxe, aos fins de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Para facilitar o retorno do público na volta do show da banda Coldplay no estádio Nilton Santos (Engenhão), a concessionária estenderá o horário de funcionamento na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com a SuperVia, até 1h30 da manhã. Após o horário habitual de fechamento, as demais estações do sistema metroviário só funcionarão para desembarque. 
    Já na terça-feira (28/03), quando acontece a terceira e última apresentação da banda britânica na cidade do Rio de Janeiro, a estação Central do Brasil/Centro funcionará também até 1h30 da manhã apenas para embarque. As demais estações do sistema funcionarão somente para desembarque e dispersão do público. 

    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    No sábado (25/03), a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Já no domingo (26/03), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Na terça-feira (28/03), a transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central). 

    Metrô na Superfície (MNS)  

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (25/03); e das 7h às 22h30 no domingo (26/03). Já na terça-feira, o serviço funcionará das 5h às 23h30. 

    Recomendação para os clientes do MetrôRio  

    Os clientes devem estar na plataforma de embarque da estação Central do Brasil/Centro até 1h30 da manhã. Depois desse horário, não será possível mais embarcar no sistema, e as estações ficarão abertas apenas para o desembarque das últimas viagens. Por isso, a concessionária orienta que os clientes estejam na plataforma de embarque até o horário determinado e sugere que os clientes antecipem a compra do bilhete para facilitar o embarque durante a ida e volta do evento, no site ou aplicativo do GIRO, nas estações, ou que paguem suas passagens por aproximação com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, direto na catraca na hora do embarque, ou com o Riocard Mais. 

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site  ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay


  • 23/03/2023

    MetrôRio e ONG Visão Mundial promovem campanha de combate à exploração ao trabalho infantil

    Ação é veiculada nas estações e trens da concessionária com o objetivo de conscientizar os passageiros a não contribuir com essa prática 
        
    O MetrôRio e a ONG Visão Mundial promovem uma campanha de conscientização contra a exploração do trabalho infantil. A ação tem como objetivo o combate e o enfrentamento à violação de direitos. A iniciativa conta com peças digitais nos trens, além de cartazes nas estações. 
     
    Usar crianças ou adolescentes para obter vantagens financeiras configura trabalho ou exploração infantil e  é crime, de acordo com previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A campanha faz um alerta aos passageiros para que, em vez de incentivarem a prática com doações ou compra de produtos, denunciem e destinem a solidariedade para uma ação real de proteção dessas pessoas. Para quem presenciar essa prática, a recomendação é que acione os seguranças da concessionária.   
     
    “Sabemos que a intenção de quem compra ou colabora com qualquer valor é genuinamente boa, mas é preciso entender que essa situação é uma violação de direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Aquelas crianças estão expostas a riscos e abusos. Elas deveriam estar na escola, recebendo uma alimentação adequada, sendo protegidas, de fato. Além disso, comprar algo para ajudar financeiramente naquele momento não soluciona o problema. É um ato que acaba fomentando a exploração do trabalho infantil e, por trás disso, está um crime”, pontua Márcia Monte, porta-voz da ONG Visão Mundial.   
       
    Atuando no Brasil desde 1975, a ONG Visão Mundial desenvolve programas e projetos que beneficiam crianças e adolescentes e outras pessoas em situação de vulnerabilidade nos eixos de proteção, educação, meios de vida, assistência alimentar, além de projetos de mudanças climáticas. 


  • 23/03/2023

    MetrôRio recebe crianças e adolescentes de oficina de capoeira de Vicente de Carvalho para visita guiada à sede da empresa

    Doze metrozeirinhos conheceram os bastidores da concessionária 
     
    Doze crianças e adolescentes da oficina de capoeira “Dançando Através da Arte", projeto da associação de moradores de Vila Cosmos, em Vicente de Carvalho, fizeram uma visita guiada à sede da concessionária nesta quarta-feira (22/03). Os metrozeirinhos, de 7 a 13 anos, e seus responsáveis aproveitaram para saber um pouco mais sobre os bastidores da empresa. 
     
    O grupo conheceu de perto o trabalho no Centro de Controle Operacional (CCO), entrou em uma composição parada no Centro de Manutenção e se divertiu ainda mais num simulador de trem da concessionária. O passeio foi finalizado com um delicioso lanchinho para recuperar as energias. 
     
    “Gostei muito de conhecer o simulador, parece até que andei de metrô de verdade", comemorou a pequena Lohanny do Carmo Silva, de 11 anos, que estava atenta a todas as informações passadas pelas equipes da empresa. 
     
    A visita guiada ao MetrôRio faz parte do projeto Estação Alegria, que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o negócio da empresa, além de tratar de temas como cidadania, segurança e meio ambiente de forma lúdica, dinâmica e explicativa. 
     
    A iniciativa atende a crianças de projetos sociais, parceiros apoiados pela empresa, além de grupos escolares e de comunidades do entorno das linhas 1, 2 e 4 do metrô. As instituições interessadas podem se inscrever por meio do e-mail: responsabilidadesocial@metrorio.com.br