Posto de gratuidades Natal e ano novo
Funcionamento
Não haverá atendimento nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01 de janeiro. Nos dias 26/12 e 02/01, retornaremos as atividades normalmente.
COMO SE CADASTRAR
Para receber o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidades com os seguintes documentos:
estudantes
- Declaração escolar original do ano letivo vigente.
- Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
- CPF do aluno.
- O aluno deverá comparecer ao posto uniformizado. Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais. Para representante legal, em caso de avós certidão de nascimento da criança, em caso de tutela, documentação mencionando a guarda.
Atenção: Os estudantes somente serão cadastrados, se constarem nas bases de dados fornecidas pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.
Maiores de 65 anos
- Documento legal de identidade (original).
- CPF
Pessoas com Deficiência e Doentes Crônicos
- A partir de 01/10/24 os cartões serão unificados e emitidos pelo Vale Social.
- Para mais informações acesse o site do Governo do Estado.
- 2ª VIA DO CARTÃO DE GRATUIDADE
- Em caso de perda ou roubo do seu cartão Gratuidade, procure imediatamente o Posto de Gratuidade, para comunicar a ocorrência e solicitar a 2ª via. Caso a solicitação seja para a criança menor de idade, o responsável legal deverá comparecer ao Posto de Gratuidades com documentos comprobatórios. Para o caso de roubo sem a apresentação do boletim de ocorrência, será cobrada a taxa de emissão correspondente a 5 (cinco) vezes o valor da tarifa vigente. A 2ª via pode ser paga por boleto bancário ou através de PIX QrCode. Com a apresentação do comprovante de pagamento (digital ou impresso) a carteirinha é emitida na hora.
- PORTADORES DE DOENÇAS CRÔNICAS
- A partir de 01/10/24 os cartões serão unificados e emitidos pelo Vale Social. Para mais informações acesse o site do Governo do Estado.
- REVALIDAÇÃO DOS CARTÕES DE GRATUIDADE
-
Estudantes do ensino fundamental, médio e técnico da rede pública municipal, estadual e federal:
A revalidação é feita automaticamente nas estações, mediante o recebimento da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente. Os estudantes da Rede Pública de Ensino, que já possuem o Cartão Gratuidade MetrôRio e não têm alteração no cadastro, precisam fazer sua renovação para evitar o bloqueio de acesso. - Procure o terminal de consulta, em qualquer estação do MetrôRio. - Encoste seu cartão no leitor até que apareça no monitor a mensagem: "Cartão revalidado com sucesso". - Caso apareça a mensagem: Não há dados para atualizar no cartão, seu cartão não foi revalidado. Procure o Posto de Gratuidade. Estudantes com alteração no cadastro devem comparecer ao Posto de Gratuidades para revalidar seus dados.
Pessoas com Deficiência:
A partir de 01/10/24 os cartões serão unificados e emitidos pelo Vale Social. Para mais informações acesse o site do Governo do Estado.
Maiores de 65 anos:
Dirija-se a qualquer estação portando documento de identificação e o cartão gratuidade. Procure um de nossos colaboradores para efetuar a revalidação.