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Acessibilidade das Estações

Acessibilidade

A acessibilidade é a garantia de acesso para todos os que utilizam edificações, espaços urbanos, equipamentos públicos, transporte com autonomia e segurança. É a partir dela que obtemos orientação sobre como adequar os ambientes de uso comum para a melhor utilização das pessoas, principalmente as que possuem necessidades especiais.

Pensando nisso, o MetrôRio iniciou um aprofundado estudo no intuito de identificar obstáculos arquitetônicos existentes nas estações e em seus entornos. Com base nesse estudo, a empresa procurou tecnologias disponíveis que pudessem ser adaptadas à realidade de cada estação a fim de eliminar barreiras físicas, atendendo assim às necessidades de todos.

Regras de utilização dos aparelhos de acessibilidade nas estações:
• Os aparelhos são destinados à pessoas com mobilidade reduzida.
• Não utilize os aparelhos para transportar objetos.
• Não ultrapasse o limite de peso indicado nos elevadores.
• Siga as regras de instruções localizadas nos equipamentos.

Qualquer dúvida ou auxílio na utilização, procure um de nossos colaboradores.


Rampa
Recurso utilizado para vencer diferença de nível . Por norma deve ter como inclinação máxima 8,33%. Em geral, interliga nível rua ao Mezanino.

Estações: Flamengo, Estácio, São Cristóvão, Praça Onze, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado, Jardim Oceânico, Carioca, Uruguaiana, Presidenta Vargas, Central, Afonso Pena, São Francisco Xavier, Saens Peña, Uruguai.
Elevadores
Recurso para vencer diferença de nível maior que 4 metros.

Estações: Jardim Oceânico, São Conrado, Antero de Quental, Jardim de Alah, Nossa Senhora da Paz, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde, Botafogo, Largo do Machado, Catete, Glória, Cinelândia, Uruguaiana, Presidente Vargas, Afonso Pena, São Francisco Xavier, Cidade Nova, São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Coelho Neto, Acari e Eng. Rubens Paiva.
Plataforma Vertical
Recurso para vencer diferença de nível inferior a 4 metros. Em geral, interliga Mezanino à plataforma de embarque.

Estações: Cantagalo, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Uruguaiana, Presidente Vargas, Central, Praça Onze, Afonso Pena, São Francisco Xavier, São Cristóvão, Del Castilho, Inhaúma e Vicente de Carvalho.
Piso Tátil
Recurso para indicação de caminho para deficiente visual através do tato e por contraste de cores.

Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4.
Marcação Braille
Recurso para indicar ao deficiente visual o término e início de escadas.

Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4
Mapas em Braille
Mapas para deficientes visuais que funcionam pelo tato e pelo contraste de cores . Auxiliam no conhecimento da arquitetura da estação pelo deficiente.

Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4
Marcação Cadeira de Rodas
Indicação no piso do embarque do cadeirante. São instalados na 1ª porta do primeiro vagão e na última porta do último vagão.

Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4.
Totem SOS
Dispositivo de comunicação interligando a plataforma de embarque à sala do AS.

Estações: Todas as estações das Linhas 1 e 2
Marcas Assentos Prioritários
Indicação de assentos prioritários na plataforma de embarque: idoso, deficiente físico, gestante.

Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4.
Placa Sinalização Vertical
Indicação de assentos prioritários na plataforma de embarque: idoso, deficiente físico, gestante.

Estações: Todas as estações das Linhas 1 e 2
Plataformas Inclinadas
Algumas estações atendem ao deficiente de locomoção com plataformas inclinadas, mas este equipamento não será mais adotado.

Estações: Cardeal Arcoverde, Botafogo, Carioca, Central, Estácio, Saens Peña, Thomaz Coelho, Irajá , Colégio e Pavuna
Prolongadores de Plataforma (“Gap Fillers”)
Em conformidade com o item 5.6.4 (“Vão e desnível entre o trem e a plataforma”) da norma ABNT NBR 14021, de 2005 e com o objetivo de reduzir o risco de incidentes, o MetrôRio desenvolveu um projeto de pentes prolongadores de plataforma (“Gap Fillers”) com sistema automático de iluminação, que reduzem o espaço do vão e direcionam a atenção dos usuários para evitar quedas e tropeços no momento do embarque ou do desembarque.

Neste projeto foram integrados os complementos de plataforma – que preenchem fisicamente o vão entre o trem e a plataforma – com o conceito de linhas luminosas.
A soma destas duas vertentes originou uma solução inédita: os Gap Fillers Iluminados.
Avisos Sonoros
Recurso utilizado nas estações e trens. Orienta o deficiente visual, prevenindo incidentes e direcionando o momento de embarque e desembarque.
Plataforma Inclinada
Recurso de adaptação de equipamento de nível inferior a 4 metros. Em geral, interliga Mezanino à plataforma de embarque.

Estações: Cardeal Arcoverde, Carioca, Irajá e Colégio.