ENCONTRE AQUI A RESPOSTA DE SUAS DÚVIDAS
Sobre o Giro
- Quais as funcionalidades do cartão Giro?
- Como adquirir o cartão Giro?
- Quais são as formas de pagamento?
- Já tenho o cartão Giro, como faço para garantir os benefícios?
- É possível consultar o saldo, o extrato do cartão e realizar transferências de saldo?
- Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
- Perdi meu cartão Giro, como faço para bloqueá-lo?
- Para usar o cartão Giro é necessário realizar um cadastro com meus dados?
Sobre o pagamento por aproximação
Sobre a Operação
- O MetrôRio funciona em quais horários?
- As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite; Domingos e Feriados, de 7h às 23h.
Para garantir a transferência entre linhas, o cliente deverá estar na plataforma da estação de transferência até o horário final do funcionamento do MetrôRio.
Dias úteis (até meia-noite): Central, Presidente Vargas, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo ou Botafogo.
Sábados (até meia-noite): Estácio
Domingos e feriados (até 23h): Estácio. - Os trens circulam direto ou como parador?
- Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
- Qual é o trajeto dos trens?
Os trens da Linha 1 circulam da estação Uruguai à estação General Osório. O passageiro que desejar seguir viagem para a Linha 4 não precisa realizar transferência na Estação General Osório.
A Linha 4 funciona no trajeto de Nossa Senhora da Paz à Jardim Oceânico.
Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna a Botafogo. Os trens das Linhas 1 e 2 atendem juntos o trecho compartilhado, da Central a Botafogo. Aos sábados, domingos e feriados, os trens da Linha 2 circulam da Pavuna a Estácio.
Sobre as Composições
- Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?
As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens da Linha 1 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.
- Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
- Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.
Sobre as Transferências
- A transferência na estação Estácio acabou?
- A transferência na estação Estácio é realizada apenas aos sábados, domingos e feriados.
- Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
- Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.
Sobre o Metrô na Superfície
- Em quais estações está disponível a extensão Metrô Na Superfície?
- O Metrô na Superfície que parte da Estação Botafogo passa pelos bairros Humaitá, Jardim Botânico e Gávea. Já na estação Antero de Quental, o Metrô na Superfície passa pelos bairros Leblon e Gávea. Ambas as linhas Metrô na Superfície têm como destino final o bairro da Gávea.
Sobre os Cartões de Embarque
- Quanto custa o Cartão Unitário?
- A passagem custa R$6,90.
- Onde posso adquirir o cartão de embarque?
- Você pode comprar o Cartão Unitário ou Giro nas nossas estações.
Indicamos o cartão Giro caso você utilize o metrô no seu dia a dia. Além de ser aceito em todas as estações de metrô, o cartão é aceito no Metrô Na Superfície e conta com muitos beneficio, como a segurança dos seus créditos, extrato de compras e muitas vantagens com os nossos parceiros. - Onde posso recarregar meu cartão de passagem?
- Você pode recarregar o Cartão Giro nas bilheterias, mas indicamos o uso do site ou aplicativo Giro MetrôRio. Recarregue de onde quiser.
O Cartão Pré-Pago pode ser recarregado nas bilheterias e ATM. - Posso embarcar no metrô com o meu Riocard Mais?
- Sim. Você pode utilizar seu Riocard Mais para embarcar no metrô.
Dicas e Atendimento ao Cliente
- As estações possuem banheiros públicos?
- O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo, Carioca, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório, Pavuna e Siqueira Campos, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.
- Caso eu pegue o trem errado, como faço para voltar?
- Basta descer do trem e mudar de plataforma nas estações com plataforma central. Ou subir as escadas e atravessar para a outra plataforma. Entre no próximo trem e siga até a estação desejada. Em caso de dúvida, procure um agente do metrô.
- Existe um serviço de informação ao usuário?
- Sim. É possível entrar em contato com o metrô através do formulário em nossa página e do telefone 0800 595 1111