ENCONTRE AQUI A RESPOSTA DE SUAS DÚVIDAS
Sobre o Giro
- Quais as funcionalidades do cartão Giro?
- Como adquirir o cartão Giro?
- Quais são as formas de pagamento?
- Já tenho o cartão Giro, como faço para garantir os benefícios?
- Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
- Perdi meu cartão GIRO, como faço para bloqueá-lo? Como realizar a transferência de saldo?
- Para usar o cartão Giro é necessário realizar um cadastro com meus dados?
Sobre o pagamento por aproximação
Sobre a Operação
- O MetrôRio funciona em quais horários?
- As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite e aos Domingos e Feriados, das 7h às 23h. Fique atento aos nossos canais de comunicação, pois esse horário pode ser alterado devido a fatores externos ou para operações especiais.
Atenção: Para garantir a transferência entre linhas, o cliente deverá estar na plataforma da estação de transferência até o horário final do funcionamento do MetrôRio. - Os trens circulam direto ou como parador?
- Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
- Qual é o trajeto dos trens?
- Os trens da Linha 1/4 circulam da estação Uruguai / Tijuca até Jardim Oceânico / Barra da Tijuca. Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna até Botafogo.
Aos sábados, domingos e feriados, fique atento aos nossos canais de comunicação para saber qual será o trecho compartilhado para transferência entre linhas.
Sobre as Composições
- Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?
- As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens das Linhas 1/4 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.
- Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
- Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.
Sobre as Transferências
- Como funciona a transferência entre as linhas 1/4 e a linha 2?
- De segunda a sexta a Linha 2 funciona da estação Pavuna até a estação Botafogo e, nesse período, você pode fazer a transferência entre as linhas entre as estações Central do Brasil / Centro e Botafogo.
No entanto, aos sábados, domingos e feriados, o trecho compartilhado entre as linhas pode variar. Portanto, é importante consultar os nossos canais de comunicação para saber onde fazer a transferência entre as linhas nesses dias. - Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
- Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.
Sobre os Cartões de Embarque
- Qual valor da tarifa do MetrôRio?
- Desde o dia 12 de abril de 2024, a tarifa do MetrôRio é de R$ 7,50. Esse valor foi aprovado pela Agetransp, a agência reguladora dos serviços públicos de transportes no Estado do Rio de Janeiro. Saiba mais na nossa página sobre Meios e Tarifas.
- Como adquirir meu cartão para embarcar no MetrôRio?
- Existem várias formas de adquirir o seu cartão para embarcar no MetrôRio. Uma delas é usar o Pagamento por Aproximação, basta aproximar o seu cartão ou dispositivo com a tecnologia de uma de nossas catracas e embarcar. Aceitamos as bandeiras Visa, Master e Elo nas estações do Metrô.
Outra forma é comprar o cartão Giro ou Unitário em uma das máquinas de cartões MetrôRio, que estão disponíveis em todas as estações. O cartão Giro pode ser cadastrado e recarregado online, evitando filas ou manuseio de dinheiro. Você também pode comprar uma passagem em QR Code, através do app RecargaPay.
Dicas e Atendimento ao Cliente
- As estações possuem banheiros públicos?
- O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari/Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, Carioca/Centro, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório/Ipanema, Pavuna e Siqueira Campos/Copacabana, Nossa Senhora da Paz/Ipanema, Jardim de Alah/Leblon, Antero de Quental/Leblon, São Conrado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
- Como faço para falar com o MetrôRio?
- Se você quiser falar com o MetrôRio, você pode usar o nosso chat ou o nosso formulário online Fale Conosco, disponíveis aqui no site do MetrôRio. Você também pode ligar para gente no 0800 595 1111. O nosso atendimento funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.
Uma opção de atendimento presencial é o nosso Espaço do Cliente, que fica na estação Carioca / Centro. Lá, você pode contar com o nosso suporte de segunda à sexta, exceto nos feriados, das 8h às 13h e das 14h às 17h.
Outra forma de entrar em contato conosco é pelas nossas redes sociais. Você pode nos seguir e nos enviar mensagens no Instagram, X (Twitter), Tiktok e Facebook. Nós atendemos nas redes de segunda a sexta, das 5h à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h. - Perdi um objeto no MetrôRio, o que fazer?
- Se você perdeu um objeto no metrô acesse o nosso formulário online, Fale Conosco, e preencha seus dados e formas de contato (telefone, celular, e-mail). Marque a opção Achados e Perdidos e selecione a estação onde você acha que perdeu o objeto, a data e o horário. No campo mensagem, descreva o seu objeto com o máximo de detalhes possível (cor, marca, material etc.). Anote o número de registro ou protocolo do seu atendimento e aguarde a nossa resposta.
Atenção: Para evitar transtornos, espere o nosso contato antes de ir ao nosso Espaço do Cliente, em busca do objeto, pois o item pode não ter sido localizado ou não estar disponível. O prazo médio para o item chegar ao nosso setor é de 72 horas úteis. Os objetos encontrados ficam armazenados por 60 dias à espera dos seus donos. Depois desse prazo, eles são doados para instituições sociais apoiadas pelo MetrôRio.