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Dúvidas frequentes

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Sobre o Giro

Quais as funcionalidades do cartão Giro?
O Giro é um cartão pessoal e intransferível, que só o cliente MetrôRio tem. Cadastrando o seu cartão pelo site giro.metrorio.com.br ou pelo app Giro MetrôRio, você pode fazer recargas online, sem precisar de dinheiro ou troco, consultar seu saldo, o seu extrato e se você perder ou tiver seu cartão roubado, você pode bloquear o seu cartão e realizar a transferência de saldo para um novo Giro. Além disso, o cliente Giro cadastrado tem acesso a benefícios e promoções exclusivas, e ainda pode ganhar descontos em diversos parceiros.
Como adquirir o cartão Giro?
Adquira seu cartão nas bilheterias de qualquer estação ou nas máquinas de autoatendimento do MetrôRio. O cartão possui um valor consignado de R$4,00 e a primeira carga deve ser de, pelo menos, R$7,50.

Para ter acesso a todas as vantagens do cartão Giro, cadastre-se em nosso site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, disponível na Apple Store ou PlayStore!
Quais são as formas de pagamento?
Você pode pagar no débito, crédito, dinheiro ou PIX, direto das máquinas de cartões MetrôRio, nos valores R$ 5 e R$ 500. Recarregando pelo app ou site, você pode recarregar seu cartão sem valor mínimo. A recarga online é confirmada quando você passa o cartão Giro na catraca, na hora de embarcar e a cada viagem você pode validar uma recarga online.
Já tenho o cartão Giro, como faço para garantir os benefícios?
Para aproveitar todos os benefícios do cartão Giro, faça seu cadastro no site giro.metrorio.com.br ou no app Giro MetrôRio, entre na área de vantagens, confira os descontos que oferecemos junto aos nossos parceiros.
Esqueci minha senha, como faço para recuperar?
É só entrar no site giro.metrorio.com.br ou no app Giro MetrôRio e na tela de login clicar em “Esqueci minha senha”. A gente vai te enviar uma senha provisória por e-mail, que você deve mudar após realizar o seu acesso. Se você se cadastrou usando uma conta social, é só estar logado no mesmo aparelho que você quer acessar o Giro.
Perdi meu cartão GIRO, como faço para bloqueá-lo? Como realizar a transferência de saldo?
O cliente Giro cadastrado consegue bloquear o seu cartão em caso de perda ou roubo, basta acessar o site ou app Giro MetrôRio, ir à opção Meus Dados e clicar em Bloquear Cartão Giro. Se tiver saldos remanescentes eles poderão ser transferidos para um novo cartão. É só comprar um novo cartão, fazer o cadastro e seguir as instruções na tela para transferir o saldo. Atenção: Depois de bloquear o seu cartão Giro, ele não poderá ser recuperado. O bloqueio é definitivo. Se você tiver alguma dúvida, é só falar com a gente pelos nossos canais de atendimento.
Para usar o cartão Giro é necessário realizar um cadastro com meus dados?
Não. O cadastro é opcional, mas somente os clientes Giro cadastrados, tem acesso a recargas online, consulta do extrato e saldo, bloqueio do cartão e transferência de saldo em caso de perda e roubo, além dos benefícios e descontos exclusivos com nossos parceiros.

Sobre o pagamento por aproximação

O que é o pagamento por aproximação?
O pagamento por aproximação é uma forma de pagamento que, como o próprio nome já sugere, não necessita de contato físico. A tecnologia por trás dessa solução é conhecida como NFC (Near Field Communication) que significa "comunicação por campo de proximidade". Para realizar uma transação NFC, basta que os dois dispositivos estejam próximos um do outro.
Como utilizar o pagamento por aproximação no Metrô?
Verifique se o cartão de crédito ou débito possui a tecnologia de pagamento por aproximação, se sim, basta aproximar o cartão, celular ou relógio nos validadores que possuem o símbolo, diretamente na catraca. As bandeiras aceitas nas estações do MetrôRio são VISA, Mastercard e ELO. E, nos ônibus do Metrô na Superfície VISA e ELO.
Como saber se tenho essa tecnologia de pagamento por aproximação?
Procure o símbolo abaixo no seu cartão ou utilize seu dispositivo com tecnologia de pagamento por aproximação.

Fui debitado duas vezes no cartão, o que devo fazer?
Verifique no extrato bancário se a passagem da sua última utilização no MetrôRio foi cobrada. A mensagem que é exibida na catraca, aparece quando existe uma recuperação que não foi cobrada em outra data, por isso duas cobranças.
Não consegui embarcar utilizando o pagamento por aproximação, o que devo fazer?
Verifique se o seu cartão é múltiplo (função débito e crédito). Se sim, você precisa entrar em contato com o seu banco para confirmar qual função foi habilitada para pagamento por aproximação. Informe qual modalidade você tentou usar no MetrôRio e peça para habilitá-la.

Sobre a Operação

O MetrôRio funciona em quais horários?
As linhas 1, 2 e 4 funcionam de Segunda a Sábado, das 5h à meia-noite e aos Domingos e Feriados, das 7h às 23h. Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS) funcionam de Segunda a Sábado, das 5h às 23h30 e aos Domingos e Feriados, das 7h às 22h30. Fique atento aos nossos canais de comunicação, pois esse horário pode ser alterado devido a fatores externos ou para operações especiais.

Atenção: Para garantir a transferência entre linhas, o cliente deverá estar na plataforma da estação de transferência até o horário final do funcionamento do MetrôRio.
Os trens circulam direto ou como parador?
Os trens param em todas as estações, de acordo com a linha. Confira sempre o mapa da linha, próximo às portas das composições.
Qual é o trajeto dos trens?
Os trens da Linha 1/4 circulam da estação Uruguai / Tijuca até Jardim Oceânico / Barra da Tijuca. Já os trens da Linha 2 circulam de Pavuna até Botafogo.

Aos sábados, domingos e feriados, fique atento aos nossos canais de comunicação para saber qual será o trecho compartilhado para transferência entre linhas.

Sobre as Composições

Como identifico as composições que farão o trecho “Pavuna – Botafogo” ou “Uruguai – General Osório”?
As composições podem ser identificadas por painéis luminosos localizados na lateral dos trens, os trens das Linhas 1/4 possuem painéis de cor vermelha e os trens da Linha 2 são indicados pela cor verde. Também há indicação das composições nos monitores das plataformas que se encontram no trecho entre Central e Botafogo.
Existe carro exclusivo para mulheres nas composições?
Sim. O MetrôRio destina um carro exclusivo para as mulheres nos horários de pico matutino (6h às 9h) e vespertino (17h às 20h). Eles são sinalizados próximos às portas dos carros e nas plataformas, e identificados pela cor rosa. Será sempre o 2º carro de cada trem quando em sentido à Zona Sul e o penúltimo carro sentido Tijuca – Pavuna.

Sobre as Transferências

Como funciona a transferência entre as linhas 1/4 e a linha 2?
De segunda a sexta a Linha 2 funciona da estação Pavuna até a estação Botafogo e, nesse período, você pode fazer a transferência entre as linhas entre as estações Central do Brasil / Centro e Botafogo.

No entanto, aos sábados, domingos e feriados, o trecho compartilhado entre as linhas pode variar. Portanto, é importante consultar os nossos canais de comunicação para saber onde fazer a transferência entre as linhas nesses dias.
Como fazer para chegar à Praça XV/ Estação Barcas?
Para se dirigir às Barcas, desça na estação Carioca e siga em frente pela Rua São José. Atravesse a Rua 1º de Março e caminhe pela Praça XV até as Barcas.

Sobre os Cartões de Embarque

Qual valor da tarifa do MetrôRio?
Desde o dia 12 de abril de 2024, a tarifa do MetrôRio é de R$ 7,50. Esse valor foi aprovado pela Agetransp, a agência reguladora dos serviços públicos de transportes no Estado do Rio de Janeiro. Saiba mais na nossa página sobre Meios e Tarifas.
Como adquirir meu cartão para embarcar no MetrôRio?
Existem várias formas de adquirir o seu cartão para embarcar no MetrôRio. Uma delas é usar o Pagamento por Aproximação, basta aproximar o seu cartão ou dispositivo com a tecnologia de uma de nossas catracas e embarcar. Aceitamos as bandeiras Visa, Master e Elo nas estações do Metrô e Visa e Elo nos ônibus do Metrô na Superfície (MNS).

Outra forma é comprar o cartão Giro ou Unitário em uma das máquinas de cartões MetrôRio, que estão disponíveis em todas as estações. O cartão Giro pode ser cadastrado e recarregado online, evitando filas ou manuseio de dinheiro. Você também pode comprar uma passagem em QR Code, através do app RecargaPay.

Os cartões da Riocard Mais também são aceitos em todas as estações do Metrô e nos ônibus Metrô na Superfície (MNS).

Dicas e Atendimento ao Cliente

As estações possuem banheiros públicos?
O MetrôRio tem banheiros abertos ao público nas estações Acari/Fazenda Botafogo, Botafogo, Cantagalo/Copacabana, Carioca/Centro, Cidade Nova, Coelho Neto, Del Castilho, Estácio, General Osório/Ipanema, Pavuna e Siqueira Campos/Copacabana, Nossa Senhora da Paz/Ipanema, Jardim de Alah/Leblon, Antero de Quental/Leblon, São Conrado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
Como faço para falar com o MetrôRio?
Se você quiser falar com o MetrôRio, você pode usar o nosso chat ou o nosso formulário online Fale Conosco, disponíveis aqui no site do MetrôRio. Você também pode ligar para gente no 0800 595 1111. O nosso atendimento funciona de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.

Uma opção de atendimento presencial é o nosso Espaço do Cliente, que fica na estação Carioca / Centro. Lá, você pode contar com o nosso suporte de segunda à sexta, exceto nos feriados, das 8h às 13h e das 14h às 17h.

Outra forma de entrar em contato conosco é pelas nossas redes sociais. Você pode nos seguir e nos enviar mensagens no Instagram, X (Twitter), Tiktok e Facebook. Nós atendemos nas redes de segunda a sexta, das 5h à meia-noite, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 16h.
Perdi um objeto no MetrôRio, o que fazer?
Se você perdeu um objeto no metrô acesse o nosso formulário online, Fale Conosco, e preencha seus dados e formas de contato (telefone, celular, e-mail). Marque a opção Achados e Perdidos e selecione a estação onde você acha que perdeu o objeto, a data e o horário. No campo mensagem, descreva o seu objeto com o máximo de detalhes possível (cor, marca, material etc.). Anote o número de registro ou protocolo do seu atendimento e aguarde a nossa resposta.

Atenção: Para evitar transtornos, espere o nosso contato antes de ir ao nosso Espaço do Cliente, em busca do objeto, pois o item pode não ter sido localizado ou não estar disponível. O prazo médio para o item chegar ao nosso setor é de 72 horas úteis. Os objetos encontrados ficam armazenados por 60 dias à espera dos seus donos. Depois desse prazo, eles são doados para instituições sociais apoiadas pelo MetrôRio.