×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 18/03/2014

    MetrôRio aumenta oferta de lugares na linha 2

    A partir desta quarta-feira, 19/03, trens extras farão o trajeto Engenho da Rainha – Estácio.

    O MetrôRio ofertará mais de 14 mil lugares na linha 2 a partir de quarta-feira (19/03). Usuários que estiverem na Estação Engenho da Rainha terão à disposição trens vazios que seguirão até Estácio, parando em todas as estações do trecho. De lá, os usuários terão que desembarcar, fazer a transferência para a linha 1 e aguardar a próxima composição que fará o serviço até a Estação General Osório.

    Essa operação começa às 6h45 e termina às 9h10 na Estação Engenho da Rainha. Essa estratégia será adotada para atender o aumento de fluxo de passageiros, que no mês de fevereiro foi de 30% no horário de pico em todo o sistema. Os intervalos das linhas 1 e 2 serão mantidos.

    Desde o início do ano, a Concessionária está dando todo apoio à operação planejada pela Prefeitura para o Centro da cidade durante as intervenções no tráfego e obras viárias. O horário de pico foi estendido, ampliando a oferta em 40 mil lugares diários, sendo 10 mil por linha/sentido, e houve um reforço de 10% na frota dos ônibus do serviço Metrô Na Superfície, de 60% nas bilheterias disponíveis e 10% no número de agentes de segurança nas estações, intensificando ainda mais o atendimento e orientação aos usuários.

    A média de passageiros do mês de fevereiro foi de 800 mil usuários por dia útil contra 738 mil passageiros em dezembro.


  • 18/03/2014

    MetrôRio tem esquema especial para Botafogo X Independiente del Valle

    Estações Maracanã e São Cristóvão ficarão abertas até meia hora após o fim do jogo.

    O MetrôRio fará esquema especial para melhor atender os torcedores que irão ao Maracanã assistir a partida entre Botafogo e Independiente del Valle, nesta terça-feira (18/03) às 22h, pela Copa Libertadores da América.

    Para facilitar a volta dos torcedores, as estações São Cristóvão e Maracanã estenderão seu funcionamento e fecharão meia hora após o final do jogo. Após a meia-noite, as demais estações permanecerão abertas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada do cartão de volta.

    Haverá reforços na segurança das estações e nas bilheterias do MetrôRio para garantir a comodidade de quem optar por ir ou voltar de metrô.


  • 15/03/2014

    Estação Uruguai será aberta ao público neste sábado

    A Estação Uruguai, 36ª estação do MetrôRio e quarta situada no bairro da Tijuca, será aberta neste sábado, 15 de março, às 10h. Fruto de um investimento de R$ 250 milhões, a estação terá cinco acessos: um na Rua Dona Delfina, dois na Itacuruçá e dois acessos na Conde de Bonfim, sendo um na calçada sentido Praça Saens Peña e outro no sentido Usina. São 300 metros de plataforma, mais de sete mil metros quadrados de área construída e 2,9 km de via. Além disso, a nova estação somará mais 1,1 Km de extensão à Linha 1. Cerca de 36 mil passageiros são esperados por dia útil.


    Para a construção da Estação Uruguai, aproveitou-se o trecho já escavado conhecido como Rabicho da Tijuca. A estação, que será a primeira do MetrôRio a ter Wi-Fi, terá dez escadas rolantes; seis elevadores (quatro no nível rua/mezanino e dois no nível mezanino/plataforma, estes últimos exclusivos para portadores de necessidades especiais); e piso tátil para deficientes visuais em toda sua extensão, garantindo 100% de acessibilidade.


    Prevista para ser entregue em dezembro deste ano, a Estação Uruguai teve a finalização das suas obras antecipadas para atender melhor à população. “Todos os trabalhos foram intensificados nesta última fase das obras para entregarmos a nova estação mais cedo aos nossos usuários”, afirma Flávio Almada, presidente do MetrôRio.


    Projeto inovador

    A construção da Estação Uruguai não causou transtornos aos moradores da região. Não fechou o comércio, não interditou o tráfego e não gerou nenhum tipo de desapropriação. Por ter sido feita no trecho do antigo estacionamento, as suas obras garantiram a rotina dos moradores da Rua Conde de Bonfim, a mais movimentada da Tijuca.


    A empresa responsável pela obra, Construtora OAS, ganhou um prêmio internacional de engenharia em função da solução desenvolvida no projeto de transferência de carga (com carga ativa) para construção da plataforma. Durante três anos, a obra de sustentação dos pilares da estação acontecia enquanto a vida no entorno seguia normalmente.


    A Estação Uruguai, que já conta com a nova sinalização bilíngue, tem iluminação toda em LED, sistema de ventilação que propicia uma sensação de bem-estar aos usuários e sonorização de última geração.


    Wi-Fi

    A Estação Uruguai será a primeira do MetrôRio a contar com Wi-Fi. O projeto piloto estará habilitado para todas as operadoras de celular. O sistema é semelhante ao de Wi-Fi de metrôs como os de Paris, Tóquio, Nova York e Londres: o sinal será disponibilizado nos mezaninos e plataformas. Os usuários poderão acessar a internet diariamente por um tempo limitado (dois acessos de 15 minutos). A novidade será estendida, ao longo de 2014, às demais 35 estações da Concessionária. 


    Sobre o MetrôRio

    É uma empresa do grupo Invepar de transporte urbano de passageiros, responsável por administrar, operar e manter as linhas 1 e 2 do sistema metroviário da Cidade do Rio de Janeiro. Desde que a Invepar assumiu o MetrôRio, no final de 2009, foram investidos R$ 1,2 bilhão na construção de novas estações (Cidade Nova e Uruguai) e em infraestrutura, como a compra dos 19 novos trens que atendem, preferencialmente, a Linha 2.


    Fotos serão disponibilizadas mediante pedidos pelo e-mail : metrorio@comunicacaomais.com.br


  • 05/03/2014

    MetrôRio terá operação especial para Desfile das Campeãs e Monobloco

    Sistema irá operar sem interrupção das 5h de sábado até às 23h de domingo

    O MetrôRio realizará um esquema especial de funcionamento para atender aos foliões que irão ao Desfile das Campeãs e ao Monobloco. O sistema operará, ininterruptamente, das 5h de sábado (08/03) às 23h (09/03) de domingo. Os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência. No domingo, em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia. 

    O MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago, Vale Transporte, Bilhete Único Estadual e os cartões de Integração.

    Desfile das Campeãs e Terreirão do Samba

    As estações Central e Praça Onze são as indicadas para os foliões. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai devem sair pela Estação Central. A Estação Praça Onze é destinada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão participar das escolas que se preparam do lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão para o Terreirão do Samba, a Estação Central é a indicada.

    Monobloco

    Por questões de segurança e de controle de fluxo de passageiros, a Estação Cinelândia permanecerá fechada durante todo o domingo. Como opção, os foliões terão as estações Carioca (situada a cerca de 400 m da Cinelândia) e Uruguaiana (distante cerca de 1200 m da Cinelândia).

    Para agilizar o atendimento aos foliões, a Estação Carioca contará com bilheterias na área externa da estação, junto ao acesso principal, na Av. Rio Branco. Não haverá venda de cartões nas bilheterias internas. A Concessionária recomenda que os foliões comprem suas passagens antecipadamente, e deem preferência ao Cartão Pré-Pago, que permite múltiplas viagens.

    A Estação Cinelândia estará preparada para, caso necessário, voltar à sua operação normal a qualquer momento.

    Funcionamento de estações

    As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à 0h de domingo (09/03) e reabrirão somente na segunda-feira (10/03). Em função do desfile do Monobloco, a Estação Cinelândia não funcionará no domingo. As estações Uruguaiana e Maracanã fecharão à 0h de domingo e reabrirão às 07h do mesmo dia.

    As estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 05h de domingo. As máquinas de autoatendimento estarão disponíveis para a compra ou recarga do Cartão Pré-Pago.

    Medidas de segurança

    Durante a operação, todas as escadas rolantes do MetrôRio permanecerão desligadas. A medida pretende prevenir acidentes com  fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

    Por conta do histórico de vandalismo em carnavais passados, os extintores dos trens e estações serão remanejados para locais estratégicos. As estações contarão com brigadas de incêndio prontas para atuar em qualquer situação de risco. O plano de prevenção de incêndios do MetrôRio foi aprovado pela Agetransp e pelo Ministério Público.

    Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante o final de semana.


  • 10/03/2014

    MetrôRio tem esquema especial para Flamengo X Bolivar

    Estações Maracanã e São Cristóvão ficarão abertas até meia hora após o fim do jogo

    O MetrôRio fará esquema especial para melhor atender os torcedores que irão ao Maracanã assistir a partida entre Flamengo e Bolivar, nesta quarta-feira (12/03), às 22h, pela Copa Libertadores da América.

    Para facilitar a volta dos torcedores, as estações São Cristóvão e Maracanã estenderão seu funcionamento e fecharão meia hora após o final do jogo. Após a meia-noite, as demais estações permanecerão abertas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada do cartão de volta.

    Haverá reforços na segurança das estações e nas bilheterias do MetrôRio para garantir a comodidade de quem optar por ir ou voltar de metrô.