×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 15/03/2024

    Passageiros do MetrôRio evitaram a emissão de 60 mil toneladas de CO₂ no último ano

    Movido a energia elétrica limpa e renovável, o sistema metroviário tem um papel fundamental em relação à conscientização sobre as mudanças climáticas 


    Neste sábado (16/03) é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e o MetrôRio, que transporta diariamente milhares de passageiros, desempenha um papel fundamental em relação ao tema. Por ser movido a energia elétrica limpa e renovável, o sistema metroviário tem uma propensão natural à geração de benefícios de sustentabilidade, diferentemente de outros meios de transportes que utilizam combustíveis fósseis, cuja queima emite gases causadores do efeito estufa e aquecimento global, principalmente o CO₂ (gás carbono).

     
    Em 2023, por exemplo, estima-se que a utilização do MetrôRio por cerca de 189 milhões de passageiros evitou o lançamento de mais de 60 mil toneladas de gás carbônico equivalentes na atmosfera. Esse cálculo foi feito pela empresa a partir de perspectivas de emissões geradas pelo sistema metroviário e outros modais da cidade e também de declarações de clientes da concessionária sobre qual transporte utilizariam, caso o metrô não existisse (dados obtidos através de pesquisa de qualidade de serviço realizada com usuários da concessionária no ano passado). E outra medida importante adotada entre 2022 e 2023, a empresa passou a contar com fornecimento de energia baseado em fontes renováveis alternativas, como energia solar, eólica e de biomassa.

     
    “Diariamente, o metrô ajuda na construção de um mundo mais sustentável. A operação do sistema metroviário é fundamental para pensarmos o papel do transporte de alta capacidade na preservação do meio ambiente. São ganhos para a cidade do Rio de Janeiro e para toda a sociedade", afirma o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.


    A opção dos passageiros pelo metrô, um meio de transporte de massa e um aliado natural na luta contra as mudanças climáticas, contribui não só com a diminuição da emissão de gás carbônico, mas também com a redução de tempo de viagem, de carros em circulação nas ruas, consumo de combustível, entre outros fatores. Para efeito de comparação, os modais ferroviários emitem em média 100 vezes menos gases que os rodoviários, segundo monitoramento de emissões de gases de efeito estufa da cidade do Rio, realizado pelo Instituto Pereira Passos, referente ao período de 2012 a 2021.
     

    Diante desse cenário, é preciso que a população tenha – cada vez mais - consciência sobre os efeitos das mudanças climáticas, estimulando assim o pensamento crítico para atuar, de fato, na mitigação dos impactos ao meio ambiente. Um bom caminho é optar pelo transporte público, especialmente o metrô.


    Internamente, o MetrôRio tem como prioridade minimizar os impactos ao meio ambiente não somente com o cumprimento de legislações específicas, mas também com o aperfeiçoamento e desenvolvimento de soluções inovadoras de engenharia que unam sustentabilidade e eficiência. A concessionária vem buscando reforçar o compromisso com as próximas gerações, evidenciando a jornada de responsabilidade ambiental.


  • 15/03/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (16 e 17/03), com semifinais do Campeonato Carioca no estádio do Maracanã e alterações no MNS em Botafogo

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
     

    Neste sábado e domingo (16 e 17/03), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.


    Funcionamento do metrô para jogos no Maracanã no fim de semana 

    No fim de semana acontecem os jogos das semifinais do Campeonato Carioca no Maracanã. Sábado (16/03), o Flamengo enfrenta o Fluminense, às 21h. Já no domingo (17/03) será a vez do Vasco e Nova Iguaçu entrarem em campo, a partir das 16h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes nos dois dias, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio ou de integração com a SuperVia.

     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).


    Metrô na Superfície (MNS), com alterações no itinerário em Botafogo 


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (16/03); e das 7h às 22h30 no domingo (17/03). Tanto no sábado quanto no domingo haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de sábado.
     

    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação

     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO 

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (16/03): das 5h à meia-noite

    Domingo (17/03): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2

     
    Sábado (16/03) e domingo (17/03): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (16/03): das 5h às 23h30

    Domingo (17/03): 7h às 22h30


  • 15/03/2024

    Estação Uruguai do MetrôRio completa 10 anos

    Desde a inauguração, a estação terminal da linha 1 registrou 58 milhões de embarques


    Este mês, os tijucanos têm motivos para comemorar. Há dez anos, em 15 de março de 2014, a Tijuca, na Zona Norte do Rio, ganhava a sua quarta estação metroviária: a Uruguai. A caçula da região - que já contava com Saens Peña, São Francisco Xavier e Afonso Pena - valorizou ainda mais o bairro, um dos mais antigos, populosos e tradicionais da cidade.


    Desde a inauguração até agora, a estação Uruguai já registrou 58 milhões de embarques. O recorde de embarque diário da estação foi em 20 de abril de 2016, numa quarta-feira, véspera de feriadão, com 31 mil embarques. Atualmente, ela registra uma média de 17 mil embarques por dia útil.


    No ano de inauguração da estação Uruguai, entre junho e julho, alguns jogos da Copa do Mundo foram sediados no estádio do Maracanã. À época, o MetrôRio foi o transporte número um dos torcedores que compareceram às partidas do campeonato mundial na cidade. Nos sete dias de jogos no estádio da Zona Norte, foram transportados 682,2 mil torcedores, mais de 70% das pessoas que assistiram aos jogos ou que aproveitaram a estadia na cidade para visitar o estádio ou torcer nas imediações.


    Com 300 metros de plataforma e 7 mil metros quadrados de área escavada, a Uruguai foi a 36ª estação inaugurada no sistema metroviário do Rio. Com cinco acessos (Itacuruçá, Uruguai, Dona Delfina, José Higino e Conde de Bonfim), ela está situada na Rua Conde de Bonfim, o que facilita o acesso às principais ruas e bairros importantes da Tijuca, como Maracanã, Grajaú e Andaraí. A estação terminal faz parte da linha 1, cujo trajeto vai até a estação General Osório/Ipanema, e tem integração com outros modais de transporte. Ela também tem conexão direta com a linha 4, integrando diretamente a Tijuca ao Centro da cidade, Zona Sul e à Barra da Tijuca, sem necessidade de transferência no sistema.


    A estação Uruguai/Tijuca também é uma opção para quem quer se deslocar pela cidade utilizando a integração entre bicicleta e metrô. Os clientes contam com um bicicletário que ajuda a reduzir a circulação de carros pelas ruas, diminuindo assim a emissão de gás carbônico (CO₂). O serviço está disponível na parte interna da estação, ou seja, apenas para quem vai embarcar no sistema metroviário. Os usuários precisam levar sua própria corrente e cadeado para prender a bicicleta. O serviço é gratuito e pode ser utilizado no horário de funcionamento do MetrôRio: das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados.


    Localizada em uma das áreas mais valorizadas da Zona Norte, a estação Uruguai fica próximo a diversos pontos comerciais e de serviços, como restaurantes, bares, hospitais, instituições de ensino e áreas de lazer. Um dos pontos turísticos da região é a Floresta da Tijuca, que oferece aos visitantes um passeio pela maior área urbana reflorestada do mundo, com opções de trilhas e até banho de cachoeira.


  • 14/03/2024

    Empoderadas e MetrôRio promovem ação para mulheres na estação Carioca

    Iniciativa pelo Mês da Mulher faz parte da campanha de combate ao assédio do Governo do Estado e conta com embelezamento e orientação de combate à violência 


    Nesta quinta-feira (14/03) e na próxima (21/03), em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas, e o MetrôRio, promovem uma ação no sistema metroviário para mulheres. A iniciativa será realizada das 7h30 às 11h nos vagões femininos e na plataforma da estação Carioca/Centro.


    Durante a ativação, as equipes do programa, lideradas pela superintendente de Equidade de Gênero, Érica Paes, informam sobre o programa, fornecem os telefones para denúncia, assim como orientam sobre os tipos de violência contra mulheres. As clientes do metrô podem tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. Além da ronda, haverá uma ação de embelezamento no mezanino da estação Carioca/Centro.


    A iniciativa faz parte da campanha de combate ao assédio do Governo do Estado e tem como objetivo a prevenção e enfrentamento à violência em locais de alta circulação, como nos transportes públicos.


    SERVIÇO 
     
    Ação do grupo Empoderadas na estação Carioca/Centro do MetrôRio 

     
    Data: 14 e 21/03
    Horários: das 7h30 às 11h


  • 08/03/2024

    Dia da Mulher: MetrôRio recebe exposição fotográfica ‘Delicadeza, Força, Razão e Sensibilidade’

    Mostra, em exibição na estação Central do Brasil/Centro, acontece até 7 de abril
     

    Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (8/03), o MetrôRio recebe a exposição: ‘Delicadeza, Força, Razão e Sensibilidade’, da fotógrafa paulista Fernanda Fernandes.
     

    Com curadoria de Vera Simões, a exposição é composta por 15 fotografias e ficará em exibição no corredor do acesso B (Terminal Rodoviário) da estação Central do Brasil/Centro até o dia 7 de abril.


    A partir do olhar atento da fotógrafa, que realiza uma imersão na natureza feminina, as obras representam a figura da mulher brasileira e sua ancestralidade, buscando fortalecer sua identidade através da liberdade e do empoderamento feminino.
     

    Serviço:

    Exposição fotográfica ‘Delicadeza, Força, Razão e Sensibilidade’

    Local: no corredor do acesso B (Terminal Rodoviário) da estação Central do Brasil/Centro
     

    Visitação: de 8 de março até 7 de abril


  • 08/03/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (9 e 10/03), com semifinais do Campeonato Carioca no estádio do Maracanã

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 


    Neste sábado e domingo (9 e 10/03), a operação do MetrôRio acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.
     

    Funcionamento do metrô para jogos no Maracanã no sábado e domingo  


    No sábado (9/03), o Flamengo enfrenta o Fluminense, às 21h, no estádio Maracanã. Já no domingo (10/03) será a vez do Vasco e Nova Iguaçu entrarem em campo, também no Maracanã, a partir das 18h30. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes nos dois dias, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio ou de integração com a Supervia.

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação
     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (9/03): das 5h à meia-noite

    Domingo (10/03): das 7h às 23h

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (9/03) e domingo (10/03): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (9/03): das 5h às 23h30

    Domingo (10/03): 7h às 22h30


  • 07/03/2024

    Secretaria da Mulher oferece 15 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional para mulheres durante ação na estação General Osório do MetrôRio

    Iniciativa gratuita acontece nesta sexta-feira (8/03), das 9h às 16h

    Nesta sexta-feira (8/03), Dia Internacional da Mulher, o MetrôRio recebe uma ação do Programa Mulheres do Rio, promovido pela Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher da Prefeitura do Rio. A iniciativa, que faz parte da campanha para celebrar o protagonismo da mulher no Mês de Março, oferece 15 mil vagas para cursos e oficinas de capacitação gratuitos destinados às mulheres.



    A ação será realizada no corredor de transferência da estação General Osório/Ipanema, das 9h às 16h. Durante a mobilização, promotores farão o cadastro de mulheres interessadas em uma das oportunidades de qualificação profissional oferecidas. As vagas são para cursos de cuidadora de idosos, assistente administrativo, soldador mecânico, auxiliar de cozinha, eletricista, extensão de cílios, inglês, entre outros.
     

    Para participar, as interessadas devem ter a partir de 14 anos e morar na cidade do Rio de Janeiro. As inscrições para os cursos também podem ser feitas pela internet, por meio do link. O Programa Mulheres do Rio tem como objetivo promover acesso ao trabalho, renda e capacitação.
     

    Serviço

    Vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional para mulheres


    Local: corredor de transferência da estação General Osório/Ipanema do MetrôRio

    Data: sexta-feira (8/03)

    Horário: das 9h às 16h


  • 01/03/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana com partidas de futebol no Maracanã e alterações no MNS em Botafogo

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

    Neste sábado e domingo (2 e 3/03), a operação do MetrôRio acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

    Funcionamento do metrô para jogos no Maracanã no sábado e domingo 

    Neste sábado (2/03), acontece a partida entre Flamengo e Madureira no estádio do Maracanã, a partir das 16h, pelo Campeonato Carioca. Já no domingo (3/03) será a vez do Fluminense e Botafogo entrarem em campo no Maracanã, também a partir das 16h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes nos dois dias, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio ou de integração com a Supervia.


    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).


    Metrô na Superfície (MNS), com alterações no itinerário em Botafogo no domingo 


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (2/03); e das 7h às 22h30 no domingo (3/03). No domingo, porém, haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de sábado.


    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto)

     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação 


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.



    SERVIÇO 


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 


    Sábado (2/03): das 5h à meia-noite


    Domingo (3/03): das 7h às 23h
     

    Transferência entre as linhas 1 e 2 
     

    Sábado (2/03) e domingo (3/03): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema
     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 
     
    Sábado (2/03): das 5h às 23h30

    Domingo (3/03): 7h às 22h30


  • 28/02/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogos de futebol no Engenhão nesta quarta e no Maracanã na quinta-feira (28 e 29/02)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

     
    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir aos jogos do que acontecem nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/02). Na noite desta quarta, o Botafogo enfrenta o Aurora, às 21h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pela segunda fase preliminar da Libertadores-2024. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).
     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
     

    No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
     

    Já na quinta (29/02) será a vez de Fluminense e LDU entrarem em campo no Maracanã, também a partir das 21h30, pela Recopa Sul-Americana. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1 hora após o término do jogo. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.


    A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio ou de integração com a Supervia.

     

    Tanto na quarta quanto na quinta-feira, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30, nos dois dias.
     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação  


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO  


    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta e quinta-feira  

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Quarta-feira (28/02): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h

    Quinta-feira (29/02): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até 1 hora após o término do jogo, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.


    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Quarta-feira (28/02) e quinta-feira (29/02): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quarta-feira (28/02) e quinta-feira (29/02): das 5h às 23h30


  • 26/02/2024

    Mutirão do CIEE Rio na estação Carioca do MetrôRio oferece 6 mil vagas para programas de estágio e de Jovem Aprendiz

    Ação gratuita acontece nesta terça e quarta-feira (27 e 28/02), das 7h às 16h


    O MetrôRio recebe, nesta terça e quarta-feira (27 e 28/02), o primeiro mutirão de vagas do Centro de Integração Empresa – Escola do Rio Janeiro (CIEE Rio) de 2024. O atendimento acontecerá na estação Carioca/Centro do MetrôRio. Ao todo, serão oferecidas 6 mil vagas, sendo 5 mil para jovens estudantes de qualquer área de formação a partir do segundo período da faculdade, e 1 mil destinadas a jovens aprendizes. Também há oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs).


    A ação será realizada das 7h às 16h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação. Os interessados devem apresentar documento com foto. Quem preferir já pode agilizar o processo e baixar o app do CIEE, para fazer o cadastro e chegar na estação Carioca apenas para ter acesso às vagas disponíveis.
     

    Para as vagas de jovem aprendiz, os setores com oportunidades são: administrativo, logístico, operador de telemarketing e auxiliar de produção. Podem participar jovens entre 14 e 24 anos incompletos, que estejam estudando ou já tenham concluído o ensino médio. Já para o programa de estágio, o estudante deve ter no mínimo 16 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino. Não há limite máximo de idade, desde que esteja no Ensino Médio, Técnico, Tecnológico ou Superior.


    Para o Luiz Gustavo Coppola, CEO do CIEE/Rio, que é considerada a maior ONG de inclusão e empregabilidade de jovens da América Latina, o primeiro trimestre do ano é considerado excelente para conseguir uma vaga de estágio.


    “Janeiro, fevereiro e março são os melhores meses para conseguir uma vaga de estágio ou aprendizagem. Muitos estudantes acabaram de se formar e deixaram centenas de vagas abertas nas empresas. Por isso, desenvolvemos essa maratona de vagas. O estudante precisa manter o foco nos objetivos acadêmicos e profissionais e assim conseguir a oportunidade de entrar para o mercado de trabalho e já logo no início do ano. A hora é agora, pós-carnaval”, pontua Luiz Gustavo Coppola.


    O CIEE Rio oferece vagas para todas as áreas de atuação. Os cursos de Administração, Pedagogia, Contabilidade, Marketing, Direito, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Jornalismo e Educação Física têm o maior número de vagas.
     

    O mutirão faz parte do programa “CIEE em Movimento”, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam começar uma jornada profissional.


    Serviço


    Mutirão do CIEE na estação Carioca/Centro do MetrôRio


    Datas: terça e quarta-feira (27 e 28/02)


    Horário: das 7h às 16h