-
26/09/2024
MetrôRio lança Edital de Seleção de Projetos Socioculturais 2024
Podem participar do processo iniciativas com atuação nas áreas de cultura e educação
O MetrôRio está com inscrições abertas para o Edital Público de Seleção de Projetos Socioculturais 2024, que concederá apoio financeiro a iniciativas por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. A ação é voltada para projetos socioculturais com foco na cultura e educação. Os investimentos têm como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento sociocultural e econômico dos territórios em situação de vulnerabilidade social, localizados no entorno das estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio.
O apoio financeiro será concedido às pessoas jurídicas, que sejam organizações sem fins lucrativos (associações, fundações ou cooperativas) e organizações que atuam ou desejam atuar no entorno do MetrôRio e que estejam regularmente constituídas e legalizadas. O investimento em projetos socioculturais faz parte do compromisso da empresa, que está alinhada a pautas de Ambiental, Social e Governança (ESG), em investir em iniciativas que gerem impactos cada vez mais positivos à população do Rio de Janeiro.
Os interessados em participar do processo de seleção devem se inscrever, a partir do dia 19 de setembro até o dia 15 de outubro, no edital disponível no site do MetrôRio neste www.metrorio.com.br/edital2024.
O resultado deve ser divulgado em novembro na mesma plataforma.
SERVIÇO
Lançamento do Edital de Seleção de Projetos Socioculturais 2024
Data: partir do dia 19 de setembro até o dia 15 de outubro
Inscrição neste link: www.metrorio.com.br/edital2024
-
11/09/2024
Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Flamengo e Bahia no Maracanã, nesta quinta-feira (12/09), pela Copa do Brasil
Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas
O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Flamengo e Bahia nesta quinta-feira (12/09), às 21h45, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão por 1 hora após o término da partida (até 0h45 ou mais, caso haja pênaltis).
As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.
Nesta quinta-feira, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).
Cartão Giro e pagamento por aproximação
A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
SERVIÇO
Horários de funcionamento do metrô nesta quinta-feira (12/09)
Metrô - Linhas 1, 2 e 4
Quinta-feira (12/09): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão por 1 hora após o término da partida (até 0h45 ou mais, caso haja pênaltis), e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
Transferência entre as linhas 1 e 2
Quinta-feira (12/09): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo
-
09/09/2024
Libertadores: esquema de funcionamento do MetrôRio para os jogos no Maracanã e Engenhão
Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas
O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir aos jogos do dia 18 de setembro (quarta-feira) no estádio Nilton Santos (Engenhão) e no Maracanã pela Libertadores. No Engenhão acontece a partida entre Botafogo e São Paulo, às 21h30. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes até 1h30 na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia. O embarque no sistema metroviário será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os trens seguirão da estação Central para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Já no Maracanã, o Fluminense enfrenta o Atlético-MG, às 19h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
Flamengo e Penãrol no Maracanã
Na quinta-feira (19/09) também haverá jogo no Maracanã, quando Flamengo e Peñarol entram em campo a partir das 19h, também pela Libertadores. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).
Pagamento por aproximação ou cartão Giro
A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
SERVIÇO
Horários de funcionamento do metrô na quarta e quinta-feira (18 e 19/09)
Metrô - Linhas 1, 2 e 4
Quarta-feira (18/09): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h30; e as demais estações apenas para desembarque após meia-noite.
Quinta-feira (19/09): a partir da 5h (em esquema especial de funcionamento para o Rock in Rio Brasil 2024)
Transferência entre as linhas 1 e 2
Quarta-feira (18/09) e quinta-feira (19/09): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro
-
05/09/2024
Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana de feriado de Independência do Brasil (7 e 8/09)
Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas
Neste sábado (7/09), feriado de Dia da Independência do Brasil, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como de praxe nos feriados. A operação da linha 2 será de Pavuna a Botafogo, no entanto, das 20h às 23h, haverá manutenção programada na via entre Colégio e Pavuna. Por conta disso, neste período, será necessária a transferência na estação Colégio para seguir viagem no sentido Pavuna ou Botafogo. Devido à manutenção preventiva, os intervalos podem ter alterações.
No domingo (8/09), o funcionamento do sistema metroviário também será das 7h às 23h, conforme acontece aos domingos. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Pagamento por aproximação e cartão Giro
O MetrôRio recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
SERVIÇO
Horários de funcionamento do metrô neste fim de semana (7 e 8/09)
Metrô - Linhas 1, 2 e 4
Sábado (7/09) e domingo (8/09): das 7h às 23h
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado (7/09) e domingo (8/09): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.
-
04/09/2024
MetrôRio prepara diversas ativações no clima do Rock in Rio Brasil 2024
Além da operação 24h da concessionária, passageiros poderão soltar a voz no Palco Carioca, fazer fotos em painel instagramável e conferir avisos sonoros de artistas que vão participar do festival
Em breve, o Rio de Janeiro receberá mais uma edição do Rock in Rio Brasil 2024, e o MetrôRio, além de funcionar 24 horas nos dias de evento, preparou uma programação especial para os passageiros já entrarem no clima do festival. Nesta quarta-feira (4/09), os clientes poderão se divertir e soltar a voz no karaokê montado no Palco Carioca da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, das 17h às 19h. A ação, com a presença de uma banda, aconteceu nesta terça (3/09) e será realizada também nos dias 9, 10 e 11 de setembro, no mesmo horário.
Outra iniciativa da concessionária é o espaço instagramável “Rock in Rio. Eu vou e volto com metrô 24h”. Trata-se de um painel itinerante que retrata uma composição para registro de fotos. A ativação será realizada nas estações: Cantagalo/Copacabana (de 4 a 8/09); Carioca/Centro (de 9 a 15/09) e Pavuna (de 15 a 22/09). Será uma ótima oportunidade para os passageiros eternizarem a participação nesta edição de 40 anos, que acontece nos dias: 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro na Cidade do Rock.
As novidades não param por aí. O MetrôRio receberá ainda as vozes de estrelas que vão se apresentar no festival. Alcione, Belo, Buchecha, Gloria Groove, Ferrugem e Xande de Pilares fizeram gravações anunciando os nomes de seis estações e o funcionamento 24 horas do sistema metroviário durante os dias de evento. Nos avisos sonoros, os músicos se apresentam (“Oi, minha gente, estou na área, sou Alcione e estarei no Rock in Rio no dia 21 de setembro”), dizem os dias em que vão cantar no festival e as mensagens tradicionais do metrô.
Funcionamento do MetrôRio durante os dias de Rock in Rio Brasil 2024
O MetrôRio informa que terá esquema especial de funcionamento para atender ao público que vai ao Rock in Rio Brasil 2024. Para facilitar a ida e o retorno do público durante os dias de festival, a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, terminal de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio, ficará aberta 24 horas para embarque. As demais estações do sistema metroviário funcionarão em seu horário normal para embarque e, durante a madrugada, seguirão abertas, mas somente para desembarque.
A linha 1 e 4 vai operar de Uruguai a Jardim Oceânico, estação de integração com o BRT que terá o serviço especial para o Rock in Rio. A linha 2 vai circular entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo durante todo o festival.
O MetrôRio recomenda a compra antecipada dos bilhetes da concessionária, que custa R$ 7,50 por trecho, e a recarga dos demais cartões de integração com o Serviço Especial BRT Rock in Rio.
Confira as tarifas:
Ida ao evento
Metrô: R$ 7,50 (Riocard, aproximação NFC, Giro ou Unitário)
BRT (Conexão na estação Jardim Oceânico): R$ 23 (Ricard ou Jaé)
Volta do evento
BRT/Terminal Olímpico (terminal próximo à Cidade do Rock): utilizar o Serviço BRT para chegar à estação Jardim Oceânico do metrô
MetrôRio/estação Jardim Oceânico: R$ 7,50 (Riocard, aproximação NFC, Giro ou Unitário)
Carregue seu cartão com antecedência:
Cartão Riocard: carregue antecipadamente com R$ 38 para usar nos dois meios de transporte [Metrô (R$7,50) por trecho e BRT Expresso (R$ 23) ida e volta].
Aproximação + Cartão Jaé: pague diretamente nas catracas do metrô por aproximação ou adquira as passagens do metrô antecipadamente (R$7,50) por trecho, com cartão Riocard Mais, cartão Giro MetrôRio. Para o BRT, carregue antecipadamente o seu cartão Jaé com R$ 23 para usar no BRT Expresso ida e volta.
SERVIÇO DO METRÔRIO
Funcionamento do metrô nos dias de Rock in Rio
Metrô - Linhas 1, 2 e 4
Dias 13, 14, 19, 20 e 21 de setembro: das 5h à meia-noite funcionamento normal e, durante a madrugada, a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca fica aberta para embarque, e as demais estações somente para desembarque após a meia-noite até o horário de abertura do dia seguinte (5h às sextas e sábados ou às 7h aos domingos).
Dias 15 e 22 de setembro (domingos): das 7h às 23h funcionamento normal e, durante a madrugada, embarque pela estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, e demais estações abertas somente para desembarque entre 23h e 5h de segunda-feira.
Transferência entre as linhas 1 e 2
Dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro: no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo
-
02/09/2024
MetrôRio recebe exposição ‘Marrocos - Um registo da cultura da influência Árabe’ em homenagem ao Mês Mundial da Fotografia
Mostra está em exibição na estação Central do Brasil até o dia 23 de setembro
O MetrôRio recebe a exposição “Marrocos - Um registo da cultura da influência Árabe”, de Zina Kossoy, em homenagem ao Mês Mundial da Fotografia, celebrado em 19 de agosto. A fotógrafa retrata a multifacetada cultura marroquina, por meio de registros visuais de suas habitações, alimentos e cenas cotidianas.
A mostra tem curadoria de Vera Simões e é composta por 11 fotografias. A exposição pode ser vista no corredor do acesso B (Terminal Rodoviário) da estação Central do Brasil/Centro até o dia até 23 de setembro.
Zina Kossoy esteve em Marrocos em 2019 e, por meio da fotografia documental, revela suas impressões sobre o país e a influência da cultura árabe: “Pensar na fotografia como uma forma de arte, sendo assim dependente do olhar, da interpretação e muito da sensibilidade.”
Marrocos, que está localizado no norte da África é separado da Europa pelo estreito de Gibraltar e recebe grandes influências dos árabes, dos berberes e dos europeus.
Serviço:
Exposição ‘Marrocos - Um registo da cultura da influência Árabe’ no MetrôRio
Local: estação Central do Brasil/Centro, no corredor do acesso B (Terminal Rodoviário)
Exibição: até 23 de setembro
-
29/08/2024
Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (31/08 e 1/09)
Devido à realização de manutenção programada no sistema, o serviço funcionará nos horários regulares de fim de semana. A concessionária orienta que os clientes se programem e antecipem as suas viagens
Neste sábado e domingo (31/08 e 1/09), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.
Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
Manutenção preventivas nas linhas 1, 2 e 4
Neste fim de semana, o MetrôRio realizará manutenções preventivas nas vias permanentes das linhas 1, 2 e 4, sendo necessário utilizar todo o período da madrugada de domingo (01/09) para atuação das equipes. A concessionária ressalta que os serviços a serem executados, entre eles intervenções nos sistemas de sinalização e de energia, são imprescindíveis para o funcionamento do sistema metroviário.
Por conta das manutenções, o MetrôRio orienta que os torcedores que retornarem do jogo entre Botafogo e Fortaleza, no estádio Nilton Santos, com início às 21h deste sábado (31/08), organizem-se para embarcar nos primeiros trens urbanos (SuperVia), para que seja possível realizar a integração entre os modais dentro do horário de funcionamento do sistema metroviário. A concessionária reforça que a estação Central do Brasil/Centro estará aberta para embarque dos torcedores até meia-noite, depois desse horário, o sistema será fechado para a realização das manutenções preventivas.
Pagamento por aproximação e cartão Giro
O MetrôRio recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
SERVIÇO
Horários de funcionamento do metrô neste fim de semana (31/08 e 1/09)
Metrô - Linhas 1, 2 e 4
Sábado (31/08): das 5h à meia-noite
Domingo (1/09): das 7h às 23h
Transferência entre as linhas 1 e 2
Sábado (31/08) e domingo (1/09): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo.
-
27/08/2024
Dia Nacional da Diálise: ações nas estações Central e Carioca do MetrôRio oferecem serviços de saúde à população e promovem a causa renal
Equipes da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) realizam na quinta, 29/08, aferição gratuita de pressão arterial e glicose e orientação sobre saúde renal. No país, cerca de 21 milhões de pessoas têm algum comprometimento dos rins e mais de 155 mil precisam de diálise para viver. Hipertensão e diabetes são as principais comorbidades que levam à falência renal
O MetrôRio e a Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) se uniram para uma ação de prestação de serviço de saúde no Dia Nacional da Diálise, celebrado em 29 de agosto, quinta-feira. A data marca a luta pela vida de pacientes renais crônicos, que precisam de acesso à diálise de qualidade para viver. Quando os rins param de funcionar, é este tratamento que garante a eliminação das toxinas do sangue das pessoas, pelo menos três vezes na semana, todas as semanas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), há 155 mil pacientes renais em diálise no país.
Como prevenção é o melhor remédio, a ABCDT vai estar na estação Carioca/Centro com profissionais de saúde para sensibilizar clientes do MetrôRio sobre a importância da saúde renal, realizando aferição gratuita de pressão arterial e glicemia.
“No Brasil, há pelo menos 21 milhões de pessoas com algum comprometimento da função renal; milhares de pessoas com dificuldade de diagnóstico da doença, que é silenciosa e só dá sinais em estágios avançados. A diabetes, que afeta 20 milhões de brasileiros, e a hipertensão, com cerca de 50 milhões no país, são as principais comorbidades que levam à doença renal crônica. Mas várias doenças exigem acompanhamento da saúde dos rins. Quem tem obesidade ou excesso de peso, parentes com doentes renais, doenças cardiovasculares, infecções urinárias e pedras renais de repetição, doença autoimune ou lúpus e hábito de fumar devem fazer exames para os rins”, esclarece o médico nefrologista Leonardo Barberes, vice-presidente da ABCDT.
Também haverá uma ação de sensibilização no mezanino da estação Central do Brasil/Centro. A iniciativa acontece no acesso A da estação, das 9h às 18h, com profissionais da Drogaria Inova oferecendo gratuitamente o serviço de aferição de pressão arterial e glicemia.
Campanha #ADiáliseNãoPodeEsperar - Representando as mais de 830 clínicas de diálise no Brasil, a ABCDT desempenha um importante papel de conscientização sobre a importância da saúde renal e os desafios que a diálise enfrenta no país e no mundo. Por meio da campanha ‘A Diálise Não Pode Esperar’, com o mote ‘Diálise: não apenas um tratamento, uma ponte para a vida’, a instituição busca o reconhecimento de entidades civis e públicas em prol da causa, que depende de mais investimentos e políticas específicas que garantam a qualidade de vida desses pacientes e suas famílias.
Apenas 7% dos municípios brasileiros possuem clínicas de diálise, sendo 87% delas, particulares e conveniadas a planos de saúde.
“A diálise permite que pacientes renais crônicos continuem a viver, porém o acesso ao tratamento no Brasil está aquém das necessidades do nosso sistema de saúde. Para que esses pacientes tenham uma vida produtiva para além de seu diagnóstico, precisamos transpor desafios que hoje são enfrentados no acesso ao tratamento desta doença”, alerta Yussif Ali Mere Júnior, presidente da ABCDT.
Serviço:
Dia Nacional da Diálise - quinta-feira (29/08)
Local: estação Carioca/Centro do MetrôRio, no mezanino do acesso B (Avenida Chile)
Horário: das 9h às 16h
Local: na estação Central do Brasil/Centro, no mezanino do acesso A (Central)
Horário: das 9h às 18h
-
26/08/2024
CIEE Rio promove mutirão com 2,2 mil vagas de estágio no MetrôRio
Ação acontece na estação Carioca. Oportunidades são para a capital e todo o estado do Rio
Nesta terça e quarta-feira (27 e 28/08), o Centro de Integração Empresa – Escola (CIEE Rio) vai realizar um novo mutirão de atendimento para cadastrar estudantes para vagas de estágio e aprendizagem na estação Carioca/Centro do MetrôRio. Serão oferecidas 2.200 oportunidades para todo o estado, sendo 1.200 na capital. Podem participar alunos de qualquer área de formação, a partir do segundo período da faculdade.
Durante a ação, que é gratuita e será realizada das 7h às 15h, no mezanino do acesso B (Avenida Chile), a instituição promoverá ainda um cadastramento para banco de talentos voltado a pessoas LGBTQIA+, pessoas negras, pessoas com mais de 50 anos, com deficiência, reforçando o compromisso do CIEE com a diversidade na promoção da inclusão.
“O que a gente percebe é que as empresas parceiras estão comprometidas com políticas de inclusão e dispostas a receber talentos diversos. E uma outra boa notícia é que registramos um aumento real no número de vagas em todo o Estado do Rio de Janeiro. O primeiro semestre foi muito bom. A onda de contratações de estagiários e as efetivações nas empresas estão em alta,” afirma o CEO do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola.
Segundo Coppola, de janeiro a julho deste ano, 21.056 estagiários foram contratados em todo o estado do Rio e até o fim do ano as contratações devem crescer mais 10%. O índice de efetivações também cresceu. No primeiro semestre deste ano, 3.700 talentos foram efetivados em empresas privadas, e a estimativa é de que, até o fim de 2024, mais de 7.500 estudantes estejam com carteira assinada.
O mutirão será realizado das 7h às 15h e celebra os 60 anos do CIEE Rio. Os cursos de Administração, Pedagogia, Contabilidade, Marketing, Direito, Construção Civil, Tecnologia da Informação, Comunicação, Saúde, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia de Produção, Gastronomia, Letras e Arquivologia têm maior número de vagas. As pessoas interessadas devem comparecer ao local com um documento de identidade com foto. Quem preferir já pode agilizar o processo e baixar o app do CIEE para fazer o cadastro e chegar na estação Carioca/Centro apenas para ter acesso às vagas.
A iniciativa é gratuita e acontecerá no mezanino da estação Carioca/Centro, próximo ao acesso B (Avenida Chile), e faz parte do programa “CIEE em Movimento”, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam investir no futuro profissional.
Serviço
Mutirão do CIEE Rio no sistema metroviário
Local: estação Carioca/Centro, no mezanino do acesso B (Avenida Chile)
Dias: terça e quarta-feira (27 e 28/08)
Horário: das 7h às 15h
-
23/08/2024
Disque Denúncia Mulher promove ação sociocultural no MetrôRio para celebrar o ‘Agosto Lilás’
Iniciativa conta com apoio da concessionária e da Escola de Música e Cidadania e acontece na estação Carioca nesta segunda (26/08)
Nesta segunda-feira (26/08), a partir das 7h, o Disque Denúncia Mulher realizará uma ação de conscientização sobre combate à violência doméstica na estação Carioca/Centro do MetrôRio, no mezanino do acesso B (Avenida Chile). A iniciativa faz parte das atividades do “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher, e conta com o apoio da concessionária e da Escola de Música e Cidadania.
Durante a iniciativa, as pessoas que passarem pela estação terão a oportunidade de receber informações sobre o funcionamento do Disque Denúncia Mulher, um programa do Disque Denúncia do Rio de Janeiro. Além disso, haverá distribuição de folhetos e brindes por equipes da instituição. Um mural com post-its também estará disponível para que os passageiros possam deixar mensagens de apoio às mulheres vítimas de violência. Essas mensagens serão, posteriormente, transformadas em um quadro decorativo que será doado ao abrigo de mulheres.
A ação contará ainda com uma apresentação musical especial realizada por duas musicistas da Escola de Música e Cidadania, reforçando a importância da cultura e da arte na promoção da cidadania e no combate à violência.
Lançado em março de 2024, o Disque Denúncia Mulher já recebeu 463 denúncias de violência doméstica até o mês de agosto. A gerente do programa, Cinthia Brum, destaca a importância da iniciativa: "O Disque Denúncia Mulher é uma ferramenta segura para denunciar, pois garantimos o anonimato do denunciante. Não é necessário se identificar. Se alguém conhece uma amiga ou familiar que está passando por uma situação de violência, pode usar qualquer um dos nossos canais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia."
Essa ação do Disque Denúncia Mulher é mais um passo na luta contra a violência doméstica e no apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade, reforçando a mensagem de que todos têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e segura para todas.
Serviço
Ação do Disque Denúncia Mulher no MetrôRio
Local: estação Carioca/Centro, no mezanino do acesso B (Avenida Chile)
Data: segunda-feira (26/08)
Horário: a partir das 7h
Informações para a imprensa: Disque Denúncia Mulher
Canais de atendimento: 21 2253-1177 ou 0300 253 1177 (Interior do estado)
WhatsApp anonimizado: 21 2253-1177
Aplicativo “Disque Denúncia RJ”