×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 12/11/2019

    MetrôRio divulga operação especial para Flamengo x Vasco nesta quarta-feira

    Após o jogo, haverá partidas extras para a estação Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência em Botafogo

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores de Flamengo e Vasco que irão ao Maracanã assistir à partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira, 13/11. O jogo está marcado para as 21h30. 
    A concessionária recomenda que os rubro-negros utilizem a estação Maracanã para chegar e sair do estádio. Já os cruz-maltinos devem embarcar e desembarcar na estação São Cristóvão. 
    Haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheterias das estações. Além disso, trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4.
    Após o fim do jogo, as estações Maracanã e São Cristóvão ficarão abertas por uma hora, e haverá partidas extras para o terminal Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência em Botafogo. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 11/11/2019

    MetrôRio e Sociedade de Urologia promovem ação para celebrar Novembro Azul na estação Central

    Iniciativa contará com especialista para orientar sobre os principais cuidados com a saúde masculina

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) promovem nesta terça-feira, dia 12, a partir das 9h30, na estação Central, uma ação de conscientização para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O objetivo da iniciativa é quebrar os tabus acerca do exame e esclarecer a sociedade sobre mitos e verdades. A campanha foi batizada de "Seja herói da sua saúde".

    A partir das 12h30 até as 16h, um especialista estará na estação para orientar os clientes sobre os cuidados com a saúde do homem. A ação, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita e contará, ainda, com a distribuição de material educativo e brindes, além da participação do mascote da campanha, "Dr.Prost". O personagem irá convidar o público para participar do evento.

    A iniciativa é uma celebração à campanha mundial Novembro Azul e já passou por vários locais de grande movimentação. Além da ação, a ponte estaiada da estação Jardim Oceânico, sobre a Lagoa da Tijuca, e a passarela e o arco da estação Cidade Nova, sobre a Avenida Presidente Vargas e Avenida Francisco Bicalho, receberam iluminação azul desde o início do mês.

    Sobre a Sociedade Brasileira de Urologia
    A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em Urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino. A entidade foi fundada em 13 de maio de 1926 e possui hoje 24 seccionais espalhadas pelo Brasil, congregando cerca de 90% dos urologistas brasileiros, ou seja, mais de 4 mil profissionais.


  • 08/11/2019

    MetrôRio prepara operação especial para show de Sandy & Jr e próximos jogos do Brasileirão no Rio de Janeiro

    Operação começa às 5h de sábado e só termina às 23h de domingo.Trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4 e haverá reforço de efetivo nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai operar em esquema especial durante o fim de semana, para atender a demanda do show de Sandy & Jr, que acontece no Parque Olímpico, no sábado, 09/11. O transporte vai funcionar das 5h de sábado às 23h de domingo. Após o encerramento da operação comercial do metrô no sábado, a estação Jardim Oceânico funcionará para embarque. As demais estações do sistema funcionarão somente para desembarque até as 7h. 
    No domingo, 10/11, Flamengo e Bahia se enfrentam no Maracanã, às 18h. A partida é válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. As estações vão contar com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. Haverá trens extras no sistema.
    A concessionária lembra que, nos fins de semana, os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio.

    Botafogo x Avaí
    Na segunda-feira, 11/11, o Botafogo encara o Avaí, também no Campeonato Brasileiro, às 20h, no estádio Nilton Santos (Engenhão). O MetrôRio vai reforçar o time de segurança e bilheteria para atender o embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia, vindo da estação Engenho de Dentro.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 07/11/2019

    MetrôRio recebe historiador e escritor Luiz Antônio Simas e promove troca de livros na biblioteca da estação Central

    As atividades são gratuitas e acontecem nesta sexta-feira 
     
    Na sexta-feira, 08/11, às 19h30, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Biblioteca Estação Leitura, com apoio do Instituto Invepar, promovem mais uma edição do evento literário "Encontro com territórios". Dessa vez, com a participação do historiador e professor Luiz Antônio Simas, escritor com dez livros publicados, várias participações em documentários relacionados a escolas de samba e centenas de artigos publicados em jornais e revistas sobre a cultura popular brasileira, com recorte nas temáticas do samba e do carnaval.
     
    O evento será novamente comandado pelo jornalista e poeta Claufe Rodrigues, e mistura bate-papo sobre literatura com uma análise sobre a obra "Coisas Nossas", de Luiz Antonio Simas. O livro reúne crônicas que celebram a cultura de rua do Rio de Janeiro, em especial da Zona Norte e do subúrbio. Em seguida, o autor autografará sua obra, que será distribuída gratuitamente ao público através de senhas retiradas na biblioteca duas semanas antes do evento. 
     
    Neste dia, a concessionária promoverá, ainda, mais uma edição do troca-troca de livros. Para participar, é só levar até três livros usados e em bom estado para a biblioteca Estação Leitura, que fica no mezanino da estação, próximo ao acesso A, entre 14h e 20h. Materiais didáticos ou escolares não serão aceitos.

    Sobre a Biblioteca Estação Leitura
    Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS), a biblioteca popular possui 5.534 mil cadastrados e já fez mais de 30 mil empréstimos. Situada na estação Central do MetrôRio, tem como objetivo a difusão de cultura, através do incentivo à leitura, oferecendo fácil acesso aos livros, de forma gratuita. Além disso, são feitos periodicamente talk shows e atividades literárias. A biblioteca funciona às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 14h às 20h. 


  • 06/11/2019

    MetrôRio vai estender horário de embarque na estação Central após jogo entre Botafogo e Flamengo

    Haverá reforço de efetivo nas estações e trens extras para quem for assistir a Botafogo e Flamengo no Engenhão

    Nesta quinta-feira, 07/11, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai estender o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia vindo da estação Engenho de Dentro, após o jogo entre Botafogo e Flamengo no estádio Nilton Santos (Engenhão). A partida, válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro, está marcada para as 20h.
    A concessionária também vai disponibilizar trens extras para os torcedores e as equipes de segurança e de bilheteria serão reforçadas nas estações.

    Cartão Giro e NFC

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôRio para que os clientes planejem a viagem. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 05/11/2019

    Condutor ‘fofo’ do MetrôRio ganha homenagem de cliente com deficiência e vira personagem de livro

    Abhay Zukoski, de 13 anos, escreveu histórias partir de experiências com pessoas gentis. A primeira crônica fala sobre o condutor Lima do MetrôRio, que saúda os passageiros com mensagem motivacional

    Quem anda de metrô no Rio de Janeiro deve conhecer a já famosa saudação do condutor Lima. “Bom dia! Eu sou o condutor Lima. Desejo a todos os clientes uma boa viagem e que, mesmo diante das dificuldades e dos desafios da vida, consigam realizar seus projetos e sonhos”. Marcos Paulo Lima de Freitas, de 40 anos, é condutor do MetrôRio - empresa do grupo Invepar - há uma década. Por causa da mensagem carinhosa que repete todos os dias, Lima acumula histórias com clientes. 

    “Muita gente vai até a cabine condutor para descobrir quem é o autor daquela mensagem. Saber que toco o coração dos clientes e posso mudar o humor de alguém é muito gratificante”, conta Lima. 

    Na última semana, Lima viveu uma das histórias mais emocionantes da carreira. Ele descobriu que virou personagem de livro.  

    Abhay Zukoski, de 13 anos, é morador de Ipanema e passageiro frequente do metrô. Ele é cadeirante, tem deficiência motora, nasceu com disrafismo oculto e outras malformações. Abhay ganhou gosto pela leitura porque, nos 8 primeiros anos de vida, passou por quase 60 internações e 13 cirurgias. A mãe dele, Adriana, preferia ler para o filho em vez de deixá-lo o tempo todo assistindo a TV.  Hoje, Abhay pode ser considerado um autor, porque já escreveu e lançou 4 livros. O último, "Gentilezas", tem uma crônica dedicada justamente ao condutor Lima, do MetrôRio.

    Nas constantes viagens de metrô, Abhay e a mãe costumavam pegar o trem conduzido pelo Lima e ouviam a mensagem motivacional. Os dizeres do Lima se aplicavam perfeitamente à trajetória deles, e começaram a chamar aquela voz desconhecida do metrô de 'Anjo'. Um dia, Abhay conseguiu ver o Lima saindo da cabine do trem e ficou empolgadíssimo. A já conhecida voz tinha ganhado um corpo! Daí, surgiu a inspiração para escrever. 

    Lima e Abhay se encontraram há poucos dias na estação Nossa Senhora da Paz. O menino não só presenteou o condutor com um exemplar autografado, como leu a história para o novo amigo. O profissional do MetrôRio não segurou as lágrimas.

    “Estou me sentindo realizado. Sinto que eu criei essa saudação, e a repito todos esses anos, só para viver esse momento e conhecer o Abhay”, disse Lima.

    Abhay vai guardar o encontro com o condutor Lima no coração, com muito carinho.

    “O metrô é a minha segunda casa, me sinto muito bem aqui. O senhor Lima leva alegria para muita gente e já deu muitas alegrias para mim e para minha mãe nos nossos momentos difíceis. Poder entregar o livro para ele foi emocionante”, comentou o jovem escritor.


  • 04/11/2019

    MetrôRio em ritmo de Sandy & Jr: transporte vai operar 24 horas para show da dupla

    Operação começa às 5h de sábado e só termina às 23h de domingo. Haverá reforço no número de trens

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai operar ininterruptamente das 5h de sábado, 9/11, até as 23h de domingo, 10/11, para atender a demanda do show de Sandy & Jr, que acontece no Parque Olímpico. São esperadas 100 mil pessoas no encerramento da turnê da dupla.

    A concessionária vai oferecer trens extras e haverá reforço no efetivo de segurança e bilheterias das estações para transportar os fãs de Sandy & Jr com conforto e segurança. Algumas estações vão contar com orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes.

    Após o encerramento da operação comercial do metrô no sábado, 9/11, a estação Jardim Oceânico funcionará para embarque. As demais estações do sistema funcionarão somente para desembarque. O MetrôRio lembra, que durante os fins de semana, a transferência entre as linhas 1 e 2 deve ser feita na estação Estácio.

    “Vamos repetir a operação realizada durante o Rock in Rio, que foi um sucesso. Nossas equipes vão trabalhar de forma integral. O metrô é uma ótima opção para o público, por ser rápido, seguro e previsível”, analisa a gerente de planejamento operacional do MetrôRio, Rejane Micaelo.

    A concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas. 

    O valor da passagem unitária do metrô é R$ 4,60. Para acessar a integração com o BRT na estação Jardim Oceânico, o cliente só poderá utilizar o cartão RioCard, carregado com saldo suficiente, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas nas estações de metrô.


  • 01/11/2019

    MetrôRio monta esquema especial para feriado e jogos do fim de semana no Maracanã pelo Brasileirão

    A operação especial contará com reforço de trens para a ida e volta dos jogos e nas equipes de atendentes nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os torcedores que irão ao Maracanã assistir aos jogos do fim de semana, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

    No sábado, 2/11, o Fluminense vai jogar o clássico contra o Vasco da Gama, às 19h. A concessionária recomenda que os tricolores utilizem a estação Maracanã para embarque e desembarque. Já os torcedores do Vasco devem optar pela estação São Cristóvão. 

    No domingo, 3/11, o Flamengo entra em campo contra o Corinthians. A partida entre as duas maiores torcidas do Brasil está marcada para as 16h. Nos dois dias, as estações de metrô vão contar com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. Também haverá aumento no número de trens circulando pelo sistema.

    Horários durante o feriado de Finados
    Neste sábado (2), Dia de Finados, o MetrôRio vai funcionar em esquema especial, com operação das 7h às 23h e transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já no domingo, 03/11, o horário é normal, também das 7h às 23h

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 25/10/2019

    MetrôRio terá operação especial para jogos do fim de semana no Maracanã

    Concessionária vai reforçar o número de funcionários nas bilheterias e na segurança

    Os torcedores que irão ao Maracanã neste fim de semana, para acompanhar 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, vão contar com um esquema especial de funcionamento do MetrôRio, empresa do grupo Invepar.
    No sábado, 26/10, o Fluminense entra em campo contra a Chapecoense, às 19h30. Já no domingo, o Flamengo encara o CSA, às 19h.
    As estações de metrô vão contar com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. Também haverá aumento no número de trens circulando pelo sistema.
    A concessionária lembra que, nos fins de semana, os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio nos fins de semana.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 22/10/2019

    MetrôRio prepara esquema especial para semifinal da Libertadores no Maracanã

    Haverá trens extras e extensão de horário do embarque após Flamengo x Grêmio

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, anuncia um esquema especial de funcionamento para esta quarta-feira, 23/10, quando Flamengo e Grêmio se enfrentam no segundo jogo da semifinal da Libertadores. A partida está marcada para as 21h30.
    A concessionária vai ampliar o horário de funcionamento do metrô e trens extras serão disponibilizados aos clientes. Além disso, a empresa vai aumentar o número de funcionários de segurança e de bilheteria nas estações do Centro da cidade e no entorno do estádio. 
    O MetrôRio pede que os torcedores tentem embarcar no sistema com antecedência. As estações Maracanã e São Cristóvão vão contar com orientadores de fluxo.
    Após o final do jogo, o embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão será estendido em uma hora. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.