×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 29/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para partida entre Flamengo e Fluminense pelo Campeonato Carioca

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai assistir ao jogo entre Flamengo e Fluminense, nesta quarta-feira, dia 29, a partir das 20h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela 4ª rodada do Campeonato Carioca, que corresponde à Taça Guanabara. A operação da concessionária contará com reforço nas equipes de segurança.

    O metrô funcionará normalmente até 24h e, após o fim do jogo, as estações Maracanã e São Cristóvão serão usadas para embarque e dispersão do público. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 24/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para shows de Diogo Nogueira e Cidade Negra na Praia de Ipanema

    Estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz terão reforço nos efetivos. Também haverá esquema especial para a rodada do campeonato estadual
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos shows do cantor Diogo Nogueira e da banda Cidade Negra, que acontecerão neste final de semana, dias 25 e 26, no Palco Tim, na Praia de Ipanema. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais próximas do evento e vão contar com reforço no efetivo de estação e de segurança.
     
    O MetrôRio solicita que os passageiros adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas e deem preferência ao embarque na estação Nossa Senhora da Paz. Na estação Jardim de Alah, não haverá venda de cartões e recargas após 17h.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.  
     
    Campeonato Carioca
    No sábado, dia 25, também acontecerá jogo entre Volta Redonda e Flamengo, pelo Campeonato Carioca 2020, no Maracanã, a partir das 18h. O MetrôRio contará com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança, principalmente nas estações do Maracanã e de São Cristóvão, para atender a demanda dos torcedores que vão assistir ao jogo.
     
    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas e pranchas devem ser transportadas no último carro da composição. Já as pranchas devem estar dentro de uma capa própria. 
     
    Clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.  Em caso de grandes eventos na cidade, a entrada de bicicletas e pranchas no sistema poderá ser suspensa.
     
    Grandes volumes
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.
     
    O que é proibido
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 22/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para partida entre Vasco e Flamengo pelo Campeonato Carioca

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai assistir ao jogo entre Vasco e Flamengo, nesta quarta-feira, dia 22, a partir das 21h, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela 2ª rodada do Campeonato Carioca, que corresponde à Taça Guanabara. A operação da concessionária contará com reforço nas equipes de segurança.
    O metrô funcionará normalmente até 24h e após o fim do jogo, as estações Maracanã e São Cristóvão serão usadas para embarque e dispersão do público. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.  

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro que, inclusive, oferece descontos para recargas a partir de R$ 5. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 13/01/2020

    Estação Central do MetrôRio recebe exposição com fotos femininas feitas por alunos de projeto social

    A mostra conta imagens produzidas por moradores da região portuária, e oferece audiodescrição para pessoas cegas e de baixa visão  
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, promove a partir do dia 14 de janeiro, na estação Central, a exposição "Olhares para o feminino", produzida por alunos do projeto social Porto do Saber, composto por jovens que moram na Região Portuária. Por meio de oito painéis, a mostra aborda a relevância da mulher na sociedade moderna, com fotos feitas pelos próprios alunos do projeto.
     
    A exposição apresenta imagens coloridas e em preto e branco de mulheres que moram ou trabalham na região, sobre temas como felicidade, amor e leveza. O objetivo da iniciativa é chamar a atenção, através da arte, para a força e, ao mesmo tempo, a delicadeza das mulheres, além de divulgar o trabalho dos alunos do curso de audiovisual. 
     
    A mostra conta, ainda, com QR Code inclusivo, contendo audiodescrição de cada uma das imagens, para pessoas cegas e de baixa visão, em uma parceria com a empresa All Dubbing.  As obras podem ser vistas até o dia 31 de janeiro. A iniciativa é gratuita e tem apoio do Instituto Invepar.
     
    Sobre o Projeto Porto do Saber
    É uma iniciativa da empresa Subsea 7, em parceria com a Firjan SESI/SENAI, que busca o desenvolvimento e a inclusão social dos jovens da Região Portuária do Rio de Janeiro, através de cursos de fotogra¬fia, ilustração, web, vídeo e ofi¬cinas de desenvolvimento humano para aprimoramento das competências profi¬ssionais e das habilidades socioemocionais.

    SERVIÇO 
    Exposição: Olhares para o feminino 
    Local: Mezanino da estação Central do MetrôRio
    Data: 14 de janeiro a 31 de janeiro
    Horário: Segunda a sábado, das 5h à 0h, e aos domingos, das 7h às 23h
    Entrada franca


  • 13/01/2020

    MetrôRio distribui pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações na abertura do carnaval

    A iniciativa da concessionária tem o objetivo de facilitar a localização dos pais em caso de perda das crianças nos eventos e na areia da praia

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai distribuir pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos na abertura oficial do carnaval, com o bloco A Favorita, amanhã (12/01) na praia de Copacabana, em função da previsão de grande fluxo de passageiros.
     
    As pulseiras são impermeáveis e coloridas, com espaço para preenchimento do nome da criança ou adolescente, além de telefone de contato do responsável. A entrega dos acessórios será feita pelos agentes de segurança a partir das 12h de domingo, nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, próximo às catracas. 

    A ação terá início neste domingo, e será realizada durante a Operação Verão do MetrôRio e também no carnaval. No total, serão distribuídas 5 mil pulseiras de identificação para as crianças e adolescentes. ((imagens das pulseiras em anexo). 
      
    Abertura do Carnaval
    A concessionária montou uma operação especial para atender os clientes que irão ao evento de abertura oficial do carnaval carioca no domingo na praia de Copacabana. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio apresentará esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.
     
    Volta para casa
    No domingo, o MetrôRio orienta que os clientes que estiverem no show de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo. Em função do grande fluxo de pessoas previsto nas proximidades do evento, não haverá venda de bilhetes na estação Cardeal Arcoverde a partir das 15h, até o final do escoamento do público do show que embarcar na estação. 
     
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC).


  • 10/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para abertura oficial do carnaval carioca

    Operação atenderá clientes que forem ao show do cantor Baco Exu do Blues e para a abertura do carnaval com o bloco A Favorita. A concessionária entregará pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou uma operação especial para atender os clientes que irão aos shows do Palco TIM e para a abertura oficial do carnaval, com o bloco A Favorita, durante o final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro. A concessionária vai realizar também a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e adolescentes nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos durante o evento de domingo na praia de Copacabana, em função da previsão de grande fluxo de passageiros.
     
    Palco TIM 
    No sábado (11/01), o cantor Baco Exu do Blues vai se apresentar no Palco TIM, na praia de Ipanema, às 17h. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais indicadas para chegar ao evento. Elas contarão com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. A circulação dos trens será das 5h à 00h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados. 
     
    Abertura do Carnaval 
    Já no domingo (12/01), a praia de Copacabana receberá a abertura oficial do carnaval carioca. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio apresentará esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.

    Volta para casa
    No domingo, o MetrôRio orienta que os clientes que estiverem no show de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo. Em função do grande fluxo de pessoas previsto nas proximidades do evento, não haverá venda de bilhetes na estação Cardeal Arcoverde a partir das 15h, até o final do escoamento do público do show que embarcar na estação. 
     
    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC). 
     
    MetrôRio distribui pulseiras de identificação para crianças e adolescentes
    A partir das 12h de domingo, 5 mil unidades de pulseiras de identificação serão distribuídas nas estações Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos, próximo às catracas. As pulseiras são impermeáveis e coloridas, com espaço para preenchimento do nome da criança ou adolescente, além de telefone de contato do responsável. 
     
    A iniciativa da concessionária tem o objetivo de facilitar a localização dos pais em caso de perda das crianças nos eventos e na areia da praia. A ação terá início neste domingo, e será realizada durante a Operação Verão do MetrôRio e também no Carnaval (imagens das pulseiras em anexo). 


  • 08/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para abertura oficial do carnaval carioca 2020

    Operação atenderá clientes que forem ao show do cantor Baco Exu do Blues e para a abertura do carnaval com o bloco A Favorita. Segurança das estações será reforçada com agentes da concessionária e apoio da Polícia Militar

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou uma operação especial para atender os clientes que irão aos shows do Palco Tim e para a abertura oficial do carnaval, durante o final de semana dos dias 11 e 12 de janeiro.

    No sábado (11/01), o cantor Baco Exu do Blues vai se apresentar no Palco Tim, na praia de Ipanema, às 17h. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz são as mais indicadas para chegar ao evento. Elas contarão com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. A circulação dos trens será das das 5h à 00h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados. 

    Já no domingo (12/01), a praia de Copacabana receberá a abertura oficial do carnaval carioca. O evento contará com o show do bloco A Favorita, além da eleição da corte do carnaval do Rio de Janeiro. Os trens circularão em horário de domingos e feriados, das 7h às 23h. Neste dia, a linha 2 funcionará entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. As linhas 1 e 4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico.
     
    Durante o fim de semana, a concessionária também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para também atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca. Ao longo do pré-carnaval, o MetrôRio poderá montar esquemas especiais de operação e funcionamento das estações, de acordo com a programação dos blocos, a fim de garantir a comodidade e conforto dos clientes.


    Volta para casa
    No domingo, o MetrôRio orienta que os clientes que estiverem no evento de abertura do Carnaval em Copacabana deem preferência para embarque nas estações Siqueira Campos e Cantagalo, em função do fluxo de pessoas nas proximidades do evento. A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o RioCard com antecedência, para evitar filas no momento do embarque. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no cartão Giro pela internet ou aplicativo, além de usar o pagamento por aproximação (NFC). 



  • 08/01/2020

    MetrôRio abre vagas para Auxiliar de Tráfego PCD

    As inscrições vão até o dia 14 de janeiro
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, abriu inscrições para pessoas com deficiência. As oportunidades são para o cargo de Auxiliar de Tráfego. Para se candidatar, é necessário ter nível médio, conhecimento do pacote Office, disponibilidade de horário para trabalhar em regime de escala e experiência administrativa e com planilhas de controle.
     
    As etapas do processo seletivo incluem análise curricular, prova de Excel, entrevistas e avaliação com o médico do trabalho.
     
    A empresa oferece assistência médica e odontológica, auxílio-creche, cesta básica, prêmio para pontualidade e assiduidade, seguro de vida, vale-refeição, vale-transporte, vale-alimentação, previdência privada e participação nos lucros e resultados. As inscrições estão abertas no site www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco, até o dia 14 de janeiro.
     
    O auxiliar de tráfego Jeova Reynann, de 26 anos, é colaborador do MetrôRio há 5 anos, e entrou na empresa por meio de vaga para portador de deficiência. “Comecei trabalhando em tempo parcial e fui efetivado. O MetrôRio trabalha muito bem com a diversidade e aceita muito bem pessoas com deficiência física. Inclusive, fui recentemente promovido para uma nova função”, comemora Jeova.
     
    SERVIÇO
    Para se candidatar, basta acessar o endereço www.metrorio.com.br/trabalhe-conosco . As inscrições vão até 14 de janeiro.


  • 07/01/2020

    MetrôRio promove troca de livros na estação Central durante o mês de janeiro

    A ação é gratuita e acontece na Biblioteca Estação Leitura, até o dia 31 de janeiro
     
    Em comemoração ao dia do leitor, celebrado nesta terça-feira (7), o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, em parceria com a Biblioteca Estação Leitura, promove uma edição especial do troca-troca de livros na estação Central. A iniciativa tem o objetivo de estimular o hábito e despertar o prazer pela leitura.

    A edição prolongada da troca de livros começa hoje (07/01) e vai até o dia 31 de janeiro. Para participar, basta levar até três livros usados e em bom estado para a biblioteca Estação Leitura, que fica no mezanino da estação, próximo ao acesso A, entre 14h e 20h. O cliente poderá, então, escolher outros livros disponíveis no local e trocar pelos seus. Materiais didáticos ou escolares não são aceitos. A ação, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita 

    Sobre a Biblioteca Estação Leitura

    Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS), a biblioteca popular possui 5.534 mil cadastrados. Situada na estação Central do MetrôRio tem como objetivo a difusão de cultura, através do incentivo à leitura, oferecendo fácil acesso aos livros e de forma gratuita. Além disso, são feitos periodicamente talk shows e atividades literárias. A biblioteca funciona às segundas, terças, quintas e sextas, das 14h às 20h.


  • 30/12/2019

    Cartões de Réveillon do MetrôRio estão esgotados

    Concessionária disponibilizou 158 mil cartões para quem vai curtir o Ano Novo em Copacabana. Embarque será feito em faixas de horário
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que todos os 158 mil cartões especiais de Réveillon estão esgotados. Os últimos bilhetes foram vendidos no fim da tarde desta segunda-feira, 30/12, na estação Carioca.
    A venda começou no dia 9 de dezembro, em seis estações: Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. No dia 26/12, a venda dos bilhetes passou a se concentrar na estação Carioca, no Centro do Rio.

    As camareiras Raquel Pimentel, de 39 anos, e Sinei Cardoso, 34 anos, foram as últimas a garantir os cartões especiais de Réveillon do MetrôRio na tarde desta segunda-feira (30). As cariocas que trabalham juntas vão assistir à queima de fogos pela primeira vez com as famílias.

    "Hoje assistimos os ensaios no palco de Copacabana e decidimos passar o Réveillon na praia. Saímos correndo para a estação Carioca e conseguimos comprar os cartões na última hora. Já começou a contagem regressiva para realizar este sonho!”, afirmou Sinei.

    Operação Réveillon
    O metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana após as 22h de 31/12. A operação especial de Réveillon vai começar às 19h da terça-feira, 31/12, e termina às 7h da quarta-feira, 01/01/2020. A partir das 19h do dia 31/12, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação (NFC) - exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses meios serão aceitos até as 23h59m da terça-feira, 31/12.

    O embarque será feito em 5 faixas de horário (19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22 às 23h e 23h à 0h), com cartões pré-determinados. Dessa forma, a concessionária garante que o cliente siga até Copacabana com conforto e segurança.

    Circulação de trens
    Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.

    Volta para casa
    Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.

    Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltam a valer a partir das 5h do dia 01/01 nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico e às 7h nas demais estações, quando o metrô inicia o funcionamento no horário de feriado.

    As bilheterias e máquinas de autoatendimento das estações voltam a funcionar às 5h do dia 01/01.
    As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.

    Metrô na Superfície
    No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície das estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.

    Gratuidades
    Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.

    Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.