×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 07/08/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Fluminense e Argentino Juniors pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (08/08)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas

    O MetrôRio funcionará normalmente, das 5h à meia-noite, nesta terça-feira (08/08), quando acontece o jogo entre Fluminense e Argentino Juniors, da Argentina, a partir das 19h, no estádio do Maracanã. A partida é válida pelas oitavas de final da CONMEBOL Libertadores, na temporada de 2023. Para atender aos clientes na volta para casa, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.


    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.

     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação  


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    Serviço

    Horários de funcionamento do metrô


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Terça-feira (08/08): das 5h à meia-noite

     
    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Terça-feira (08/08): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Terça-feira (08/08): das 5h às 23h30


  • 04/08/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (05 e 06/08) com jogo no Maracanã e alterações no MNS

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

     

     

    Neste sábado e domingo (05 e 06/08), a operação do MetrôRio acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio. Já o Metrô na Superfície (MNS) vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     

     

    Esquema de funcionamento para jogo neste sábado

     

    Neste sábado (05/08), acontece a partida entre Fluminense e Palmeiras no Maracanã, a partir das 21h, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

     

     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

     

     

    A concessionária recomenda ainda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

     

     

    Alterações no itinerário do MNS em Botafogo no fim de semana 


    Neste sábado e domingo (05 e 06/08), também haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.


     

    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto).

     

     

    SERVIÇO 

     

    Horários de funcionamento do metrô 

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (05/08): das 5h à meia-noite

    Domingo 06/08): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Sábado (05/08), domingo (06/08): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Sábado (05/08): das 5h às 23h30

    Domingo (06/08): das 7h às 22h30 


  • 27/07/2023

    Dez dicas de passeios no Rio para fazer com as crianças utilizando o metrô nas férias

    De visita ao Parque de Madureira a pedalada na Lagoa Rodrigo de Freitas, há vários atrativos para a garotada se divertir neste período

    Como as férias escolares de julho são mais curtas, nem sempre dá para planejar uma viagem prolongada ou até mesmo um bate-volta para cidades vizinhas, ainda mais quando os pais não conseguem conciliar a agenda com a das crianças. Para não deixar os pequenos sem diversão neste período, o MetrôRio selecionou dez dicas de lugares para visitar utilizando o sistema metroviário.

    Que tal um passeio no Jardim Botânico, uma visita ao Parque de Madureira, uma passadinha na Quinta da Boa Vista ou uma pedalada na Lagoa Rodrigo de Freitas? Há várias opções muito legais para aproveitar esta última semana de férias escolares. Confira a lista e curta bastante com a criançada:


    Dicas de passeios no Centro do Rio

    Boulevard Olímpico: um dos legados das Olimpíadas de 2016, o local abrange toda a orla do Centro: do Porto Maravilha, passando pela Praça Mauá até a Orla Conde. Nesse trecho há a Pira Olímpica, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio (M.A.R), a roda gigante, o AquaRio, entre outras opções de lazer. Para chegar à Pira Olímpica, por exemplo, os visitantes podem descer na estação Uruguaiana e seguir pela Avenida Presidente Vargas em direção à Praça da Candelária. A Tocha Olímpica, um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, fica na Rua Primeiro de Março. Para conhecer os outros lugares da redondeza, basta fazer uma caminhada pela orla.

     
    Dicas de passeios na Zona Norte

    Quinta da Boa Vista: perfeita para um piquenique com toda a família, o espaço é um dos maiores parques urbanos da cidade. Com cerca de 155 mil metros quadrados de área verde, a Quinta da Boa Vista, localizada em São Cristóvão, foi residência da Família Real e conta com vários jardins, grutas artificiais, quadras poliesportivas, além de abrigar o zoológico do Rio e o Museu Nacional, que está em reforma. Para chegar ao parque, desça na Estação São Cristóvão, que fica em frente ao parque. O endereço é Avenida Pedro II, sem número. O horário de funcionamento é das 6h às 18h, e a entrada é gratuita.

    Parque Madureira: com 450 mil metros quadrados, o espaço tem uma vasta opção de lazer para as crianças, com quadras de vôlei, basquete e futebol, campo de grama sintética, riachos, pista de skate, brinquedos, quiosques, pomar, fontes e muito espaço para correr ou andar de bicicleta. Opções de diversão não faltam no Parque Madureira, que conta ainda com dois espaços culturais: a Arena Carioca e a Praça do Samba. Para chegar ao local, na Rua Soares Caldeira, nº 115, em Madureira, o cliente do MetrôRio pode descer na estação Central do Brasil/Centro e embarcar no sistema de trens da SuperVia, com destino às estações Cascadura ou Mercadão de Madureira. De lá, basta fazer uma caminhada de cerca de 10 minutos. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 6h às 22h.

     
    Dicas de passeios na Zona Sul

    Parque Guinle: localizado em Laranjeiras, o espaço é perfeito para passear com as crianças. Além de ter uma área verde de tirar o fôlego, o Parque Guinle tem diversos lugares para piquenique, parquinho com vários brinquedos para os pequenos e um lindo lago com muitos patinhos. Abriga ainda o Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador do Rio, e fica na Rua Paulo César de Andrade, com entrada pela Rua Gago Coutinho. Para chegar ao Parque Guinle é bem fácil. É só descer na Estação Largo do Machado do MetrôRio e caminhar uns cinco minutinhos.

    Parque Lage: Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, o espaço fica aos pés do morro do Corcovado e tem aproximadamente 52 hectares de área verde. Os jardins do Parque Lage, que integram o Parque Nacional da Tijuca, abriga um palácio com vista para o Cristo Redentor e é um dos mais belos cartões postais arquitetônicos do Rio. No local há trilhas para caminhadas ecológicas, grutas artificiais, pequenas quedas d’águas, um aquário e o Lago dos Patos. No interior do palacete, há uma piscina que é cenário famoso de várias fotografias por aí. O horário de funcionamento do Parque Lage é das 8h às 17h, e a entrada é gratuita. Vá de metrô até a estação Botafogo e faça a integração com o Metrô na Superfície (MNS), sentido Gávea. Desça na estação Hospital da Lagoa.

    Jardim Botânico: vizinho ao Parque Lage, o local é ideal para respirar ar puro e conhecer diversas espécies botânicas nacionais e internacionais. Entre as variadas atrações, há um orquidário e um lago de vitórias-régias. Para chegar ao Jardim Botânico, basta embarcar no metrô, descer na estação Botafogo, fazer a integração com o Metrô na Superfície, sentido Gávea, e desembarcar na estação Jardim Botânico do MNS.

    Lagoa Rodrigo de Freitas: com uma paisagem maravilhosa e encantadora, o cartão-postal fica às margens das avenidas Epitácio Pessoa e Borges de Medeiros, no bairro Lagoa, e reúne diversos atrativos, como o pedalinho, o Parque da Catacumba e o Parque dos Patins. O lugar é perfeito para uma pedalada com as crianças, um piquenique ou sessões de contação de história, entre outras atividades. Para chegar à Lagoa Rodrigo de Freitas de metrô, o passageiro pode embarcar em uma composição do sistema, descer na Estação Cantagalo e caminhar em direção à Avenida Epitácio Pessoa ou descer na Estação General Osório e seguir pelo acesso E (Lagoa).

    Jardim do Museu da República: localizado no bairro do Catete, o espaço é um lugar lindo e opção de passeio obrigatório para as crianças. Isso porque o Museu da República, conhecido como Palácio do Catete, transborda cultura, com cinemas, café, várias exposições e eventos literários, além de um lindo jardim com lago, esculturas, gramado e muitos bancos para ler um livro ou conversar. O museu fica ao lado da estação do Catete do metrô e muito pertinho do Aterro do Flamengo.

    Aterro do Flamengo: com vista para os pontos turísticos mais famosos do Rio, como o Pão de Açúcar e o Morro da Urca, o espaço é uma ótima dica de lazer, pois há opções para toda a família. Entre elas piqueniques, andar de bicicleta, caminhar ou jogar bola em uma das quadras esportivas. O parque, que abriga ainda o Museu de Arte Moderna do Rio (MAM Rio), fica na Avenida Infante Dom Henrique, sem número. Aos domingos, o trânsito é bloqueado aumentando ainda mais o espaço da área de lazer. A melhor opção para chegar ao Aterro do Flamengo é de metrô, basta descer na estação da Glória ou Largo do Machado e caminhar cerca de 10 minutos.

     
    Dicas de passeio na Zona Oeste


    Bosque da Barra: criado para ser uma reserva ecológica, o espaço abriga vegetação natural da região, com brejos, áreas arenosas e até flores ameaçadas de extinção. As crianças podem observar aves, borboletas, capivaras, saguis, jacarés-de-papo-amarelo e até bichos-preguiça. Localizado na Avenida das Américas, 6000, na Barra da Tijuca, o Bosque da Barra também conta com grandes gramados para um piquenique com os pequenos, além de mesas, bancos, bebedouros e banheiros. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 7h às 17h, e a entrada é gratuita. Para chegar ao local, os passageiros do metrô podem desembarcar na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, e sair pelo acesso C (BRT), onde vão fazer a integração até a estação Bosque da Barra, do BRT.


  • 21/07/2023

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (22 e 23/07)

    Confira também esquema de funcionamento do sistema metroviário para jogo entre Flamengo e América-MG no Maracanã neste sábado

    Neste fim de semana (22 e 23/07), o MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.

    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.

    O metrô vai funcionar normalmente, como de praxe aos fins de semana. A transferência entre as linhas 1 e 2 será realizada no compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem necessidade de transferência na estação Estácio. Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã neste sábado

    Neste sábado (22/07), acontece a partida entre Flamengo e América-MG no Maracanã, a partir das 16h, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

    Horários de funcionamento do metrô

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (22/07): das 5h à meia-noite
    Domingo (2307): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (22/07) e domingo (23/07): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro.


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (22/07): das 5h às 23h30
    Domingo (23/07): das 7h às 22h30


  • 28/06/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Botafogo e Magallanes, do Chile, pela Copa Sul-Americana nesta quinta-feira (29/06) no Engenhão

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Botafogo e Magallanes, do Chile, que acontece nesta quinta-feira (29/06), a partir das 21h, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), pela fase de grupos da Copa Sul-Americana.

    Para atender aos torcedores na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até meia-noite e meia. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

    Durante o retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já na linha 2, eles poderão seguir até a Pavuna.

    Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio.

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30.

    Recomendação para os clientes do MetrôRio  

    Os clientes devem estar na plataforma de embarque da estação Central do Brasil/Centro até meia-noite e meia. Depois desse horário, não será possível embarcar no sistema. As demais estações ficarão abertas apenas para o desembarque das últimas viagens. A concessionária orienta ainda que os clientes antecipem a compra do bilhete para facilitar o embarque durante a ida e volta do jogo, no site ou aplicativo do Giro, nas estações, ou que paguem suas passagens por aproximação com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, diretamente na catraca, ou com o Riocard Mais.

    Serviço  

    Horários de funcionamento do metrô  

     Linhas 1, 2 e 4  

    Quinta-feira (29/06): das 5h à meia-noite (com estação Central do Brasil/Centro aberta para embarque até meia noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular)

    Transferência entre as linhas 1 e 2  

     Quinta-feira (29/06): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro, das 5h à meia-noite

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quinta-feira (29/06): das 5h às 23h30


  • 23/06/2023

    MetrôRio terá alterações no MNS por conta de evento cultural em rua de Botafogo e prova de ciclismo L'Étape Rio neste fim de semana (24 e 25/06)

    Operação do sistema metroviário funcionará nos horários regulares de sábado e de domingo. Para jogo no Maracanã, haverá reforço no efetivo de segurança e de operadores de estação

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste sábado e domingo (24 e 25/06). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo.

     Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.

    Alterações no MNS para evento de ciclismo no domingo

    No domingo (25/06) também haverá alterações nas duas linhas do MNS por conta da realização do evento de ciclismo L’Étape Rio 2023 na cidade. A mudança ocorre em função da interdição de vias na região do Leblon, Jardim Botânico e Gávea pela CET-Rio. Com isso, haverá alterações de trajeto na linha Botafogo x Gávea, das 7h às 11h. Durante o evento esportivo, o trajeto do MNS no sentido Gávea será:..., Rua Jardim Botânico, Rua General Garzon, Avenida Borges de Medeiros, Rua Mário Ribeiro, Avenida Bartolomeu Mitre, Avenida Rodrigo Otávio, onde haverá um ponto final provisório.

    Já no sentido Botafogo, o itinerário começa na Avenida Rodrigo Otávio (ponto final provisório), Rua Mário Ribeiro, Avenida Borges de Medeiros, Rua Saturnino de Brito, voltando ao trajeto normal pela Rua Jardim Botânico.

    Devido às interdições, os pontos do MNS: Baixo Gávea (Praça Santos Dumont), Marquês de São Vicente (Rua Marquês de São Vicente, 124) e Terminal da PUC (em frente à Pontifícia Universidade Católica) não vão funcionar neste horário.

    Já a linha Antero de Quental x Gávea não vai operar das 7h às 11h, devido à interdição da maior parte das vias do itinerário para a passagem dos competidores durante a prova de ciclismo. O itinerário de praxe será retomado logo após a realização do evento esportivo.

    Funcionamento do metrô no fim de semana

    O metrô funcionará nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem necessidade de transferência na estação Estácio.

    A linha de ônibus do Metrô na Superfície Botafogo – Gávea vai operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo. Já a linha Antero de Quental – Gávea operará no sábado das 5h às 23h30 no sábado; e das 11h às 22h30 no domingo, excepcionalmente, devido às interdições da prova L’Etape.

    Esquema para jogo no Maracanã

    No sábado (24/06), acontece a partida entre Fluminense e Bahia no Maracanã, a partir das 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

    Serviço

    Horários de funcionamento do metrô neste fim de semana

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (24/06): das 5h à meia-noite

    Domingo (25/06): das 7h às 23h

     

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (24/06) e domingo (25/06): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (24/06): das 5h às 23h30

    Domingo (25/06): das 7h às 22h30 (Botafogo/Gávea) e das 11h às 22h30 (Antero de Quental/Gávea)


  • 21/06/2023

    Estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe o mutirão do CIEE Rio para vagas de estágios

    O atendimento gratuito será realizado das 8h às 17h 

     
    Nesta quarta-feira (21/06), o Centro de Integração Empresa - Escola do Rio Janeiro (CIEE Rio) promove um mutirão de atendimento, com 550 vagas para estagiários e aprendizes. A iniciativa faz parte do programa “CIEE em Movimento”, que tem como objetivo levar oportunidade e informação para jovens estudantes que desejam começar uma carreira. Desta vez, a ação será realizada das 8h às 17h, na estação Carioca/Centro do MetrôRio, em parceria com a concessionária.

     

    “O nosso foco é incentivar o cadastro de estudantes, divulgar as vagas disponíveis no mercado, facilitar a inscrição e agilizar o processo de encaminhamento para as vagas de estágio e aprendizagem oferecidas na cidade. Por falta de informação ou, até de interesse, em algumas regiões do estado sobram vagas, e o jovem que precisa está fora do mercado de trabalho, sem necessidade,” pontua o CEO do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola.



    Para concorrer a uma vaga de aprendiz, o jovem deve ter entre 14 e 24 anos, assim como estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Já no programa de estágio, o estudante deve ter no mínimo 16 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino. Não há limite máximo de idade, desde que o candidato esteja no ensino médio, técnico, tecnológico ou superior.

     

    A inscrição no mutirão é gratuita, e o estudante deve trazer apenas um documento com foto para completar o cadastro. Se preferir, o candidato pode baixar o app do CIEE no caminho e chegar na estação Carioca apenas para ter acesso às vagas disponíveis e concorrer a uma oportunidade.

     

     

    SERVIÇO

    Mutirão CIEE Rio

    Dia: 21 de junho (quarta-feira)

    Horário: 8h às 17h

    Local: Estação Carioca/Centro do MetrôRio, no acesso B - Avenida Chile


  • 13/06/2023

    Rota Solidária: MetrôRio oferece 400 passagens para doadores de sangue

    Em parceria inédita, Hemorio reúne modais de transporte para incentivar doação de sangue

    O MetrôRio vai disponibilizar 400 passagens para doadores de sangue que participem da campanha do Hemorio, batizada de Rota Solidária. A iniciativa faz parte das ações do Junho Vermelho e será lançada nesta quarta-feira (14/06), Dia Mundial do Doador de Sangue, envolvendo empresas do setor de mobilidade do Rio de Janeiro, que se uniram em uma parceria inédita para viabilizar a integração entre os doadores e o Instituto.

    A expectativa da campanha é reforçar os estoques do banco de sangue atendendo a mais de 25 mil pessoas, considerando que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. A ação também conta com o apoio das concessionárias VLT Carioca, Semove e SuperVia, além da empresa de tecnologia 99, que juntos disponibilizaram 6.350 gratuidades.

    Quem pode doar

    Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Tatuagem e piercing impedem a doação por seis meses. Lembrando que a perfuração na região oral ou genital ainda segue como impeditivo para doações enquanto houver uso da peça.

    Para participar da Rota Solidária, os doadores devem se dirigir ao Hemorio e informar qual modal foi utilizado. Na sequência, receberá duas passagens para cobrir os gastos com o deslocamento. Caso decida utilizar a 99, basta acessar o aplicativo e inserir o cupom SALVARVIDASRJ para garantir 50% de desconto em até duas corridas para ir e voltar do Hemorio. O limite é de R$ 8 por viagem. Além disso, colocando a palavra “Salvar Vidas” na opção de destino do app, o usuário será surpreendido com o endereço direto do próprio instituto. Ao todo, 5.000 vouchers serão disponibilizados.

    Mais informações podem ser obtidas pelo Disque Sangue, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.


  • 02/06/2023

    Estação Central do MetrôRio recebe exposição Amazônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

    Mostra, do fotógrafo Máximo Hernández, será exibida até o dia 5 de julho e tem como objetivo propor novas atitudes em prol da preservação da floresta amazônica 

    O MetrôRio inaugura nesta segunda-feira (05/06), na estação Central do Brasil/Centro, a exposição “Amazônia”, do fotógrafo espanhol Máximo Hernández. A mostra, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, apresenta os encantos e a imensidão da Reserva Mamirauá, na região amazônica, como os rios repletos de peixes e a vida e fauna do local.

    Com curadoria de Vera Simões, a exposição é composta por 16 fotografias e ficará em exibição no corredor dos acessos C e D da estação Central do Brasil/Centro até o dia 5 de julho. A iniciativa do fotógrafo propõe novas atitudes em prol da preservação da floresta amazônica e do meio ambiente de uma forma em geral.

    “Tento transmitir com minhas fotos esse sentimento de floresta imaculada. Fotos não têm cheiro, vento nem os ruídos da floresta ou o brilho do pôr do sol, mas espero que a beleza registrada nessas imagens, incentive as pessoas a conhecerem a Amazônia e, principalmente, a fazer parte dos que defendem e atuam para que ela continue pura e intocada”, ressalta Máximo Hernández.

    Serviço 

    Exposição “Amazônia”  

    Local: Estação Central do Brasil/Centro, no corredor dos acessos C e D

    Data: de 5 de junho até 5 de julho


  • 02/06/2023

    MetrôRio conquista o selo Great Place to Work

    Concessionária foi reconhecida como uma das melhores empresas do país para se trabalhar 

    O MetrôRio conquistou o certificado Great Place to Work (GPTW), que reconhece as empresas que são consideradas pelos próprios colaboradores como um ótimo lugar para se trabalhar. O selo global é um dos mais importantes em relação à gestão de pessoas, e esta foi a primeira vez que a empresa participou da análise da consultoria GPTW. A certificação é válida por um ano, até abril de 2024.

    Durante a jornada de avaliação, um grupo de colaboradores da concessionária respondeu a uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho e a cultura organizacional, na qual foram considerados critérios como credibilidade da liderança, respeito às pessoas, imparcialidade no tratamento, camaradagem entre os funcionários e orgulho de trabalhar na empresa. Esse último foi um dos destaques do diagnóstico do MetrôRio.

    “Ser classificada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil é motivo de muito orgulho, ainda mais depois de um período de pandemia, com tantos desafios para as organizações. A realização da pesquisa de clima foi muito positiva, pois nos trouxe cenários de como está o nosso ambiente de trabalho e as percepções dos colaboradores em relação à empresa. E, já no primeiro ano de avaliação, ganhar o selo é uma satisfação enorme para todos nós”, afirma Renata Franco, gerente de Gente e Gestão do MetrôRio.

    Para Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, a conquista do selo é mais uma forma de dimensionar a importância dos funcionários e como a atuação deles reflete na qualidade do serviço prestado à população que utiliza o modal na cidade do Rio de Janeiro. “Sabemos que um espaço corporativo favorável impacta positivamente no desempenho dos colaboradores, na retenção de talentos e na atração de novos profissionais. Estamos felizes por esse reconhecimento que, além de potencializar a marca empregadora, reforça o nosso compromisso em valorizar cada vez mais o ambiente de trabalho, em busca das melhores práticas de gente e gestão”, destacou.

    Lançada no Brasil em 1997, a Great Place to Work está presente em 109 países, atuando no reconhecimento das organizações desenvolvedoras de um trabalho de excelência com seus profissionais e, também, revela a percepção interna sobre a organização das empresas.

    Sobre o MetrôRio 

    Há 25 anos, a concessionária MetrôRio controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca. Com 41 estações, o sistema metroviário transporta milhares de passageiros por dia, encurtando distâncias e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, a empresa tem mais de 2.200 colaboradores.