×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 02/06/2023

    Estação Central do MetrôRio recebe exposição Amazônia em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

    Mostra, do fotógrafo Máximo Hernández, será exibida até o dia 5 de julho e tem como objetivo propor novas atitudes em prol da preservação da floresta amazônica 

    O MetrôRio inaugura nesta segunda-feira (05/06), na estação Central do Brasil/Centro, a exposição “Amazônia”, do fotógrafo espanhol Máximo Hernández. A mostra, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, apresenta os encantos e a imensidão da Reserva Mamirauá, na região amazônica, como os rios repletos de peixes e a vida e fauna do local.

    Com curadoria de Vera Simões, a exposição é composta por 16 fotografias e ficará em exibição no corredor dos acessos C e D da estação Central do Brasil/Centro até o dia 5 de julho. A iniciativa do fotógrafo propõe novas atitudes em prol da preservação da floresta amazônica e do meio ambiente de uma forma em geral.

    “Tento transmitir com minhas fotos esse sentimento de floresta imaculada. Fotos não têm cheiro, vento nem os ruídos da floresta ou o brilho do pôr do sol, mas espero que a beleza registrada nessas imagens, incentive as pessoas a conhecerem a Amazônia e, principalmente, a fazer parte dos que defendem e atuam para que ela continue pura e intocada”, ressalta Máximo Hernández.

    Serviço 

    Exposição “Amazônia”  

    Local: Estação Central do Brasil/Centro, no corredor dos acessos C e D

    Data: de 5 de junho até 5 de julho


  • 02/06/2023

    MetrôRio conquista o selo Great Place to Work

    Concessionária foi reconhecida como uma das melhores empresas do país para se trabalhar 

    O MetrôRio conquistou o certificado Great Place to Work (GPTW), que reconhece as empresas que são consideradas pelos próprios colaboradores como um ótimo lugar para se trabalhar. O selo global é um dos mais importantes em relação à gestão de pessoas, e esta foi a primeira vez que a empresa participou da análise da consultoria GPTW. A certificação é válida por um ano, até abril de 2024.

    Durante a jornada de avaliação, um grupo de colaboradores da concessionária respondeu a uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho e a cultura organizacional, na qual foram considerados critérios como credibilidade da liderança, respeito às pessoas, imparcialidade no tratamento, camaradagem entre os funcionários e orgulho de trabalhar na empresa. Esse último foi um dos destaques do diagnóstico do MetrôRio.

    “Ser classificada como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil é motivo de muito orgulho, ainda mais depois de um período de pandemia, com tantos desafios para as organizações. A realização da pesquisa de clima foi muito positiva, pois nos trouxe cenários de como está o nosso ambiente de trabalho e as percepções dos colaboradores em relação à empresa. E, já no primeiro ano de avaliação, ganhar o selo é uma satisfação enorme para todos nós”, afirma Renata Franco, gerente de Gente e Gestão do MetrôRio.

    Para Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio, a conquista do selo é mais uma forma de dimensionar a importância dos funcionários e como a atuação deles reflete na qualidade do serviço prestado à população que utiliza o modal na cidade do Rio de Janeiro. “Sabemos que um espaço corporativo favorável impacta positivamente no desempenho dos colaboradores, na retenção de talentos e na atração de novos profissionais. Estamos felizes por esse reconhecimento que, além de potencializar a marca empregadora, reforça o nosso compromisso em valorizar cada vez mais o ambiente de trabalho, em busca das melhores práticas de gente e gestão”, destacou.

    Lançada no Brasil em 1997, a Great Place to Work está presente em 109 países, atuando no reconhecimento das organizações desenvolvedoras de um trabalho de excelência com seus profissionais e, também, revela a percepção interna sobre a organização das empresas.

    Sobre o MetrôRio 

    Há 25 anos, a concessionária MetrôRio controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca. Com 41 estações, o sistema metroviário transporta milhares de passageiros por dia, encurtando distâncias e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas. Atualmente, a empresa tem mais de 2.200 colaboradores.


  • 31/05/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Botafogo e Athletico-PR pela Copa do Brasil nesta quarta-feira (31/05) no Engenhão

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Botafogo e Athletico-PR, que acontece nesta quarta-feira (31/05), a partir das 21h30, no Estádio Nilton Santos (Engenhão), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Para atender aos torcedores na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h da manhã. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

    Durante o retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já na linha 2, eles poderão seguir até a Pavuna.

    Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio.

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30.

    Recomendação para os clientes do MetrôRio  

    Os clientes devem estar na plataforma de embarque da estação Central do Brasil/Centro até 1h da manhã. Depois desse horário, não será possível embarcar no sistema. As demais estações ficarão abertas apenas para o desembarque das últimas viagens. A concessionária orienta ainda que os clientes antecipem a compra do bilhete para facilitar o embarque durante a ida e volta do jogo, no site ou aplicativo do Giro, nas estações, ou que paguem suas passagens por aproximação com cartões ou dispositivos habilitados com tecnologia NFC, diretamente na catraca, ou com o Riocard Mais.

    Serviço  

    Horários de funcionamento do metrô  

    Linhas 1, 2 e 4  

    Quarta-feira (31/05): das 5h à meia-noite (com estação Central do Brasil/Centro aberta para embarque até 1h da manhã, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular)

    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Quarta-feira (31/05): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro, das 5h à meia-noite

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Quarta-feira (31/05): das 5h às 23h30


  • 25/05/2023

    MetrôRio recebe ação gratuita para tirar dúvidas sobre declaração de Imposto de Renda

    Voluntários do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) darão orientações e informações sobre a declaração anual 
     
    O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), com apoio do MetrôRio, promove neste mês a ação "Facilita Imposto de Renda". Os consultores estarão na estação Carioca/Centro, nos dias 29 e 30 de maio, para tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração anual de Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física. 
    Durante a atividade, os profissionais de contabilidade voluntários do CRCRJ ficarão no mezanino da estação distribuindo folhetos e orientando o público sobre o assunto. Os clientes do MetrôRio podem levar documentos e declarações anteriores para que as equipes deem as orientações. O atendimento presencial, que será feito por ordem de chegada, é gratuito e acontece das 8h às 20h. 

    As declarações de Imposto de Renda devem ser feitas anualmente, conforme as regras gerais estabelecidas pela Receita Federal. O prazo de entrega da declaração do IR se encerra no dia 31 de maio. 

    O CRCRJ também preparou uma cartilha com as principais informações e dúvidas mais frequentes sobre o assunto. O material será distribuído nos pontos de atendimento e a íntegra está disponível no site do CRCRJ ou neste link.
     

    SERVIÇO 
     
    Ação Facilita Imposto de Renda 
    Local: Estação Carioca/Centro, no mezanino entre os acessos B e C  
    Data: 29 e 30/05 
    Horário: das 8h às 20h 


  • 25/05/2023

    Estação Triagem do MetrôRio recebe ação de orientação e qualificação profissional

    O atendimento presencial, que será feito por ordem de chegada, é gratuito e acontece das 8h às 14h


    A estação Triagem do MetrôRio recebe hoje (25/05), das 8h às 14h, uma ação de orientação para o desenvolvimento profissional. A iniciativa, que faz parte das atividades em celebração ao mês do Trabalhador, é gratuita e promovida em parceria com o Coletivo On line, instituição de educação que oferece curso digital e gratuito, Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) e a universidade Unicesumar. Os estandes ficarão montados no mezanino, próximo às catracas. 

     
    Durante a ação, os clientes do MetrôRio poderão realizar teste vocacional, elaborar ou atualizar currículo e receber dicas de preparação para entrevistas de emprego. Haverá ainda inscrições para cursos e bolsas de estudo. O atendimento será por ordem de chegada.

     
    A atividade faz parte das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do MetrôRio, que tem como objetivo valorizar e incentivar iniciativas comunitárias com foco, entre outros temas, no social. O evento também representa uma importante oportunidade de integração entre a empresa e as comunidades, em busca de criar e reforçar cada vez mais o relacionamento com as áreas do entorno das estações.
     

    SERVIÇO
     
    Ação gratuita de orientação profissional e qualificação no MetrôRio
     
    Local: Mezanino da Triagem, próximo aos acessos A (Rede Ferroviária) e B (Licínio Cardoso)
    Data: dia 25/05
    Horário: das 8h às 14h


  • 22/05/2023

    Estação Triagem do MetrôRio recebe ação de orientação e qualificação profissional

    O atendimento presencial, que será feito por ordem de chegada, é gratuito e acontece das 8h às 14h


    A estação Triagem do MetrôRio recebe nesta quinta-feira (25/05), das 8h às 14h, uma ação de orientação para o desenvolvimento profissional. A iniciativa, que faz parte das atividades em celebração ao mês do Trabalhador, é gratuita e promovida em parceria com o Coletivo On line, instituição de educação que oferece curso digital e gratuito, Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (Isbet) e a universidade Unicesumar. Os estandes ficarão montados no mezanino, próximo às catracas. 

     
    Durante a ação, os clientes do MetrôRio poderão realizar teste vocacional, elaborar ou atualizar currículo e receber dicas de preparação para entrevistas de emprego. Haverá ainda inscrições para cursos e bolsas de estudo. O atendimento será por ordem de chegada.

     
    A atividade faz parte das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do MetrôRio, que tem como objetivo valorizar e incentivar iniciativas comunitárias com foco, entre outros temas, no social. O evento também representa uma importante oportunidade de integração entre a empresa e as comunidades, em busca de criar e reforçar cada vez mais o relacionamento com as áreas do entorno das estações.
     

    SERVIÇO
     
    Ação gratuita de orientação profissional e qualificação no MetrôRio
     
    Local: Mezanino da Triagem, próximo aos acessos A (Rede Ferroviária) e B (Licínio Cardoso)
    Data: dia 25/05
    Horário: das 8h às 14h


  • 19/05/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para evento religioso no Terreirão do Samba e jogo no Maracanã neste fim de semana

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
     
     
    O MetrôRio vai funcionar normalmente nos dias 20 e 21/05, como de praxe, aos fins de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Para facilitar o retorno do público na volta do Festival Halleluya, evento religioso que acontece no Terreirão do Samba, a concessionária estenderá o horário de funcionamento da estação Central do Brasil/Centro até 1h da manhã no sábado; e até meia-noite no domingo. Já as demais estações só funcionarão para desembarque após o horário habitual de fechamento. 
     
    Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro, sem necessidade de transferência na estação Estácio. 
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo. 

    A recomendação da concessionária para quem for assistir aos shows do Tim Music Rio neste fim de semana na Praia de Copacabana é que dê preferência para embarque na estação Siqueira Campos/Copacabana, após o evento. 
     
    Jogo no Maracanã no domingo  
     
    No domingo (21/05), acontece a partida entre Flamengo e Corinthians no Maracanã, a partir das 16h, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio. 

    A concessionária sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2). 
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
      
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay. 
      
    Serviço  
      
    Horários de funcionamento do metrô 
      
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Sábado (20/05): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h da manhã 
    Domingo (21/05): das 7h às 23h, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até meia-noite 
      
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (20/05) e domingo (21/05): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro 
      
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  
    Sábado (20/05): das 5h às 23h30 
    Domingo (21/05): das 7h às 22h30 


  • 19/05/2023

    Estação Carioca do MetrôRio oferece vacinação gratuita contra a Covid-19 e gripe nesta sexta-feira (19/05)

    Iniciativa, em parceria com a Prefeitura do Rio, tem como objetivo intensificar a imunização da população e ampliar a cobertura vacinal no município 
     
    Nesta sexta-feira (19/05) será a vez da estação Carioca/Centro do metrô oferecer vacinação contra a Covid-19 e gripe. A iniciativa é uma parceria entre o MetrôRio e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro para incentivar a vacinação contra o coronavírus e influenza. A ação de imunização acontecerá no posto montado no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobras), das 8h às 15h. 
     
    Para se vacinar os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Podem receber a dose de reforço bivalente contra Covid-19 todas as pessoas com 18 anos ou mais. Já a vacina da gripe está disponível para a população a partir dos seis meses de idade. 
     
    As equipes da SMS vão orientar os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização. Nesta quinta-feira (18/05), a ação foi realizada nas estações Colégio e General Osório/Ipanema. 
     
     
    SERVIÇO 
     
    Vacinação contra a Covid-19 e influenza nas estações do MetrôRio   
     
    Estação: Carioca/Centro 
    Local: Mezanino da estação, próximo ao acesso B (Avenida Chile/ Chile/Petrobras) 
    Data: 19/05 
    Horário: das 8h às 15h 


  • 17/05/2023

    Estações do MetrôRio vão oferecer vacinação gratuita contra a covid-19 e gripe Em parceria com a Prefeitura, objetivo é intensificar a imunização da população

    Em parceria com a Prefeitura, objetivo é intensificar a imunização da população e ampliar a cobertura vacinal no município do Rio  
     
     
    O MetrôRio e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio de Janeiro uniram forças para incentivar a vacinação contra o coronavírus e influenza. Nesta quinta-feira (18/05), a SMS, com apoio da concessionária, vai realizar a imunização de passageiros nas estações Colégio, das 8 às 16h, e General Osório/Ipanema, das 8 às 15h. Já no dia 19 de maio, a estação Carioca/Centro também receberá um ponto de vacinação, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile/Petrobras), das 8h às 15h. 
     
    Para se imunizar os interessados devem apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Podem receber a dose de reforço bivalente contra covid-19 todas as pessoas com 18 anos ou mais. Já a vacina da gripe está disponível para a população a partir dos seis meses de idade. 
     
    As equipes da SMS estarão nos pontos de imunização orientando os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra os vírus, além de tirar dúvidas sobre a imunização. 
     
     
    SERVIÇO  
     
     
    Vacinação contra a covid-19 e influenza nas estações do MetrôRio  
    Estação: Colégio  
    Local: Mezanino da estação, próximo ao acesso A (Estrada do Colégio) 
    Data: dia 18/05 
    Horário: das 8h às 16h 
     
     
    Estação: General Osório/Ipanema  
    Local: O ponto de vacinação ficará no mezanino principal 
    Data: dia 18/05 
    Horário: das 8h às 15h 
     
     
    Estação: Carioca/Centro  
    Local: Mezanino da estação, próximo ao acesso B (Avenida Chile/ Chile/Petrobras) 
    Data: dia 19/05 
    Horário: das 8h às 15h 


  • 17/05/2023

    Dia Mundial de Combate à LGBTI+fobia: Programa interno de diversidade do MetrôRio promove inclusão e conscientização de colaboradores

    No Dia Mundial de Combate à LGBTI+fobia, nesta quarta-feira (17/05), o MetrôRio reafirma o seu compromisso institucional de apoio à luta pela igualdade de direitos, geração de oportunidades e contra o preconceito e a discriminação. 
     
    Desde 2017, o MetrôRio possui um Programa de Diversidade baseado em quatro pilares: gênero, raça, LGBTI+ e pessoas com deficiência. Algumas das práticas da empresa são o recrutamento às cegas, a possibilidade de uso do nome social e as ações de conscientização e letramento das equipes com campanhas educativas. Um exemplo é o "Diversi...quê?", um glossário da diversidade para orientar a desconstrução de expressões preconceituosas do cotidiano. A concessionária implantou também nas estações Central/Centro e General Osório/Ipanema as 'Escadas da Diversidade’, que ganharam o colorido do arco-íris como símbolos de apoio à luta pelos direitos LGBTI+. 
     
    A empresa é signatária de pactos e movimentos empresariais para fomento à diversidade e inclusão, dentre eles o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Criado em 2013, o Fórum reúne e articula grandes organizações em torno de 10 compromissos com a promoção dos direitos humanos LGBTI+. Os principais objetivos do movimento são o aprimoramento de práticas de gestão empresarial, a erradicação da LGBTI+fobia e a geração de impactos positivos para o ambiente empresarial e a sociedade.