×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 31/08/2023

    Banksy: clientes Giro têm 10% de desconto em ingressos para a exposição sobre o artista de rua britânico

    Mostra acontece até 24 de setembro no VillageMall, na Barra da Tijuca  


    Desta vez, a novidade do MetrôRio é para os clientes que curtem street art. O cartão Giro fechou parceria com a exposição The Art of Banksy: “Without Limits”, que acontece até o dia 24/09, no VillageMall, na Barra da Tijuca. A mostra imersiva reúne mais de 150 obras do artista de rua britânico, um dos mais famosos do mundo atualmente e que ninguém sabe sua verdadeira identidade.   

      

    Os clientes Giro que fizerem uma recarga de quatro ou mais passagens, pelo site, aplicativo Giro MetrôRio ou carteiras digitais Recarga Pay e PicPay vão ganhar 10% de desconto na compra de duas (02) entradas inteiras realizada pelo site Eventim. O desconto será aplicado no valor total do ingresso. A promoção, no entanto, não é válida para a categoria VIP Experience. O regulamento completo pode ser consultado neste link. 

      

    No acervo da exposição sobre Banksy há peças originais, fotos, gravuras, esculturas, litografias, murais e instalações audiovisuais, com forte teor político e social. Uns consideram o artista um grande provocador, já outros, o aclamam como um gênio da arte. O fato é que ele tem obras vendidas por milhões de dólares no mundo inteiro. Em 2010, o britânico foi selecionado pela revista Time para integrar sua lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ao lado de Barack Obama, Steve Jobs e Lady Gaga.  

      

    Como ser cliente Giro?     

       

    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.   

        

    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro e conferir os benefícios disponíveis. As vantagens são válidas apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações e regulamentos estão disponíveis neste link. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações. 


  • 30/08/2023

    Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Pessoas na estação Carioca do MetrôRio nesta quinta-feira (31/08)

    A Campanha de Prevenção ao Desaparecimento de Pessoas, lançada esta semana pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e pela Defensoria Pública do Estado continua nesta quinta-feira, dia 31/09, da 7h às 10h na estação Carioca/Centro do MetrôRio. A ação é uma parceria com a concessionária e marca a semana Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, celebrado em 30/08.

    Durante a atividade no sistema metroviário, haverá distribuição de material de conscientização e prevenção ao desaparecimento de pessoas. Os vídeos da campanha são veiculados nas TVs dos trens da concessionária, nos mubs e nos telões das estações Carioca/Centro e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca desde o início da semana.

     

    No Rio de Janeiro, só no primeiro semestre de 2023, 2.900 pessoas desapareceram. Um aumento de cerca de 11% quando comparado com o mesmo período de 2022.


    A campanha foi marcada ainda por uma palestra na Defensoria Pública, nesta quarta-feira dia (30/08), com representantes que atuam na área de prevenção e desaparecimento de pessoas e com uma missa celebrada no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.


     

    Programação:  

      

    Distribuição de material e trabalho de prevenção na Estação Carioca no Metrô  

    Data: amanhã (31/08)

    Local: Estação Carioca/Centro do MetrôRio

    Hora: das 7h às 10h


  • 30/08/2023

    MetrôRio recebe ação de enfrentamento à violência contra a mulher

    Ações, do Programa Empoderadas, acontecem na Estação da Carioca e nos vagões destinados ao público feminino 


     

    Nesta quarta-feira (30/08), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o MetrôRio, realiza mais uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher no sistema metroviário. A ação faz parte da Campanha Agosto Lilás do Governo do Estado, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha.

     

    Participantes do programa ‘Empoderadas’ estarão nos trens do metrô e também na estação Carioca/Centro, das 7h às 10h; e das 16h às 19h. As equipes do programa Empoderadas - lideradas pela criadora do projeto, Érica Paes – vão realizar rondas nos vagões femininos, levando atendimento e orientação às passageiras. Entre as estações Carioca/Centro e Uruguaiana/Centro, as mulheres serão informadas sobre o projeto e receberão orientações sobre prevenção à violência doméstica e de gênero.

     

    Durante a atividade, as passageiras do metrô poderão tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. Haverá ainda a distribuição de folhetos com orientações e informações sobre os canais de denúncias.




    Além da ronda, haverá aulas práticas para ensinar técnicas que ajudam a identificar os sinais que antecedem as agressões, técnicas de fuga e orientações de como agir em casos de assédio e violência física. O aulão acontece na Estação Carioca, no início da noite, às 18h.




    Lei Maria da Penha 




    Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. O nome é em alusão à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica praticada em 1983 pelo então marido. Ela, que ficou paraplégica, conseguiu na Justiça a condenação do agressor.




    A Lei Maria da Penha excluiu as penas alternativas, como apenas pagamento de cesta básica ou pequenas multas. Com a legislação, os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada, se cometerem qualquer ato de violência doméstica pré-estabelecido na legislação, e ainda podem ser condenados a três anos de reclusão, sendo que a pena é aumentada em um terço caso o crime seja praticado contra uma pessoa portadora de deficiência.




    SERVIÇO  




    Ações em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha  



    Ronda nos vagões femininos:  

    Datas: 30/08

    Horários: das 16h às 19h


  • 29/08/2023

    Bienal do Livro Rio distribui 2 mil livros na 3ª edição do ‘Embarque na Leitura’, realizado nesta terça-feira, no MetrôRio

    Ação surpreendeu passageiros nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico


    A Bienal do Livro Rio, maior festival de literatura, cultura e entretenimento do país, em parceria com o MetrôRio, realizou a 3ª edição do projeto "Embarque na Leitura", com a distribuição de 2 mil livros, de diversos títulos, dentro das composições da concessionária. A ação aconteceu nas estações Pavuna, Uruguai, Botafogo e Jardim Oceânico na manhã desta terça-feira, dia 29.
     

    “Essa iniciativa do Sindicato e da GL events, saindo da Bienal e tomando o metrô - levando livro, literatura e leitura - incentiva não só a visitar a Bienal, mas a ler livros todos os dias. Quem for ao festival vai encontrar muitos e muitos livros, histórias e novos formatos. A gente vai ter mais de 350 autores conversando com o público, um espaço infantil de 600 m², uma arena de palavras-chave com grandes nomes da literatura brasileira e internacional, a gente tem o café literário já tradicional. Esse ano, a Bienal comemora 40 anos de amor ao Rio”, destaca a curadora de conteúdo do Sindicato Nacional das Editoras (SNEL) na Bienal do Livro, Martha Ribas.
     

    Os exemplares foram disponibilizados por diversas editoras a pedido do SNEL, um dos organizadores da Bienal, juntamente com a GL events. Os temas entregues estão em linha com a programação diversificada do festival, voltada para todas as idades, com histórias de aventura, ficção, romance e clássicos literários para públicos infantil, juvenil e adulto. Alguns dos títulos estarão autografados e com dedicatória, promovendo uma grata surpresa aos clientes leitores.

     
    Abraçaram esse projeto as editoras Rocco, Harper Collins, Sextante, Arqueiro, Intrínseca, Grupo Editorial Nacional, Pallas, Editora Adoleta, Delirium, All Books, Sinna, Biblioteca Azul, Record, Nova Fronteira, IBEP Nacional, Todavia, DCL, Máquinas de Livros, Companhia das Letras, Morro Branco, Latitude, Mourthé e Be.


    O projeto "Embarque na Leitura" faz parte das iniciativas de responsabilidade social da concessionária MetrôRio, que tem o compromisso de apoiar diversas atividades culturais, sociais, ambientais e educacionais. "A ação é um incentivo ao hábito e democratização do acesso à leitura e representa ainda uma oportunidade de a empresa oferecer uma experiência diferenciada durante a viagem no sistema metroviário", afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.

     

    Sobre a Bienal

    Presente na memória afetiva de milhares de pessoas, a Bienal do Livro Rio completa 40 anos com uma edição comemorativa que traz as mais relevantes discussões contemporâneas, acompanhando as mudanças do mundo. Este ano, o maior festival de literatura, cultura e entretenimento vai oferecer ao público experiências que vão além do livro, em palcos inéditos e com bastante interação com o público, unido por uma paixão em comum: contar e ouvir histórias. A Bienal vai reunir mais de 300 autores em 200 horas de programação para toda a família.

     

    Sobre a Shell Brasil


    Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.


  • 23/08/2023

    RecargaPay e MetrôRio lançam venda de passagens por meio de QR Code

    Tecnologia chega como mais uma opção aos clientes do sistema metroviário 

     
    A RecargaPay e o MetrôRio oferecem um novo método de pagamento para os clientes do sistema metroviário. Agora, é possível comprar uma passagem em apenas alguns cliques por meio do app RecargaPay, que vai gerar um QR Code para validação nas catracas do metrô. A tecnologia é mais uma opção para facilitar o pagamento, agilizar o embarque no transporte, evitando filas, além de economizar tempo.   

    A novidade chega como parte da estratégia de inovação do MetrôRio e com o objetivo de tornar a vida dos passageiros mais prática, já que com o RecargaPay, os clientes podem comprar suas passagens de onde estiverem e em qualquer horário, além da vantagem de receber um 1% de cashback em cada compra. Com uma plataforma de pagamentos completa, o RecargaPay está focado em oferecer produtos que visam facilitar a vida financeira de seus clientes. A empresa se uniu ao MetrôRio desde o início deste ano, quando começaram a oferecer recargas para o Cartão Giro, e o pagamento via QR Code é mais um lançamento fruto da parceria entre as duas instituições.    

    Além da facilidade de adquirir a passagem por meio do app RecargaPay, os clientes também recebem 1% do valor de volta, caso o pagamento seja realizado via saldo da carteira digital, assim como acontece com a recarga do Cartão Giro. O dinheiro pode ser adicionado na carteira digital por com Pix, cartão de crédito ou boleto. O valor da passagem no app é o mesmo valor da tarifa vigente. Além de poder pagar com o saldo da carteira digital, o cliente também pode optar por pagar via cartão de débito ou crédito, e até mesmo com a possibilidade de parcelar em até 12x.    

    “Já oferecemos a recarga do Cartão Giro e estamos orgulhosos em anunciar mais essa novidade com o MetrôRio. A RecargaPay foi o primeiro app a oferecer recarga de cartões de transporte com pagamento via cartão de crédito e a venda de bilhetes via QR Code é mais uma inovação que colocamos na rua para que o cliente tenha ainda mais autonomia,” comenta Daniel Matias, VP de Novos Negócios da RecargaPay. 

    Para Danielle Carneiro, gerente Comercial do MetrôRio: “essa é mais uma parceria entre duas empresas que tem como objetivo proporcionar, por meio de tecnologia e inovação, uma experiência mais fluida para o usuário do transporte público. E, em breve, vem mais novidades por aí.”  

     

    Sobre o RecargaPay

    RecargaPay é o super app de pagamentos que está simplificando a maneira como clientes, pequenas e médias empresas em todo o Brasil lidam com as suas finanças no dia a dia. 

    Com a missão de democratizar pagamentos móveis e serviços financeiros no Brasil, a plataforma facilita os pagamentos do dia a dia para milhões de brasileiros, bancarizados e desbancarizados. Nela, é possível consolidar cartões de crédito e débito, realizar pagamentos instantâneos como Pix e Open Finance, e utilizar serviços projetados com conveniência, baixo custo e flexibilidade, como pagamento de contas, recargas de celular, recargas de bilhetes de transporte público, parcelamentos, empréstimos e muito mais. 

    Fundada em 2010, a empresa já recebeu mais de US$ 120 milhões em rodadas de investimento com investidores como IFC e IADB. A RecargaPay é autorizada como Instituição de Pagamentos e SCD pelo Banco Central do Brasil. Para conhecer mais, visite nossas redes sociais (@recargapay) ou o site neste link. 

     
    Sobre o MetrôRio    

    O MetrôRio controla, administra e opera as linhas 1, 2 e 4 do metrô carioca. Com 41 estações, o sistema metroviário transporta milhares de passageiros por dia, encurtando distâncias e contribuindo para a qualidade de vida das pessoas. A empresa completou 25 anos de concessão.


  • 23/08/2023

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Fluminense e Olimpia pela Libertadores no Maracanã nesta quinta-feira (24/08)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  


    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Fluminense e Olimpia, do Paraguai, que acontece nesta quinta-feira (24/08), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pelas Quartas de final da CONMEBOL Libertadores, na temporada 2023.

     
    Para atender aos clientes na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e meia. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.


    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.


    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.


     Cartão Giro e pagamento por aproximação  

     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    Serviço  

    Horários de funcionamento do metrô  


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Quinta-feira (24/08): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.


    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Quinta-feira (24/08): no trecho compartilhado entre Botafogo e Central do Brasil/Centro

     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quinta-feira- (24/08): das 5h às 23h30


  • 18/08/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para os eventos ‘Garota Vip’, na Barra da Tijuca, ‘Marcha Para Jesus', no Centro, partida de futebol no Maracanã e alterações no MNS

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

    O MetrôRio preparou um esquema especial de funcionamento neste sábado (19/08) para atender aos clientes que vão participar dos eventos ‘Garota Vip’, na Barra da Tijuca; “Marcha para Jesus; no Centro; e de partida de futebol no Maracanã. Para facilitar o retorno do público na ida e volta do festival “Garota Vip”, a concessionária MetrôRio estenderá o horário de funcionamento da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até as 4h30 da manhã, nos acessos B (Mar) e C (BRT). As demais estações do sistema metroviário funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show. Já no domingo (20/08), como de praxe, o horário segue das 7h às 23h.  

     
    No sábado, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo até meia-noite. Até esse horário, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. A partir de meia-noite, na volta do evento, os trens partirão direto da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca para a Pavuna (linha 2) e Uruguai/Tijuca (linha 1).   

     
    Já no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo, sem a transferência na estação Estácio.      

     
    Tanto na ida quanto na volta do evento, a orientação é utilizar a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, que tem acesso ao serviço especial do BRT. Para embarcar no sistema metroviário, o cliente poderá utilizar o cartão Giro, cartões unitários do MetrôRio ou o Riocard Mais e ainda o pagamento por aproximação (NFC). A tarifa normal do metrô é de R$ 6,90, totalizando ida e volta: R$ 13,80.    

     
    Quem for pagar as passagens do metrô e do BRT com o Riocard Mais ou por método de aproximação, a recomendação é que já tenha o saldo total de R$ 31,66 nos cartões, contemplando a tarifa normal do metrô e a especial do BRT para o evento. 


    Metrô na Superfície (MNS)    

     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (19/08); e das 7h às 22h30 no domingo (20/08).  


    Funcionamento do metrô para o evento ‘Marcha para Jesus’ no Centro 


    Ainda no sábado (19/09) acontece a “Marcha Para Jesus”, com concentração saindo da Avenida Presidente Vargas, entre a Central e Uruguaiana, com destino à Praça da Apoteose, por volta das 14h. O evento religioso reunirá grandes nomes da música gospel no palco montado no Sambódromo, a partir das 17h. A recomendação da concessionária para os clientes que vão assistir aos shows é que utilizem a estação Central do Brasil/Centro na ida; e a estação Praça Onze na volta. 

     
    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã neste sábado 

     
    No sábado (19/08) haverá ainda a partida entre Fluminense e América-MG no Maracanã, a partir das 18h30, pelo Campeonato Brasileiro. Para atender aos torcedores na volta para casa, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. 

     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2). 

     
    Alterações no itinerário do MNS em Botafogo no fim de semana 


    Neste sábado e domingo (19 e 20/08), também haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de domingo. 

     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). 


    SERVIÇO     

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (19/08): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 4h30 da manhã   

    Domingo (20/08): das 7h às 23h   

     
    Transferência entre as linhas 1 e 2   

    Sábado (19/08): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro até meia-noite. Depois desse horário, os trens partem direto da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca para a Pavuna (linha 2) e Uruguai/Tijuca (linha 1) 

    Domingo (20/08): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro   

      
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea   

    Sábado (19/08): das 5h às 23h30   

    Domingo (20/08): 7h às 22h30 


  • 17/08/2023

    Governo do Estado e MetrôRio promovem campanha de enfrentamento à violência contra a mulher em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha

    Programa Empoderadas fará ações na Estação da Carioca e nos vagões destinados ao público feminino 
     
    Em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos em parceria com o MetrôRio, preparou uma série de ações de prevenção e combate à violência contra a mulher no sistema metroviário. Participantes do programa ‘Empoderadas’ estarão nos trens do metrô e também na estação Carioca/Centro nesta quinta-feira (17/08) e também no próximo dia 30, realizando rondas nos vagões femininos.

    As ações, que fazem parte da Campanha Agosto Lilás do Governo do Estado, começaram nesta quarta-feira (16/08) e acontecem das 7h e 10h e das 16h às 19h. As equipes do programa Empoderadas - lideradas pela criadora do projeto, Érica Paes -, prestam atendimento e levam orientação às passageiras. Entre as estações Carioca/Centro e Uruguaiana/Centro, as mulheres são informadas sobre o projeto e receberão orientações sobre prevenção à violência doméstica e de gênero.

    “Nós do Empoderadas estamos o tempo todo trabalhando para mostrar às mulheres que elas não estão sozinhas e que há uma rede de apoio do Estado para auxiliá-las. Essa parceria com o Metrô é uma oportunidade incrível de estarmos em um local de grande circulação de pessoas levando informação e esclarecimento, que sem dúvida, é uma das melhores formas de ajudar milhares de mulheres.” - ressaltou Erica Paes.

    Durante a atividade, as passageiras do metrô podem tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. Haverá ainda a distribuição de folhetos com orientações e informações sobre os canais de denúncias.


    Além da ronda, haverá aulas práticas para ensinar técnicas que ajudam a identificar os sinais que antecedem as agressões, técnicas de fuga e orientações de como agir em casos de assédio e violência física. O aulão acontece na Estação Carioca (17 e 30/08), de manhã, a partir das 9h; e no início da noite, às 18h.


    Lei Maria da Penha 


    Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. O nome é em alusão à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica praticada em 1983 pelo então marido. Ela, que ficou paraplégica, conseguiu na Justiça a condenação do agressor.


    A Lei Maria da Penha excluiu as penas alternativas, como apenas pagamento de cesta básica ou pequenas multas. Com a legislação, os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada, se cometerem qualquer ato de violência doméstica pré-estabelecido na legislação, e ainda podem ser condenados a três anos de reclusão, sendo que a pena é aumentada em um terço caso o crime seja praticado contra uma pessoa portadora de deficiência.


    SERVIÇO  


    Ações em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha  
     

    Ronda nos vagões femininos:  

    Datas: 17 e 30 de agosto

    Horários: das 7h às 10h e das 16h às 19h


  • 16/08/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o evento ‘Garota Vip’, na Barra da Tijuca, no sábado (19/08)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  

     
    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão participar do evento ‘Garota Vip’, que acontece no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no sábado (19/08). Para facilitar o retorno do público na ida e volta do festival, a concessionária MetrôRio estenderá o horário de funcionamento da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até as 4h30 da manhã, nos acessos B (Mar) e C (BRT). As demais estações do sistema metroviário funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite, e após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show. Já no domingo (20/08), como de praxe, o horário segue das 7h às 23h.

     
    No sábado, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo até meia-noite. Até esse horário, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. A partir de meia-noite, na volta do evento, os trens partirão direto da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca para a Pavuna (linha 2) e Uruguai/Tijuca (linha 1).

     
    Já no domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo, sem a transferência na estação Estácio.

     
    Tanto na ida quanto na volta do evento, a orientação é utilizar a estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, que tem acesso ao serviço especial do BRT. Para embarcar no sistema metroviário, o cliente poderá utilizar o cartão Giro, cartões unitários do MetrôRio ou o Riocard Mais e ainda o pagamento por aproximação (NFC). A tarifa normal do metrô é de R$ 6,90, totalizando ida e volta: R$ 13,80.


    Quem for pagar as passagens do metrô e do BRT com o Riocard Mais ou por método de aproximação, a recomendação é que já tenha o saldo total de R$ 31,66 nos cartões, contemplando as tarifas dos dois modais para o evento.

     
    Metrô na Superfície (MNS)  

     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (19/08); e das 7h às 22h30 no domingo (20/08).


    SERVIÇO  


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Sábado (19/08): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca até 4h30 da manhã

    Domingo (20/08): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Sábado (19/08): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro até meia-noite. Depois desse horário, os trens partem direto da estação Jardim Oceânico/Barra da Tijuca para a Pavuna (linha 2) e Uruguai/Tijuca (linha 1)

    Domingo (20/08): no trecho compartilhado entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro

      

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Sábado (19/08): das 5h às 23h30

    Domingo (20/08): 7h às 22h30


  • 15/08/2023

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Flamengo e Grêmio pela Copa do Brasil no Maracanã nesta quarta-feira (16/08)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  


    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Flamengo e Grêmio nesta quarta-feira (16/08), às 21h30, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.

     
    A concessionária vai reforçar também o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio. Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Botafogo e Central do Brasil/Centro.

     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30.


    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação  


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    Serviço  


    Horários de funcionamento do metrô  


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Quarta-feira (16/08): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.


    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Quarta-feira (16/08): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quarta-feira (16/08): das 5h às 23h30