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Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 23/03/2023

    MetrôRio e ONG Visão Mundial promovem campanha de combate à exploração ao trabalho infantil

    Ação é veiculada nas estações e trens da concessionária com o objetivo de conscientizar os passageiros a não contribuir com essa prática 
        
    O MetrôRio e a ONG Visão Mundial promovem uma campanha de conscientização contra a exploração do trabalho infantil. A ação tem como objetivo o combate e o enfrentamento à violação de direitos. A iniciativa conta com peças digitais nos trens, além de cartazes nas estações. 
     
    Usar crianças ou adolescentes para obter vantagens financeiras configura trabalho ou exploração infantil e  é crime, de acordo com previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A campanha faz um alerta aos passageiros para que, em vez de incentivarem a prática com doações ou compra de produtos, denunciem e destinem a solidariedade para uma ação real de proteção dessas pessoas. Para quem presenciar essa prática, a recomendação é que acione os seguranças da concessionária.   
     
    “Sabemos que a intenção de quem compra ou colabora com qualquer valor é genuinamente boa, mas é preciso entender que essa situação é uma violação de direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Aquelas crianças estão expostas a riscos e abusos. Elas deveriam estar na escola, recebendo uma alimentação adequada, sendo protegidas, de fato. Além disso, comprar algo para ajudar financeiramente naquele momento não soluciona o problema. É um ato que acaba fomentando a exploração do trabalho infantil e, por trás disso, está um crime”, pontua Márcia Monte, porta-voz da ONG Visão Mundial.   
       
    Atuando no Brasil desde 1975, a ONG Visão Mundial desenvolve programas e projetos que beneficiam crianças e adolescentes e outras pessoas em situação de vulnerabilidade nos eixos de proteção, educação, meios de vida, assistência alimentar, além de projetos de mudanças climáticas. 


  • 23/03/2023

    MetrôRio recebe crianças e adolescentes de oficina de capoeira de Vicente de Carvalho para visita guiada à sede da empresa

    Doze metrozeirinhos conheceram os bastidores da concessionária 
     
    Doze crianças e adolescentes da oficina de capoeira “Dançando Através da Arte", projeto da associação de moradores de Vila Cosmos, em Vicente de Carvalho, fizeram uma visita guiada à sede da concessionária nesta quarta-feira (22/03). Os metrozeirinhos, de 7 a 13 anos, e seus responsáveis aproveitaram para saber um pouco mais sobre os bastidores da empresa. 
     
    O grupo conheceu de perto o trabalho no Centro de Controle Operacional (CCO), entrou em uma composição parada no Centro de Manutenção e se divertiu ainda mais num simulador de trem da concessionária. O passeio foi finalizado com um delicioso lanchinho para recuperar as energias. 
     
    “Gostei muito de conhecer o simulador, parece até que andei de metrô de verdade", comemorou a pequena Lohanny do Carmo Silva, de 11 anos, que estava atenta a todas as informações passadas pelas equipes da empresa. 
     
    A visita guiada ao MetrôRio faz parte do projeto Estação Alegria, que tem como objetivo difundir o conhecimento sobre o negócio da empresa, além de tratar de temas como cidadania, segurança e meio ambiente de forma lúdica, dinâmica e explicativa. 
     
    A iniciativa atende a crianças de projetos sociais, parceiros apoiados pela empresa, além de grupos escolares e de comunidades do entorno das linhas 1, 2 e 4 do metrô. As instituições interessadas podem se inscrever por meio do e-mail: responsabilidadesocial@metrorio.com.br


  • 22/03/2023

    Clientes Giro têm 25% de desconto em ingressos para o TIM Music Noites Cariocas

    Festival de música brasileira conta com shows de Gilberto Gil, Roupa Nova, Alceu Valença, Duda Beat, Pablo Vittar e Urias, Gilsons, Nando Reis, Criolo, entre outras atrações   
       
       
    O MetrôRio tem uma dica excelente para quem quer aproveitar os próximos fins de semana curtindo um dos mais emblemáticos festivais de música brasileira. O cartão Giro fechou parceria com o TIM Music Noites Cariocas, que acontece nos dias 24, 25 e 31/03 e 01, 07, 08, 14 e 15/04), no anfiteatro do Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Morro da Urca.    
       
    Os clientes Giro que fizerem uma recarga de cinco ou mais passagens, pelo site (giro.metrorio.com.br) ou aplicativo Giro MetrôRio vão ganhar 25% de desconto na compra de até duas entradas inteiras realizada pelo site do Show Pass. O desconto será aplicado no valor total do ingresso e pode passar de R$ 100. Imperdível, não é mesmo?! A promoção, no entanto, não é cumulativa com meia-entrada e é válida até esgotarem os ingressos.     
       
    O festival reúne diferentes gerações da cena musical brasileira, incluindo artistas consagrados e nomes em ascensão. Entre as atrações estão Gilberto Gil, Roupa Nova, Alceu Valença, Duda Beat, Pablo Vittar e Urias, Gilsons, Nando Reis, Jonathan Ferr e Criolo.   
       
       
    Como ser cliente Giro?   
       
    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.    
       
    Para aproveitar todos os benefícios das parcerias do Cartão Giro, basta entrar no aplicativo ou site do Giro e conferir os benefícios disponíveis. As vantagens são válidas apenas para os usuários cadastrados e logados no app Giro. As informações e regulamentos estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens. Lembrando que é necessário apresentar o cartão Giro junto ao ingresso físico na entrada das atrações. 


  • 17/03/2023

    MetrôRio arrecada absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social

    Iniciativa, em parceria, com a ONG Absorvendo Amor, faz parte das ações pelo Mês da Mulher e vai atender a moradoras de comunidades próximas ao sistema metroviário 
     
     
    O MetrôRio e a ONG Absorvendo Amor estão promovendo uma campanha para arrecadar absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, moradoras de comunidades próximas ao sistema metroviário. A iniciativa, que faz parte das ações pelo Mês da Mulher, acontecerá nas estações Carioca/Centro, Central/Centro, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, Largo do Machado e Pavuna.  
      
    Os produtos de higiene menstrual podem ser depositados até o dia 31/03 em uma caixa disponibilizada no mezanino das estações durante o horário de funcionamento do metrô. De segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos, das 7h às 23h. Os itens arrecadados serão distribuídos, pela ONG, nas comunidades do entorno do sistema metroviário.  
      
    Segundo a ONG Absorvendo Amor, mais de 29,5 milhões de meninas e mulheres pelo mundo não têm acesso a produtos de higiene menstrual. Além disso, uma em cada quatro jovens carentes já deixou de assistir aulas por não poder comprar absorventes. A dificuldade de acesso aos itens de higiene íntima leva pessoas que menstruam a utilizarem pedaços de pano, algodão e até miolo de pão, o que coloca a saúde delas em risco.    
     
    “A iniciativa reforça o comprometimento do MetrôRio com diversas questões sociais e tem por objetivo contribuir para a dignidade das mulheres de áreas próximas às nossas estações que vivem essa triste realidade”, afirma Simone Pfeil, gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social do MetrôRio.   
      
    O projeto faz parte das ações de responsabilidade social do MetrôRio. A ação também representa uma importante oportunidade de integração entre a empresa e as comunidades buscando criar uma relação cada vez mais próxima com as áreas do entorno das estações.  
      
    A ONG Absorvendo Amor é dedicada ao combate à pobreza menstrual e foi criada em 2018 com objetivo de ajudar alunas de escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo a terem acesso a produtos de higiene íntima de qualidade. O projeto também busca promover a conscientização sobre o problema da desigualdade menstrual e diminuir o tabu que ainda existe quando o assunto é menstruação. 
        
    SERVIÇO 
     
    Arrecadação de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade 
    Estações do metrô participantes da ação: Carioca/Centro, Central/Centro, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, Largo do Machado e Pavuna.  
    Data: até o dia 31/03


  • 14/03/2023

    Postos de reforço para cadastramento da Tarifa Social no metrô começam a funcionar amanhã

    Ação do Governo do Estado, MetrôRio e Riocard Mais terá mais 10 postos nas estações 
     
    Começa nesta quarta-feira (15/03) a força-tarefa para o cadastro de passageiros do metrô no Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que dará direito à tarifa social no valor de R$ 5. Ao todo serão 125 posições de atendimento espalhadas por 10 estações do metrô, além das 18 lojas Riocard Mais no estado, que já realizam o cadastramento. O primeiro posto de reforço a ser inaugurado será na estação Carioca, que concentrará o maior número de posições de atendimento. Já na quinta-feira (16/03), será a vez da estação Maracanã. Ao longo da próxima semana, outros oito postos serão abertos, até que a capacidade de 12 mil atendimentos diários seja atingida. 
     
    “Estamos preparados para atender todos os passageiros que se adequarem às regras do BUI, e a operação será monitorada diariamente para fazer algum ajuste que seja necessário. A equipe recebeu reforço de pessoal, e iremos trabalhar com o dobro de pessoas que atuaram na operação da tarifa social do trem”, revela Melissa Sartori, porta-voz da ação conjunta. 
     
    Nos postos das estações Carioca e Maracanã, os clientes podem fazer o cadastramento do BUI ou ainda reativá-lo, caso de quem se encontra com o benefício bloqueado. Os demais postos funcionarão para cadastramento do BUI. Vale ressaltar que também é possível habilitar o BUI pela internet. “Observamos que, no cadastro da tarifa social do trem, a maioria dos cadastros foi realizada por meio do site. A navegação foi aperfeiçoada para atender melhor os que preferem se cadastrar pela internet”, afirma Melissa. 
     
    Com a implementação da Tarifa Social no metrô, Governo do estado, MetrôRio e Riocard Mais fazem um chamado aos passageiros para que ativem o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e evitem filas de última hora. O reajuste da tarifa entra em vigor no dia 12 de abril, e a passagem custará R$ 6,90. Não há prazo para o cadastramento, no entanto o valor de R$ 5 só estará disponível após a habilitação do benefício, uma vez que o BUI vai complementar a diferença de tarifa. 
     
    Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 5 e 64 anos; ganho mensal até R$ 7.507,49; e possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal e vinculado ao próprio CPF. Quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao benefício. 
     
    SERVIÇO 
     
    POSTOS EXTRAS NAS ESTAÇÕES  
     
    Carioca - a partir de 15/03 (7h às 19h) 
    Maracanã - a partir de 16/03 (7h às 19h) 
    Siqueira Campos - a partir de 20/03 (10h às 19h) 
    Jardim Oceânico - a partir de 20/03 (10h às 19h) 
    Pavuna - a partir de 21/03 (10h às 19h) 
    Coelho Neto - a partir de 21/03 (10h às 19h) 
    Irajá - a partir de 21/03 (10h às 19h) 
    Saens Peña - a partir de 22/03 (10h às 19h) 
    São Conrado - a partir de 22/03 (10h às 19h) 
    Botafogo - a partir de 23/03 (10h às 19h) 
     
    TARIFA SOCIAL NO METRÔ 
     
    Ter um cartão Riocard Mais habilitado no BUI é exigência para acesso à tarifa social de R$ 5 no metrô do Rio de Janeiro, que passa a valer no dia 12 de abril. 
     
    Quem tem direito ao desconto da Tarifa Social? 
     
    Para ter direito ao desconto da Tarifa Social, é preciso atender aos seguintes requisitos: ter entre 5 e 64 anos; ganho mensal até R$ 7.507,49; e possuir um cartão Riocard Mais habilitado no Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e vinculado ao próprio CPF. Quem trabalha sem carteira assinada ou não possui renda também tem direito ao benefício, de acordo com os requisitos do BUI. 
     
    Como cadastrar o benefício do Bilhete Único Intermunicipal (BUI)? 
     
    >> Para quem já tem o Bilhete Único Intermunicipal habilitado: 
    Nenhuma ação será necessária. 
     
    >> Para quem tem o cartão Vale-Transporte e não tem o BUI: 
    Os clientes devem procurar a empresa onde trabalham e solicitar o benefício. 
     
    >> Para quem não tem cartão Riocard Mais: 
    O caminho mais indicado é procurar uma das lojas Riocard Mais ou os postos extras de atendimento em estações do metrô. Os endereços das unidades podem ser consultados em Link 
     
    >> Para o cliente que tem o cartão Expresso e não está cadastrado no sistema Riocard Mais e nem no BUI: 
     
    1) Entre no site da Riocard Mais. Em seguida, acesse a seção “Para você” e clique no menu “Cadastrar-se”. 
    2) Preencha o formulário com as informações exigidas (este é o seu cadastro no sistema Riocard Mais). 
    3) Associe o seu cartão Riocard Mais ao seu CPF clicando em “Cadastrar Cartão” na página inicial. 
    4) Acesse o site www.riobilheteunico.com.br/declaracao e realize a declaração de renda para ter direito ao BUI. 
    5) Retorne ao site e entre com o seu login e senha na seção “Para você”. Depois, siga estas etapas: no menu, usuário> consulta e alteração> clique no seu nome> alterar> habilitar bilhete único> gravar. 
    Em caso de dúvida, consulte o vídeo a seguir com o passo a passo de como habilitar o Bilhete Único Intermunicipal: Link 
    Informações sobre o Bilhete Único Intermunicipal e regras do benefício podem ser encontradas no site Link


  • 09/03/2023

    Dia Internacional da Mulher: MetrôRio e Empoderadas promovem ação para orientar passageiras da concessionária contra a violência

    Iniciativa conta com conscientização e orientação às clientes nos carros femininos 
      
    O MetrôRio recebe nesta quarta-feira (08/03) uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio do programa Empoderadas. A iniciativa celebra o Dia Internacional da Mulher e faz parte da campanha de combate ao assédio e a importunação sexual.  
      
    A ação acontece entre 17h e 20h. As equipes lideradas por Érica Paes, criadora do programa Empoderadas, circulam pelo sistema metroviário, entre as estações Carioca/Centro e Botafogo, informando sobre o projeto e orientando o público sobre violência contra mulheres.  
      
    Durante a atividade, as passageiras do metrô também poderão tirar dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. As mulheres interessadas poderão ainda participar de um questionário que irá apurar com as usuárias dos transportes em questão. Elas também podem deixar seu contato para inscrição nos polos próximos a sua casa. A pesquisa é realizada para identificar os casos de violência, traçar um perfil das vítimas e contribuir na elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres.   
      
    Haverá também a veiculação, nos painéis das estações e TVs dos trens do MetrôRio, de vinheta, vídeo e áudio informativo sobre canais de atendimento, acolhimento, orientação jurídica e psicológica e de promoção e incentivo ao empreendedorismo.   
      
    SERVIÇO: 
      
    Dia Internacional da Mulher: Ação de prevenção e combate à violência contra a mulher 
    Ronda nos vagões femininos: 
    Data: terça-feira (08/03)   
    Horários: das 17h às 20h 


  • 09/03/2023

    MetrôRio distribui 200 kits escolares para crianças de comunidades do entorno do sistema

    Iniciativa atendeu a grupos do Jacarezinho, Morro da Providência e de Coelho Neto 
     
     
    O MetrôRio realizou a entrega de 200 kits escolares para crianças de três comunidades do entorno do sistema metroviário: Jacarezinho, Morro da Previdência e Coelho Neto. A ação faz parte das atividades de responsabilidade social da concessionária, que tem como objetivo incentivar iniciativas comunitárias com foco, entre outros temas, no social. 
     
    “A distribuição desse material é uma importante oportunidade para a concessionária ajudar a fomentar a educação e promover uma integração entre a empresa e as comunidades, criando uma relação cada vez mais próxima com os territórios vizinhos”, afirma Simone Pfeil Gerente de Comunicação, Marketing e Responsabilidade Social. 
     
    Os kits contam com estojo, caneta esferográfica, lápis de escrever, caixa de lápis de cor, apontador, borracha, cola, canetinhas e marca texto. No Jacarezinho, o material foi entregue à Associação de Moradores para atender a 90 crianças da comunidade. Em Coelho Neto, os kits foram distribuídos para 85 pequeninos. Já no Morro da Providência foram beneficiados 25 alunos de uma creche comunitária local, assistida pelo Projeto Providenciando.


  • 07/03/2023

    Cartão Giro agora pode ser recarregado pelo aplicativo RecargaPay

    Iniciativa oferece aos clientes Giro do MetrôRio descontos e a possibilidade de pagamento via Pix 
     
     
    Para levar ainda mais conveniência aos clientes Giro, o MetrôRio firmou parceria com o RecargaPay, super app de pagamentos que oferece diferentes serviços financeiros. A novidade chega como mais uma opção de recarga aos usuários do metrô e permite que a recarga seja feita de qualquer lugar e em qualquer horário. Com uma plataforma de pagamentos completa, o RecargaPay tem como objetivo facilitar a vida financeira de seus clientes. Por isso, oferece diferentes métodos de pagamento, como Pix com qualquer cartão de crédito, e ainda com a possibilidade de cashback.  
     
    Para o lançamento da parceria entre a RecargaPay e o MetrôRio, o app dá R$ 10 grátis na primeira recarga com o cupom RIO10 pagando com qualquer cartão de crédito. A promoção é válida para compras com valor mínimo de R$ 20 e, para ganhar o desconto, basta adicionar o cupom no momento da compra.   
     
    O valor da recarga no app é o mesmo da bilheteria e não há taxas adicionais. Ainda, ao pagar a recarga com saldo da carteira digital, os passageiros recebem 1% de desconto em recargas de até R$ 20 - o saldo pode ser adicionado no RecargaPay via Pix, transferência bancária, depósito ou boleto, ou com um cartão de crédito.   
      
    “Buscamos facilitar a vida das pessoas e estamos felizes em poder levar mais conveniência para os milhares de clientes que utilizam o Cartão Giro todos os dias. A RecargaPay já atua com o serviço de recargas em mais de 36 cidades e, além de economizar o tempo dos clientes que podem evitar as filas, oferecemos diferentes métodos de pagamento para que o cliente tenha a autonomia de escolher como quer pagar”, comenta Rafael Lagos, Transport Manager da RecargaPay.  
      
    Para fazer a recarga, os clientes devem baixar o app RecargaPay (disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS) e, após realizar o cadastro, selecionar a opção “Cartão de Transporte”. Depois, é preciso adicionar o número do cartão ou utilizar a câmera do celular para ler a numeração do cartão, e selecionar o método de pagamento que deseja utilizar para pagar a sua recarga. Ao finalizar a compra, os créditos são liberados automaticamente.   
      
    Além da recarga de cartão de transporte, o RecargaPay oferece outros serviços financeiros que buscam facilitar todos os pagamentos das pessoas. A plataforma permite também o pagamento de contas com qualquer cartão de crédito, transações com Pix, recarga de celular, vales-presente, entre outros. Para outras informações, acesse: https://recargapay.com.br/promo/rio10.  
      
       
    Como ser cliente Giro?   
      
    Quem ainda não tem o cartão Giro pode adquiri-lo em uma das bilheterias ou máquinas de autoatendimento nas 41 estações do MetrôRio. Com o cartão em mãos, o cliente pode se cadastrar por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br e começar a receber seus benefícios após as recargas realizadas.     
      
       
    Sobre RecargaPay  
      
    A RecargaPay é a principal plataforma de pagamentos "tudo em um" do Brasil, dedicada a oferecer acesso seguro e fácil a pagamentos móveis e serviços financeiros digitais para todos. Fundada em 2010, a RecargaPay empodera clientes e comerciantes a fazer transações essenciais com comodidade, sem a necessidade de esperar nas tradicionais filas. Com a RecargaPay, é fácil pagar contas em parcelas; adicionar dinheiro com boleto bancário, com cartões de crédito, cartões de débito, empréstimos, códigos QR, mPOS e Pix; e fazer pagamentos com múltiplas e eficientes alternativas. O aplicativo RecargaPay está disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS.Para conhecer mais, visite nossas redes sociais (@recargapay) ou o site: recargapay.com.br.  


  • 02/03/2023

    MetrôRio registra 3,7 milhões de embarques de passageiros durante a operação de carnaval

    Estação mais movimentada foi a Central, com 275 mil entradas. Uso de cartão de aproximação bateu recorde no modal, com 163 mil pagamentos em um único dia 
     
    O MetrôRio registrou 3,7 milhões de embarques de passageiros no sistema durante a operação especial de carnaval de 2023. As estações de maior movimento durante a folia, incluindo o fim de semana de Desfile das Campeãs, foram Central do Brasil/Centro, com 275 mil embarques; Carioca/Centro (262 mil embarques); Botafogo (217 mil embarques); Pavuna (209 mil embarques) e Jardim Oceânico (205 mil embarques).      
     
    Durante o carnaval, o dia de maior movimentação de passageiros foi o domingo (19/02), com mais de 650 mil embarques em todo o sistema. No mesmo dia, a faixa horária com mais embarques (48 mil) foi entre 18h e 19h, sendo mais de 8 mil embarques somente na estação General Osório/Ipanema. 
     
    O uso da tecnologia NFC (Near Field Communication) bateu recorde histórico no modal, desde a sua implantação em abril de 2019. O maior registro de pagamento por aproximação diário foi também no domingo de carnaval (19/02), quando 163 mil embarques foram feitos usando o método. Em todo o período, incluindo o fim de semana de Desfile das Campeãs, foram realizados 739 mil embarques com NFC, o que representa 21% dos passageiros pagantes. O número superou o registro de pagamento com Cartão Unitário (20%). 
     
    Nos cinco primeiros dias de operação especial de carnaval do MetrôRio, das 5h de 17/02 à 0h de 21/02, foram 119 horas ininterruptas de funcionamento do sistema metroviário, o suficiente para ir do Rio a Salvador quatro vezes, somando mais de 4.082 viagens. Foram cerca de 133 mil quilômetros percorridos pelas composições, o equivalente a quase quatro voltas ao redor da Terra. Ao todo, somando também o fim de semana de Desfile das Campeãs, foram 161 horas de operação especial, com mais de 5.500 viagens e cerca de 156 mil quilômetros percorridos pelos trens. 
     
    Todo esse esquema especial do MetrôRio só é possível graças ao empenho dos funcionários da concessionária que trabalham divididos por setores e em turnos para oferecer qualidade e segurança aos foliões, cariocas e turistas que utilizam o metrô nos dias de carnaval. 
     
    Para a preparação das operações especiais, é preciso adaptar a programação rotineira do metrô, o que só é possível para períodos curtos, como os de carnaval e réveillon. A concessionária segue um planejamento estratégico que é realizado meses antes do evento. Neste período, diversas reuniões ocorrem envolvendo todas as áreas da empresa, especialmente as equipes de atendimento, operação e manutenção. Essa integração entre os times contribui para que todas as etapas do cronograma sejam cumpridas com precisão, agilidade e eficiência.  
     
    A equipe de manutenção de trens e estações, por exemplo, deixou tudo pronto às 4h do dia 17/02, porque os primeiros trens começaram a circular, fazendo uma varredura nas 41 estações do sistema para que tudo corresse bem durante a operação especial. Entre os procedimentos realizados nas composições estão revisão do sistema de ar-condicionado, avaliação das portas e da fuselagem. Já nas estações, foram feitas inspeções de via, correção de trilhos e revisão dos sistemas de energia, sinalização e de bilhetagem.   
     
    Em outra frente, a equipe de Serviço ao Cliente (SAC) inicia o atendimento no 0800, além dos profissionais nas estações e agentes de segurança que seguem à disposição dos clientes. O time é responsável pelo funcionamento das 41 estações e é ele quem cuida dos mínimos detalhes, como a operação das máquinas de autoatendimento e dos equipamentos de acessibilidade, além de ajudar informando e dando orientações aos passageiros.    
     
    Durante o funcionamento especial de carnaval, a equipe do Centro de Controle Operacional (CCO) também fica a postos para acompanhar em tempo real, dia e noite, 24 horas, tudo que acontece no metrô. O time fica de olho nas 2 mil câmeras que monitoram todos os pontos da operação (estações, composições e vias), garantindo a segurança do sistema. 
     
    A força-tarefa foi até as 23h de domingo (26/02). As equipes, no entanto, retomaram os esforços pontualmente às 5h desta segunda-feira (27/02), quando a operação do sistema metroviário voltou ao funcionamento de rotina. 
     
    MetrôRio contabiliza mais de 19,7 milhões de transações por NFC no sistema desde 2019 
     
    O uso de pagamento por aproximação no sistema metroviário vem batendo recordes desde a implantação, em abril de 2019. Até agora, o MetrôRio contabilizou mais de 19,7 milhões de transações realizadas por NFC nas 41 estações do sistema e nas linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS).  
     
    O método de pagamento trouxe praticidade e rapidez no embarque dos passageiros, pois evita filas e ainda o manuseio de dinheiro. O recurso está presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além do Pic Pay, ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.  
     
    Para usar o pagamento por aproximação, basta aproximar do validador da catraca o cartão de crédito, débito ou o dispositivo móvel habilitados com a tecnologia NFC, como celulares, relógios e pulseiras. O recurso permite economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.  
     
    Vale destacar que o projeto de integração tarifária entre o metrô e ônibus do MNS foi o primeiro projeto na América Latina, tendo a bandeira Visa como pioneira. Nas bandeiras Visa e Elo, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança. 
     
    Além disso, a concessionária conta com o Cartão Giro, no qual, os passageiros podem inserir créditos em poucos segundos por meio do aplicativo Giro MetrôRio ou do site giro.metrorio.com.br. O cartão de passagens do MetrôRio oferece descontos em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento. 


  • 28/02/2023

    MetrôRio terá esquema especial para a segunda partida da Recopa Sul-Americana entre Flamengo e Independiente Del Valle no Maracanã nesta terça-feira (28/02)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas    
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o segundo jogo da Recopa Sul-Americana entre Flamengo e Independiente Del Valle, que acontece nesta terça-feira (28/02), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. Para atender aos clientes na volta para casa, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da Linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Ou seja, essas duas estações ficarão abertas até meia-noite e meia. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.           
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. No entanto, depois da meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.          
     
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central do Brasil/Centro).       
     
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.           
     
    Estações indicadas    
     
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.        
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).                
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  
     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além do Pic Pay, ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio.