×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 19/04/2024

    MetrôRio recebe ação do Sesc RJ pelo Mês Mundial da Saúde

    Ativação com modelos gigantes de coração e artéria acontece nesta sexta-feira (19/04) na estação Carioca


    Em comemoração ao Mês Mundial da Saúde, o MetrôRio realiza uma ação em parceria com o Sesc RJ nesta sexta-feira (19/04). Trata-se de uma ativação com modelos gigantes de coração e artéria, que ficarão disponíveis para visitação na estação Carioca/Centro. O objetivo é abordar todos os fatores de riscos com foco na prevenção das doenças cardíacas.

     

    Durante a iniciativa, que acontece das 9h às 16h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile), pequenos grupos serão guiados por analistas de educação em saúde do Sesc RJ, que vão reforçar a importância dos hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas.  


    Os jornalistas que tiverem interesse em acompanhar a pauta devem fazer o credenciamento por e-mail: metrorio@danhti.com.br.
     

    Serviço  
     

    Ação pelo Mês Mundial da Saúde em parceria com o Sesc RJ na estação Carioca do MetrôRio  


    Data: nesta sexta-feira (19/04)  

    Horário: das 8h às 16h  
     
    Local: mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile)  


  • 19/04/2024

    MetrôRio recebe espetáculo gratuito: ‘Sítio do Picapau Amarelo – O Musical’, em homenagem ao mês de aniversário de Monteiro Lobato

    Apresentação aconteceu na estação Carioca e fez um convite à exploração do imaginário, das lendas e da cultura popular que permeiam a obra do emblemático escritor e autor brasileiro   


    O MetrôRio foi palco, nesta quinta-feira (18/04), de uma versão pocket do espetáculo “Sítio do Picapau Amarelo – O Musical”, que homenageia Monteiro Lobato. A montagem, em primeira mão, que aconteceu gratuitamente na estação Carioca/Centro, marca o mês de nascimento do escritor e editor brasileiro (18/04/1882), que foi um dos primeiros autores de literatura infantil do país e da América Latina.    


    A apresentação no sistema metroviário, que é um dos apoiadores do projeto social, contou com integrantes da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense e do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, que executarão clássicos como “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil), “SaciPererê” (Carlinhos Brown), “Tia Anastácia” (Dorival Caymmi), “Emília, a boneca gente” (Baby Consuelo), “Visconde” (Lenine), “Cuca” (Cássia Eller), entre outros.    


    O espetáculo, com regência dos maestros Vinícius Louzada e Davi Fernandes, é um convite para explorar o imaginário, as lendas e a cultura popular que permeiam a obra de Lobato, abrindo espaço para reflexões que nos fazem enxergar a nós mesmos refletidos como em um espelho. Monteiro Lobato estará presente, por meio de suas personagens transformadas em marcantes canções, muitas das quais se tornaram verdadeiros ícones da MPB, com composições de Gilberto Gil, Dorival Caymmi e outros talentosos músicos brasileiros que contribuíram para enriquecer essa jornada única.    


    "Sou apaixonado pela música, estou no projeto há nove anos. Essa apresentação no metrô foi uma oportunidade incrível para o grupo, afirma o jovem de 18 anos, que está cursando o primeiro período de música na UFRJ. 


    A Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, que faz parte do programa sociocultural Geração de Sons, é patrocinada pela Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da CAIXA e Governo Federal. O Geração de Sons no Centro do Rio de Janeiro e Morro da Providência é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.   

      
    O evento também teve patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.


  • 18/04/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para jogo entre Botafogo e Atlético Goianiense no Engenhão nesta quinta-feira (18/04) pelo Campeonato Brasileiro

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 


    O MetrôRio preparou um esquema especial, nesta quinta-feira (18/04), para atender aos clientes que vão assistir à partida entre Botafogo e Atlético Goianiense, às 21h30, no estádio do Engenhão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, a partir das 21h30.
     

    Para facilitar a volta dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).
     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.


    No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.
     

    A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30.
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação 

     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.



    SERVIÇO 
     

    Horário de funcionamento do metrô nesta quinta-feira 

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 


    Quinta-feira (18/04): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.

     
    Transferência entre as linhas 1 e 2 


    Quinta-feira (18/04): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
     

    Quinta-feira (18/04): das 5h às 23h30


  • 18/04/2024

    MetrôRio recebe espetáculo gratuito: ‘Sítio do Picapau Amarelo – O Musical’, em homenagem ao mês de aniversário de Monteiro Lobato

    Apresentação acontece nesta quinta-feira (18/04) na estação Carioca e faz um convite para explorar o imaginário, as lendas e a cultura popular que permeiam a obra do emblemático escritor e autor brasileiro  


    O MetrôRio será palco, nesta quinta-feira (18/04), de uma versão pocket do espetáculo “Sítio do Picapau Amarelo – O Musical”, que homenageia Monteiro Lobato. A montagem, em primeira mão, acontece gratuitamente na estação Carioca/Centro, às 13h30, e marca o mês de nascimento do escritor e editor brasileiro (18/04/1982), que foi um dos primeiros autores de literatura infantil do país e da América Latina.


    A apresentação no sistema metroviário, que é um dos apoiadores do projeto social, conta com integrantes da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense e do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, que executarão clássicos como “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil), “SaciPererê” (Carlinhos Brown), “Tia Anastácia” (Dorival Caymmi), “Emília, a boneca gente” (Baby Consuelo), “Visconde” (Lenine), “Cuca” (Cássia Eller), entre outros.
     

    O espetáculo, com regência dos maestros Vinícius Louzada e Davi Fernandes, é um convite para explorar o imaginário, as lendas e a cultura popular que permeiam a obra de Lobato, abrindo espaço para reflexões que nos fazem enxergar a nós mesmos refletidos como em um espelho. Monteiro Lobato estará presente, por meio de de suas personagens transformadas em marcantes canções, muitas das quais se tornaram verdadeiros ícones da MPB, com composições de Gilberto Gil, Dorival Caymmi e outros talentosos músicos brasileiros que contribuíram para enriquecer essa jornada única.


    A Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, que faz parte do programa sociocultural Geração de Sons, é patrocinada pela Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da CAIXA e Governo Federal. O Geração de Sons no Centro do Rio de Janeiro e Morro da Providência é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
     

    O evento também tem patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.


  • 16/04/2024

    Sete estações do MetrôRio recebem vacinação gratuita contra a gripe

    Os postos extras vão funcionar nos dias 16, 17, 24 e 25 de abril, das 8h às 16h


    Depois do sucesso da vacinação no ano passado no sistema metroviário, que resultou na aplicação de 9 mil doses contra a gripe e a covid-19, o MetrôRio vai repetir a dobradinha com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A partir de amanhã, 16/04, sete estações da concessionária vão receber pontos de imunização. A iniciativa é uma parceria entre a concessionária e a SMS e tem como objetivo ampliar o acesso à vacinação e levar os imunizantes a locais de grande circulação de pessoas.
     

    A vacinação acontecerá, no dia 16 de abril, nas estações Saens Peña /Tijuca e Carioca/Centro. Já no dia 17 de abril, a imunização será realizada novamente nas estações Saens Peña /Tijuca, Carioca/Centro e também em Maracanã. Em 24 e 25 de abril, será a vez das estações Botafogo, Triagem, Cantagalo/Copacabana e Colégio.
     

    Os locais de vacinação serão montados fora da área controlada, sem a necessidade de passar pelas catracas das estações, das 8 às 16h.
     

    Durante a ação, as equipes da SMS vão orientar os passageiros do metrô sobre a imunização. Para se vacinar, basta apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.


    SERVIÇO  


    Vacinação contra a gripe nas estações do MetrôRio  

    Data: 16 de abril

    Horário: das 8h às 16h

    Estações: Saens Pena/Tijuca (no corredor do acesso entre os acessos E e F) e Carioca/Centro (no mezanino, próximo à academia Smart Fit).


    Data: 17 de abril

    Horário: das 8h às 16h

    Estações: Saens Pena/Tijuca (no corredor do acesso entre os acessos E e F), Carioca/Centro (no mezanino, próximo à academia Smart Fit) e Maracanã (mezanino próximo ao acesso B (SuperVia).


    Datas: 24 e 25 de abril

    Horário: das 8h às 16h

    Estações: Botafogo (corredor principal, próximo ao acesso A (São Clemente), Triagem (corredor principal, próximo ao acesso A (Rede Ferroviária), Cantagalo/Copacabana (corredor, próximo ao acesso A (Rua Miguel Lemos) e Colégio (mezanino da estação, próximo ao acesso A (Estrada do Colégio).


  • 15/04/2024

    MetrôRio, em parceria com a Energy2Go, oferece serviço de recarga de bateria para smartphones

    Os totens com os carregadores portáteis foram instalados em sete estações da concessionária 


    O MetrôRio tem uma novidade para seus clientes não ficarem sem bateria no sistema metroviário. Os usuários que embarcarem em cinco estações da concessionária poderão aproveitar o deslocamento para recarregar a bateria do celular, com praticidade e comodidade. A novidade é resultado de uma parceria com a Energ2Go, startup especializada na tecnologia de aluguel de power bank (carregadores portáteis). Os totens com os equipamentos foram instalados nas estações General Osório/Ipanema, Siqueira Campos/Copacabana, Botafogo, Cinelândia/Centro e Cardeal Arcoverde/Copacabana.
     

    Para utilizar o serviço, basta o cliente ler o QR Code no terminal em uma das cinco estações ou acessar o site Link ou baixar o aplicativo da Energy2Go disponível na App Store e no Google Play. É necessário realizar um simples cadastro. Cada terminal automatizado tem nove carregadores portáteis, com entrada para todos os tipos de aparelhos (USB-C, micro USB ou Apple Lightning).
     

    É possível devolver o carregador em qualquer unidade da Energy2Go, seja nas estações do MetrôRio ou em outros pontos sinalizados no mapa do app. Ele será cobrado pelo tempo de permanência com o carregador portátil. Nas cinco estações do sistema, o serviço custa, atualmente, R$14,90 pelas primeiras 4h de permanência e, a partir desse período, será cobrado R$24,90 a cada dia.
     

    A Energy2Go é uma startup brasileira especializada em soluções de carregamento portátil para celulares e de outros dispositivos móveis, com 5 anos de experiência no mercado de inovação e tecnologia.


  • 12/04/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (13 e 14/04)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 


    Neste sábado e domingo (13 e 14/04), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.


    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã no sábado


    No sábado (13/04) acontece a estreia do Fluminense contra o Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro, no estádio do Maracanã, a partir das 21h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos torcedores, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio ou de integração com a Supervia. Para esta partida, o metrô funcionará no horário regular de sábado, das 5h à meia-noite, em tempo hábil para saída dos torcedores do estádio que vão usar o modal.
     

    A concessionária sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação
     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

     SERVIÇO


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (13/04): das 5h à meia-noite

    Domingo (14/04): das 7h às 23h

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (13/04) e domingo (14/04): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 


    Sábado (13/04): das 5h às 23h30

    Domingo (14/04): das 7h às 22h30


  • 10/04/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Flamengo e Palestino, do Chile, nesta quarta-feira (10/04), no no estádio do Maracanã pela Conmebol Libertadores

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 


    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Flamengo e Palestino, do Chile, que acontece nesta quarta-feira (10/04), às 21h30, no estádio do Maracanã, pela Conmebol Libertadores.
     

    Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até 0h30. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.


    Nesta quarta-feira, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30, nos dois dias.


    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).

     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação  


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO  

    Horários de funcionamento do metrô nesta terça e quarta-feira 

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  

    Quarta-feira (10/04): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia, e as demais estações apenas para desembarque após horário regular.
     

    Transferência entre as linhas 1 e 2  

    Quarta-feira (10/04): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  

    Quarta-feira (10/04): das 5h às 23h30


  • 04/04/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (6 e 7/04)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 


    Neste sábado e domingo (6 e 7/04), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.
     

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.

     
    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã no fim de semana
     

    No domingo (7/04) acontece o segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca entre Flamengo e Nova Iguaçu no Maracanã, a partir das 17h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.
     

    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO

     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4


    Sábado (6/04): das 5h à meia-noite

    Domingo (7/04): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2

     

    Sábado (6/04) e domingo (7/04): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

     

    Sábado (6/04): das 5h às 23h30

    Domingo (7/04): das 7h às 22h30

     


  • 04/04/2024

    Sesc RJ e MetrôRio promovem ação de conscientização contra o Aedes aegypti

    Iniciativa acontecerá nas estações Carioca/Centro e Pavuna
     

    RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ e o MetrôRio promovem, nesta quinta-feira (04/04), uma ação de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti e às arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A atividade acontecerá, das 10h às 16h, nas estações Carioca/Centro e Pavuna.

    Durante a ação, os educadores em saúde do Sesc RJ vão orientar e tirar dúvidas dos passageiros sobre a importância de cuidados cotidianos para evitar a criação de focos do Aedes aegypti e da prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela e do nilo ocidental.

     
    Haverá uma exposição informativa que vai esclarecer mitos e verdades sobre o mosquito, o ciclo de reprodução e transmissão e as medidas de proteção. A iniciativa faz parte da programação do Sesc RJ no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido à epidemia de dengue no estado do Rio de Janeiro.
     

    SERVIÇO


    Ação do Sesc RJ contra o Aedes aegypti no MetrôRio

    Estações: Carioca/Centro (mezanino próximo ao acesso B - Avenida Chile) e Pavuna

    Data: 04/04

    Horário: 10h às 16h