×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 07/02/2020

    MetrôRio monta esquema especial para jogos do fim de semana no Maracanã pelo Campeonato Carioca

    A operação especial contará com reforço de trens para a ida e volta dos jogos e nas equipes de atendentes nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial para os torcedores que irão ao Maracanã assistir aos jogos do fim de semana, pela 6ª rodada do Campeonato Carioca, que corresponde à Taça Guanabara. No sábado, 8/02, o Flamengo enfrenta o Madureira, a partir das 18h. Já no domingo, dia 9, o Botafogo vai jogar o clássico contra o Fluminense, às 16h. 

    A concessionária também contará com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança nas estações do Maracanã e São Cristóvão. Também haverá aumento no número de trens circulando pelo sistema.


  • 07/02/2020

    MetrôRio oferece maquiagem gratuita para clientes no pré-carnaval

    Ação é realizada em parceria com O Boticário. Makes irão incrementar visual de quem passar pela estação Siqueira Campos

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai realizar ação especial oferecendo maquiagem para os passageiros que vão acessar a estação Siqueira Campos, em Copacabana, nos dois próximos finais de semana do pré-carnaval carioca. O serviço vai acontecer sempre entre 8h e 14h, no mezanino da estação, sendo disponível para todos os clientes.

    A ação é realizada em parceria com o Boticário, que vai montar estação de maquiagem com makes para incrementar o visual de quem vai curtir os blocos, e também fará distribuição de tatuagens temporárias com frases engajadas na folia.

    Operação especial nos finais de semana do pré-carnava
    No período do pré-carnaval, o MetrôRio atuará com reforços nas equipes de segurança e atendimento para garantir a fluidez dos passageiros, tanto no embarque quanto no desembarque.  
     


  • 07/02/2020

    MetrôRio realiza operação especial para eventos do Carnaval

    Haverá extensão na operação da linha 2 e serviço funcionará 24h durante o carnaval
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos eventos do pré-carnaval carioca (dias 9, 15 e 16/2) e carnaval / desfiles no Sambódromo (21 a 25/2; 29/2 e 01/3). 

    Neste fim de semana (8 e 9/2), haverá desfiles de blocos e megablocos, em diversas regiões da Zona Sul e no Centro, próximos às estações. No domingo, dia 9, a cidade ainda receberá o show da cantora Iza, no Palco Tim, na Praia de Ipanema. 

    Para o período de carnaval no Sambódromo e desfile das Campeãs, a operação do MetrôRio será ininterrupta, funcionando a partir das 5h do dia 21 (sexta-feira) até meia noite do dia 25 (terça-feira); e das 5h do dia 29/2 (sábado) até as 23h do dia 01/3 (domingo).

    Compra com antecedência
     
    A operação da concessionária contará com alterações nas linhas e fechamento de estações para mitigar impactos no fluxo e promover a mobilidade no escoamento dos eventos. O MetrôRio solicita que os passageiros fiquem atentos às mudanças e adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas. Além disso, é necessário cooperar com atitudes que ajudam a manter a viagem mais tranquila e segura para todos, como segurar as portas da composições, sentar no chão e também seguir as orientações dos operadores de estação.

    Extensão da Linha 2
     
    No sábado, 8, a circulação dos trens será das 5h à meia-noite, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio, como ocorre regularmente aos sábados. 

    Durante o pré-carnaval, nos dias 9 (domingo), 15 (sábado) e 16 (domingo), a operação dos trens será feita de 5h até meia noite aos sábados e de 7h até 23h nos domingos, com circulação da Linha 2 de Pavuna até a estação General Osório. 

    Nos dias de desfiles no Sambódromo (21 a 25/2 e 29/2 a 01/3), além de funcionar ininterruptamente, a operação da Linha 2 também será feita até Ipanema. Em todas as datas de operação especial, caso seja registrada alta de demanda para a Linha 4 no período da tarde, a circulação da Linha 2 poderá ser estendida até Jardim Oceânico.

    Estações fechadas 
     
    No Centro, onde no domingo (09) desfilará o bloco Carnaval Square, da cantora Claudia Leitte, a estação Presidente Vargas ficará fechada para embarque e desembarque durante todo o dia. Já na Zona Sul, onde acontecerá o show da cantora Iza, na Praia de Ipanema, a estação Jardim de Alah ficará fechada para embarque a partir das 17h até o encerramento da operação.
     
    O fechamento de estações é uma medida de segurança adotada em transportes públicos sobre trilhos em todo o mundo que ajuda no escoamento de público durante grandes eventos, proporcionando maior segurança. Da mesma forma, poderá ser adotado controle de fluxo no embarque, para evitar lotação no interior de estações e plataformas após os eventos. 

    Além disso, o MetrôRio também contará com estruturas no entorno das estações, como bilheteria externa na estação Carioca, e grades e portões externos que visam direcionar o fluxo auxiliando o embarque e desembarque de passageiros.

    Durante todo o dia, na estação Cinelândia será permitido apenas o embarque com cartões pré-adquiridos. Após os shows dos megablocos no Centro, recomenda-se o embarque na estação Carioca.

    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
     
    Nos dias de desfile de megablocos, em função da previsão de grande movimento de passageiros, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô não será permitido durante todo o dia.

    Grandes volumes
     
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.

    O que é proibido
     
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
     
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.

    Dicas de segurança para os passageiros
     
    O MetrôRio está operando em esquema especial  nos finais de semana até o início de março para atender ao público que está curtindo os eventos de pré, pós e carnaval. Além das ações de reforço no efetivo de segurança e de atendimento e alterações na operação, a colaboração dos clientes também é essencial para o sucesso e segurança da operação. Por isso, a concessionária elaborou uma série de dicas para orientar os usuários:
     
    - Ficar atento às proibições de embarque (grandes volumes e veículos) e nos dias de folia, em especial, não transportar ou utilizar garrafas de vidro, pois o descarte irregular pode provocar acidentes graves;
     
    - Não sentar no chão da composição ou travar o fechamento das portas, que pode atrasar a viagem e provocar acidentes;
     
    - Não ultrapassar a faixa de segurança devido ao risco;
     
    - A gentileza não pode ser esquecida nos dias de folia, portanto devem-se respeitar os assentos preferenciais e ajudar pessoas com deficiência ou necessidades especiais ou acionar apoio das equipes de segurança;
     
    - Não depredar ou vandalizar as composições e estações. Além de ser crime de dano ao patrimônio, atrasa a viagem e pode prejudicar a operação. Em caso de flagrante, denuncie às equipes de segurança;
     
    - Não descarte lixo no interior dos trens, nas dependências das estações e principalmente nas plataformas, pois pode prejudicar a operação;
     
    - Ter paciência ao embarcar e desembarcar e seguir as orientações dos operadores de fluxo. A pressa pode gerar tumulto e prejudicar ainda mais a mobilidade;

    Confira a lista de blocos que desfilarão próximos às estações do MetrôRio neste fim de semana, com as mais indicadas para ir aos eventos:
     
    Dia 8 (sábado)
     
    Bloco Desliga da Justiça, no Baixo Gávea, a partir das 8h.
    Estações: Metrô na superfície de Botafogo e Antero de Quental
     
    Bloco Spanta Nenén, na Lagoa, a partir das 11h.
    Estação: General Osório
     
    Imprensa que eu gamo, Laranjeiras, a partir das 13h.
    Estação: Largo do Machado
     
    Bloco BG, em Laranjeiras, a partir de 13h.
    Estação: Largo do Machado.
     
    Banda de Ipanema, na Praça General Osório, a partir das 16h.
    Estação: General Osório e Nossa Senhora da Paz

    Dia 09 (domingo)
     
    Bloco Carnaval Square da Claudia Leitte, no Centro, a partir das 7h.
    Estações: Carioca, Cinelândia e Uruguaiana.
     
    Bloco me esquece, no Jardim Botânico, a partir das 8h.
    Estações: Metrô na superfície de Botafogo e Antero de Quental 
     
    Amigos da Barra, Praia da Barra, a partir das 13h.
    Estação: Jardim Oceânico.


  • 06/02/2020

    MetrôRio realiza revalidação dos cartões de gratuidade para estudantes da rede pública

    O MetrôRio, Empresa do grupo Invepar, deu início ao processo de revalidação dos cartões de gratuidade para estudantes da rede pública. O processo pode ser feito em qualquer uma das 41 estações das Linhas 1, 2 e 4. É importante que os usuários revalidem seus cartões para garantir sua funcionalidade, facilidade e comodidade no acesso às estações.
     
    Para realizar a revalidação, os estudantes deverão se dirigir a qualquer estação e procurar o terminal de consulta. O processo é rápido e automático: basta encostar o cartão em um terminal de consulta para ter seu cartão revalidado. O procedimento poderá ser feito durante o funcionamento do metrô, de segunda a sábado, das 5h à 0h; domingo e feriados, das 7h às 23h. 
     
    A revalidação é feita automaticamente mediante o envio da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais, e a confirmação da renovação do aluno para o ano letivo vigente. Qualquer dúvida quanto ao funcionamento do cartão ou caso o estudante tenha alguma alteração no cadastro, basta comparecer ao Posto de Gratuidades na Estação Central, de segunda a sexta, das 8h às 18h.
     
     
    Informações
    Para solicitar o cartão de gratuidade, todos os requerentes devem comparecer diretamente ao Posto de Gratuidade na Estação Central, que funciona de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, das 8h às 18h.

    Para estudantes, é necessário que compareçam uniformizados portando os documentos:

      1.  Carteira de estudante ou declaração escolar original do ano letivo vigente.
      2.  Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original.
      3.  Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original).
      4.  Se for menor de idade, deve estar acompanhado de responsável legal, que deverá apresentar identidade e CPF originais.

    Atenção: Os estudantes somente são cadastrados se constarem da base de dados fornecida pelas Secretarias de Educação (Estadual e Municipal) e Instituições Federais.


  • 06/02/2020

    Estações do MetrôRio vão oferecer vacinação gratuita contra o sarampo

    Iniciativa das secretarias de Estado e Municipal de Saúde visam intensificar a imunização da população
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai participar das campanhas de vacinação contra o sarampo, promovidas pela secretarias estadual e municipal de Saúde do Rio de Janeiro. As ações contarão com postos de vacinação nas estações do metrô. Quem fizer parte do público-alvo e passar pela plataforma da estação Carioca, amanhã (6) e na sexta-feira (7), poderá se vacinar. Os usuários devem apresentar documento de identidade ou CPF. Na ocasião, serão emitidos comprovantes para o público que tomou a vacina.
     
    A vacinação contra o sarampo também será realizada nas estações Maracanã, nos dias 11 e 14 de fevereiro, e Central, nos dias 18 e 20 de fevereiro, das 8h às 14h. A concessionária está apoiando a ação e dando suporte operacional à Secretaria de Estado de Saúde (SES), que terá equipes no local para tirar dúvidas sobre a doença.
     
    A população-alvo é formada por crianças e adultos, com idade entre seis meses e 59 anos. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.
     
    No caso de pessoas portadoras de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a melhora do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, a transplantados de medula óssea, a gestantes, e a quem apresenta alergia ao ovo.
     
    Já entre os dias 10 e 20 de fevereiro, as estações Pavuna, Central, Maracanã, Siqueira Campos e General Osório também receberão postos volantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reforçar a campanha de vacinação contra o sarampo.
     
    Pontos de vacinação:
     
    - Na estação Carioca, o posto de vacinação será montado em frente às bilheterias.
    - Na estação Maracanã, o posto de vacinas será montado no corredor próximo às catracas.
    - Na estação Central, a vacina será aplicada no corredor principal do mezanino, próximo do espaço do Palco Carioca.
    - Na estação Pavuna, os clientes podem se imunizar próximo ao acesso principal.
    - Na estação General Osório, o ponto de vacinação ficará em frente à bilheteria do acesso C (Complexo Rubem Braga/Rua Teixeira de Melo).
    - Na estação Siqueira Campos, o ponto de vacinação será no corredor próximo ao acesso B (Rua Figueiredo Magalhães). 


  • 03/02/2020

    MetrôRio prorroga inscrições para Programa de Estágio

    As inscrições vão até o dia 09 de fevereiro.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, prorrogou as inscrições para o Programa de Estágio 2020, que irá selecionar estudantes de cursos superior e técnico. As vagas de ensino técnico estão disponíveis para alunos dos cursos de Automação Industrial, Edificações, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica, Mecatrônica, Tecnologia da Informação e Telecom. Já as oportunidades de ensino superior estão abertas para estudantes de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Design, Economia, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Jornalismo, Marketing e Relações Públicas.

     As etapas do processo seletivo incluem prova online, triagem curricular, dinâmica de grupo, entrevista com gestor e avaliação com o médico do trabalho. Ao todo, são 10 oportunidades para nível técnico e os candidatos podem ter concluído ano passado, ou com previsão de formatura até 2021. Já para nível superior, são 6 vagas e os interessados devem ter previsão de formatura para o segundo semestre de 2021. 

    O programa oferece como benefícios bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-refeição. O contrato de estágio é renovável a cada seis meses, com prazo máximo de dois anos, com carga horária de 6 horas diárias.  Inscrições pelo site vagas.com/metrorio até o dia 09 de fevereiro.

    A funcionária Açucena Correia ingressou no Programa de Estágio de 2018 e, depois de 11 meses no grupo, foi efetivada no MetrôRio no ano passado, como Assistente Comercial. Para ela, ter sido estagiária foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendeu na faculdade. "Fazer estágio é muito importante para ter experiência na área escolhida, foi um período de grande aprendizado. Ter sido efetivada tão rápido foi uma surpresa maravilhosa", comemora Açucena.  


  • 31/01/2020

    MetrôRio realiza operação especial para shows de Gloria Groove e Martinho da Vila na Praia de Ipanema

    Também haverá esquema especial para desfiles de blocos próximo às estações.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial de funcionamento para atender o público que vai aos shows de Gloria Groove e Martinho da Vila, que acontecerão neste final de semana, nos dias 1º e 2 de fevereiro, no Palco Tim, na Praia de Ipanema. As estações Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz, que são as mais próximas aos eventos, vão contar com reforço no efetivo de estação e de segurança. 
     
    O MetrôRio solicita que os passageiros adquiram os bilhetes de volta com antecedência para evitar filas e deem preferência ao embarque na estação Nossa Senhora da Paz. Na estação Jardim de Alah, não haverá venda de cartões e recargas após 17h. 
     
    Durante o fim de semana, o MetrôRio também estará com a Operação Verão, que disponibilizará trens extras no sistema e aumento no efetivo das equipes, para atender aos clientes que forem curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.  
     
    Blocos de Carnaval 
     
    Neste final de semana, o MetrôRio também realizará operação especial para atender o público dos blocos “Chama Gente”, que vai desfilar a partir das 9h de sábado (1º), em São Conrado, e  “Só Caminha”, que acontecerá no domingo (2), a partir das 12h, no Largos dos Leões, no Humaitá. As estações São Conrado e Botafogo, que conta também com metrô na superfície e são as mais próximas aos eventos contarão com reforço nas equipes de segurança e nas estações. 
     
    Campeonato Carioca
    O MetrôRio também contará com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança nas estações do Maracanã e São Cristóvão, para atender a demanda de torcedores que vão assistir a partida entre Resende e Flamengo, que acontece segunda-feira, dia 3, a partir das 20h, no Maracanã, pela 5ª rodada do Campeonato Carioca. 
     
     
    Embarque com bicicletas e pranchas de surfe
    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas e pranchas devem ser transportadas no último carro da composição. Já as pranchas devem estar dentro de uma capa própria. 
     
    Clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.  Em caso de grandes eventos na cidade, a entrada de bicicletas e pranchas no sistema poderá ser suspensa.
     
    Grandes volumes
    O tamanho limite para grandes volumes nos trens e estações é de 40cm de largura e 45cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo.
     
    O que é proibido
    Não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. Também é proibido embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho e ingerir bebida alcoólica.
     
    Cartão Giro e pagamento por aproximação
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro. Os clientes podem planejar a viagem através do aplicativo MetrôRio. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 30/01/2020

    MetrôRio realiza serviços de conservação em acesso da estação General Osório

    Intervenções no acesso D, na Rua Sá Ferreira, começam neste fim de semana e vão até o dia 14 de fevereiro
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, iniciou nesta quinta-feira, dia 30/01, obras de revitalização no acesso D (Rua Sá Ferreira) da estação General Osório. As intervenções possuem previsão de término em 14 de fevereiro. Neste período, o acesso será fechado durante os fins de semana (dias 1º /02 e 08/09). 
     
    Já nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, o acesso D estará aberto, mas de forma parcial. As demais entradas da estação (Praça General Osório, Rua Jangadeiros, Complexo Rubem Braga e Lagoa) continuarão funcionando normalmente.  
     
    A revitalização do acesso inclui serviços de conservação, limpeza, pintura e intervenções estruturais da escada, com o objetivo de trazer mais comodidade e segurança para os clientes do MetrôRio. As obras fazem parte de um conjunto de melhorias que estão sendo feitas nas estações das linhas 1 e 2.


  • 30/01/2020

    MetrôRio registra mais de 17 mil objetos perdidos em trens e estações em 2019

    Número é 36% maior do que 2018, quando foram registrados 12.682 objetos perdidos
      
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, catalogou 17.251 objetos perdidos nos seus trens e estações em 2019. O número registrado foi 36% maior que no ano anterior, quando 12.682 itens foram esquecidos nas dependências da concessionária.
     
    Em 2017, o número de registros foi de 13.567 objetos perdidos. Durante as operações especiais do MetrôRio nos grandes eventos na cidade, como Carnaval, Réveillon e Rock in Rio, costuma ser observado aumento no número de ocorrências deste tipo.
     
    Somente na noite do último Réveillon, foram encontrados mais de 800 itens em todas as estações e nos trens. Nesse período, os objetos mais frequentes foram carteiras, cartões, documentos, chinelos, óculos, chapéus, barraca e cadeira de praia. As estações com maior número de casos são Carioca, Botafogo, Pavuna, Uruguaiana e Jardim Oceânico.
     
    Na operação especial montada durante o Rock in Rio 2019, foram contabilizados cerca de 500 itens perdidos durante os sete dias de evento, número 56% maior que a média de dias anteriores. Logo após o festival, a operação de devolução mobilizou os colaboradores da concessionária, e a maioria dos itens voltou para as mãos dos donos.
     
    O setor de Achados e Perdidos chega a contabilizar mensalmente cerca de dois mil itens perdidos nas composições e plataformas. Entre os achados, há desde pertences mais "comuns", como carteiras com documentos e dinheiro, até objetos pessoais e inusitados, como bengalas, perna mecânica, dentaduras, bicicletas, ventiladores e até computadores.
     
    No mês de julho, uma funcionária da limpeza da estação Pavuna encontrou a carteira de um porteiro com R$ 2.460,50 em espécie e um contracheque, além de documentos. Após 15 dias de buscas, os colaboradores conseguiram identificar o proprietário, que já não esperava mais reaver o dinheiro, e fizeram a devolução. Já no mês de outubro, foi encontrado um violino, na estação do Flamengo. O objeto, deixado no interior de um trem, dentro de um estojo de madeira, foi catalogado pelo Achados e Perdidos e devolvido ao dono com ajuda da imprensa, que fez a divulgação.
     
    “Alguns passageiros desconhecem o serviço e não têm esperança de encontrar os objetos. Nossos funcionários, além de cadastrar tudo que é achado, tentam entrar em contato com o cliente, para que eles possam recuperar seus pertences com segurança e praticidade", comenta Simone Pfeil, gerente de comunicação e marketing do MetrôRio.
     
    Como recuperar um objeto perdido
    Os clientes que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do MetrôRio podem entrar em contato por meio do site metrorio.com.br, ou também dirigir-se diretamente ao Espaço do Cliente, na estação Carioca, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais.
     


  • 29/01/2020

    etrôRio promove nova apresentação infanto-juvenil sobre empatia e gentileza

    Iniciativa é gratuita e acontece nesta quinta-feira

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e a Agência Trinity promovem nesta quinta-feira, dia 30, na União de Del Castilho, mais uma apresentação do espetáculo "Gentilezinha e a Liga dos Guardiões da Terra". O objetivo do Projeto Gentilezinha é ensinar sobre cidadania para crianças e jovens, por meio de mensagens de paz, amor, solidariedade e compaixão. A ação é gratuita e acontece a partir das 8h.

    Por meio de apresentações teatrais lúdicas, o personagem 'Gentilezinha', um menino inspirado pela obra do Profeta Gentileza, ressalta valores importantes para a formação de crianças e adolescentes. Temas como: meio ambiente, generosidade, tolerância, amizade são abordados na encenação. Durante a apresentação, as crianças serão chamadas para participar da peça sendo convocadas para assumir o papel de guardiões. 

    Ao final do espetáculo serão distribuídas cartilhas para colorir com ilustrações e mensagens de cidadania para reforçar os conceitos ensinados na peça. O Projeto Gentilezinha conta com patrocínio da Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar. 
     
    Sobre o Projeto Gentilezinha
    Foi iniciado em junho de 2015 pela Agência Trinity, com a criação de um personagem que abordava temas relacionados à cultura, gentileza e cidadania. Os resultados das apresentações foram mais de 2.500 crianças e 640 adultos impactados, além de mais de três mil cartilhas distribuídas com ilustrações, mini histórias e interações.