×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 29/01/2021

    ONG Favela Mundo lança atividades culturais gratuitas nas redes sociais

    Com patrocínio do MetrôRio, iniciativa disponibilizará vídeos educativos para crianças e jovens

    A ONG Favela Mundo vai disponibilizar gratuitamente em suas redes sociais, a partir da próxima terça-feira (02/02), vídeos de atividades educativas, como contação de histórias indígenas, africanas, musicalização infantil e dança, entre outras. O conteúdo atenderá a crianças e jovens de todas as idades. O objetivo da ação é fortalecer as raízes da cultura brasileira. A instituição conta com o patrocínio do MetrôRio.

    A cada semana serão liberados dois novos vídeos, sempre às terças e quintas-feiras, às 10h, no Instagram, Facebook e YouTube do projeto.

    Por conta da pandemia, a ONG Favela Mundo informa que, assim que for possível e seguro, vai retomar as atividades presenciais nos bairros do Caju, Cidade de Deus e Jacarezinho, com previsão de oferta de 1.200 vagas em oficinas de teatro, violão, musicalização, hip-hop, jazz e danças brasileiras.

    O projeto Favela Mundo é patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lamsa, ICTSIRIO e MetrôRio por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS; e apoiado pelo Instituto Invepar.

    Fundada em setembro de 2010, a ONG passou por 12 comunidades e beneficiou mais de 6 mil crianças e adolescentes. Consta em seu currículo, desde 2014, o reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU) de “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day, em Nova York; além de representar o país em outros eventos nos Estados Unidos, Canadá, México, Cuba e Marrocos.

    SERVIÇO

    Onde assistir aos vídeos culturais:


    Mais informações pelo WhatsApp: (21) 2236-4129

    Conheça mais sobre a ONG em: www.favelamundo.org.br

     


  • 28/12/2020

    Horário de funcionamento do MetrôRio no Réveillon

    Conforme determinação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, informa que, no dia 31,  as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 5h da manhã e todas as estações fecharão às 20h.

    - No dia 1º de janeiro, feriado nacional do Dia da Confraternização Universal, o metrô funcionará das 7h às 23h. Já nos dias 2 e 3 de janeiro, a operação acontece nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos três dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio.


  • 23/12/2020

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no Natal

    Nesta quinta-feira (24/12), véspera de Natal, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará normalmente das 5h até a meia-noite. Já no feriado (25/12), o sistema abrirá às 7h, e a operação será encerrada às 23h, com a transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio

    Já nos dias 26 e 27 de dezembro, a operação acontecerá nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. A concessionária também segue com a Operação Verão. O planejamento inclui reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além do aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços do metrô. Neste período, haverá baldeação na estação Estácio para transferência entre as linhas 1 e 2.

    Além disso, no dia 24/12, as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) funcionarão das 5h às 23h30. No dia 25, o serviço será das 7h às 22h30. No fim de semana, 26 e 27 de dezembro, os ônibus terão horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h às 23h30; e no domingo, das 7h às 22h30.

    É importante ressaltar que, com a chegada do verão, o MetrôRio reforçou a comunicação informando a importância e obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o sistema, iniciativa adotada desde o começo da pandemia. Além de placas e avisos sonoros nas 41 estações, a concessionária fortaleceu a veiculação da mensagem nos painéis e TVs de trens, que transmitem as orientações mais de 300 mil vezes ao dia. A empresa colocou ainda uma equipe com megafones para fazer rondas orientativas nos mezaninos, plataformas e interior dos vagões. Todas as estações do sistema também contam com dispensadores de álcool em gel instalados nos locais de uso comum, incluindo as plataformas, para utilização dos clientes.

    Facilidade no pagamento

    A concessionária recomenda que os usuários utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da passagem diretamente nas catracas do metrô e nas linhas de ônibus do MNS ou recarregando online, sem a necessidade de filas ou manuseio de dinheiro. Os clientes do Giro, cartão de passagem do MetrôRio, podem fazer recargas no site (giro.metrorio.com.br/) ou no aplicativo Giro MetrôRio.

    Já quem conta com dispositivos por aproximação, como celulares, relógios e cartões de crédito e débito, Visa ou Mastercard, com tecnologia NFC, pode pagar a passagem diretamente nas catracas. Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.

    Postos de Atendimento

    No dia 23/12, o posto de gratuidade da estação Central funcionará das 8h às 12h. No dia 24/12, não haverá expediente no local. Para evitar aglomerações, a distribuição diária de senhas será limitada e serão adotados intervalos de 10 minutos entre os atendimentos.

    Já o horário do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) funcionará normalmente durante a operação do metrô: no dia 24/12, das 5h à meia-noite; e no dia 25/12, das 7h às 23h.

    Achados e perdidos

    No dia 23/12, o atendimento do espaço de achados e perdidos na estação Carioca será das 8h às 12h. No dia 24/12, não haverá expediente no local. 

    Horários no feriado do Natal

    *Metrô

    Quinta-feira (24/12) - 5h até a meia-noite.
    Transferência entre as linhas 1 e 2 nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo e Central).

    Sexta-feira (25/12) - 7h às 23h. 
    Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.  

    Sábado (26/12) - 5h até a meia-noite. 
    Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.

    Domingo (27/12) - 7h às 23h. 
    Transferência entre as Linhas 1 e 2 na estação Estácio.

    **Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quinta-feira (24/12) - 5h até as 23h30.

    Sexta-feira (25/12) - 7h às 22h30.

    Sábado (26/12) - 5h até as 23h30.

    Domingo (27/12) - 7h às 22h30.


  • 18/12/2020

    Condutores do MetrôRio vão se transformar em Papais Noéis no Natal

    Que tal embarcar no clima natalino com o bom velhinho no metrô? A partir de 19 de dezembro, os condutores dos trens estarão vestidos de Papai Noel. Durante as viagens nas três linhas do metrô, eles usarão a tradicional roupa vermelha e gorro.

    Em tempos de pandemia, a concessionária orienta que os clientes utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da passagem diretamente nas catracas ou recarregando online o cartão Giro do MetrôRio, agilizando o acesso e evitando filas. Além disso, é importante que os passageiros mantenham cuidados básicos de higiene e prevenção ao contágio, como uso de máscara de proteção e álcool em gel.


  • 04/12/2020

    MetrôRio inicia Operação Verão neste fim de semana

    Haverá reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de maior oferta de trens e ação para redobrar as orientações sobre o uso obrigatório de máscaras 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, inicia neste sábado (05/12) a Operação Verão com reforço no efetivo das equipes das estações e de segurança, além de aumento na oferta de trens nos dias e horários com mais buscas pelos serviços da concessionária. O planejamento funcionará durante todo o período mais quente do ano. Os horários, no entanto, serão mantidos: aos sábados, das 5h até meia-noite, e aos domingos e feriados, das 7h às 23h. Como já acontece normalmente nos fins de semana, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.

    A empresa também reforçou as ações de fiscalização e orientação quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do sistema, iniciativa adotada desde o início da pandemia. Além dos avisos sonoros e placas informativas nas estações e nos trens, haverá colaboradores com megafone próximo às catracas de algumas estações e plataformas para conscientizar os clientes sobre a importância da proteção facial para diminuir os riscos de contaminação pelo coronavírus. A fiscalização é realizada nas estações e dentro dos trens por agentes de segurança.

    Os técnicos do MetrôRio também já intensificaram a revisão dos sistemas de ar-condicionado das composições com objetivo de garantir o conforto dos clientes em dias de temperatura elevada. Além disso, os equipamentos de refrigeração passam por inspeções diárias e, caso seja constatada alguma irregularidade, o carro é encaminhado imediatamente ao Centro de Manutenção.

    A concessionária ressalta ainda as recomendações sobre a higienização das mãos com álcool em gel e o distanciamento entre as pessoas e lembra que segue, desde março, rigorosos protocolos de sanitização de todas as composições e das 41 estações do sistema.

    Regras para embarque

    Aos fins de semana e feriados, o embarque com bicicletas convencionais e pranchas de surf no metrô é liberado durante todo o dia. As bicicletas devem ser transportadas no último carro da composição. O mesmo acontece com as pranchas, que devem ser transportadas dentro de capa apropriada. Lembrando que clientes do MetrôRio podem embarcar com bicicletas dobráveis todos os dias, em qualquer horário, preferencialmente no último carro da composição.

    Já quanto ao transporte de grandes volumes, o tamanho limite nos trens e estações é de 40 cm de largura e 45 cm de comprimento. Cada estação conta com um gabarito, que pode ser utilizado como referência para as medidas de cada item. Não é permitido o embarque com sacos de gelo nem caixas de isopor. Também não é permitido transitar pelas estações do MetrôRio com skates, patins, patinetes e hoverboards. É proibido ainda embarcar descalço, sem camisa ou com trajes de banho, além de ingerir bebida alcoólica.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.


  • 27/11/2020

    MetrôRio reforça operação para o segundo turno das Eleições 2020

    O segundo turno das eleições municipais de 2020, neste domingo, 29/11, também contará com esquema especial de funcionamento do MetrôRio, empresa do grupo Invepar. A concessionária vai disponibilizar trens extras para atender os eleitores com conforto e segurança.

    No dia da votação, as estações das linhas 1, 2 e 4 vão abrir às 7h e a operação se encerrará às 23h. No sábado (28/11), o funcionamento será das 5h à 0h, como já acontece normalmente nos fins de semana. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio .

    Metrô na Superfície (MNS)

    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também vão operar nos horários regulares de fim de semana, com funcionamento no sábado, das 5h às 23h30, e no domingo, das 7h às 22h30.

    Cartão Giro e pagamento por aproximação

    A concessionária recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem, ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC. 

    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay, além do Pic Pay, para pagamento da tarifa por aproximação.

    Horários de funcionamento da operação no fim de semana das eleições 

    Sábado (28/11) - Funcionamento normal, das 5h até a meia-noite. 

    Domingo - Eleições (29/11) - Funcionamento normal de domingos e feriados, das 7h às 23h, com reforço de trens. 

    Nos dois dias, a linha 2 terá operação de Pavuna até a estação Estácio, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.


  • 25/11/2020

    Funcionários do MetrôRio se juntam e vão ao Hemorio no Dia Nacional do Doador de Sangue

    Hoje, dia 25/11, Dia Nacional do Doador de Sangue, um grupo de 12 funcionários do MetrôRio foram ao Hemorio ajudar com os estoques de sangue do instituto. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação e aumentar a oferta de bolsas de sangue durante o período de férias e comemorações de fim de ano, que registram redução no número de doadores.  

    Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar mais pessoas. Segundo o Hemorio, por conta da pandemia, houve uma queda nas doações de sangue, afetando o abastecimento das principais unidades hospitalares do estado.

    “Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade”, explica o diretor geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim.

    O agente de segurança Vinícius Tadeu Bastos do Rio, de 27 anos, trabalha há dois anos no MetrôRio e foi um dos primeiros a se voluntariar para a doação.   

    "É gratificante saber que a minha doação vai ajudar a salvar vidas. Eu, que já sou doador de sangue há dois anos, estou muito animado e feliz em participar desta ação ao lado dos meus colegas de trabalho. Essa iniciativa mostra que a nossa missão é sempre contribuir para ajudar os passageiros, seja nas estações, seja nas necessidades da sociedade”, afirmou Vinicius. 

    A colaboradora Namam - como é conhecida na equipe de segurança da concessionária -, de 43 anos, destacou que o ato de doar sangue é essencial para salvar vidas, sendo uma forma de demonstrar amor e empatia pelo próximo. 

    “Sempre estou disponível para fazer o bem. Eu, que também sou profissional da área da saúde, sei a importância que cada doação de sangue tem para salvar a vida das pessoas nos hospitais. Por isso, eu convido os nossos clientes para irem à sede do Hemorio para participar da campanha”, disse a colaboradora. 

    Como apoio à iniciativa, o MetrôRio também veiculará nos avisos sonoros das plataformas o podcast Saiba Saúde, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, com as principais informações sobre como realizar a doação de sangue.

    Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D - Praça da República. O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona das 7h às 18h.

    Quem pode doar

    Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

    Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas antes do procedimento. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, aids, hepatite e doença de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.


  • 25/11/2020

    Funcionários do MetrôRio participam de ação no Hemorio no Dia Nacional do Doador de Sangue

    Amanhã (25/11), um grupo de funcionários do MetrôRio participa da campanha de doação na sede do Hemorio, em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue. A iniciativa tem como objetivo incentivar a doação e aumentar os estoques de sangue durante o período de férias e comemorações de fim de ano, que registram redução no número de doadores.  

    Com a ação, os voluntários também esperam chamar a atenção para a importância da doação e mobilizar mais pessoas. Segundo o Hemorio, por conta da pandemia, houve uma queda nas doações de sangue, afetando o abastecimento das principais unidades hospitalares do estado.

    “Ver os hemocentros unidos em celebração a um dia tão especial tem um significado muito importante. Só é possível garantir a continuidade das coletas de sangue durante a pandemia com uma grande corrente de solidariedade”, explica o diretor geral do Hemorio, Dr. Luiz Amorim.

    O agente de segurança Vinícius Tadeu Bastos do Rio, de 27 anos, trabalha há dois anos no MetrôRio e foi um dos primeiros a se voluntariar para a doação.   

    "É gratificante saber que a minha doação vai ajudar a salvar vidas. Eu, que já sou doador de sangue há dois anos, estou muito animado e feliz em participar desta ação ao lado dos meus colegas de trabalho. Essa iniciativa mostra que a nossa missão é sempre contribuir para ajudar os passageiros, seja nas estações, seja nas necessidades da sociedade”, afirmou Vinicius. 

    A colaboradora Namam - como é conhecida na equipe de segurança da concessionária -, de 43 anos, destacou que o ato de doar sangue é essencial para salvar vidas, sendo uma forma de demonstrar amor e empatia pelo próximo. 

    “Sempre estou disponível para fazer o bem. Eu, que também sou profissional da área da saúde, sei a importância que cada doação de sangue tem para salvar a vida das pessoas nos hospitais. Por isso, eu convido os nossos clientes para irem à sede do Hemorio para participar da campanha”, disse a colaboradora. 

    Como apoio à iniciativa, o MetrôRio também veiculará nos avisos sonoros das plataformas o podcast Saiba Saúde, produzido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, com as principais informações sobre como realizar a doação de sangue.

    Para chegar ao Hemorio, os doadores podem descer na estação Central do metrô e utilizar o acesso D - Praça da República. O instituto fica na Rua Frei Caneca, 8, próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, e funciona das 7h às 18h.

    Quem pode doar

    Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

    Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. Também não é recomendado ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas antes do procedimento. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos de idade, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, aids, hepatite e doença de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.


  • 23/11/2020

    MetrôRio muda validação do cartão Giro para agilizar embarque dos passageiros

    Novidade começa a valer no dia 23 de novembro e faz parte da estratégia da empresa para reduzir os pontos de contato na jornada do cliente nas estações, durante a pandemia

    O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, oferece uma novidade para facilitar a rotina dos passageiros durante e pós a pandemia. A partir da próxima segunda-feira, 23/11, quem fizer a recarga no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio poderá validar seus créditos diretamente nas catracas, sem a necessidade de ir aos terminais de validação que ficam nas estações. A iniciativa tem como objetivo melhorar a experiência e a jornada dos clientes da concessionária, dar mais agilidade nos embarques e, principalmente, reduzir filas, contribuindo assim para diminuir as possibilidades de contaminação ao novo coronavírus.

    E como funciona? É bem simples! Basta fazer a recarga online e aproximar o cartão Giro na catraca, ao embarcar no sistema. Prontinho! A recarga estará validada. A cada utilização do cartão Giro na catraca, será validada uma recarga online. Caso o cliente tenha mais recargas, estas serão validadas sucessivamente nas próximas utilizações.

    Para a gerente de Comunicação e Marketing do MetrôRio, Simone Pfeil, otimizar a forma de acesso do cliente às plataformas  de embarque atende não apenas uma demanda do público do Giro. Tornou-se algo de grande importância com a pandemia. "Tínhamos conhecimento de que este era um desejo de quem já usava o Giro: o passageiro queria fazer a compra online e ir direto para a catraca, não passar pelos terminais para validar a recarga. Investimos nesta modernização que, por coincidência, chegou num momento de caos sanitário, em que a rapidez faz toda diferença, traz segurança para quem precisa usar o transporte público, afirmou ela.  

    Além desta facilidade, os clientes que optarem por recargas pelo app ou site Giro podem aproveitar benefícios e descontos oferecidos nos aplicativos parceiros, como Uber Eats, Uber, 99 e Clique Retire, que é a empresa responsável pela operação de e-Box no metrô. São vários conteúdos para os clientes curtirem em casa durante este período de isolamento.  As parcerias visam também estimular também a utilização de meios digitais para pagamento de tarifas, proporcionando a redução do manuseio de cédulas e moedas.


  • 23/11/2020

    MetrôRio promove semana especial com descontos para clientes do cartão Giro

    Benefícios da GiroWeek valem para passageiros já cadastrados no cartão Giro e clientes novos que fizerem recargas pelo site ou aplicativo

    O MetrôRio, empresa do Grupo Invepar, oferece uma semana de vantagens especiais para os clientes do cartão Giro. Na GiroWeek, que começa hoje, segunda-feira (23/11), e vai até sexta-feira (27/11), são nove promoções de uma vez só, para quem fizer recarga a partir de R$ 5 pelo aplicativo ou no site (giro.metrorio.com.br/). 
     
    São muitas oportunidades: 30% de desconto em viagens integradas da Uber e 99, R$ 20 de desconto no primeiro pedido do Uber Eats, três meses gratuitos na plataforma Primepass, que oferece um jeito rápido e fácil de ter acesso a ingressos de cinema, filmes e séries com a Paramount+ e Comedy Central, desenhos com a Nickelodeon e músicas sem limites com a Deezer, além de 8% na Mobly, maior loja online de móveis do país.
     
    No pacote de vantagens está também o direito de usar por 30 dias, sem pagar nada, o aplicativo Bebanca, que reúne os maiores jornais e notícias do Brasil, e também a utilização por duas vezes, gratuitamente, dos e-Boxes da Clique Retire. Mas os benefícios da GiroWeek não param por aí:  são 30 dias gratuitos de inglês online no Hyper English e 50% de desconto nos serviços de revelação digital, fotolivros e fotoprodutos da Nicephotos. As informações e condições das parcerias estão disponíveis apenas no app Giro MetrôRio.
     
    Como participar do GiroWeek
    Para participar da promoção, o passageiro deve adquirir o cartão Giro em uma das bilheterias ou em uma máquina de autoatendimento das 41 estações do MetrôRio e, em seguida, preencher um cadastro no site ou no app da concessionária. Quem já possui o cartão, mas nunca usou o serviço de recarga, também deve efetuar o cadastro. Após realizar uma recarga online no cartão Giro, o cliente receberá um e-mail com todos os cupons promocionais. 
     
    Além de trazer vários benefícios aos clientes, as parcerias têm como objetivo estimular a utilização de meios digitais para pagamento de tarifas, proporcionando maior agilidade no embarque e a redução de filas, além evitando ainda o manuseio de cédulas e moedas, como uma medida para diminuir a possibilidade de propagação do coronavírus.

    Mudança para agilizar o embarque dos passageiros
    A partir de hoje, quem fizer a recarga no site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio poderá validar seus créditos diretamente nas catracas, sem a necessidade de ir aos terminais de validação que ficam nas estações. A iniciativa tem como objetivo melhorar a experiência e a jornada dos clientes da concessionária, dar mais agilidade nos embarques e, principalmente, reduzir filas, contribuindo assim para diminuir as possibilidades de contaminação ao novo coronavírus.
     
    E como funciona? É bem simples! Basta fazer a recarga online e aproximar o cartão Giro na catraca, ao embarcar no sistema. Prontinho! A recarga estará validada. A cada utilização do cartão Giro na catraca, será validada uma recarga online. Caso o cliente tenha mais recargas, estas serão validadas sucessivamente nas próximas utilizações.

    Sobre o cartão Giro
    O Giro é o cartão de passagens do MetrôRio que pode ser recarregado online, no site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, e oferece muitas vantagens em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o uso no celular.