×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 04/04/2024

    Sesc RJ e MetrôRio promovem ação de conscientização contra o Aedes aegypti

    Iniciativa acontecerá nas estações Carioca/Centro e Pavuna
     

    RIO DE JANEIRO - O Sesc RJ e o MetrôRio promovem, nesta quinta-feira (04/04), uma ação de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti e às arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A atividade acontecerá, das 10h às 16h, nas estações Carioca/Centro e Pavuna.

    Durante a ação, os educadores em saúde do Sesc RJ vão orientar e tirar dúvidas dos passageiros sobre a importância de cuidados cotidianos para evitar a criação de focos do Aedes aegypti e da prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika, chikungunya e febre amarela e do nilo ocidental.

     
    Haverá uma exposição informativa que vai esclarecer mitos e verdades sobre o mosquito, o ciclo de reprodução e transmissão e as medidas de proteção. A iniciativa faz parte da programação do Sesc RJ no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti, devido à epidemia de dengue no estado do Rio de Janeiro.
     

    SERVIÇO


    Ação do Sesc RJ contra o Aedes aegypti no MetrôRio

    Estações: Carioca/Centro (mezanino próximo ao acesso B - Avenida Chile) e Pavuna

    Data: 04/04

    Horário: 10h às 16h


  • 01/04/2024

    MetrôRio distribui chocolates para crianças e adolescentes do projeto ‘Ballet Manguinhos’

    Ação de Páscoa aconteceu durante visitação à sede da ONG, que atende a 14 comunidades nas adjacências da estação Maria da Graça 


    O MetrôRio realizou nesta quinta-feira (28/03) a entrega de chocolates para cerca de 70 crianças e adolescentes do projeto “Ballet Manguinhos”, que é apoiado pela concessionária e atende a 14 comunidades nas adjacências da estação Maria da Graça. Durante o evento, em comemoração à Páscoa, também houve sorteio de bicicletas para a garotada.
     

    Na ocasião, representantes do MetrôRio visitaram a sede da ONG, no complexo de favelas de Manguinhos, e assistiram ainda a uma apresentação do grupo.


    Com objetivo de estreitar o relacionamento com as comunidades do entorno das estações, a iniciativa da concessionária está alinhada aos compromissos com o tema de responsabilidade social, um dos pilares da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança).


  • 27/03/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o feriado de Sexta-feira Santa (29/03) e primeiro jogo da final do Campeonato Carioca no Maracanã no sábado (30/03)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas


    Nesta sexta-feira (29/03), feriado de Sexta-feira Santa, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, como já acontece normalmente nos feriados. Já no sábado (30/03) e domingo de Páscoa (31/03), a operação do metrô acontece nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h.
     

    Nos três dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro, sem transferência na estação Estácio.


    Já o Postos de Gratuidade, na estação Central do Brasil/Centro, não terá expediente na sexta (29/03). O espaço voltará a abrir as portas na segunda-feira (01/04).


    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã no sábado

    No sábado (30/03) acontece o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Nova Iguaçu e Flamengo no Maracanã, a partir das 17h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.

     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Horários de funcionamento do metrô no feriado e fim de semana
     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4
    Sexta-feira (29/03) e domingo (31/03): das 7h às 23h
    Sábado (30/03): das 5h à meia-noite
     

     
    Transferência entre as linhas 1 e 2
    Sexta (29/03), sábado (30/03) e domingo (31/03): no trecho compartilhado entre General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro
     
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea
    Sexta-feira (29/03) e domingo (31/03): das 7h às 22h30
    Sábado (30/03): das 5h às 23h30


  • 26/03/2024

    MetrôRio arrecada absorventes para promover dignidade menstrual de meninas e mulheres de comunidades do entorno da concessionária

    Iniciativa, em parceria, com a ONG Absorvendo Amor, faz parte das ações pelo Mês da Mulher e está alinhada aos compromissos da concessionária com o tema responsabilidade social 


    Em celebração ao Mês da Mulher, o MetrôRio e a ONG Absorvendo Amor promovem uma campanha para arrecadar absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, que tem como objetivo promover a dignidade menstrual para moradoras de comunidades próximas ao sistema metroviário, acontece até o dia 13/04 nas estações Saens Peña/Tijuca, Uruguaiana/Centro e General Osório/Ipanema.
     

    A ação está alinhada aos compromissos da concessionária com o tema responsabilidade social, um dos pilares da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), em busca de gerar impactos cada vez mais positivos às comunidades no entorno das estações do metrô do Rio de Janeiro.


    Os produtos de higiene menstrual podem ser depositados em uma caixa disponibilizada no mezanino das estações durante o horário de funcionamento do metrô. De segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos, das 7h às 23h. Os itens arrecadados serão distribuídos, pela ONG, nas comunidades do entorno do sistema metroviário.


    A ONG Absorvendo Amor é dedicada ao combate à pobreza menstrual e foi criada em 2018 com objetivo de ajudar alunas de escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo a terem acesso a produtos de higiene íntima de qualidade. O projeto também busca promover a conscientização sobre o problema da desigualdade menstrual e diminuir o tabu que ainda existe quando o assunto é menstruação.


    SERVIÇO


    Arrecadação de absorventes para promover a dignidade menstrual de moradoras de comunidades do entorno do MetrôRio 


    Estações do metrô participantes da ação: Saens Peña/Tijuca, Uruguaiana/Centro e General Osório/Ipanema

    Data: até 13/04


  • 22/03/2024

    MetrôRio recebe mutirão do CIEE Rio com oferta de 5 mil vagas para programas de estágio e de Jovem Aprendiz, incluindo oportunidades para PCDs

    Ação é gratuita e acontece nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/03) na estação Carioca/Centro  

    Nesta segunda e terça-feira (25 e 26/03), o MetrôRio recebe um novo mutirão de atendimento na estação Carioca/Centro, promovido pelo Centro de Integração Empresa – Escola do Rio Janeiro (CIEE Rio). Desta vez, serão oferecidas 5 mil vagas de estágio e de Jovem Aprendiz, incluindo oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs).  

    Ao todo, são 4 mil vagas de estágio para estudantes matriculados no Ensino Médio, Técnico e Superior de diversas áreas, como Tecnologia da Informação, Administração, Engenharia, entre outras, a partir do 2º período de faculdade; e 1 mil vagas para jovens aprendizes nos setores administrativo, logístico, operador de Telemarketing e auxiliar de produção.  
     
    Nos dois dias, a ação será realizada das 7h às 16h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação. Os interessados devem apresentar documento com foto. Quem preferir já pode agilizar o processo e baixar o app do CIEE, para fazer o cadastro e chegar na estação Carioca apenas para ter acesso às vagas disponíveis. A inscrição é gratuita.  
     
    Para as vagas de Jovem Aprendiz, os interessados devem ter entre 14 e 24 anos incompletos, cursando ou já concluído o Ensino Médio. Já para o programa de estágio, o estudante deve ter no mínimo 16 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino. Não há limite máximo de idade, desde que esteja no Ensino Médio, Técnico, Tecnológico ou Superior.  
                                                                                                           
    O mutirão faz parte do programa “CIEE em Movimento”, ação itinerante que tem como objetivo levar oportunidades e informações para jovens estudantes que desejam começar uma jornada profissional.  

    “Estamos entusiasmados com mais um mutirão de vagas do CIEE Rio. No mutirão do mês passado oferecemos 6 mil vagas e todas foram preenchidas e, como o mercado está aquecido, surgiram novas oportunidades. Buscamos conectar o jovem a uma vaga dos sonhos, o que é uma ótima chance para impulsionar a carreira e deixar a sua marca no mundo corporativo. Com essas novas vagas disponíveis, agilizamos a inserção dos jovens no mercado de trabalho e estamos comprometidos em ajudar a próxima geração de profissionais a alcançar o seu potencial máximo e construir carreiras de sucesso”, pontua Luiz Gustavo Coppola, CEO do CIEE Rio, considerada a maior ONG de inclusão e empregabilidade jovem da América Latina.    

    Serviço  
    Mutirão do CIEE na estação Carioca/Centro do MetrôRio  
    Data: segunda e terça-feira (25 e 26/03)  
    Horário: das 7h às 16h  
    Local: mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile)


  • 22/03/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (23 e 24/03)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
     

    Neste sábado e domingo (23 e 24/03), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação
     

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO

     
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (23/03): das 5h à meia-noite

    Domingo (24/03): das 7h às 23h

     
    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Sábado (23/03) e domingo (24/03): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema
     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

     
    Sábado (23/03): das 5h às 23h30

    Domingo (24/03): 7h às 22h30


  • 22/03/2024

    MetrôRio abre inscrições para Programa de Estágio 2024

    Processo selecionará estudantes de cursos superior e técnico. Prazo para se candidatar às vagas vai até 31/03 

     

     

    O MetrôRio está com inscrições abertas para processo que irá selecionar estudantes a partir de 18 anos, para cursos de nível superior e técnico para o Programa de Estágio 2024. Ao total, serão oferecidas 18 vagas, distribuídas em diversas áreas.  

       

     

    As oportunidades de ensino técnico estão disponíveis para alunos das áreas de Administração, Informática, Sistemas, Eletrônica, Eletrotécnica, Mecânica, Mecatrônica, Eletromecânica, Automação e Telecomunicação.  

     

    Já as vagas de ensino superior estão abertas para estudantes de Administração, Psicologia, Gestão de RH, Engenharia Ambiental, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletroeletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Estatística. Para nível técnico, os candidatos devem estar fazendo o curso técnico profissionalizante, com previsão de formatura até dezembro de 2025, ou ter horas de estágio a cumprir. Já as vagas de nível superior valem para quem tiver previsão de formatura até dezembro de 2026.

      

    Os aprovados serão selecionados para atuarem no Centro de Administrativo e de Manutenção no MetrôRio. 

    O período de estágio, para ambos os níveis, é de seis horas por dia, de segunda a sexta-feira, no período diurno. Entre os benefícios estão bolsa-auxílio, vale-transporte e vale-refeição.  

     

    As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de março neste link: Link 

     

    SERVIÇO

    Programa de Estágio 2024 - MetrôRio   

    Período de inscrição: até 31/03  

    Onde se inscrever: Link


  • 19/03/2024

    MetrôRio e Instituto Soul Ambiental lançam campanha ‘Tampinha Solidária’ em sete estações do sistema metroviário

    Iniciativa de arrecadação de tampinhas plásticas tem como objetivo transformar as doações em cadeiras de rodas para projetos sociais


    O MetrôRio e o Instituto Soul Ambiental lançaram a campanha “Tampinha Solidária” em sete estações do sistema metroviário. O objetivo é arrecadar tampas plásticas de bebidas, de produtos de limpeza e de higiene pessoal para transformar o plástico, coletado e reciclado, em financiamento de cadeiras de rodas para projetos sociais, promovendo a inclusão de pessoas com mobilidade reduzida e contribuindo para o meio ambiente mais sustentável. Os coletores estão disponíveis nas estações: Pavuna, Del Castilho, Central do Brasil/Centro, Uruguai/Tijuca, Botafogo, Cardeal Arcoverde/Copacabana e Jardim Ocêanico/ Barra da Tijuca. As doações podem ser feitas durante o horário de funcionamento do metrô.


    As tampinhas arrecadadas serão recolhidas pelo Instituto Soul Ambiental e a renda obtida com a reciclagem do material será utilizada para financiar cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida. De acordo com o Instituto, 400 quilos de tampinhas separadas por cor equivalem a uma cadeira de rodas. Além das estações, a campanha está presente nos centros Administrativos e de Manutenção da concessionária, para participação também dos colaboradores do MetrôRio.
     

    Fundado em 2018, o Instituto Soul Ambiental é um negócio social que desenvolve programas de economia circular, com o objetivo de minimizar problemas sociais por meio da educação ambiental e da reciclagem do material plástico, disponibilizando os recursos gerados por meio dos programas para pessoas que necessitam. A missão do Instituto é associar educação ambiental com o desenvolvimento sustentável da comunidade e, até fevereiro de 2024, reciclou 284 toneladas de plástico, possibilitando o financiamento de 225 cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida, entre outros benefícios para a comunidade local.
     

    SERVIÇO:


    Campanha ‘Tampinha Solidária’ 


    Estações participantes: Pavuna, Del Castilho, Central do Brasil/Centro, Uruguai/Tijuca, Botafogo, Cardeal Arcoverde/Copacabana, Jardim Ocêanico/ Barra da Tijuca


    Horários de doação: durante o funcionamento do sistema metroviário


  • 15/03/2024

    Passageiros do MetrôRio evitaram a emissão de 60 mil toneladas de CO₂ no último ano

    Movido a energia elétrica limpa e renovável, o sistema metroviário tem um papel fundamental em relação à conscientização sobre as mudanças climáticas 


    Neste sábado (16/03) é celebrado o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, e o MetrôRio, que transporta diariamente milhares de passageiros, desempenha um papel fundamental em relação ao tema. Por ser movido a energia elétrica limpa e renovável, o sistema metroviário tem uma propensão natural à geração de benefícios de sustentabilidade, diferentemente de outros meios de transportes que utilizam combustíveis fósseis, cuja queima emite gases causadores do efeito estufa e aquecimento global, principalmente o CO₂ (gás carbono).

     
    Em 2023, por exemplo, estima-se que a utilização do MetrôRio por cerca de 189 milhões de passageiros evitou o lançamento de mais de 60 mil toneladas de gás carbônico equivalentes na atmosfera. Esse cálculo foi feito pela empresa a partir de perspectivas de emissões geradas pelo sistema metroviário e outros modais da cidade e também de declarações de clientes da concessionária sobre qual transporte utilizariam, caso o metrô não existisse (dados obtidos através de pesquisa de qualidade de serviço realizada com usuários da concessionária no ano passado). E outra medida importante adotada entre 2022 e 2023, a empresa passou a contar com fornecimento de energia baseado em fontes renováveis alternativas, como energia solar, eólica e de biomassa.

     
    “Diariamente, o metrô ajuda na construção de um mundo mais sustentável. A operação do sistema metroviário é fundamental para pensarmos o papel do transporte de alta capacidade na preservação do meio ambiente. São ganhos para a cidade do Rio de Janeiro e para toda a sociedade", afirma o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.


    A opção dos passageiros pelo metrô, um meio de transporte de massa e um aliado natural na luta contra as mudanças climáticas, contribui não só com a diminuição da emissão de gás carbônico, mas também com a redução de tempo de viagem, de carros em circulação nas ruas, consumo de combustível, entre outros fatores. Para efeito de comparação, os modais ferroviários emitem em média 100 vezes menos gases que os rodoviários, segundo monitoramento de emissões de gases de efeito estufa da cidade do Rio, realizado pelo Instituto Pereira Passos, referente ao período de 2012 a 2021.
     

    Diante desse cenário, é preciso que a população tenha – cada vez mais - consciência sobre os efeitos das mudanças climáticas, estimulando assim o pensamento crítico para atuar, de fato, na mitigação dos impactos ao meio ambiente. Um bom caminho é optar pelo transporte público, especialmente o metrô.


    Internamente, o MetrôRio tem como prioridade minimizar os impactos ao meio ambiente não somente com o cumprimento de legislações específicas, mas também com o aperfeiçoamento e desenvolvimento de soluções inovadoras de engenharia que unam sustentabilidade e eficiência. A concessionária vem buscando reforçar o compromisso com as próximas gerações, evidenciando a jornada de responsabilidade ambiental.


  • 15/03/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (16 e 17/03), com semifinais do Campeonato Carioca no estádio do Maracanã e alterações no MNS em Botafogo

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 
     

    Neste sábado e domingo (16 e 17/03), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. Já as linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.


    Funcionamento do metrô para jogos no Maracanã no fim de semana 

    No fim de semana acontecem os jogos das semifinais do Campeonato Carioca no Maracanã. Sábado (16/03), o Flamengo enfrenta o Fluminense, às 21h. Já no domingo (17/03) será a vez do Vasco e Nova Iguaçu entrarem em campo, a partir das 16h. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes nos dois dias, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio ou de integração com a SuperVia.

     
    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (linha 2).


    Metrô na Superfície (MNS), com alterações no itinerário em Botafogo 


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado (16/03); e das 7h às 22h30 no domingo (17/03). Tanto no sábado quanto no domingo haverá alterações no itinerário do Metrô na Superfície em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela. O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo, até o fim da operação de sábado.
     

    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto).


    Cartão Giro e pagamento por aproximação

     
    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO 

    Metrô - Linhas 1, 2 e 4

    Sábado (16/03): das 5h à meia-noite

    Domingo (17/03): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2

     
    Sábado (16/03) e domingo (17/03): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Sábado (16/03): das 5h às 23h30

    Domingo (17/03): 7h às 22h30