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Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 03/07/2020

    Famílias carentes no Rio receberão doação de 24 mil ovos

    A ação está em sua segunda etapa, é promovida pelo Instituto Invepar e conta com doações da Ovos Mantiqueira

    O Instituto Invepar, mobilizador das ações de responsabilidade social e sustentabilidade do grupo Invepar, entregará a partir desta sexta-feira, dia 3, mais 24 mil ovos brancos para moradores de comunidades de Água Santa, Bonsucesso, Del Castilho, Coelho Neto, Cidade de Deus, Costa Barros, Engenho da Rainha, Irajá, Jacarezinho, Juramento, Mangueira, Maré, Pavuna e Rocinha. Esta é a segunda etapa de doações, que já distribuiu em junho, outros 24 mil ovos para reforçar a alimentação com proteína de qualidade, totalizando quatro mil dúzias de ovos, beneficiando mais de quatro mil famílias carentes. A ação acontece até o dia 8 de julho.

    As localidades que receberão o alimento ficam no entorno da Linha Amarela e das estações do MetrôRio, empresas do grupo Invepar. A Lamsa, concessionária que opera a Linha Amarela, irá apoiar a logística para entrega das doações.

    Os ovos são uma rica fonte em proteínas de alto valor nutricional e complementarão alimentos presentes nas cestas básicas que vêm sendo entregues nestas mesmas localidades, cujos moradores tiveram a renda afetada pela crise do coronavírus.

    Os ovos foram doados pela Ovos Mantiqueira e família Abílio Diniz. A ação faz parte da campanha Nós, que já distribuiu mais de 100 toneladas de alimentos e itens de limpeza e higiene para famílias em vulnerabilidade no entorno das empresas do grupo. Desde março, cerca de 42 mil pessoas foram beneficiadas com as cestas básicas e kits.

    Campanhas de solidariedade
    A campanha Nós foi desenvolvida pelo Instituto Invepar visando o engajamento coletivo para apoio social na luta contra o avanço do Covid-19 no Brasil. A ação beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade em regiões vizinhas às empresas controladas pelo grupo Invepar, como as concessionárias das rodovias Litoral Norte (CLN), BR-040 (Via 040) e Linha Amarela (Lamsa), além do MetrôRio e do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), em quatro estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. A iniciativa está distribuindo mais de 125 toneladas de cestas básicas e produtos de limpeza e higiene.

    Faça sua doação
    Em outra frente da Nós, a Campanha 1+1 está arrecadando doações de pessoas e empresas que queiram contribuir com a iniciativa. As doações financeiras podem ser feitas por meio da conta corrente 7.386-5, agência 3132-1 do Banco do Brasil, em nome do Instituto Invepar (CNPJ 04.274.137/0001-95). A cada real doado, o Instituto Invepar doará outro, dobrando o valor da arrecadação. Todo o dinheiro será usado para compra de cestas básicas, e produtos de limpeza e higiene pessoal.

    Sobre o Instituto Invepar
    O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia quatro áreas temáticas: educação, meio ambiente, esporte e cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios do entorno das operações do grupo.

    Sobre o grupo Mantiqueira
    Com mais de 33 anos de atuação, o Grupo Mantiqueira é atualmente o maior produtor de ovos do Brasil e da América do Sul, e a 12ª do mundo, produzindo mais de 2 bilhões de ovos por ano. Com início da trajetória na Serra da Mantiqueira, hoje o grupo conta com quatro unidades produtoras nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.


  • 30/06/2020

    MetrôRio e Polícia Militar realizam ação para prender fraudadores de cartões de passagem

    Ação semelhante realizada em fevereiro em parceria com a Delegacia de Defraudações (DDFE) resultou na prisão de três pessoas

    O MetrôRio e a agentes da Polícia Militar realizaram hoje (29) ação para prender acusados de fraudar cartões de passagem. A operação ocorreu na estação Inhaúma e quatro pessoas foram detidas e conduzidas para a 44ª DP (Inhaúma). Os suspeitos estariam utilizando ilegalmente cartões fraudados, cobrando preço menor do que o praticado nas bilheterias. Entre os detidos, estão dois clientes, flagrados pelos policiais utilizando os cartões fraudados para ingressar no sistema. A ação também foi realizada de forma preventiva nas estações de Maria da Graça e Del Castilho, também da linha 2.

    A concessionária vem colaborando com as investigações das autoridades policiais para identificar outros envolvidos na prática criminosa. Somente neste ano, 30 pessoas foram encaminhadas para delegacias vendendo ou comprando passagens com bilhetes fraudados. Para segurança dos próprios passageiros, o MetrôRio orienta que os clientes somente embarquem usando cartões vendidos em canais oficiais.


  • 10/06/2020

    MetrôRio mantém valor de 4,60 para quem pagar por meio digital

    Os clientes do MetrôRio continuarão a ter a opção de comprar seus bilhetes pelo preço da tarifa anterior. A partir de amanhã, dia 11, os passageiros que fizerem recargas online e pagamento por aproximação (NFC) vão continuar pagando R$ 4,60, e não R$ 5,00 , valor da tarifa reajustada que passa a valer à meia-noite desta quinta-feira. A iniciativa, que desestimula o uso de dinheiro em espécie e reduz filas, está também alinhada com as medidas para ajudar a prevenir a contaminação do novo coronavírus. Com isso, a cada R$ 4,60 recarregados no cartão Giro, no aplicativo ou no site da empresa, a concessionária vai completar com mais R$ 0,40. O valor da tarifa sem reajuste também será mantido para quem optar por pagar direto na catraca com dispositivos por aproximação, como celulares, relógios e cartões de crédito e débito com tecnologia NFC.

    O benefício pelo uso digital será válido até o dia 30 deste mês e somente para as recargas feitas a partir de amanhã. Os usuários de NFC serão cobrados em R$ 4,60 por cada utilização, direto na fatura do cartão ou débito em conta. No caso do cartão Giro, o cliente poderá ver no seu extrato o crédito de R$ 0,40 para cada R$ 4,60 carregados online. O MetrôRio e o governo do Estado adiaram  por quatro vezes a aplicação do reajuste da tarifa, homologada pela Agetransp em sessão regulatória do dia 28 de fevereiro e em vigor desde o dia 2 de abril.

    O diretor comercial do MetrôRio, Charles de Sirovy, recomenda que os clientes utilizem meios digitais, efetuando o pagamento da passagem diretamente nas catracas ou recarregando online. "Neste momento, o manuseio de moedas e cédulas de dinheiro pode aumentar o risco de disseminação do novo coronavírus. Usar meios eletrônicos elimina o uso de dinheiro, pois não há necessidade de compra de bilhetes físicos, o que agiliza o embarque dos clientes, além de evitar aglomerações em filas”, explica.

    Dinâmica da complementação
    Quem realizar recarga no site do MetrôRio (metrorio.com.br) e no aplicativo do Giro ou usar pagamento por aproximação NFC (crédito ou débito) vai ganhar crédito de R$ 0,40 para complementar o preço da viagem de R$ 4,60 para a nova tarifa de R$ 5,00.

    Exemplo 1: O cliente que fizer recarga online de R$ 10,00 receberá o complemento de R$ 0,80, referente a duas tarifas de R$ 4,60 adquiridas.

    Exemplo 2: O cliente que fizer recarga online de R$ 46,00 receberá o complemento de R$ 4,00, porque o MetrôRio vai completar R$ 0,40 para cada R$ 4,60. Com isso, o cliente terá o saldo final de R$ 50,00.

    Impactos da pandemia no MetrôRio
    O MetrôRio tem sido severamente impactado pela pandemia do coronavírus. A concessionária registra, desde 23 de março, uma redução superior a 80% no número de passageiros diários. Durante os fins de semana e feriados, esse número chega a 93% de queda. Desde o início da pandemia, a concessionária mantém o serviço sem alteração, com as 41 estações abertas e sem mudança nos horários de funcionamento. O sistema, que é custeado somente com as receitas tarifárias, apresenta já perdas superiores a R$ 150 milhões.

    Reajuste da tarifa
    O novo valor será válido a partir do dia 11 de junho e foi homologado pela Agetransp em sessão regulatória no dia 28/02, conforme previsto no contrato de concessão, que prevê reajuste anual baseado na variação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. A variação do índice foi de 7,808% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.


  • 10/06/2020

    Esquema de funcionamento do MetrôRio no feriado de Corpus Christi

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará com horários especiais no feriado de Corpus Christi. Na quinta-feira (11), as estações abrirão às 7h e a operação se encerrará às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Na sexta-feira (12), o horário de funcionamento será normal, das 5h à 0h, com trajeto direto entre Pavuna e Botafogo, sem baldeação.

    Já no fim de semana dos dias 13 e 14, a operação é regular, com funcionamento no sábado das 5h à 0h, e no domingo das 7h às 23h. Nestes dias, haverá baldeação na estação Estácio.


  • 09/06/2020

    Coronavírus: MetrôRio e Instituto Invepar distribuem 9 toneladas de alimentos e materiais de limpeza para comunidades carentes

    A iniciativa faz parte da Campanha Nós e já entregou 89,7 toneladas de donativos, além de 24 mil ovos
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, distribui a partir desta segunda-feira, dia 8, um total de 9,5 toneladas de alimentos e de produtos de higiene e limpeza para moradores de comunidades do entorno da linha férrea do metrô, como: Grande Pavuna, Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Del Castilho, Mangueira e Rocinha. 

    A iniciativa faz parte da campanha Nós, idealizada pelo Instituto Invepar com o objetivo de promover doações de mantimentos e produtos de limpeza às famílias afetadas pelo isolamento social nas comunidades carentes do entorno das empresas do grupo Invepar em diversos estados, como: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.  

    Sobre a campanha Nós

    A campanha Nós foi desenvolvida pelo Instituto Invepar visando o engajamento coletivo para apoio social na luta contra o avanço do Covid-19 no Brasil. A ação beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade em regiões vizinhas às empresas controladas pelo grupo Invepar, como as concessionárias das rodovias Litoral Norte (CLN), BR-040 (Via 040) e Linha Amarela (Lamsa), além do MetrôRio e do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport). A iniciativa está distribuindo mais de 90 toneladas de cestas básicas contendo alimentos e produtos de limpeza e higiene.

    Balanço da campanha Nós

    No total, a campanha já distribuiu 89,7 toneladas de alimentos e kits de limpeza a 33.3 mil pessoas em 64 localidades das cidades do Rio de Janeiro, Camaçari (BA) e de Guarulhos (SP) e no estado de Minas Gerais. Nesta nova fase, o grupo atenderá a mais 3.504 mil moradores dos bairros de Coelho Neto, Vicente de Carvalho, Del Castilho, Grande Pavuna, Mangueira e Rocinha. Ao todo, serão doadas 876 cestas básicas e 1.314 litros de produtos de limpeza a partir de hoje, dia 8.

    Como contribuir?

    Em outra frente da campanha, a Nós 1+1 está arrecadando doações de pessoas físicas e jurídicas que queiram contribuir financeiramente na ajuda à população carente, por meio da conta corrente 7.386-5, da agência 3132-1 do Banco do Brasil, em nome do Instituto Invepar (CNPJ 04.274.137/0001-95). A cada real doado, o Instituto Invepar doará outro, dobrando o valor da arrecadação. Todo o dinheiro será usado para compra de cestas básicas e produtos de limpeza e higiene.

    Doação de ovos

    Em paralelo às doações de cestas básicas, o Instituto Invepar iniciou a entrega de 24 mil ovos brancos para cerca de duas mil famílias carentes no Rio. Os ovos foram doados pela Ovos Mantiqueira e família Abílio Diniz e beneficiarão moradores das comunidades de Del Castilho, Coelho Neto, Juramento, Rocinha, Cidade de Deus, Mangueira, Pavuna e Maré.

    Mais informações podem ser obtidas no site do Instituto Invepar www.institutoinvepar.org.br.


  • 04/06/2020

    Um milhão de máscaras são distribuídas para passageiros do metrô

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e o banco Itaú Unibanco se uniram para fazer a distribuição de um milhão de máscaras em todas as estações da concessionária nas linhas 1, 2 e 4. A ação teve início hoje, quinta-feira, dia 4, e faz parte do projeto Todos pela Saúde (www.todospelasaude.org), criado pelo banco para enfrentar o novo coronavírus. A iniciativa tem como objetivo proteger a população que precisa sair de casa em meio à pandemia. 

    Desde o dia 23 de março, o uso de máscara é obrigatório na cidade do Rio de Janeiro nas ruas, estabelecimentos comerciais e também nos meios de transportes e demais áreas públicas. "A parceria com o Todos Pela Saúde representa, além de tudo, uma ação de conscientização sobre a importância do uso de máscara no transporte público, a fim de evitar a disseminação da Covid-19. Temos notado que a maioria dos clientes do MetrôRio já utiliza a proteção. Com a distribuição de uma peça adicional, estaremos incentivando ainda mais este bom hábito", afirma a gerente de Comunicação e Responsabilidade Social do MetrôRio, Simone Pfeil.

    As máscaras doadas pelo Itaú Unibanco são de pano e podem ser reutilizadas após a lavagem. Trata-se de uma medida eficaz de prevenção da disseminação do coronavírus. As peças serão distribuídas nas estações, durante vários dias e em horários diferentes, até o término do estoque. Segundo Gonzalo Vecina Neto, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e integrante do grupo de especialistas do Todos pela Saúde, é importante ressaltar que as máscaras reutilizáveis são de uso individual, mesmo depois de higienizadas. Vecina reforça ainda que as pessoas devem evitar sair às ruas, fazendo isso apenas em caso de real necessidade. “Nossa intenção ao doar as máscaras é ajudar a proteger trabalhadores e usuários dos serviços essenciais. Eu uso máscara e te protejo, você usa máscara e me protege - assim nos protegemos”. Ele lembra ainda que o uso de máscaras não substitui a necessidade do isolamento social. “Ficar em casa ainda é a melhor forma de deter a velocidade de crescimento da pandemia”, finaliza.

    Medidas preventivas adotadas pelo MetrôRio
    Desde o início das medidas de isolamento social, o MetrôRio vem implementando diversas ações para combater a disseminação do coronavírus e promover a segurança dos funcionários e passageiros que acessam o sistema. Entre as principais medidas está a criação de um novo protocolo de limpeza, com profissionais atuando embarcados nas composições, limpando, também durante as viagens, as áreas comuns no interior dos trens com álcool em gel e produto bactericida. 

    Outra medida é a sanitização de composições e estações com quaternário de amônio, que ataca e mata bactérias e vírus após a aplicação. O produto é aplicado com um equipamento nebulizador, que espalha micropartículas através de uma névoa, potencializando sua cobertura. Os passageiros e colaboradores contam, ainda, com álcool em gel nas estações.

    Todos pela Saúde
    Lançado no dia 31 de abril deste ano, o Todos Pela Saúde teve um aporte inicial de R$ 1 bilhão, realizado pelo Itaú Unibanco. Com recursos administrados por um grupo de especialistas da área da saúde e ações estratégicas baseadas em premissas técnicas e científicas, a iniciativa se guia por quatro pilares de atuação: informar, proteger, cuidar e retornar.

    O Todos pela Saúde é liderado por Paulo Chapchap, diretor geral do Hospital Sírio  Libanês, e conta também com a participação de Drauzio Varella, médico, cientista e escritor; Gonzalo Vecina Neto, ex-presidente da Anvisa; Maurício Ceschin, ex-diretor presidente da Agência Nacional de Saúde; Eugênio Vilaça Mendes, consultor do Conselho dos Secretários de Saúde; Sidney Klajner, presidente do hospital Albert Einstein; e Pedro Barbosa, presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


  • 01/06/2020

    Governo do Estado e MetrôRio prorrogam a manutenção da tarifa do metrô até 10 de junho

    Em virtude dos impactos sociais provocados pela pandemia da Covid-19, o Governo do Estado e o MetrôRio decidiram manter a prorrogação da atual tarifa no valor de R$ 4,60, até o dia 10/06.

    O novo valor da tarifa, de R$ 5, foi homologado no dia 28 de fevereiro pela Agetransp, em sessão regulatória, e teria vigência a partir do dia 02/04.

    O contrato de concessão prevê reajuste anual baseado no Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), da Fundação Getúlio Vargas. A variação do índice foi de 7,808% entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020.


  • 25/05/2020

    Clientes do cartão Giro do MetrôRio terão acesso gratuito ao aplicativo PlayKids

    Plataforma infantil conta com mais de cinco mil vídeos, livros, jogos e podcasts e oferece 30 dias de gratuidade

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, fechou mais uma parceria e vai oferecer gratuitamente, durante 30 dias, os serviços do aplicativo PlayKids para os clientes que têm o cadastro do Cartão Giro. A plataforma é voltada para o público infantil e une diversão e educação, oferecendo mais de cinco mil vídeos, livros, jogos e podcasts selecionados por especialistas para cada faixa etária. No início do mês, a concessionária também fechou parceria com as plataformas Descomplica e Ubook, de serviços educacionais e culturais online. A iniciativa proporciona alternativas de aprendizagem, capacitação e entretenimento para passageiros que estão evitando sair de casa, cooperando com as medidas de isolamento social para conter a disseminação do coronavírus.

    A promoção será oferecida para os primeiros 75 mil resgates, e a adesão será feita por meio de um link que será enviado por e-mail ou no aplicativo do cartão Giro. Depois dos primeiros 30 dias de acesso gratuito, os usuários podem manter a assinatura do serviço por meio de pagamento mensal. Vale lembrar que o plano também pode ser cancelado a qualquer momento, sem cobrança, durante os 29 dias. A solicitação de cancelamento deve ser feita por meio do e-mail suporte@playkids.com.  
     
    Sobre o PlayKids App
    O PlayKids App é o aplicativo da categoria infantil educativa mais baixado do mundo, hoje com 6 milhões de usuários espalhados por 187 países. Atualmente, são disponibilizados na plataforma mais de quatro mil vídeos com cerca de 120 séries diferentes, sendo algumas em inglês e espanhol, além de 200 livros com edições em inglês e 17 jogos, que são oferecidos em português, inglês e espanhol e 18 séries originais da marca. Para saber mais acesse: playkids.com/app  

    Sobre o cartão Giro
    O Giro é o cartão de passagens do MetrôRio que pode ser recarregado online, no site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, e oferece muitas vantagens em parceiros de mobilidade, serviços e entretenimento. O cartão permite que o cliente recupere os créditos, em caso de perda ou roubo, e acompanhe o uso no celular.


  • 11/05/2020

    Músicos do Palco Carioca do MetrôRio farão apresentações online

    Projeto cultural da concessionária permitirá doações online via QR Code, ajudando os cantores que se apresentavam nas estações antes da pandemia

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, entrou no clima das transmissões de shows pelas redes sociais e preparou uma versão especial do Palco Carioca. Os  músicos que se apresentavam nas estações do metrô farão "pocket shows" nos perfis oficiais do MetrôRio, a partir da segunda-feira, dia 11/5. A iniciativa é para ajudar os artistas que foram prejudicados financeiramente por causa da pandemia e para promover o entretenimento para clientes que estão cumprindo o isolamento social. Agora,o Palco Carioca é na sua casa!

    Assim como acontecia no Palco Carioca, o público poderá realizar contribuições voluntárias para os músicos, mas agora pelo celular, com a carteira digital PicPay, que apoia o projeto. Durante as apresentações, será exibido na tela um QR Code. Basta apontar a câmera do celular e fazer a transferência do valor desejado. O processo é o mesmo das lives de artistas famosos também apoiadas pelo PicPay.

    Estreia do Palco Carioca em casa
    Nesta segunda-feira, dia 11, a cantora e compositora Mari Denin abre as apresentações online, com clássicos no repertório, como "Chega de saudade", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e "Você me vira a cabeça", de Chico Roque e Paulo Sérgio Valle.

    Os interessados em participar da edição especial do Palco Carioca devem enviar mensagem para o e-mail comunicacao@metrorio.com.br

    Sobre o Palco Carioca
    O MetrôRio mantém o Palco Carioca como incentivo à música e a novos talentos. Criado no início de 2016, o projeto já recebeu nove mil apresentações dos mais variados estilos musicais e contou com a participação de 1.200 artistas. O projeto, iniciado em três estações, cresceu e hoje já funciona em 12 espaços, alegrando as idas e vindas dos clientes que circulam diariamente pelo sistema metroviário do Rio de Janeiro.


  • 01/05/2020

    Clientes do MetrôRio poderão enviar mensagens para profissionais de funções essenciais

    Recados de apoio aos trabalhadores serão exibidas nos monitores que ficam dentro dos trens

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, irá divulgar mensagens enviadas, a partir de amanhã, dia 2,  para as suas redes sociais e para o SAC ( O800 595 1111) de apoio aos profissionais que fazem parte de setores essenciais (como hospitais, órgãos de segurança, supermercados e farmácias, além do próprio transporte) e que seguem trabalhando  durante a pandemia do novo coronavírus. O conteúdo começa a ser divulgado nos monitores dos trens e nas instalações digitais das estações na próxima semana. A ação faz parte de uma campanha que convida cada cliente a ser porta-voz do otimismo.

    No fim de abril, o MetrôRio estreou nas redes sociais e no seu site uma campanha que busca sintetizar o que a marca tem de melhor: o carisma do carioca. O vídeo 'Estamos aqui firmes e fortes por vocês' representa o sentimento que conduz o time do MetrôRio neste período de crise sanitária. As imagens traduzem o espírito de otimismo e o compromisso de quem está no dia a dia da operação dos trens, exercendo uma atividade tão importante que possibilita transportar os trabalhadores essenciais da cidade durante a pandemia. A peça mostra a realidade da luta contra a Covid-19, com cenas de profissionais de máscara e da sanitização das estações. 

    Vídeo disponível no link: https://bit.ly/video-mensagem