×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 02/04/2019

    MetrôRio dá a primeira autorização para circulação de cão de suporte emocional

    Você já ouviu falar em cão de suporte emocional? É o que faz o golden retriever Prince of Persia, que acompanha todos os dias a funcionária pública Daniele Cristo no metrô e pelas ruas do Rio de Janeiro. 
     
    Daniele sofre de transtorno de ansiedade e não se sente à vontade para andar sozinha. Prince faz companhia e acalma a dona. É diferente de um cão-guia, que auxilia deficientes visuais, ou de um cão de serviço, que é treinado para puxar cadeiras de rodas, detectar ou responder a ataques epilépticos, por exemplo.
     
    Aliás, Prince of Persia foi o primeiro cão de suporte emocional a receber, no Brasil, a autorização para circular no metrô. De segunda a sexta, Daniele e o cachorro fazem o percurso São Francisco Xavier - estação de metrô que fica na Tijuca, Zona Norte do Rio - até a Carioca, no Centro da cidade.
     
    Daniele conta que, no trajeto, os demais clientes do MetrôRio são respeitosos. Às vezes, perguntam do que se trata um cão de suporte emocional, mas jamais fazem carinho no Prince sem pedir antes. "Eu sinto que as pessoas têm curiosidade, porque nem sabem que existe essa função para um cachorro. Ao lado do Prince eu me sinto tranquila, presto atenção nele, me distraio e a viagem de metrô passa até mais rápido", conta a funcionária pública.
     
    A lei estadual (nº 7.893/2018) que autoriza os cães de suporte emocional a circularem gratuitamente pelos meios de transporte foi promulgada no ano passado. Há diversas exigências para que os cachorros possam acompanhar seus donos. Entre elas, estão a carteira e plaqueta de identificação do animal, expedidas por um centro de treinamento de cães-guia ou por um instrutor autônomo; carteira de vacinação atualizada; e o equipamento do cão, composto por coleira, guia e arreio com alça. 
     
    Nos Estados Unidos é comum passageiros de avião que têm medo de voar recebam autorização para viajar ao lado de um animal de suporte emocional. E não necessariamente é um cachorro. Pode ser um porco, uma tartaruga, um gato... Contanto que o animalzinho dê apoio e segurança ao seu dono.
     
    Pelo visto, a história de Daniele e Prince of Persia tem tudo para influenciar mais pessoas que precisam de apoio emocional nas grandes cidades do Brasil.


  • 29/03/2019

    MetrôRio anuncia operação especial para final da Taça Rio

    As estações terão reforço nas equipes de segurança e atendimento ao cliente

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para a final da Taça Rio no próximo domingo, 31/03, entre Flamengo e Vasco. A partida será no estádio do Maracanã, às 16h. As equipes de segurança e bilheteria nas estações serão reforçadas. Além disso, haverá mais trens circulando pelas três linhas.

    A concessionária recomenda que os torcedores do Flamengo desembarquem e embarquem na estação São Cristóvão. Já os vascaínos devem usar a estação Maracanã.

    Cartão Giro

    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 27/03/2019

    METRÔRIO INVESTE EM ILUMINAÇÃO MAIS EFICIENTE E SUSTENTÁVEL

    Novas lâmpadas de LED passam a ser utilizadas em toda a frota das linhas 1,2 e 4
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, concluiu a substituição das antigas lâmpadas fluorescentes dos trinta trens dos modelos Alstom/Mafersa por luminárias de LED. No total, foram instaladas mais de 4 mil novas lâmpadas. A nova iluminação é mais econômica, eficiente, e causa menor impacto ao meio ambiente.
     
    Com a medida, toda a frota de 64 trens do MetrôRio passou a ser equipada com os painéis de LED. A troca começou a ser implementada no ano passado e trouxe melhorias na iluminação dos carros, possibilitando maior conforto e segurança para os passageiros.  
     
    A ação também traz benefícios para o meio ambiente, já que as novas lâmpadas de LED possuem maior durabilidade, havendo, assim, redução no processo de descarte do material.


  • 25/03/2019

    Viagem além dos trilhos: MetrôRio recebe visitas de escolas e instituições sociais

    A concessionária MetrôRio, do grupo Invepar, abriu inscrições para escolas e instituições sociais interessadas em levar crianças de 5 a 12 anos para visitar o Centro Administrativo da empresa. O projeto “Estação Alegria” será realizado uma vez por mês, entre abril e novembro, com grupos de até 30 crianças e dez responsáveis por vez.

    A iniciativa, que tem apoio do Instituto Invepar, é gratuita e abordará temas como atitude segura e gentil dentro do sistema metroviário, cidadania, meio ambiente e educação. O roteiro também inclui visita ao Centro de Controle Operacional do MetrôRio, 'o coração' da concessionária, e ao simulador, no qual elas podem brincar de conduzir um trem do metrô. Ao final, são distribuídos lanche e brindes.

    Escolas e instituições que tiverem interesse em levar os alunos ao “Estação Alegria” podem se inscrever no projeto enviando um e-mail para responsabilidadesocial@metrorio.com.br. Não é permitida a inscrição individual no projeto.  


  • 22/03/2019

    MetrôRio prepara esquema especial para Fla x Flu no Maracanã neste domingo

    Rubro-negros e tricolores vão contar com trens extras e reforço de equipes nas estações
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou uma operação especial para os torcedores que forem ao Maracanã neste domingo, 24/03, assistir ao clássico entre Flamengo e Fluminense pela Taça Rio, às 16h.
    A concessionária recomenda que os torcedores do Flamengo desembarquem e embarquem na estação São Cristóvão. Já os tricolores devem usar a estação Maracanã.
    Haverá aumento do número de trens na grade. Além disso, as equipes de segurança e bilheteria nas estações serão reforçadas.
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 15/03/2019

    MetrôRio terá operação especial para jogos da Taça Rio no fim de semana

    Haverá trens extras e reforço de equipes nas estações

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os torcedores que forem ao Maracanã neste fim de semana para os jogos da Taça Rio.
    No sábado, 16/03, o Flamengo recebe o Volta Redonda, às 19h. Já no domingo, 17/03, haverá o clássico entre Fluminense e Botafogo, também às 19h. Os tricolores devem desembarcar na estação Maracanã, enquanto os alvinegros precisam utilizar a estação São Cristóvão antes do início do jogo. Tanto no sábado quanto no domingo, o MetrôRio vai ampliar a oferta de trens na grade e reforçar as equipes de segurança e bilheteria nas estações.
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.


  • 13/03/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogo do Flamengo na Libertadores

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para atender os torcedores rubro-negros que forem ao Maracanã assistir ao jogo entre Flamengo e LDU nesta quarta-feira (13/03), às 21h30. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.

    Além disso, o horário de embarque de passageiros será estendido nas estações Maracanã e São Cristóvão. Os torcedores que, após o jogo, embarcarem na estação Maracanã poderão fazer o trajeto até Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as linhas 1 e 2.

    As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.


    Cartão Giro
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.  


  • 08/03/2019

    MetrôRio volta a operar 24h no último fim de semana de Carnaval

    Esquema especial começa às 5h de sábado, dia 9/03, e vai até as 23h de domingo, dia 10/03

    Linha 2 irá da Pavuna até a estação Jardim Oceânico no fim de semana

    Planejamento oferece ainda mais comodidade e rapidez para foliões que vão ao Desfile das Campeãs

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, ainda está no clima da folia e, por isso, planejou um esquema especial de funcionamento para o fim de semana do Desfile das Campeãs do Carnaval carioca (09 e 10/03).

    O sistema funcionará sem interrupção durante o fim de semana, das 5h de sábado (09/03) até as 23h de domingo (10/03). Os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e Jardim Oceânico, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

    A concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta ou façam a recarga do cartão Giro com antecedência para evitar filas. Serão aceitos o cartão Giro, o cartão pré-pago, Bilhete Único, Vale-Transporte e RioCard.

    Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba

    O MetrôRio é a melhor opção para quem vai assistir ao Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí ou curtir os shows no Terreirão do Samba. Na Sapucaí, quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve desembarcar estação Central. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes que compraram ingressos dos setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

    Bloco das Poderosas e Monobloco

    No sábado (09/03), às 9h, o Centro do Rio recebe o Bloco das Poderosas, comandado pela cantora Anitta. No domingo (10/03), às 9h, é a vez do Monobloco arrastar foliões pela Rua Primeiro de Março, também no Centro da cidade.

    As estações Carioca e Uruguaiana são as opções indicadas para embarque e desembarque. Na estação Carioca, está mantido o serviço da bilheteria externa, para agilizar o atendimento aos clientes. As bilheterias externas ficam localizadas no acesso Rio Branco.

    Já na estação Cinelândia, o acesso Passeio ficará aberto das 6h às 20h do sábado e do domingo, apenas para desembarque, e o acesso Presidente Wilson para embarque, exclusivo para usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e Giro do MetrôRio, RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte).

    Funcionamento das estações

    As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (08/03) para sábado (09/03) e reabrirão às 5h da segunda-feira (11/03).
    Os clientes que forem aos blocos do Centro poderão comprar seus bilhetes e embarcar na estação Carioca, que contará com bilheteria externa.

    Na estação Botafogo, o acesso São Clemente está aberto 24h. Já o acesso Nelson Mandela funcionará apenas das 5h à meia-noite de sábado (09/03).

    Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas durante a madrugada: de 0h às 5h de sábado (09/03) até domingo (10/03). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo e Siqueira Campos (Linha 1); São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva (Linha 2); e Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico (Linha 4).

    Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento (que aceitam pagamento em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito) para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 8 (valor de R$ 3 do casco mais R$ 5 de recarga mínima). A validade da carga do cartão Giro é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há validade para os créditos).

    Medidas de segurança

    Durante a operação especial de pós-Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

    Não será permitido o embarque com bicicletas, pranchas de surfe, grandes volumes e sacos de gelo durante a operação especial de Carnaval.

    É proibido impedir o fechamento das portas.

    Metrô Na Superfície

    Durante todo o fim de semana, as linhas Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão das 5h à meia-noite, mantendo as estações iniciais e finais. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

    Aplicativo MetrôFácil

    No aplicativo MetrôFácil e no site do MetrôRio (www.metrorio.com.br/carnaval<http://www.metrorio.com.br/carnaval><http://www.metrorio.com.br/carnaval>), o cliente tem acesso a um conteúdo especial para os dias de folia. Na nova aba, os usuários poderão consultar uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Além disso, os clientes podem acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens, além de consultar os mapas do entorno das estações.  


  • 26/02/2019

    Jogos da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil vão contar com operação especial do MetrôRio

    O MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, fará esquema especial para atender os torcedores que forem à estreia do Fluminense na primeira fase da Copa Sul-Americana contra o Antofagasta (CHI), nesta terça-feira (26/02), às 21h30, no Estádio do Maracanã. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    No dia seguinte (27/02), o Botafogo recebe o Cuiabá, às 21h30, no Estádio Nilton Santos, pela segunda fase da Copa do Brasil. O MetrôRio estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até a chegada do último trem da SuperVia vindo da estação Engenho de Dentro. Além de disponibilizar trens extras para os torcedores, as equipes de segurança e de bilheteria serão reforçadas nas estações. 
     
    Nos dois dias de operação especial, as linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição.
     
    Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.


  • 25/02/2019

    ONG Favela Mundo vai promover ‘Gritinho de Carnaval’ gratuito na Rocinha e na Cidade de Deus

    Cerca de 700 crianças e adolescentes são esperados nas festas
     
    Prepare o confete, a serpentina e a fantasia das crianças, porque o Projeto Favela Mundo dará o já tradicional ‘Gritinho de Carnaval’ nos dias 27 de fevereiro, na Cidade de Deus, às 10h, e 1º de março, na Rocinha, às 15h.
    A entrada é gratuita e cerca de 700 crianças e adolescentes estão sendo aguardados. A festa vai contar com um concurso de fantasias que premiará as melhores ideias com kits escolares.
    “O nosso Gritinho de Carnaval do Favela Mundo resgata uma cultura centenária, por isso as festas serão abertas ao público”, comenta Marcello Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo.
    O Projeto Favela Mundo conta com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, empresas do grupo Invepar, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e apoio do Instituto Invepar.
     
    SERVIÇO:
     
    ‘Gritinho de Carnaval’ da ONG Favela Mundo
     
    27 de fevereiro, às 10h, na Cidade de Deus
     
    1º de março, às 15h, na Rocinha
     
    Rocinha:
    O Favela Mundo está na Biblioteca Parque da Rocinha, que fica na Estrada da Gávea 454.
    Cidade de Deus:
    O projeto funciona na EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés s/n).
     
    Informações: www.favelamundo.org.br ou pelos telefones 2236-4129 ou 3349-2548.