×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 30/01/2018

    ONG Favela Mundo oferece 100 vagas gratuitas para atividades culturais nas zonas Norte e Oeste do Rio

    Cursos são voltados para crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Inscrições começam na próxima sexta-feira (2/2)
     
    O ano letivo está começando e, com ele, a preocupação sobre o que fazer com as crianças no contraturno escolar. Uma boa opção é o Projeto Favela Mundo, que oferece gratuitamente atividades culturais a crianças e adolescentes em Tomás Coelho e na Cidade de Deus. As inscrições começam na próxima sexta-feira (2/2).

    São 100 vagas gratuitas, 50 em cada polo, para oficinas de danças brasileiras, hip-hop, jazz, teatro, musicalização e violão. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar.

    Os interessados devem ter até 18 anos e precisam estar estudando. Para se inscrever, basta procurar um dos polos do Favela Mundo de segunda a sexta, das 9h às 16h. Para se inscrever basta levar o comprovante de que a criança está matriculada na escola e cópias da identidade e do cpf do responsável.

    As aulas começam no dia 5 de fevereiro e vão até junho.


    Sobre a Favela Mundo:
     
    Fundada em 2010, a ONG Favela Mundo já beneficiou mais de 4 mil crianças e jovens de 125 comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. A ONG representou o Brasil em diversos eventos no exterior.

    Serviço: Oficinas do Favela Mundo

    Cidade de Deus: EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés, s/n)

    Tomás Coelho: EDI Maria Mazzetti (Av. Pastor Martin Luther King Jr, 4676)

    Inscrições: a partir de 2/2

    Horário: 9h às 16h, presencialmente, levando comprovante de matrícula na escola e xerox da identidade e cpf do responsável

    Informações: www.favelamundo.org.br


  • 26/01/2018

    MetrôRio vai disponibilizar trens extras para clássico do Campeonato Carioca, blocos pré-Carnaval e ensaio técnico em Copacabana

    No sábado, São Conrado, Largo do Machado e Ipanema recebem blocos com grande concentração de foliões. Vasco e Flamengo jogam às 17h no Maracanã.

    Domingo, às 16h, Beija-Flor faz ensaio técnico na Avenida Atlântica.
     
    O MetrôRio preparou uma operação especial com trens extras e reforço nas equipes de bilheteria e segurança nas estações São Conrado, Largo do Machado e General Osório para os blocos de Carnaval que acontecem no sábado, 27/01.
     
    Às 10h, o bloco “Primeiro Amor” se concentra na Praia de São Conrado. Às 14h, é vez de o bloco Vira-Lata fazer o seu desfile, também na Praia de São Conrado. A Concessionária recomenda que os foliões comprem os cartões de ida e volta com antecedência, para evitar filas nas estações.
     
    De tarde, às 15h, o bloco Imprensa que Eu Gamo inicia seu desfile na Rua Gago Coutinho, próximo da estação Largo do Machado. E, às 17h30, a Banda de Ipanema faz um novo ensaio para o Carnaval 2018 na praça da estação General Osório. Também haverá reforço nas equipes de bilheteria de ambas as estações (Largo do Machado e General Osório).
     
    No domingo, 28/01, a escola de samba Beija-Flor realiza um ensaio técnico na Praia de Copacabana, a partir das 16h. O MetrôRio recomenda que os clientes utilizem a estação Siqueira Campos para o desembarque e embarque (na volta) e também que comprem os cartões de ida e volta com antecedência, para evitar filas.


  • 15/01/2018

    MetrôRio abre vagas para Jovem Aprendiz e Pessoas com Deficiência

    Concessionária oferece benefícios de mercado.

    O MetrôRio tem vagas abertas para o Programa de Jovem Aprendiz, na função de aprendiz eletricista industrial, e para pessoas com deficiência. Os interessados na função de Jovem Aprendiz devem ter entre 18 e 21 anos e Ensino Médio Completo. Os homens têm que apresentar certificado de reservista. No Programa de Jovem Aprendiz, o colaborador fará o curso de eletricista industrial do Senai, em Benfica, que tem duração de 13 meses e acontece durante a tarde. Depois desse período, os alunos terão dez meses de vivência nas instalações do Centro de Manutenção do MetrôRio, supervisionados por técnicos. Os candidatos não podem estar participando de outro Programa de Jovem Aprendiz e também não podem já ter feito o mesmo curso no Senai. As inscrições vão até sexta-feira, 19/01. Basta enviar currículo para o e-mail nilsonbastos@innovarhe.com.br.

    Para pessoas com deficiência, as vagas são para auxiliar de operação. O candidato precisa ter o CID e o laudo atualizado (3 meses) que comprove a deficiência. Além disso, é necessário ter Ensino Médio completo e experiência com atendimento ao público ou atividades similares. O horário inicial de trabalho é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, para o curso de formação e vivência na área. Em caso de crescimento na empresa, a carga horária passa para 8 horas por dia, em regime de escala.

    Os interessados devem enviar currículo e laudo médico atualizado (3 meses) para o e-mail jsevero@innovarhe.com.br, descrevendo, no campo assunto, o título da vaga: AUXILIAR DE OPERAÇÃO - PCD. Não há data limite para a inscrição.


  • 05/01/2018

    Operação especial para encontro de baterias das escolas de samba em Copacabana

    Concessionária vai oferecer trens extras nas três linhas e reduzirá intervalo entre as composições

    O MetrôRio preparou uma operação especial para os clientes que forem ao Encontro do Samba. O evento vai reunir as baterias das 13 escolas de samba do Grupo Especial, neste sábado (06/01), às 19h, na praia de Copacabana. A Concessionária disponibilizará trens extras nas três linhas (1, 2 e 4), reduzirá os intervalos entre as composições e aumentará em 20% o número de lugares em relação à oferta usual.

    As estações recomendadas para o desembarque são Cardeal Arcoverde (para quem optar pelas escolas de samba que vão desfilar pelo Leme ou for ao palco principal) e Siqueira Campos (para quem preferir as escolas de samba que vão passar pelo posto 3). Além disso, o MetrôRio reforçará as equipes de segurança, limpeza e bilheterias.

    A Concessionária recomenda que os clientes priorizem o Cartão Pré-Pago ou comprem as passagens de forma antecipada, evitando filas na volta do evento.
     
    Encontro do Samba
    O Encontro do Samba vai reunir todas as baterias das escolas de samba do Grupo Especial. No evento, um cortejo será feito na Praia de Copacabana com um total de mil ritmistas: uma parte vai sair da Avenida Princesa Isabel (Império Serrano, Paraíso do Tuiuti, Unidos de Vila Isabel, União da Ilha do Governador, Acadêmicos do Grande Rio, Estação Primeira de Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel) e outra da Rua Siqueira Campos (Unidos da Tijuca, São Clemente, Imperatriz Leopoldinense, Beija Flor de Nilópolis, Acadêmicos do Salgueiro e Portela), até chegar ao palco principal na Rua Rodolfo Dantas, em frente ao Copacabana Palace.
     
    Ao final do desfile pela Avenida Atlântica, os sambistas se juntarão à Orquestra Petrobras Sinfônica, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky. No palco, Alcione, Martinho da Vila, Iza e Diogo Nogueira também vão participar da festa.


  • 04/01/2018

    ONG Favela Mundo organiza colônia de férias gratuita para 480 crianças e adolescentes

    Atividades gratuitas serão realizadas na Cidade de Deus e em Tomás Coelho

    Crianças e adolescentes de 6 a 14 anos que moram nas zonas Norte e Oeste do Rio não têm motivos para ficar em casa durante as férias escolares. Em janeiro, a ONG Favela Mundo vai organizar a sexta edição das colônias de férias em Tomás Coelho e na Cidade de Deus.
     
    Não é necessário se inscrever, basta levar os pequenos a um dos polos nos dias e horários das oficinas. São apenas 40 vagas por dia, respeitando a ordem de chegada.
     
    O projeto tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar.
     
    Brincadeiras tradicionais como dança das cadeiras e corrida do saco serão mais uma vez desenvolvidas, ao lado de jogos com bola e treinamento funcional para crianças. É importante ressaltar que qualquer pessoa, independente da região onde mora, pode participar. Ao término de cada dia será distribuído um lanche para os participantes.
     
    Sobre a ONG Favela Mundo
    Fundada em 2010, a ONG Favela Mundo já beneficiou mais de 4 mil crianças e jovens de 125 comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense. A Favela Mundo já representou o Brasil em diversos eventos no exterior.

    Serviço
    A colônia de férias do Projeto Favela Mundo acontecerá na Cidade de Deus e em Tomás Coelho de 8 a 31 de janeiro, sempre das 9h às 12h.

    Cidade de Deus: EDI Senhora Perciliana de Alvarenga (Rua Moisés, s/n). 
    Dias 15, 16, 17, 29, 30 e 31

    Tomás Coelho: EDI Maria Mazzetti (Av. Pastor Martin Luther King Jr, 4676)
    Dias 8, 9, 10, 22, 23, 24

    Informações: 2236-4129 ou pelo site www.favelamundo.org.br


  • 02/01/2018

    Inscrições abertas para o Projeto Tecendo Arte, que oferece aulas de artesanato em áreas carentes do Rio

    São 25 vagas para o curso de Artesanato Sustentável em dois bairros: Triagem e Água Santa
     
    As inscrições para o curso de Artesanato Sustentável do Instituto Musiva vão de 5 a 12 de janeiro. São apenas 25 vagas para as aulas, que serão ministradas nas unidades de Triagem e Água Santa. Os interessados podem se inscrever pelo site www.institutomusiva.org.br ou presencialmente. Nos núcleos físicos, as inscrições são por ordem de chegada.
    A participação no projeto é totalmente gratuita e os alunos recebem lanche no local. O material do curso também é fornecido gratuitamente. Ao final das aulas, os alunos ganharão certificado e poderão integrar o coletivo de artesãos que comercializa produtos no Quiosque Solidário do Instituto Musiva, que fica na Estação Catete do MetrôRio.
    O Tecendo Arte é um projeto idealizado pelo Instituto Musiva e patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, do MetrôRio, da LAMSA e conta com o apoio do Instituto Invepar e da Unisuam.
    Desde 2011, o projeto Tecendo Arte promove ações de educação artística, ambiental e empreendedora, estimulando a geração de renda para cerca de 380 famílias.
     
    Nos dias 10 e 11 de janeiro de 2018, mais de 25 participantes vão se formar pelo projeto Tecendo Artenos bairros de Água Santa e Triagem. Os alunos aprenderam técnicas de reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos para a produção de peças como brincos, colares, bolsas, carteiras, garrafas decoradas, entre outros produtos sustentáveis, além de conteúdo sobre empreendedorismo, formalização microempreendedora, precificação, noções de design, acabamento de produtos e marketing.

    Sobre o Musiva

    Em 7 anos de existência, o Instituto Musiva já capacitou mais de duas mil pessoas em várias comunidades do Rio de Janeiro através do ensino da arte dos mosaicos.
     
    Serviço:
    Inscrições para o curso gratuito de Artesanato Sustentável do projeto Tecendo Arte
    Data: 5 a 12 de janeiro
    Através do site www.institutomusiva.org.br ou com inscrição presencial nos endereços:
     
    Várzea Country Clube - Rua Torres de Oliveira, 436 - Água Santa, às quartas e sextas-feiras, no horário das 13h às 17h
     
    Nave do Conhecimento de Triagem - Rua Bérgamo, 320 – Triagem, às terças e quintas-feiras, no horário das 10h às 17h.


  • 27/12/2017

    Coletiva sobre o Réveillon carioca: como comprar o cartão especial do MetrôRio

    Vendas ficarão concentradas em seis estações até sexta-feira, 29/12
     
    Até sexta-feira, 29/12, as vendas dos cartões especiais para o Réveillon estão concentradas nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Jardim Oceânico. As bilheterias funcionam das 10h às 21h em todas as seis estações. Já no sábado e no domingo, 30 e 31/12, os cartões especiais serão vendidos apenas na estação Carioca.

    O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. Os clientes podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e devem comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem. Ainda há cartões para todas as faixas de horário, mas o MetrôRio orienta a compra com antecedência para evitar filas. 

    Funcionamento das estações durante a operação especial

    A operação especial de Réveillon terá início às 19h do domingo, 31/12. A partir desse horário, o embarque somente será realizado com os cartões especiais, a Linha 1 funcionará de Uruguai a Jardim Oceânico e os clientes da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem necessidade de trocar de trem.

    Também às 19h, a estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque. Além disso, no mesmo horário, as bilheterias do MetrôRio serão fechadas, exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.

    A volta acontecerá da meia-noite às 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. O MetrôRio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, na viagem de ida e de volta, a estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque de meia-noite às 7h.


  • 26/12/2017

    Última semana para adquirir os cartões de Réveillon do MetrôRio

    Vendas ficarão concentradas em seis estações a partir desta terça-feira, 26/12
     
    A partir desta terça-feira, 26/12, as vendas dos cartões especiais para o Réveillon ficarão concentradas nas estações Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Glória e Jardim Oceânico. As bilheterias funcionarão das 10h às 21h em todas as seis estações. Já no sábado e no domingo, 30 e 31/12, os cartões especiais serão vendidos apenas na estação Carioca.

    O cartão de ida e volta é vendido por R$ 8,60. Já os cartões somente de ida ou de volta custam R$ 4,30, o mesmo valor da tarifa do MetrôRio. Cada cliente tem o limite de compra de até dez cartões. Os clientes podem escolher cinco faixas de horário (entre 19h e 0h) e devem comprar o cartão correspondente ao período em que pretendem realizar a viagem. Ainda há cartões para todas as faixas de horário, mas o MetrôRio orienta a compra com antecedência para evitar filas. 

    Funcionamento das estações durante a operação especial

    A operação especial de Réveillon terá início às 19h do domingo, 31/12. A partir desse horário,  o embarque somente será realizado com os cartões especiais, a Linha 1 funcionará de Uruguai a Jardim Oceânico e os clientes da Linha 2 poderão seguir da Pavuna até Jardim Oceânico, sem necessidade de trocar de trem.

    Também às 19h, a estação Cardeal Arcoverde será fechada para embarque. Além disso, no mesmo horário, as bilheterias do MetrôRio serão fechadas, exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, que ficarão abertas até as 23h59 do mesmo dia.

    A volta acontecerá da meia-noite às 5h, exclusivamente, pelas estações General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Jardim Oceânico, com o uso do cartão especial. O MetrôRio recomenda que os usuários que estiverem em Copacabana priorizem, na viagem de ida e de volta, a estação Siqueira Campos. As demais estações das Linhas 1, 2 e 4 funcionarão apenas para desembarque de meia-noite às 7h.


  • 26/12/2017

    MetrôRio vai disponibilizar trens extras para Jogo das Estrelas

    Partida encerra calendário do futebol carioca
     
    O MetrôRio preparou uma operação especial com trens extras à disposição dos torcedores que forem assistir ao Jogo das Estrelas, partida que encerra o calendário do futebol carioca. O evento, organizado pelo ex-jogador Zico, acontecerá no Estádio do Maracanã, nesta quarta-feira (27/12). A partida principal começa às 20h30. Para facilitar a entrada no sistema, a Concessionária recomenda a compra com antecedência dos cartões de ida e volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada das composições.


  • 18/12/2017

    MetrôRio inaugurou painel “Aquele Abraço” na Cinelândia com a presença de Gilberto Gil

    Localizado na área externa da estação, o mural temático retrata personagens da música de Gil, como Chacrinha, Tia Surica (Portela) e Zico (Flamengo)
     
    O MetrôRio inaugurou nesta segunda-feira, 18/12, o painel "Aquele Abraço", com a presença do homenageado, Gilberto Gil. A obra de arte, instalada no respiradouro da estação Cinelândia, leva o nome da famosa canção que exalta a beleza do Rio de Janeiro e retrata Gil e personagens citados na música: a "Torcida do Flamengo" (representada pela imagem de Zico), "Todo Mundo da Portela" (Tia Surica), a "Moça da Favela" e o apresentador Chacrinha (Velho Guerreiro). Com oito metros de altura por seis metros de largura, é de autoria dos artistas Ozi e Coletivo Nata Família, com técnicas como pintura em spray, pôster arte e estêncil. A curadoria de arte é de Marco Teobaldo.

    “Com essa inauguração, o MetrôRio homenageia um dos maiores artistas brasileiros e presenteia o Rio de Janeiro com essa bela obra de arte urbana. Apoiar projetos culturais é um dos pilares da companhia” - explicou o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho. 

    O mural tem duas faces: de um lado, o retrato de Gilberto Gil aparece em um fundo inspirado na capa de seu LP de 1968, dos tempos da Tropicália, com trechos da música-tema “Aquele abraço” e alusão aos adereços dos Filhos de Ghandi e aos seus orixás Xangô e Longunedé. Do outro lado, quatro personagens mencionados na canção (Chacrinha, moça da favela, povo da Portela, representado pela Tia Surica, e torcida do Flamengo, simbolizada por Zico) surgem em tons de cinza, preto, branco e vermelho, cores que fazem referência à Quarta-feira de Cinzas de 1969, quando Gil, acompanhado de Caetano Veloso, deixou o Brasil rumo ao exílio em Londres, durante o período da ditadura militar.

    Incentivo à arte urbana:

    O MetrôRio apoia diferentes projetos na área cultural, incluindo a arte urbana. O projeto Copa Graffiti, que contou com uma edição em 2013 e outra em 2014, é um exemplo de iniciativa que dá voz aos artistas de rua e possibilita um novo olhar sobre a street art. O evento,  fruto da parceria entre o MetrôRio, Instituto Invepar e o Instituto EixoRio , transformou os muros das estações da Linha 2 (entre São Cristóvão e Pavuna) em galerias a céu aberto, oferecendo a oportunidade a artistas de exibirem suas obras e proporcionando uma experiência visual diferente a pedestres, clientes do sistema e motoristas.