-
30/04/2019
MetrôRio passa a aceitar pagamento por aproximação Visa nas estações
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, deu mais um passo importante no mundo digital. A concessionária começou a aceitar nesta segunda-feira, (29/04), em todas as suas 41 estações, o pagamento de passagens por meio de celular, cartão de crédito, pulseira e relógio com a tecnologia NFC (Near Field Communication). A iniciativa, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo e proporcionará mais agilidade aos clientes de qualquer emissor que possuem dispositivos por aproximação.
Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais precisar comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô. Basta ir a um dos validadores sinalizados com o uso da nova tecnologia e aproximar o cartão de crédito pessoal ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. A novidade vai permitir economia de tempo para o cliente e maior fluidez no embarque. A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso. Em um primeiro momento, somente os cartões de crédito da Visa estarão habilitados para utilização. Os clientes também podem usar seu cartão Visa em carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para conseguirem realizar o pagamento por aproximação.
"No MetrôRio, nosso objetivo é inovar para facilitar a vida de nossos clientes. Queremos oferecer conveniência e praticidade. A aceitação de pagamento por aproximação, permitindo o ingresso no sistema com o uso do cartão de crédito ou celular do próprio cliente, é mais um passo fundamental nessa direção, pois elimina filas e torna a viagem mais rápida e simples. Acreditamos que a mobilidade urbana deve ser cada vez mais integrada e de fácil utilização. Estamos empolgados em oferecer essa inovação de forma pioneira para os cariocas e turistas que visitam a nossa cidade", ressalta o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.
O MetrôRio será a primeira operadora no mundo a usar a nova solução global Visa Secure Access Module (SAM), que permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores. Esta solução, em teste desde o ano passado, foi desenvolvida em parceria com Planeta Informática, Ingenico Group e Digicon. A Cielo é a adquirente parceira na implementação do projeto nas catracas do metrô do Rio de Janeiro.
“Acreditamos que o uso da tecnologia de pagamentos por aproximação no metrô é uma oportunidade de digitalizar bilhões de transações de baixo valor, melhorando a experiência do passageiro e reduzindo despesas do transporte público”, explica Fernando Teles, presidente da Visa do Brasil. “Estamos trabalhando com bancos, fintechs e varejistas para massificar a distribuição e uso dos cartões por aproximação no Brasil. Hoje, além de serem aceitos no MetrôRio, os cartões e as carteiras digitais – disponíveis nos celulares de milhares de brasileiros - já podem ser utilizados em mais de 3 milhões de estabelecimentos em todo o país*”, explica o executivo.
Os pagamentos por aproximação estão substituindo, principalmente, o dinheiro. Na Austrália, por exemplo, foi observada uma queda de 16% no uso do dinheiro em espécie*. No Brasil, desde o final do ano passado, o número de pagamentos por aproximação chega a mais de 1 milhão de transações por mês. Já no Rio de Janeiro, o crescimento registrou uma alta de 2000%** em um ano, segundo levantamento da Visa.
O Banco do Brasil esteve entre os primeiros bancos do mundo a emitir cartões com tecnologia por aproximação, ainda em 2009. Desde então, a instituição disponibiliza cartões com pagamento por aproximação para clientes específicos. Além disso, qualquer cliente BB que possua um Ourocard Visa pode pagar por aproximação, ao cadastrar o número do seu plástico nas principais carteiras digitais do mercado. O BB pretende emitir mais de 5 milhões de cartões por aproximação só neste ano, aproveitando-se da maior disseminação dessa forma de pagamento.
Edson Costa, diretor de meios de pagamento do BB, comenta a participação no projeto do
MetrôRio com a Visa. “Temos uma história de pioneirismo, que vem desde a inclusão do chip no cartão e que passa por todas as soluções de pagamento mais modernas do mercado de meios de pagamento. Anunciar mais essa solução demonstra que estamos na vanguarda. É nosso intuito apoiar a inclusão digital e dar ao cliente a opção de escolher como quer fazer seus pagamentos”.
“Hoje, 95% do nosso parque de maquininhas em todo o Brasil já está apto a aceitar pagamentos por aproximação, seja qual for a tecnologia”, explica Danilo Caffaro, Vice-Presidente de Produtos e Novos Negócios da Cielo. “Estamos trabalhando fortemente com os parceiros do ecossistema para expandir a modalidade a outros serviços, como o transporte público, ajudando o pagamento por aproximação a se popularizar entre os usuários. Também temos atuado com os lojistas para que saibam operar no dia a dia, tornando a experiência de compra a mais fluida possível”, acrescenta o executivo da Cielo.
O Bradesco foi o pioneiro na emissão de cartão Visa com a tecnologia de pagamento por aproximação no Brasil. O Banco tem mais de 600 mil plásticos emitidos com essa tecnologia aptos para uso, além de milhares de cartões cadastrados nas 3 carteiras digitais – também conhecidas como Pays. “O segmento de transporte é fundamental na nossa estratégia de fomentar a utilização de meios de pagamento digitais e por aproximação, como também de ampliar o uso do cartão para todas as necessidades do dia-a-dia dos nossos clientes”, afirma Vinicius Favarão, Diretor do Bradesco Cartões.
Os passageiros ainda poderão adquirir, em breve, cartões por aproximação na estação Central do Metrô em caixas automáticos da Saque e Pague. Os plásticos, emitidos pela BPP, serão pré-pagos, aceitos em qualquer estabelecimento Visa e podem ser recarregados.
O projeto ainda teve a participação da Software Express, uma empresa da First Data, que foi responsável pelo roteamento e processamento das transações por aproximação.
*dados estimados da Visa do Brasil
** dados da Visa Consulting & Analytics
-
30/04/2019
MetrôRio terá horário especial de feriado nesta quarta-feira, 1º/05
Estações de metrô estarão abertas das 7h às 23h
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, funcionará nesta quarta-feira, 1º/05, dia do trabalho, com horários especiais de feriado. As estações abrem às 7h e a operação será encerrada às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio.
-
26/04/2019
MetrôRio fará esquema especial para jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã
Durante o fim de semana, as equipes de bilheteria e segurança serão reforçadas
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os primeiros jogos do Campeonato Brasileiro que acontecem neste fim semana no Maracanã. No sábado, 27/04, o Flamengo estreia na competição em uma partida contra o Cruzeiro, às 21h. Já no domingo, 28/04, o Fluminense recebe o Goiás, às 19h.
Haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheterias das estações. Além disso, trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4.
Cartão Giro
Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.
-
17/04/2019
MetrôRio divulga esquema especial para jogo do Fluminense na Copa do Brasil
Haverá trens extras e extensão do horário da operação do metrô
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os tricolores que forem ao Maracanã nesta quarta-feira, 17/04, para assistir a Fluminense e Santa Cruz pela Copa do Brasil. O jogo está marcado para as 21h30. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
Além disso, o horário de embarque de passageiros será estendido em uma hora após o jogo nas estações Maracanã e São Cristóvão. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
Cartão Giro
O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro para facilitar a entrada dos clientes no sistema. Com o aplicativo MetrôFácil, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.
Horários durante o feriado
Nesta Sexta-Feira da Paixão, 19/04, o MetrôRio vai funcionar em esquema especial de feriado, das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já no sábado, 22/04, o horário é normal, das 5h à meia-noite, e a baldeação entre as linhas 1 e 2 também é feita na estação Estácio.
No domingo, 21/04, o funcionamento do metrô será das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.
Na segunda-feira, 22/04, as 41 estações do MetrôRio funcionam normalmente, das 5h à meia-noite.
Terça-feira, 23/04, feriado de São Jorge, haverá esquema especial, com operação das 7h às 23h e transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio.
-
12/04/2019
MetrôRio recebe doações para cariocas atingidos pela chuva
Concessionária está arrecadando material de limpeza, água potável e itens de higiene pessoal
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, e Instituto Invepar entraram na corrente de solidariedade para ajudar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro.
A concessionária está arrecadando material de limpeza, itens de higiene pessoal e água potável na estação Carioca do metrô.
Os donativos podem ser levados até a próxima quarta-feira, dia 17/04. O ponto de coleta está montado em frente às catracas do acesso A (Rio Branco) da estação Carioca.
-
12/04/2019
MetrôRio faz festa surpresa para o menino Pietro
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, recebeu nesta quarta-feira (11), o menino Pietro Honorato, de 3 anos, e sua família na sede administrativa da concessionária, no Centro. O menino ficou conhecido após as fotos do seu aniversário, com o tema do MetrôRio, viralizarem nas redes sociais. Pietro foi recebido por equipe da concessionária, que o presenteou com crachá personalizado. Ele ganhou ainda uma festa surpresa no auditório da empresa, com a participação de 200 colaboradores.
O dia especial começou um pouco antes, durante o embarque na estação Maria da Graça, na Zona Norte, com uma mensagem inesperada. O condutor Paulo Roberto Barros recebeu o menino sensação da internet de um jeito especial. “Seja muito bem-vindo, Pietro! O Metrô Rio quer que a sua viagem seja muito feliz e cheia de surpresas. Apostamos que o seu aniversário de três anos será inesquecível”, disse o condutor.
Já no Centro Administrativo do MetrôRio, Pietro foi recepcionado pelos diretores de Operação, Daniel Habib, e de Engenharia, Cristiano Mendonça. Eles realizaram um tour, apresentaram as instalações do Centro de Controle Operacional e o simulador de trem, utilizado no treinamento de novos condutores da empresa.
A servidora pública Alessandra Honorato, mãe de Pietro, destacou que a festa temática realizada na casa da família surgiu a partir da paixão do menino pelo metrô. “Todos os dias ele vai me buscar na estação e se diverte vendo as composições. Aproveitei a ideia e fiz um bolo de aniversário para comemorar. Não imaginava toda essa repercussão positiva, ele está muito feliz. Esse dia ficará marcado para sempre em nossas vidas”, afirmou.
Próxima parada: Estação Alegria
Escolas e instituições sociais interessadas em levar crianças de 5 a 12 anos para visitar o Centro Administrativo do MetrôRio podem se inscrever para participar do programa “Estação Alegria”, realizado uma vez por mês, entre abril e novembro, com grupos de até 30 crianças e dez responsáveis por vez.
A iniciativa é gratuita e aborda temas como atitude segura e gentil dentro do sistema metroviário, cidadania, meio ambiente e educação. O roteiro também inclui visita ao Centro de Controle Operacional do MetrôRio e ao simulador, no qual elas podem brincar de conduzir um trem do metrô. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço responsabilidadesocial@metrorio.com.br.
-
10/04/2019
MetrôRio prepara operação especial para jogos da Copa do Brasil e Libertadores no Maracanã
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, programou um esquema especial para os jogos que acontecem no estádio do Maracanã nestas quarta e quinta-feira, 10 e 11 de abril.
Na quarta-feira, 10/04, Fluminense e Luverdense se enfrentam às 19h15 pela Copa do Brasil. Já na quinta-feira, 11/04, o Flamengo recebe o San José, da Bolívia, às 21h.
Nos dois dias, o MetrôRio vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
-
05/04/2019
MetrôRio terá operação especial para semifinais do Campeonato Carioca
As estações terão reforço nas equipes de segurança e atendimento ao cliente
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou um esquema especial para as semifinais do Campeonato Carioca que acontecem neste fim de semana no Maracanã. As equipes de segurança e bilheteria nas estações serão reforçadas. Além disso, haverá mais trens circulando pelas três linhas.
No sábado, 06/04, Flamengo e Fluminense se enfrentam às 19h. A concessionária recomenda que os rubro-negros desembarquem e embarquem na estação São Cristóvão. Já os tricolores devem usar a estação Maracanã. No domingo, 07/04, às 16h, é a vez de Vasco e Bangu entrarem em campo.
Cartão Giro
Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem.
-
05/04/2019
MetrôRio terá vacinação contra a febre amarela na estação Carioca
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, participa entre os dias 8 e 9 de abril, das 7h às 11h, da campanha de vacinação contra a febre amarela, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) na estação Carioca. O público-alvo poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade ou CPF. Na ocasião, serão emitidos comprovantes para quem tomar a vacina.
O posto de atendimento será montado dentro da estação, no corredor próximo ao acesso B (Av. República do Chile). O MetrôRio está apoiando a ação e dando suporte operacional à SES, que terá equipes no local para tirar dúvidas sobre a doença.
O público-alvo da vacinação abrange crianças a partir de 9 meses, adolescentes, adultos e idosos. Caso persistam as dúvidas, o paciente deve procurar um médico para as devidas avaliações e orientações.
A vacina da febre amarela é contraindicada para bebês menores de nove meses e pessoas que tenham quadro de imunodeficiência por doença ou tratamento. Também há restrições para gestantes e pessoas com alergia grave a ovo. Mulheres que estejam amamentando bebês menores de seis meses devem buscar orientação médica.
No mês de maio, as estações do Maracanã e Siqueira Campos também receberão postos volantes para reforçar a campanha.
-
03/04/2019
MetrôRio prepara esquema especial para jogo entre Flamengo e Peñarol na Libertadores
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, fará um esquema especial para atender os torcedores que vão ao Maracanã assistir à partida entre Flamengo e Peñarol nesta quarta-feira (03/04), às 21h30. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
Além disso, o horário de embarque de passageiros será estendido em uma hora, após o término do jogo, nas estações Maracanã e São Cristóvão. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo–Gávea e Antero de Quental–Gávea) funcionarão até a chegada do último trem nestas estações.
Cartão Giro
Para facilitar a entrada no sistema, o MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôFácil para que os clientes planejem a viagem e acompanhem localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.