Projetos
Empoderamento e Tecnologia: Jovens Negras no Audiovisual (CINEMA NOSSO)
Programa gratuito de formação profissional e inserção de jovens negras no mercado do audiovisual e novas tecnologias. O projeto prevê formações, mentorias e workshops de gerenciamento de carreiras, empreendedorismo, gestão financeira e suporte socioemocional. Ao final das formações as jovens produzem produtos culturais como, filmes, jogos, roteiros para séries e produtos digitais.
Projeto Uno Novo Amanhã
Desenvolve ações de voluntariado ao atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A organização atua com a proposta de contribuir no desenvolvimento social e integração comunitária por meio de ações de cidadania e atividades que envolvem a arte, educação, esporte e cultura.
Projeto Gerando Sons (Instituto Brasileiro de Música e Educação - IBME)
Oferece aulas gratuitas de vários instrumentos musicais para crianças e jovens entre 7 a 19 anos. A iniciativa tem por objetivo promover a transformação social e a integração comunitária, por meio da educação, da música e da cultura para estudantes da rede pública de ensino, famílias e comunidades do Estado do Rio de Janeiro.
Associação Rede Cruzada
Oferece diversas atividades educativas e culturais, como aulas de leitura, reforço escolar, recreação e alfabetização de crianças e adultos. A organização desenvolve ações voltadas à educação inclusiva que consequentemente contribui para a redução dos indicadores de evasão escolar.
Associação de Comunicação Fala Roça
Tem como objetivo levar as principais informações da região e promover a interatividade entre os moradores. Nas oficinas do projeto, os moradores aprendem sobre comunicação.
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Escola de Música da Rocinha (Associação Cultural Professor Hans Ulrich Koch)
Oferece atendimento especializado para alunos com deficiência intelectual, como síndrome de down e autismo. O projeto oferecerá, ao longo de 12 meses, aulas gratuitas de musicalização para até 30 crianças e jovens.
Projeto Reforço do Futuro
O projeto tem por objetivo promover o avanço no domínio da leitura, da escrita e do raciocínio lógico de crianças e adolescentes, com necessidade de reforço escolar, utilizando a arte e a educação como ferramentas. Através de metodologias criativas, como aulas de arte e teatro, além do podcast Reforço do Futuro, o projeto promove um processo participativo, colaborativo formando cidadãos críticos e autônomos e ajuda na redução da evasão escolar.
Associação Ballet de Manguinhos
O projeto oferece aulas gratuitas de ballet, dança contemporânea, circo e teatro. O projeto também oferece cursos na área de informática, palestras informativas e reforço escolar.
Museu do Graffiti
Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS) o Projeto tem como objetivo reconhecer e valorizar o artista urbano, registrando todo conteúdo histórico através do acervo produzido dos diversos tipos de arte de rua e seus componentes, como, graffiti, hip hop , funk e dança de rua. Visa resguardar os bens museológicos e a salvaguarda do registro de escrituras e pinturas desde a pichação até o graffiti concentrando, suas obras e seus autores em um histórico inédito que sejam identificadas para estudos sobre seus significados e intenções para pesquisas de escolas, universidades, poder público e sociedade civil.
Escola de Música e Cidadania
O projeto é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS) e tem como objetivo formar uma nova geração de instrumentistas e cidadãos, capazes de fazer da música um agente de promoção social e de enriquecimento cultural de todo o conjunto da comunidade, democratizando o acesso à cultura e abrindo possibilidades de formação pessoal e profissional.
Escrevendo Minha História
O projeto é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS) e tem como objetivo realizar oficinas de contação de histórias e redação, para crianças e adolescentes das comunidades do Rio de Janeiro e escolas da rede pública de ensino.
Projeto Olhares Cariocas
O projeto é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS) e tem como objetivo realizar oficinas de audiovisual e promoção de exibições de filmes, através de aulas teóricas e práticas sobre o audiovisual, além de oficinas que envolvem outros saberes necessários para a criação de um vídeo de qualidade, utilizando o aparelho celular.