×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Meio Ambiente

Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)

O MetrôRio e a Invepar irão compensar as Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de todos os participantes do Rock In Rio 2019 que forem de metrô ao Evento.

Uma composição do MetrôRio é capaz de comportar 1.800 passageiros, retirando das ruas cerca de 900 carros (com duas pessoas). A emissão de GEE por passageiro/quilômetro é 3 vezes menor que a dos ônibus e 35 vezes menor que a dos automóveis. Dessa forma, além de ajudar diariamente na redução das emissões de GEE do setor de transportes, a expectativa é de que cerca de 600 toneladas de gás carbônico equivalente sejam compensados pelo MetrôRio durante o Festival. Assim, quem optar por usar esse meio de transporte nos dias do evento, estará colaborando com o combate ao aquecimento global.

Use a nossa calculadora online para conhecer a pegada de carbono de suas viagens. A calculadora compara o uso de metrô, ônibus e automóvel, considerando as mesmas distâncias percorridas no trajeto entre as estações de embarque e desembarque.

A ação é realizada pela área de Meio Ambiente do MetrôRio e a INVEPAR em parceria com o programa ambiental voluntário Amigo do Clima, que trabalha com projetos de redução de emissões de GEE desenvolvidos a partir de padrões internacionais.

Link para a Calculadora: https://naitech.com.br/jobs/metrorio/



Tecendo Arte

O Tecendo Arte - Rumos Sustentáveis - é um projeto apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS) e tem como proposta oferecer aulas de educação ambiental as crianças do conjunto habitacional da Mangueira II, aprendendo por meio da teoria e da prática sobre o descarte correto, reutilização/reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos, como retalhos de tecidos e embalagens longa vida.

Além disso, mulheres da região são capacitadas em artesanato sustentável, com foco na produção de acessórios de moda feminina e produtos de decoração, com ensino sobre empreendedorismo, proporcionando o empoderamento feminino e a geração de renda.



Circuito Cultural da Cidadania

O Circuito Cultural da Cidadania é apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS) e tem como objetivo proporcionar um ambiente interativo de aprendizado através de experiências científicas teatralizadas. A proposta é envolver o público infanto-juvenil com esquetes teatrais para facilitar o entendimento sobre como lidar com os temas economia de água, reciclagem, eficiência energética, consumo consciente, mobilidade urbana e segurança no trânsito.