×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 09/05/2014

    A partir de segunda-feira, Linha 2 do MetrôRio terá horário especial devido a obras na Estação Maracanã.

    A partir de segunda-feira, Linha 2 do MetrôRio terá horário especial devido a obras na Estação Maracanã.
    Por conta das obras de modernização da Estação Maracanã, a partir de segunda-feira (12/05) até dia 01/06, a Linha 2 do MetrôRio terá seu horário de funcionamento alterado. De segunda-feira a sábado, as estações estarão abertas das 5h às 23h30 – horário em que sairão os últimos trens das estações Pavuna e Botafogo. A Linha 1 funcionará normalmente, das 5h a 0h.
    Nos domingos, as duas linhas funcionarão no horário habitual (das 7h às 23h).


  • 30/04/2014

    Esquema de funcionamento do MetrôRio – Feriadão de 1º de maio

    O MetrôRio informa o esquema de funcionamento durante feriado prolongado de 1º de maio:

    - Quinta-feira (01/05) – Funcionamento entre 7h e 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.
    - Sexta-feira (02/05) – Funcionamento entre 5h e meia-noite. Transferência de linha nas estações do trecho compartilhado.
    - Sábado (03/05) – Funcionamento entre 5h e meia-noite. Transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.
    - Domingo (04/05) – Funcionamento entre 7h e 23h. Transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio.


  • 28/04/2014

    Novas estações do MetrôRio vão receber a campanha de vacinação contra a gripe

    A próxima etapa da campanha de vacinação contra a gripe, promovida pelo MetrôRio e pela Secretaria Municipal de Saúde, acontece nesta terça-feira, dia 29, nas  estações Cantagalo e Central, entre 8h e 17h.
    Podem participar da campanha crianças com idade entre seis meses e menos de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários ligados à área de saúde, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, povos indígenas e portadores de doenças crônicas e condições clínicas especiais. Segundo dados do Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os idosos, também diminui o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e a chance de hospitalização e morte em 50% e 68% respectivamente.
    Serviço: Campanha de vacinação contra a gripe
    Estações: Cantagalo e Central
    Data: Terça-feira, 29 de abril
    Horário: Entre 8h e 17h
    Mais informações da campanha, procurar a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, nos telefones 2531-7277 e 2224-7713.
    Matérias e gravações da campanha devem ser agendadas antes com a Assessoria de Imprensa do MetrôRio.


  • 28/04/2014

    MetrôRio apresenta cenários para expansão e primeiros resultados de operação especial na Linha 2

    Responsável pelo transporte de 800 mil cariocas diariamente, o MetrôRio expôs seus estudos sobre a expansão da malha metroviária e opções para aumentar o número de ofertas de lugares, como o looping, que já está funcionando entre as estações Engenho da Rainha e Estácio. As novidades foram anunciadas pelo MetrôRio, nesta terça-feira, durante do Seminário O Rio não pode parar, na Associação Comercial do Rio de Janeiro.
     
    LOOPING – Desde março, composições extras fazem o trajeto Engenho da Rainha/ Estácio, com intervalos de 20 minutos, durante a manhã, parando em todas as estações do trecho. De lá, os usuários fazem a transferência para a Linha 1. Com essa estratégia, o MetrôRio está ofertando mais 14 mil lugares na Linha 2 para atender o aumento de fluxo de passageiros, que no mês de fevereiro foi de 30% no horário de pico em todo o sistema.
     
    EXPANSÃO DE LINHA, CENÁRIO 1 – Já anunciado pelo Governo do Estado, seria uma ligação entre a Gávea e a Estação Carioca, passando por Jardim Botânico e Santa Teresa.
     
    EXPANSÃO DE LINHA, CENÁRIO 2 – Seria uma extensão da Linha 1, partindo da Estação Uruguai e chegando até o Méier, passando pela Rua Barão de Mesquita.


  • 08/04/2014

    MetrôRio tem postos de cadastramento para Bilhete Único Estadual em sete estações

    O MetrôRio, em parceria com a RioCard, instalou postos de cadastramento para o Bilhete Único Estadual em sete estações. Até o dia 17/05, os usuários poderão se cadastrar nas estações Central, Carioca, Pavuna, Estácio, Siqueira Campos, General Osório e Coelho Neto. Com o cadastramento no Bilhete Único, o usuário terá o direito de utilizar a tarifa social e continuará pagando a tarifa de R$ 3,20 no sistema metroviário. Para fazer o cadastramento, o usuário precisa levar identidade, CPF e comprovante de residência, além de fazer uma carga mínima de R$ 5,25 no cartão.

    Para agilizar o atendimento e evitar a formação de grandes filas nos últimos dias, a Concessionária pede aos usuários que antecipem o quanto antes o seu atendimento. Após o dia 17/05, o cadastramento poderá ser realizado nos postos de atendimento da RioCard. A lista está disponível no site www.cartaoriocard.com.br.


  • 26/03/2014

    GaleRio: Arte e urbanização nos muros do MetrôRio

    EixoRio e MetrôRio realizam projeto que irá transformar os 40Km da linha 2 do metrô

    Desde 2012, o MetrôRio investe e apoia projetos que transformam os muros da linha 2 em uma galeria de arte a céu aberto. Primeiro foi a Copa Grafite, evento realizado pela Concessionária que disponibilizou 5.400 metros de muro, 6 mil litros de tinta e contou com a participação de 300 artistas - e agora,  o GaleRio.  A proposta desse novo projeto, comandado pelo Instituto EixoRio – núcleo de articulação urbana da Prefeitura do Rio de Janeiro – é continuar a dar vida aos muros dos 15 bairros da Zona Norte que margeiam a linha do metrô através do grafite e com projetos de urbanização, limpeza e iluminação pública.  O lançamento do projeto acontece nesta quinta-feira, 27/03, na Estação Inhaúma, às 10h, mesma data em que a cidade comemora o Dia do Grafite.

    Nesta primeira fase do projeto os muros das Estações Del Castilho, Inhaúma, Colégio/Coelho Neto e Triagem serão contemplados com pinturas de 130 grafiteiros divididos em 13 grupos. Airá OCrespo, Lamarca, Rafo Castro e Anarkia Boladona são alguns dos líderes dessas equipes.  O término das pinturas está previsto para 30 de abril. Em cada uma delas, uma referência ou tema relativo ao bairro servirá de inspiração para o painel.

    A ativação piloto do GaleRio se deu na Estação Del Castilho, na qual o tema Explosão das Cores já toma conta do muro de 150 metros, próximo ao Shopping Nova América.  Nesta semana, a Estação Inhaúma começa a receber os primeiros traços do grafite, que retratará 40 crianças da escola municipal Barão de Macahubas. A instituição é tombada pelo Iphan e tem grande representatividade na região.

    No trecho entre as Estações Colégio e Coelho Neto, os trabalhos começarão no dia 03/04. A pintura será dividida em dois temas: Pausa para Relaxar (500 metros de muro) e Extravasando Energia (500 metros de muro).   A última estação a receber o projeto será Triagem, no dia 18/04, que irá retratar nos 250 metros de muro a pátria brasileira e será comandada pelas equipes dos grafiteiros Meton e Airá OCrespo.


  • 26/03/2014

    MetrôRio aumenta oferta de lugares na linha 2

    A partir desta quarta-feira, 19/03, trens extras farão o trajeto Engenho da Rainha – Estácio

    O MetrôRio ofertará mais de 14 mil lugares na linha 2 a partir de quarta-feira (19/03). Usuários que estiverem na Estação Engenho da Rainha terão à disposição trens vazios que seguirão até Estácio, parando em todas as estações do trecho. De lá, os usuários terão que desembarcar, fazer a transferência para a linha 1 e aguardar a próxima composição que fará o serviço até a Estação General Osório.

    Essa operação começa às 6h45 e termina às 9h10 na Estação Engenho da Rainha. Essa estratégia será adotada para atender o aumento de fluxo de passageiros, que no mês de fevereiro foi de 30% no horário de pico em todo o sistema. Os intervalos das linhas 1 e 2 serão mantidos.

    Desde o início do ano, a Concessionária está dando todo apoio à operação planejada pela Prefeitura para o Centro da cidade durante as intervenções no tráfego e obras viárias. O horário de pico foi estendido, ampliando a oferta em 40 mil lugares diários, sendo 10 mil por linha/sentido, e houve um reforço de 10% na frota dos ônibus do serviço Metrô Na Superfície, de 60% nas bilheterias disponíveis e 10% no número de agentes de segurança nas estações, intensificando ainda mais o atendimento e orientação aos usuários.

    A média de passageiros do mês de fevereiro foi de 800 mil usuários por dia útil contra 738 mil passageiros em dezembro.


  • 21/03/2014

    Pontos do Metrô Na Superfície serão alterados

    O itinerário dos ônibus Metrô Na Superfície, que partem da Estação General Osório, será alterado a partir deste sábado, 22/03, devido às obras da Linha 4 do Metrô no bairro de Ipanema.  A mudança ocorre somente no trajeto Gávea – General Osório.

    A alteração acontecerá em duas paradas do serviço do Metrô Na Superfície, Aníbal de Mendonça e Nossa Senhora da Paz. Na primeira, o ponto deixa de ser na Rua Visconde de Pirajá 577 para a Av. Vieira Souto 610 (entre a Av. Henrique Drumont e a Rua Aníbal de Mendonça).  A segunda parada citada foi transferida da Rua Visconde de Pirajá 431 para Av. Vieira Souto, 462 (entre as ruas Garcia D’Ávila e Maria Quitéria). Placas informativas serão instaladas nos novos pontos.


  • 18/03/2014

    MetrôRio aumenta oferta de lugares na linha 2

    A partir desta quarta-feira, 19/03, trens extras farão o trajeto Engenho da Rainha – Estácio.

    O MetrôRio ofertará mais de 14 mil lugares na linha 2 a partir de quarta-feira (19/03). Usuários que estiverem na Estação Engenho da Rainha terão à disposição trens vazios que seguirão até Estácio, parando em todas as estações do trecho. De lá, os usuários terão que desembarcar, fazer a transferência para a linha 1 e aguardar a próxima composição que fará o serviço até a Estação General Osório.

    Essa operação começa às 6h45 e termina às 9h10 na Estação Engenho da Rainha. Essa estratégia será adotada para atender o aumento de fluxo de passageiros, que no mês de fevereiro foi de 30% no horário de pico em todo o sistema. Os intervalos das linhas 1 e 2 serão mantidos.

    Desde o início do ano, a Concessionária está dando todo apoio à operação planejada pela Prefeitura para o Centro da cidade durante as intervenções no tráfego e obras viárias. O horário de pico foi estendido, ampliando a oferta em 40 mil lugares diários, sendo 10 mil por linha/sentido, e houve um reforço de 10% na frota dos ônibus do serviço Metrô Na Superfície, de 60% nas bilheterias disponíveis e 10% no número de agentes de segurança nas estações, intensificando ainda mais o atendimento e orientação aos usuários.

    A média de passageiros do mês de fevereiro foi de 800 mil usuários por dia útil contra 738 mil passageiros em dezembro.


  • 18/03/2014

    MetrôRio tem esquema especial para Botafogo X Independiente del Valle

    Estações Maracanã e São Cristóvão ficarão abertas até meia hora após o fim do jogo.

    O MetrôRio fará esquema especial para melhor atender os torcedores que irão ao Maracanã assistir a partida entre Botafogo e Independiente del Valle, nesta terça-feira (18/03) às 22h, pela Copa Libertadores da América.

    Para facilitar a volta dos torcedores, as estações São Cristóvão e Maracanã estenderão seu funcionamento e fecharão meia hora após o final do jogo. Após a meia-noite, as demais estações permanecerão abertas somente para desembarque. O MetrôRio recomenda a compra antecipada do cartão de volta.

    Haverá reforços na segurança das estações e nas bilheterias do MetrôRio para garantir a comodidade de quem optar por ir ou voltar de metrô.