×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 03/10/2019

    Palcos Cariocas do Rock in Rio são a melhor opção de diversão para quem chega cedo ao festival

    Espaços de shows, fruto de parceria entre o MetrôRio e o festival, dão boas-vindas ao público da Cidade do Rock
     
    O público que chega cedo à Cidade do Rock já entra no clima com os shows dos Palcos Cariocas. O projeto é fruto de uma parceria entre o MetrôRio e Rock in Rio. Os shows começam às 11h, para animar quem aguarda a abertura dos portões do festival.
     
    Neste segundo fim de semana do Rock in Rio, Bel Spalla, Roberta Malucelli, Os Procurados 22 e Mary Di se apresentam nos dois Palcos Cariocas que ficam nos acessos ao festival. Junto a outras quatro bandas, eles venceram uma ação promovida pelo MetrôRio e o festival e conquistaram a chance de mostrar seu trabalho para milhares de pessoas. Acostumados a tocar em festas, bares, restaurantes e no metrô, os artistas têm consciência de que estão dando um grande passo na carreira.
     
    “Eu não imaginei que realizaria um sonho como esse tão rápido. Eu durmo e acordo pensando nisso, mas estou tentando me manter calma e tirar o melhor proveito dessas apresentações”, diz Bel Spalla, que estreia no Palco Carioca do acesso principal da Cidade do Rock às 12h45 desta quinta-feira, 03/10. Para os shows no Rock in Rio, ela promete tocar canções de Nina Simone, Bob Dylan, Zé Ramalho, Joss Stone, além de músicas autorais.
    Gabriel Simas (bateria e voz) e Marcel Pragana (violão e voz) formam o duo de rock clássico ‘Os procurados 22’. O baterista só esteve na Cidade do Rock uma vez, em 2011, para assistir ao show da banda californiana Red Hot Chili Peppers. Ele mal sabia que voltaria, 9 anos depois, para tocar no festival.
    “O Rock in Rio consegue unir vários palcos e atrações para todos os gostos e estilos. Satisfação garantida para o público e para a gente. Quem sabe em 2021 a gente não toca do lado de dentro?", vibra Gabriel.
    Os shows dos Palcos Cariocas do Rock in Rio acontecem das 11h às 17h e têm uma hora de duração.


  • 03/10/2019

    MetrôRio funcionará 24 horas na segunda semana do Rock in Rio

    Estação Jardim Oceânico do MetrôRio vai funcionar de forma ininterrupta durante o festival. Clientes poderão medir suas emissões de gases de efeito estufa em calculadora online 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, manterá a operação especial para atender o público que for ao Rock in Rio. No próximo fim de semana do festival (dias 3, 4, 5 e 6 de outubro), a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada somente para desembarque.

    A operação especial para o Rock in Rio contará com reforço de trens e aumento de segurança e de atendentes nas estações, além da presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes.

    Para o embarque, será permitido o uso do cartão Giro, dos cartões unitários do MetrôRio, de pagamento por aproximação (NFC) e também dos cartões RioCard. O valor da passagem unitária do metrô é R$ 4,60, o mesmo dos outros dias da semana. O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, para facilitar a entrada no sistema. Já para acessar a integração com o BRT, o cliente somente poderá utilizar o cartão RioCard, carregado com saldo suficiente para ida e volta, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas no metrô. 

    "O metrô é a melhor opção para quem for ao festival. A operação no primeiro fim de semana aconteceu sem nenhum problema. O MetrôRio transportou 103 mil passageiros a mais, que foram e voltaram ao evento com conforto e sem se preocupar com horário de volta. Por conta do mau tempo, a concessionária ainda entregou cerca de duas mil capas de chuvas para os clientes, para que se protegessem durante os shows", explicou a gerente de Planejamento Operacional do MetrôRio, Rejane Micaelo.

    Transferências entre linhas
    Na operação especial, as linhas 1 e 4 funcionarão regularmente, de Uruguai até Jardim Oceânico. A Linha 2 terá transferência para a Linha 1 em todas as estações do trecho compartilhado (Botafogo-Central) durante o horário regular dos dias úteis do festival (03 e 04/10). Já entre 0h e 5h, após a operação regular, a transferência será feita em Estácio. No sábado e domingo (05 e 06/10), a baldeação no Estácio será obrigatória durante toda a operação.

    Balanço da primeira semana
    Das 12h de sexta (27) até as 5h de segunda-feira (30), o MetrôRio registrou 103 mil pessoas a mais do que o total de embarques registrados em dias úteis. Por conta do tempo chuvoso nos dias do evento, a concessionária distribuiu duas mil unidades de capas para os clientes que passavam pela estação Jardim Oceânico. 

    Palco Carioca
    Quem foi a Cidade do Rock no primeiro final de semana também curtiu aos shows dos Palcos Cariocas, que ficam nos acessos ao festival. A iniciativa do MetrôRio, em parceria com o Rock in Rio, permitiu que artistas iniciantes mostrassem seu trabalho ao público do evento.  Na próxima quinta-feira, 03/10, Bel Spalla, Roberta Malucelli, Os Procurados 22 e Mary Di se apresentam nos dois Palcos Cariocas que ficam nos acessos ao festival. Os shows acontecem das 11h às 17h, e cada apresentação dura uma hora.

    Compensação de emissão de gases de efeito estufa
    Os clientes do MetrôRio poderão medir as emissões de gases de efeito estufa de suas viagens em uma calculadora online gratuita no site da concessionária (www.metrorio.com.br/rockinrio) . A plataforma faz parte de uma iniciativa para compensar as emissões dos passageiros que vão ao Rock in Rio utilizando o modal. O total emitido por eles durante a operação especial equivale à quantidade de CO2 removido pelas árvores em uma área de quase dois Maracanãs. Os créditos serão utilizados em projetos de sustentabilidade.


  • 30/09/2019

    MetrôRio vai compensar as emissões de gases de efeito estufa dos passageiros durante o Rock in Rio

    Os passageiros podem calcular a pegada de carbono de suas viagens por meio de uma calculadora online e gratuita no site do MetrôRio

    Os mais de 100 mil passageiros do metrô que estiveram no Rock in Rio no último fim de semana fizeram uma viagem, além de rápida e eficiente, também sustentável. O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) dos passageiros que usarem o modal para chegar ao festival.        

    Os créditos vão contribuir com a implantação e operação do Parque Eólico Santa Vitória do Palmar e Chuí, no Rio Grande do Sul. Na edição anterior do festival, o MetrôRio compensou as emissões de GEE em um projeto de promoção da conservação da floresta amazônica.    

    Outra novidade da ação deste ano é a calculadora online no site metrorio.com.br. Nela, os clientes poderão calcular as emissões de gases de efeito estufa de suas viagens. A plataforma é gratuita e já está disponível para consulta. A calculadora compara o uso de metrô, ônibus e automóvel, considerando as mesmas distâncias percorridas no trajeto entre as estações de embarque e desembarque.      

    “Todos os dias, o metrô ajuda a tirar mais de meio milhão de veículos das ruas do Rio de Janeiro. É uma operação fundamental para pensarmos o papel do transporte de alta capacidade para a preservação do meio ambiente", disse o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho.  

    O uso do metrô contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa, que pode chegar a 1,8 tonelada de CO2 por passageiro, anualmente. O modal emite cerca de 28 vezes menos gases do efeito estufa em relação a carros de passeio. Cada composição, composta por seis vagões, corresponde, em número de passageiros, a 23 ônibus convencionais ou a 1.200 carros particulares (levando em conta estimativa de ocupação média de 1,5 passageiro por veículo de passeio).    

    A ação é fruto de parceria com o programa ambiental voluntário Amigo do Clima, que trabalha com projetos de redução de emissões de GEE desenvolvidos a partir de padrões internacionais.


  • 30/09/2019

    MetrôRio leva 103 mil pessoas para o Rock in Rio no primeiro fim de semana do festival

    O esquema especial volta a funcionar  na próxima quinta-feira, em sistema  24 horas para atender os passageiros
     
    Nos três primeiros dias do Rock in Rio, entre 12h de sexta-feira (27) e 5h de segunda-feira (30), o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, transportou 103 mil pessoas a mais do que o total de embarques registrados em dias úteis. Por conta do tempo chuvoso nos dias do evento, a concessionária distribuiu duas mil unidades de capas para os clientes que passavam pela estação Jardim Oceânico.
     
    "O esquema especial do metrô foi um sucesso nesses primeiros três dias. Trabalhamos para proporcionar a melhor experiência para o cliente MetrôRio e deu certo", explicou Rejane Micaelo, gerente de Planejamento Operacional da concessionária.
     
    Usuária do metrô,  a escritora Michele Alves, de 34 anos, destacou a facilidade para embarcar fazendo o percurso entre Jardim Oceânico e Largo do Machado após o show do cantor Bon Jovi na noite do terceiro dia do festival.
     
    “Depois de uma noite incrível,  a volta para casa foi super tranquila. O acesso ao metrô foi rápido e a estação estava bem sinalizada, com vários atendentes e orientadores de fluxo, auxiliando as pessoas desde a catraca até a plataforma de embarque”, elogiou  Michele.
     
    O esquema especial, que contou com reforço na operação para atender o público do festival, volta a valer na próxima quinta-feira (3) e seguirá nos dias 4, 5 e 6 de outubro, com funcionamento 24 horas da estação Jardim Oceânico para embarque e de demais estações para desembarque. O metrô é a melhor opção de transporte para realizar a integração com o BRT.
     
    Achados e Perdidos do MetrôRio
     
    Durante o primeiro final de semana do Rock in Rio, documentos perdidos foram encontrados e deixados na estação Jardim Oceânico. Os clientes que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do MetrôRio durante o evento podem entrar em contato por meio do site metrorio.com.br, na página do Fale Conosco ou também dirigir-se ao setor de Achados e Perdidos de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 18h30.


  • 27/09/2019

    MetrôRio: mais de 17 mil pessoas já embarcaram com destino ao Rock in Rio

    Balanço parcial na tarde desta sexta-feira aponta que número de passageiros já é 7% maior que em dias úteis. Serviço funcionará 24 horas durante o evento.

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, transportou, até as 17h desta sexta-feira (28), mais de 267 mil pessoas na abertura do Rock in Rio. O número é 7% maior do que o total de embarques registrados em dias úteis e representa 17,2 mil passageiros a mais no sistema entre 12h e 17h.

    A concessionária montou uma operação especial para atender o público que for ao Rock in Rio. Em todos os dias do festival (27, 28, 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro), a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante toda a madrugada, mas somente para desembarque.

    A operação também conta com reforço de trens para a ida e volta dos shows. Além disso, houve aumento na segurança, no número de atendentes nas estações e o trabalho também inclui a presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes.

    "A operação especial montada para o Rock in Rio está permitindo que o público vá e volte com tranquilidade. O MetrôRio está preparado para atender o aumento do fluxo de passageiros, principalmente na estação Jardim Oceânico", afirma Rejane Micaelo, gerente de Planejamento Operacional da concessionária.

    O valor da passagem unitária do metrô é R$ 4,60. Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard carregado com saldo suficiente para a ida e volta, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas no metrô. O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, para facilitar a entrada no sistema.


  • 27/09/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogos do Brasileirão e Rock in Rio neste fim de semana

    Trens extras vão circular pelas linhas 1, 2 e 4. Operação do metrô será 24 horas por conta do festival

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial de funcionamento neste fim de semana, em que acontecem jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã e o primeiro fim de semana do Rock in Rio.
    No sábado, 28/09, o Flamengo recebe o São Paulo pela 22ª rodada do Brasileirão, às 19h, no Maracanã. Já no domingo, 29/09, o estádio será palco da partida entre Fluminense e Grêmio, às 16h.
    Todas as estações vão contar com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. Haverá trens extras no sistema.

    A concessionária lembra que, nos fins de semana, os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio nos fins de semana.

    Rock in Rio
    Em todos os dias do festival (27, 28, 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro), a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.

    Cartão Giro e NFC
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôRio para que os clientes planejem a viagem. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 26/09/2019

    MetrôRio promove troca-troca de livros na estação Central

    Ação acontece nesta quinta-feira, 26/09, das 14h às 20h

    Nesta quinta-feira, 26/09, o MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, vai promover mais uma edição do troca-troca de livros na estação Central. Para participar, é só levar até três livros usados e em bom estado para a biblioteca Estação Leitura, que fica no mezanino, próximo ao acesso A, entre 14h e 20h. Materiais didáticos ou escolares não serão aceitos.

    A iniciativa, que tem como objetivo incentivar a cultura e estimular a leitura, tem o apoio do Instituto Invepar. A ação é gratuita e exclusiva para clientes do MetrôRio.

    Sobre a Biblioteca Estação Leitura

    Apoiado pela Lei de Incentivo à Cultura (ISS), a biblioteca popular fica na estação Central do MetrôRio e tem como objetivo a difusão de cultura, através do incentivo à leitura, oferecendo fácil acesso aos livros e de forma gratuita. Além disso, são feitos periodicamente talk shows e atividades literárias. A biblioteca funciona às segundas, terças, quintas e sextas, das 14h às 20h.  


  • 25/09/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogos do Campeonato Brasileiro no Maracanã

    Haverá trens extras e reforço no efetivo das estações. Na quarta-feira, horário da operação será estendido.
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai disponibilizar trens extras para os torcedores que irão ao Maracanã nestas quarta, 25/09, e quinta-feira, 26/09, para jogos do Campeonato Brasileiro.
     
    Na quarta-feira, 25/09, o Flamengo recebe o Internacional, no Maracanã, às 21h30. Os clientes do MetrôRio vão poder embarcar nas estações Maracanã e São Cristóvão até uma hora após o término dos jogos. As demais estações ficarão abertas apenas para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) vão operar até a chegada do último trem nestas estações.

    Já na quinta-feira, 26/09, o Fluminense encara o Santos, no mesmo estádio, às 20h. Como a partida termina por volta das 22h, não será necessário estender o horário de funcionamento do metrô. 
     
    Nesses dois dias, haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. 

    Cartão Giro e NFC

    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôRio para que os clientes planejem a viagem. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 23/09/2019

    Clientes do MetrôRio vão receber compras da internet em armários inteligentes nas estações

    Serviço é inédito no sistema de transporte público do país e será alternativa para o recebimento e devolução de compras feitas no comércio eletrônico

    A partir de novembro, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, vai oferecer, em 38 das suas 41 estações, o serviço de armários inteligentes conectados à internet. Chamados de lockers, estes pontos de coleta recebem mercadorias compradas por e-commerce. A iniciativa, que é pioneira no sistema de transporte público do país, garante mais agilidade e segurança no  serviço de entrega de produtos adquiridos online. Além disso, a novidade vai beneficiar, principalmente, consumidores que moram em endereços que não são atendidos por empresas de entrega.

    A plataforma de logística foi desenvolvida pela empresa brasileira 'Clique Retire' e  está integrada aos principais sites de comércio eletrônico do país. O novo serviço facilita a entrega de compras online e atende a demanda de moradores que residem em áreas com restrição de entrega ou sem endereço postal.

    "O MetrôRio está implementando novas tecnologias para facilitar a vida dos seus clientes. Estamos empolgados em sermos pioneiros na oferta deste tipo de serviço no sistema de transporte público. Vamos oferecer conveniência e praticidade para os usuários de e-commerce", ressalta o diretor Administrativo-Financeiro e de Relações com Investidores do MetrôRio,  Charles de Sirovy.

    Com os  novos terminais inteligentes de autoatendimento, o cliente poderá retirar ou devolver os produtos comprados na internet dentro da sua rotina, a caminho de casa ou do trabalho, na estação do MetrôRio mais próxima. Depois de efetuar a compra online e selecionar o local de referência para a retirada, o cliente receberá um QR CODE que abrirá eletronicamente a porta do compartimento para que ele retire seu produto. No momento da retirada na estação, não há cobrança de taxa.

    Para o presidente da "Clique Retire", Márcio Artiaga, a chegada dos lockers é uma grande oportunidade de ampliar o acesso ao comércio digital. "Mais de 40 milhões de produtos podem ser comprados na internet e retirados no caminho de volta para casa. O sistema  'Clique e Retire' irá oferecer maior comodidade para os clientes do MetrôRio, além de promover a democratização do acesso da população ao comércio digital. Com esta parceria, os clientes poderão ter todos os produtos do e-commerce em seu terminal mais próximo, para buscar quando quiserem", afirmou Artiaga.

    As estações que receberão os equipamentos são: Pavuna, Eng. Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Maria da Graça, Triagem, Maracanã, São Cristóvão, Cidade Nova, Uruguai, Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena, Estácio, Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alan, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.


  • 20/09/2019

    MetrôRio vai reforçar operação no domingo, data da Parada do Orgulho LGBTI+ em Copacabana

    Concessionária vai aumentar número de funcionários nas estações e colocar mais trens em circulação

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, terá um esquema especial de funcionamento no próximo domingo, 22/09, quando haverá a Parada do Orgulho LGBTI+ na Praia de Copacabana, a partir das 11h. As estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo vão contar com reforço nas bilheterias e no efetivo de segurança. Haverá trens extras no sistema, para atender ao público da Parada LGBTI+ e também a quem for curtir as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon e Barra da Tijuca.
    A concessionária lembra que, nos fins de semana, os clientes da Linha 1 devem fazer transferência para a Linha 2 na estação Estácio nos fins de semana.

    Campeonato Brasileiro
    No sábado, 21/09, o Botafogo recebe o São Paulo às 11h, no estádio Nilton Santos (Engenhão). Haverá reforço de funcionários na estação Central do MetrôRio. A chegada ao estádio será feita por meio da integração entre o metrô e os trens da SuperVia.

    Cartão Giro e NFC
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôRio para que os clientes planejem a viagem. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.