×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 14/10/2019

    Técnico de informática recupera R$ 500 perdidos em estação do metrô

    A segunda-feira começou com boa notícia para o técnico de informática Thiago Simões, de 33 anos. Ele conseguiu recuperar a carteira com R$ 500 em espécie, além de cartões e documentos, perdidos no metrô. O trabalho de busca, feito pela equipe de Relacionamento com o Cliente da concessionária, contou com apoio das redes sociais e de ferramentas de pesquisa, mas o cartão de refeição com o nome da empresa para a qual Thiago tinha prestado um serviço encerrou a saga.
     
    "Honestamente, não esperava que fosse recuperar esse dinheiro. Geralmente, quando as pessoas devolvem, só podemos contar mesmo com documentos e cartões. Eu não acreditei", comemorou o técnico, que retirou seus pertences na manhã desta segunda-feira, no Espaço do Cliente, na estação Carioca.
     
    No final do mês de setembro, Thiago sacou o dinheiro em Botafogo para pagar contas e na sequência pegou o metrô até a estação Cidade Nova. Ele não percebeu, mas quando chegou ao mezanino da estação, deixou cair a carteira no chão. O acessório foi encontrado por um cliente, que entregou todo o conteúdo a um agente do MetrôRio. “Me achei azarento. Precisei pedir dinheiro emprestado para pagar as contas, mas nunca imaginei que pudesse recuperar isso, estou muito feliz. Agora é honrar a dívida e guardar o que sobrar", planeja o sortudo.
     
    Cerca de 500 objetos foram perdidos nas estações do MetrôRio durante Rock in Rio
     
    O MetrôRio contabilizou cerca de 500 itens perdidos ou esquecidos nas estações e nas composições durante os sete dias de Rock in Rio. O número é 56% maior que o registrado em dias anteriores. Cartões, carteiras, celulares, dinheiro, documentos e até uma bengala estão entre os objetos encontrados pelo setor de Achados e Perdidos da concessionária.
     
    Logo após o festival, a operação de devolução mobilizou os colaboradores da concessionária, e 280 itens já voltaram para as mãos dos donos. 
     
     
    Achados e Perdidos do MetrôRio
     
    Os clientes que perderam ou esqueceram algum objeto nos trens ou nas estações do MetrôRio podem entrar em contato através do site www.metrorio.com.br, na página do Fale Conosco, ou também dirigir-se ao setor de Achados e Perdidos (Espaço do Cliente), na estação Carioca, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 17h30.
     
    Todos os itens recolhidos ficam guardados por até 60 dias. Depois desse prazo, os objetos são destinados a doações para instituições sociais.    
     
     
     


  • 11/10/2019

    MetrôRio monta esquema especial para feriado e jogo entre Fluminense e Bahia pelo Campeonato Brasileiro

    Haverá trens extras e extensão do horário da operação do metrô. Operação no feriado de sábado terá horários especiais 
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial para os tricolores que forem ao Maracanã neste sábado, 12/10, para assistir a Fluminense e Bahia pelo Campeonato Brasileiro. O jogo está marcado para as 19h. A concessionária vai oferecer trens extras aos clientes e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria. 
     
    Cartão Giro
    O MetrôRio sugere a compra e a recarga, com antecedência, do cartão Giro para facilitar a entrada dos clientes no sistema. Com o aplicativo MetrôRio, os torcedores podem planejar a viagem e acompanhar localização e tempo estimado de chegada das composições pelo celular.  Os clientes também podem fazer pagamento por aproximação diretamente nas catracas, usando seus cartões e dispositivos como celular, pulseiras e relógios com tecnologia NFC.

    Horários durante o feriado
    Neste sábado, 12/10, o MetrôRio vai funcionar em esquema especial de feriado, das 7h às 23h, com transferência entre as linhas 1 e 2 na estação Estácio. Já no domingo, 13/10, o horário é normal, das 7h às 23h também.


  • 09/10/2019

    MetrôRio terá esquema especial para jogo do Flamengo no Maracanã

    O rubro-negro enfrenta o Atlético-MG nesta quinta-feira, 10/10 e concessionária vai operar com trens extras
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, preparou um esquema especial de funcionamento nesta quinta-feira, 10/10, quando haverá a partida entre Flamengo e Atlético-MG pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será no Maracanã, às 20h.
     
    A concessionária vai oferecer trens extras e haverá reforço nas equipes de segurança e de bilheteria.
     
    Cartão Giro e NFC
    Para facilitar a entrada no sistema, a concessionária sugere a compra, com antecedência, do cartão Giro e indica o aplicativo MetrôRio para que os clientes planejem a viagem. Quem tem cartão de crédito Visa com tecnologia NFC consegue embarcar diretamente nas catracas sinalizadas.


  • 08/10/2019

    Cartão antigo do Riocard deixa de ser aceito no MetrôRio partir do dia 9/10

    Meios de pagamento oferecidos pelo metrô não sofrerão alteração e continuam válidos

    A partir do dia 9 de outubro, os cartões Riocard (Expresso, Bilhete Único RJ, Bilhete Único Carioca ou qualquer cartão comemorativo) deixarão de ser aceitos nos pagamentos da tarifa do MetrôRio em todas as 41 estações das Linhas 1, 2 e 4. A mudança segue o cronograma da Riocard para a substituição dos modelos antigos de cartões. É imprescindível que os usuários troquem seus cartões para garantir o acesso ao sistema metroviário. O  Riocard Vale-Transporte e o Vale-Transporte Rápido continuarão sendo aceitos até que sejam iniciadas as próximas fases da mudança.

    Para efetuar a troca, haverá atendentes da Riocard em 23 estações do MetrôRio (Pavuna, Vicente de Carvalho, Nova América/ Del Castilho, São Cristóvão, Maracanã, Uruguai, Saens Peña, Central, Uruguaiana, Carioca, Cinelândia, Largo do Machado, Flamengo, Botafogo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico), das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.

    O cliente poderá, ainda, se dirigir a um dos postos oficiais da Riocard para efetuar a troca. No momento da substituição, todas as informações contidas nos cartões antigos, como saldo, recargas, benefícios tarifários etc., serão transferidas integralmente para o novo modelo. A listagem completa dos postos de troca está disponível no site da Riocard: www.riocardmais.com.br

    Cartões do metrô continuam válidos
    Já os meios de pagamento disponibilizados pela concessionária MetrôRio (cartões Giro, pré-pago, unitário, além dos cartões e aparelhos de celular com tecnologia de pagamento por aproximação NFC com a bandeira Visa) não terão alteração e continuam sendo aceitos normalmente.


  • 07/10/2019

    MetrôRio transportou 389 mil pessoas nos sete dias de Rock in Rio

    O esquema especial funcionou 24 horas para atender os passageiros
     
    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, registrou 389 mil embarques adicionais no sistema com destino à Cidade do Rock, entre 12h do dia 27/9 e 5h do dia 30/10, e das 12h do dia 3/10 até as 5h desta segunda-feira, dia 7/10, o que representa 13% a mais em comparação a dias comuns. Nesta edição do Rock in Rio, o número de passageiros transportados também cresceu em relação à última edição do festival, em 2017, quando 387 mil pessoas utilizaram o serviço. O dia de maior movimento foi o sábado, dia 5/10, quando foram registradas 95 mil viagens a mais.
     
    Durante todos os dias de festival, a concessionária reforçou a operação para a ida e volta dos shows e o quadro de profissionais nas estações, além de disponibilizar orientadores de fluxo para prestar informações à população. A segurança foi realizada pelos agentes da concessionária com apoio da Polícia Militar. Ao todo, foram 206 horas ininterruptas de funcionamento do esquema especial do metrô para o Rock in Rio.
     
    "O planejamento foi um sucesso e o metrô segue como o meio de transporte mais eficiente para atender ao público nos grandes eventos. Nossas equipes trabalharam para manter o serviço e a melhor experiência possível para o cliente”, destacou Rejane Micaelo, gerente de Planejamento Operacional da concessionária.


  • 07/10/2019

    Palco Carioca deixa sua marca no Rock in Rio e artistas levam histórias emocionantes de lembrança

    Projeto surgido de parceria entre o MetrôRio e o festival deu visibilidade a novos músicos
     
    Parada certa para quem chegava à Cidade do Rock, o Palco Carioca apresentou oito bandas iniciantes ao público do Rock in Rio. Nos sete dias de festival, Bel Spalla, Caio Cortez, John Bianchi, Julia Sorrentino Trio, Mary Di, Os Procurados 22, Roberta Malucelli e Ualdo se apresentaram no projeto do MetrôRio, empresa do grupo Invepar, em parceria com o maior festival de música e entretenimento do mundo.

    “Eu realizei o sonho de tocar no Rock in Rio e virei celebridade em Curitiba, cidade em que nasci. Quando vi uma foto minha no página oficial do Facebook do Rock in Rio comecei a chorar. Vou lembrar desses dias com muito carinho”, contou Roberta Malucelli.

    Caio Cortez tem 18 anos e, da experiência de tocar no Palco Carioca do Rock in Rio, ele leva uma certeza: foram os momentos mais felizes da vida dele. 

    “Se pudesse, eu moraria na Cidade do Rock! Toquei para muita gente, vi meu número de seguidores no Instagram crescer e pirei quando conheci o cantor Vitor Kley nos bastidores. Já estou ansioso para 2021”, revelou o jovem artista.

    O casal Cristiano e Taícia Souza veio de Salvador, Bahia, para curtir o Rock in Rio na última sexta-feira, 04/10, e neste domingo, 06/10. Antes de entrar na Cidade do Rock, eles assistiram às apresentações de Mary Di e Os Procurados 22 no Palco Carioca do acesso principal ao festival. 

    “Estou surpreso, porque ainda não tinha visto esse palco. Acho que o som está melhor que nos palcos que ficam dentro da Cidade do Rock. Aqui a gente pode curtir bem de perto, sentir bastante a música”, elogiou Cristiano.

    As bandas Mary Di e Os Procurados 22 encerraram o Palco Carioca do Rock in Rio cantando juntos. Depois de trocar ideia no camarim, houve a ideia de uma parceria para fechar as apresentações do último domingo de festival. O trio e a dupla viraram uma big band.

    “O MetrôRio juntou artistas independentes, que tocam em bares e festas e trouxe para a Cidade do Rock. Eu imaginei que seria marcante, mas foi muito mais que isso. Com certeza vamos tocar juntos outras vezes. Esse é só o começo”, anunciou a cantora e baterista Mary Di.

    Palco Carioca

    Presente em 12 estações do MetrôRio, o projeto incentiva a arte e a cultura do Rio de Janeiro. Qualquer artista, maior de 18 anos, pode se inscrever gratuitamente no site metrorio.com.br e tocar em um dos Palcos Cariocas.


  • 04/10/2019

    Número de passageiros do metrô com destino ao Rock in Rio bate recorde

    Movimento nas estações aumentou quase 10%. Concessionária distribuiu água por causa do forte calor
     
    O número de passageiros com destino ao Rock in Rio transportados na tarde desta quinta-feira (03/10) pelo MetrôRio já é maior que o mesmo período da última edição do festival. Das 12h até as 17h, cerca de 23 mil clientes a mais utilizaram o sistema, o que representa 9,3% comparado a um dia regular, e 2,5% a mais em relação ao mesmo período de 2017. Com o forte calor registrado hoje na cidade, o MetrôRio distribuiu gratuitamente 3 mil garrafas de água na estação Jardim Oceânico, para os passageiros que tinham a Cidade do Rock como destino.
     
     
    Público vibra com os shows dos Palcos Cariocas
    Rock’n’roll, muita atitude e vozes femininas dominaram os Palcos Cariocas do Rock in Rio nesta quinta-feira, 03/10. A iniciativa do MetrôRio e do festival, apresentou as bandas Mary Di, Os Procurados 22, Roberta Malucelli e Bel Spalla ao público do Rock in Rio.
     
    Por volta das 12h, a banda Mary Di subiu ao palco e encantou o público ao emendar sucessos de Rita Lee, Alanis Morissette, Lenny Kravitz, U2 e até Roberto Carlos. A vocalista e baterista Mary, que dá nome à banda, afirmou que tocar no Rock in Rio foi a experiência mais importante da carreira dela: “Vou precisar de uns dias para absorver o que está acontecendo aqui. Estamos tocando para pessoas de diferentes partes do Brasil, isso é maravilhoso. É um aprendizado também”, analisou a artista.
     
    As irmãs Wanda e Vânia Rosseto vieram de Biacatu, São Paulo, num grupo de 13 pessoas para assistir ao Red Hot Chili Peppers. Como chegaram cedo, curtiram os shows de Mary Di e Os Procurados 22. “Eles são ótimos! Viemos cedo para aproveitar tudo que a Cidade do Rock oferece e, claro, tomar uma cervejinha na sombra. Com o show da Mary Di já entramos no clima do rock”, vibrou a paulista Wanda.
     
    Acompanhada do percussionista Zé Arent, Roberta Malucelli empolgou a galera com um setlist eclético: Legião Urbana, Janis Joplin, Oasis, Amy Winehouse, entre outros. Mesmo debaixo de um sol forte, a curitibana fez muita gente pular. “Saí de Curitiba há seis anos para viver de música. Hoje estou tocando no Rock in Rio, e sinto que começo a realizar meus sonhos. Não quero parar nunca”, disse Roberta ao descer do palco.
     
    A cantora e compositora Bel Spalla escolheu um visual preto e brilhoso para a estreia no Palco Carioca do Rock in Rio. Ela tocou músicas de White Stripes, Fionna Apple, Neil Young e Cazuza. Ela se emocionou ao mostrar canções autorais. A artista brincou sobre a vontade de curtir os shows do Rock in Rio e, ao mesmo tempo, cuidar da voz, já que ainda há três dias de shows pela frente. “Estou aproveitando com parcimônia, vejo os shows do Sunset e depois vou para casa. Ensaiei e estudei muito para estar aqui. Preciso dar o meu melhor nesse palco”, disse Bel.
     
    O duo Os Procurados 22 montou um repertório que homenageia de Stevie Wonder a Rita Lee, passando por Beatles e Queen. “Sempre curti o Rock in Rio, assistindo aos shows dos meus ídolos. Ouvir a galera cantar junto comigo foi incrível, uma troca de energia deliciosa. Já estou ansioso para as próximas apresentações”, contou Marcel Pragana, que toca violão e faz os vocais na banda Os Procurados 22.
     
    Chá revelação ao som de Bel Spalla
    O casal Thiago e Thais Siqueira veio de Recife curtir o Rock in Rio com um grupo de amigos. Thais está grávida de 9 semanas e o casal ganhou um “chá revelação” em frente ao Palco Carioca. Foi difícil segurar a emoção quando eles estouraram um balão preenchido de pedacinhos de papel azul. João vem aí!
     
    “O resultado do exame saiu hoje e nossos amigos quiseram nos surpreender com esse chá revelação na entrada do Rock in Rio. Foi perfeito”, disse Thiago, que está se preparando para se tornar pai.
     
    Palcos Cariocas do Rock in Rio
    Nesta sexta-feira, 04/10, as bandas Mary Di, Os Procurados 22, Roberta Malucelli e Bel Spalla voltam a se apresentar nos dois Palcos Cariocas que ficam nos acessos ao festival. Os shows acontecem das 11h às 17h. Cada apresentação dura uma hora.



  • 04/10/2019

    MetrôRio bate recorde: 71 mil pessoas embarcaram com destino ao Rock in Rio

    O fluxo de passageiros aumentou 11% no quarto dia do evento

    No quarto dia do Rock in Rio, o MetrôRio, empresa do grupo Invepar, transportou, entre 12h de quinta-feira (3) e 5h de sexta-feira (4),  71 mil pessoas a mais no sistema e bateu recorde de passageiros utilizando o serviço. O número de embarques dessa quinta-feira cresceu 7% em comparação ao mesmo período da última edição do festival, em 2017, e 11% em relação a um dia útil. Ao todo, 174 mil pessoas já foram transportadas pelo MetrôRio com destino ao festival. 

    "Um dia de recorde e este resultado positivo mostra o sucesso da operação especial. Seguimos com equipes reforçadas e atentas para manter o bom atendimento aos nossos clientes", ressaltou Rejane Micaelo, gerente de Planejamento Operacional do MetrôRio.

    O esquema especial Rock in Rio segue funcionando. Até domingo, último dia do festival, a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante toda a madrugada, mas somente para desembarque. 

    Palcos Cariocas do Rock in Rio

    Nesta sexta-feira, 04/10, as bandas Mary Di, Os Procurados 22, Roberta Malucelli e Bel Spalla voltam a se apresentar nos dois Palcos Cariocas que ficam nos acessos ao festival. Os shows acontecem das 11h às 17h. Cada apresentação dura uma hora.


  • 03/10/2019

    Palcos Cariocas do Rock in Rio são a melhor opção de diversão para quem chega cedo ao festival

    Espaços de shows, fruto de parceria entre o MetrôRio e o festival, dão boas-vindas ao público da Cidade do Rock
     
    O público que chega cedo à Cidade do Rock já entra no clima com os shows dos Palcos Cariocas. O projeto é fruto de uma parceria entre o MetrôRio e Rock in Rio. Os shows começam às 11h, para animar quem aguarda a abertura dos portões do festival.
     
    Neste segundo fim de semana do Rock in Rio, Bel Spalla, Roberta Malucelli, Os Procurados 22 e Mary Di se apresentam nos dois Palcos Cariocas que ficam nos acessos ao festival. Junto a outras quatro bandas, eles venceram uma ação promovida pelo MetrôRio e o festival e conquistaram a chance de mostrar seu trabalho para milhares de pessoas. Acostumados a tocar em festas, bares, restaurantes e no metrô, os artistas têm consciência de que estão dando um grande passo na carreira.
     
    “Eu não imaginei que realizaria um sonho como esse tão rápido. Eu durmo e acordo pensando nisso, mas estou tentando me manter calma e tirar o melhor proveito dessas apresentações”, diz Bel Spalla, que estreia no Palco Carioca do acesso principal da Cidade do Rock às 12h45 desta quinta-feira, 03/10. Para os shows no Rock in Rio, ela promete tocar canções de Nina Simone, Bob Dylan, Zé Ramalho, Joss Stone, além de músicas autorais.
    Gabriel Simas (bateria e voz) e Marcel Pragana (violão e voz) formam o duo de rock clássico ‘Os procurados 22’. O baterista só esteve na Cidade do Rock uma vez, em 2011, para assistir ao show da banda californiana Red Hot Chili Peppers. Ele mal sabia que voltaria, 9 anos depois, para tocar no festival.
    “O Rock in Rio consegue unir vários palcos e atrações para todos os gostos e estilos. Satisfação garantida para o público e para a gente. Quem sabe em 2021 a gente não toca do lado de dentro?", vibra Gabriel.
    Os shows dos Palcos Cariocas do Rock in Rio acontecem das 11h às 17h e têm uma hora de duração.


  • 03/10/2019

    MetrôRio funcionará 24 horas na segunda semana do Rock in Rio

    Estação Jardim Oceânico do MetrôRio vai funcionar de forma ininterrupta durante o festival. Clientes poderão medir suas emissões de gases de efeito estufa em calculadora online 

    O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, manterá a operação especial para atender o público que for ao Rock in Rio. No próximo fim de semana do festival (dias 3, 4, 5 e 6 de outubro), a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada somente para desembarque.

    A operação especial para o Rock in Rio contará com reforço de trens e aumento de segurança e de atendentes nas estações, além da presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes.

    Para o embarque, será permitido o uso do cartão Giro, dos cartões unitários do MetrôRio, de pagamento por aproximação (NFC) e também dos cartões RioCard. O valor da passagem unitária do metrô é R$ 4,60, o mesmo dos outros dias da semana. O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, para facilitar a entrada no sistema. Já para acessar a integração com o BRT, o cliente somente poderá utilizar o cartão RioCard, carregado com saldo suficiente para ida e volta, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas no metrô. 

    "O metrô é a melhor opção para quem for ao festival. A operação no primeiro fim de semana aconteceu sem nenhum problema. O MetrôRio transportou 103 mil passageiros a mais, que foram e voltaram ao evento com conforto e sem se preocupar com horário de volta. Por conta do mau tempo, a concessionária ainda entregou cerca de duas mil capas de chuvas para os clientes, para que se protegessem durante os shows", explicou a gerente de Planejamento Operacional do MetrôRio, Rejane Micaelo.

    Transferências entre linhas
    Na operação especial, as linhas 1 e 4 funcionarão regularmente, de Uruguai até Jardim Oceânico. A Linha 2 terá transferência para a Linha 1 em todas as estações do trecho compartilhado (Botafogo-Central) durante o horário regular dos dias úteis do festival (03 e 04/10). Já entre 0h e 5h, após a operação regular, a transferência será feita em Estácio. No sábado e domingo (05 e 06/10), a baldeação no Estácio será obrigatória durante toda a operação.

    Balanço da primeira semana
    Das 12h de sexta (27) até as 5h de segunda-feira (30), o MetrôRio registrou 103 mil pessoas a mais do que o total de embarques registrados em dias úteis. Por conta do tempo chuvoso nos dias do evento, a concessionária distribuiu duas mil unidades de capas para os clientes que passavam pela estação Jardim Oceânico. 

    Palco Carioca
    Quem foi a Cidade do Rock no primeiro final de semana também curtiu aos shows dos Palcos Cariocas, que ficam nos acessos ao festival. A iniciativa do MetrôRio, em parceria com o Rock in Rio, permitiu que artistas iniciantes mostrassem seu trabalho ao público do evento.  Na próxima quinta-feira, 03/10, Bel Spalla, Roberta Malucelli, Os Procurados 22 e Mary Di se apresentam nos dois Palcos Cariocas que ficam nos acessos ao festival. Os shows acontecem das 11h às 17h, e cada apresentação dura uma hora.

    Compensação de emissão de gases de efeito estufa
    Os clientes do MetrôRio poderão medir as emissões de gases de efeito estufa de suas viagens em uma calculadora online gratuita no site da concessionária (www.metrorio.com.br/rockinrio) . A plataforma faz parte de uma iniciativa para compensar as emissões dos passageiros que vão ao Rock in Rio utilizando o modal. O total emitido por eles durante a operação especial equivale à quantidade de CO2 removido pelas árvores em uma área de quase dois Maracanãs. Os créditos serão utilizados em projetos de sustentabilidade.