×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 24/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Sporting Cristal pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (24/05)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas  
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Sporting Cristal, do Peru, que acontece nesta terça-feira (24/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Libertadores, na temporada de 2022.  
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
     
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.     
      
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
     
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.     


  • 23/05/2022

    MetrôRio: Estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña completam 40 anos

    Exposição celebra a data com fotos antigas da chegada do sistema à Tijuca 
      
    Em maio de 1982, a Tijuca ganhava as estações Afonso Pena, São Francisco Xavier e Saens Peña, entrando na rota do sistema metroviário do Rio de Janeiro. A chegada do metrô ajudou a valorizar o bairro da Zona Norte, um dos mais antigos, populosos e tradicionais da cidade. Para o tijucano, o transporte trouxe conforto e facilidade, reduzindo o trajeto até o Centro e a Zona Sul. Atualmente, em média, 35 mil pessoas embarcam diariamente pelas três estações. 
     
    Para celebrar a data, o MetrôRio apresenta uma exposição fotográfica com imagens antigas do período das obras. A ideia é transportar o público para uma viagem no “túnel do tempo do metrô”. O lançamento acontece nesta terça-feira (24/05) e o acervo ficará disponível durante um mês em um dos acessos da estação Uruguai, a mais recente construída na região. A mostra gratuita tem apoio da Eletromidia e curadoria da escritora Ângela França Pedrinho, de 70 anos, que é engenheira e trabalhou durante anos no sistema metroviário do Rio.  
      
    “No dia da inauguração das estações, a população da Tijuca foi toda para a Praça Saens Peña, que tinha sido toda reurbanizada e estava realmente muito bonita, e foi uma festa. Eu trabalhava na área de Manutenção e foi uma alegria poder entregar mais um trecho concluído à população. Fico muito feliz de poder ter participado desse momento fazendo parte da história do metrô”, relembra Ângela. 
      
    Ela também publicou três livros sobre o transporte: “Metrô: os trilhos que mudaram o Rio”, “Metrô: 40 anos de história – Da gestão pública à iniciativa privada” e “Glossário Metro-Ferroviário”. Por conta da pandemia, esse último exemplar será lançado oficialmente no primeiro dia da exposição com uma sessão de autógrafos. 
      
    Com o metrô, a região da Tijuca foi transformada e praças, ruas e locais como o Largo da Segunda-Feira ganharam nova iluminação, bancos, árvores e áreas de lazer. A estação Saens Peña, a mais movimentada do bairro, demorou quase seis anos para ser construída. Quem acompanhou a inauguração relata como a novidade foi motivo de comemoração pelos moradores. Na época, o percurso da Linha 1 seguia pelo Centro da cidade até Botafogo, compreendendo 15 estações. Em 1998, quando o MetrôRio assumiu a concessão do transporte, as três estações da Tijuca já recebiam quase 14 milhões de passageiros por ano. 
      
    Em 2014, o bairro ganhou uma nova e importante estação, a Uruguai. O novo ponto de embarque atraiu mais usuários e, em 2019, antes da pandemia, 21 milhões de passageiros já circulavam pelas quatro estações. O recorde de embarque na região foi registrado em 2016, ano em que a cidade foi palco dos Jogos Olímpicos. Naquele ano, mais de 24 milhões de passageiros acessaram o metrô pelo bairro da Zona Norte. 
      
    Moradores comemoraram inauguração 
      
    Alguns personagens icônicos como colaboradores e passageiros que participaram do projeto das estações ou que, de alguma forma, fazem parte dessa história, aproveitam a data para festejar os 40 anos dessas estações. O engenheiro Eli Bensoussan Canetti, de 68 anos, foi um dos cariocas, entre autoridades, passageiros e colegas de trabalho, que comemoraram quando o primeiro trem cruzou os trilhos do metrô no trecho em 1982. Ele integrava a equipe técnica que montou o plano de segurança e operação das primeiras viagens no trecho. Para Canetti, a expansão para o bairro da Tijuca foi um marco para a mobilidade do Rio, reforçando o traçado da Linha 1.  
      
    “Durante as intervenções, a região se tornou temporariamente um grande canteiro de obras. Eram diversas interdições por conta das obras do metrô. Muitos moradores reclamavam e estavam resistentes, mas, quando as estações foram inauguradas, o metrô virou a melhor opção de transporte para os tijucanos chegarem ao Centro e à Zona Sul”, conta ele. 
      
    Quem também viu o projeto sair do papel foi o engenheiro especialista Marco Antônio de Souza Biagio, de 66 anos. Há 43 anos trabalhando no sistema metroviário do Rio, ele enfatiza que a inauguração das estações da Tijuca foi fundamental para facilitar o deslocamento das pessoas, especialmente até o centro da cidade. 
      
    “A ligação do metrô à região da Tijuca foi muito importante porque atendeu a uma grande demanda de pessoas que precisavam chegar aos seus locais de trabalho. Além disso, encurtou o tempo de deslocamento e amenizou a quantidade de carros nas ruas”, acrescenta Biagio. 
      
    Colaboradores também fazem parte dessa história 
     
    Com o tempo, o metrô também passou a fazer parte da história tanto de moradores como de funcionários da região. É o caso do agente de segurança do MetrôRio, André Luiz Jesus Fragoso, que atua na vigilância da Saens Peña e no atendimento ao cliente. Ele se tornou conhecido pelo cuidado com os passageiros e coleciona amizades na estação. Um dos episódios que mostrou a grande popularidade dele entre os clientes foi na Páscoa deste ano. O agente foi carinhosamente presenteado com muitas caixas de bombom, como forma de reconhecimento pelo seu trabalho. 
     
    “A nossa missão é cuidar dos nossos clientes e zelar pelo metrô. Busco contribuir da melhor maneira possível, orientando e informando as pessoas na estação e prestando assistência, por exemplo, às pessoas com deficiência no metrô. Essa postura profissional já me ajudou a construir diversas amizades duradouras. Considero os clientes tijucanos uma grande família”, disse André. 
     
    Cliente assídua do metrô, acessando quase todos os dias a estação Saens Peña, a advogada Danielle Mendes Gilson, de 48 anos, virou amiga do segurança André Luiz. Cadeirante desde os 19 anos, ela sempre é recepcionada por ele ou por um de seus colegas, que a ajudam no embarque. “Tenho muito orgulho de utilizar diariamente o sistema, me sinto muito bem. É o único transporte público que uso, por conta dessa questão do suporte que recebo quando embarco”, garante Danielle. 
     
    SERVIÇO: 
    Exposição 40 anos – Na Tijuca e com você 
    Data: 24/05 – terça-feira – 10h 
    Local: Estação Uruguai – próximo ao acesso C (Rua Dona Delfina) 


  • 20/05/2022

    MetrôRio terá alterações no MNS em Botafogo neste fim de semana (21 e 22/05)

    O MetrôRio terá alterações no Metrô na Superfície (MNS) em Botafogo, por conta de um evento cultural que acontece na Rua Nelson Mandela neste fim de semana (21 e 22/05). O trajeto da linha do MNS será feito pela Rua Voluntários da Pátria, Praia de Botafogo, Rua São Clemente, Rua da Bambina, Rua Visconde de Ouro Preto e Rua Muniz Barreto (ponto de desembarque e embarque da estação de Botafogo/Coca-Cola), retornando à Rua São Clemente. Com isso, o ponto final da Rua Nelson Mandela, que normalmente ocorre pelo acesso A, será transferido para a Rua Muniz Barreto, ao lado do acesso B da estação Botafogo/Coca-Cola, até o fim da operação de domingo.   
     
    Por conta da mudança temporária do ponto final, a Estação Botafogo/Coca-Cola terá alteração no horário de funcionamento do acesso B (Muniz Barreto). No sábado será das 5h às 23h59; e no domingo, das 7h às 23h.  
      
    SERVIÇO  
      
    Horários de funcionamento do metrô no fim de semana   
       
    Metrô - Linhas 1, 2 e 4  
    Sábado (21/05): das 5h à meia-noite  
    Domingo (22/05): das 7h às 23h  
       
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (21/05) e domingo (22/05): na Estação Estácio  
       
    Metrô na Superfície (MNS)   
    Sábado (21/05): das 5h às 23h30  
    Domingo (22/05): das 7h às 22h30 


  • 17/05/2022

    MetrôRio recebe ação gratuita para tirar dúvidas sobre declarações de Imposto de Renda e MEI

    Consultores do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ) e Sebrae Rio darão orientações e informações sobre empreendedorismo   
       
    O Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), com apoio do MetrôRio, promove, neste mês, a ação "Facilita Imposto de Renda" em três estações. Os consultores estarão na Carioca, em 18/05, Siqueira Campos, em 19/05, e Nossa Senhora da Paz, em 20/05, para tirar dúvidas sobre o preenchimento das declarações anuais de Imposto de Renda (IR) da Pessoa Física e de Faturamento do Simples Nacional, que deve ser realizada pelos MEIs (microempreendedores individuais).    
     
    Durante a atividade, os profissionais da contabilidade do CRCRJ ficarão nos mezaninos das estações distribuindo folhetos e orientando o público sobre o assunto. Além disso, os clientes do metrô que são empreendedores ou querem abrir a sua própria empresa poderão buscar orientações com analistas do Sebrae Rio sobre empreendedorismo. O atendimento presencial é gratuito e acontece das 10h às 17h.   
     
    As declarações de Imposto de Renda e de Faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) devem ser feitas anualmente, conforme as regras gerais estabelecidas pela Receita Federal. O prazo de entrega da declaração do IR se encerra no dia 31 de maio. Já a declaração de faturamento do MEI deve ser realizada pelos microempreendedores individuais até o dia 30 de junho.   
     
      
    SERVIÇO  
      
    Mezanino da estação Carioca, entre os acessos B e C   
    Data: 18 de maio  
    Horário: das 10h à 17h  
       
    Mezanino da estação Siqueira Campos, próximo ao acesso Siqueira Campos  
    Data: 19 de maio  
    Horário: das 10h à 17h  
       
    Mezanino da estação Nossa Senhora da Paz, próximo ao acesso B  
    Data: 20 de maio  
    Horário: das 10h à 17h  
     


  • 16/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Flamengo e Universidad Católica pela Libertadores no Maracanã nesta terça-feira (17/05)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões antes da ida ao estádio ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas 

    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Flamengo e Universidad Católica, do Chile, que acontece nesta terça-feira (17/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Libertadores, na temporada de 2022.  
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
       
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.    
       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
     
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.    


  • 04/05/2022

    Pagamento por aproximação ganha destaque no MetrôRio durante a retomada das atividades

    Concessionária completa três anos de uso da tecnologia NFC com mais de 5,8 milhões de transações pelo método 

    Completando três anos de implantação no MetrôRio, o pagamento por aproximação NFC (Near Field Communication) vem ganhando destaque entre os passageiros da concessionária, especialmente neste período em que diversas atividades, como trabalho presencial, retornaram à normalidade. Nos primeiros três meses de 2022, por exemplo, o uso de pagamento por aproximação no sistema metroviário da cidade cresceu seis vezes em relação ao mesmo período do ano passado.   

    O método de pagamento trouxe praticidade e rapidez no embarque dos passageiros, pois evita filas e ainda o manuseio de dinheiro. A solução, disponível no transporte desde 2019, vem batendo recordes e, nos últimos três anos, contabilizou mais de 5,8 milhões de transações realizadas no sistema entre as 41 estações e linhas de ônibus do Metrô na Superfície (MNS).   

    A maior parte das operações por aproximação (82%) foi feita por meio de cartões de crédito e débito da Visa, Elo e Mastercard, sendo as duas primeiras bandeiras aceitas também nos validadores dos ônibus na superfície, além das catracas nas estações. Já os pagamentos realizados por outros dispositivos habilitados, como celulares, relógios e pulseiras, foram responsáveis pelos outros 18% do total.    

    A estação com maior número de utilizações do serviço é a Jardim Oceânico, com 7,4% dos embarques, seguida de Botafogo (7,2%), e Carioca (7,1%).    

    O sistema funciona ainda para quem usa as carteiras digitais Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay no celular. A cobrança da tarifa é debitada diretamente na fatura ou na conta corrente, sem custo adicional ou taxas.   

    Esse foi o primeiro projeto de integração tarifária entre Metrô e ônibus na superfície na América Latina, tendo a bandeira Visa como pioneira. Nas bandeiras Visa e Elo, a tarifa é cobrada somente na primeira passagem, no momento do embarque nos ônibus ou no acesso às estações. O cliente pode completar a viagem em um intervalo de até duas horas sem uma nova cobrança. 


  • 04/05/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Fluminense e Junior Barranquilla pela Copa Sul-Americana no Maracanã nesta quarta-feira (04/05)

    Concessionária orienta que os clientes antecipem a ida ao estádio e utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas    
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Fluminense e Junior Barranquilla, da Colômbia, que acontece nesta quarta-feira (04/05), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, na temporada de 2022.   
     
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
       
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.    
       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.    


  • 02/05/2022

    MetrôRio vai funcionar 24 horas neste fim de semana de Desfile das Campeãs na Sapucaí

    Trens vão circular sem interrupção das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05)   
      
    O MetrôRio informa que terá esquema especial de funcionamento neste fim de semana de Desfile das Campeãs na Marquês de Sapucaí. O serviço metroviário funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05) para atender ao público que vai participar da festa no Sambódromo.  
      
    O metrô é a melhor opção para quem vai assistir aos desfiles na avenida do samba e participar dos shows no Terreirão do Samba. Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba devem desembarcar na estação Central.  
      
    Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.  
       
     
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
      
    Os trens da Linha 2 farão o trajeto entre Pavuna e Estácio durante toda a operação de sábado e de domingo, com transferência entre as linhas 1 e 2 na Estação Estácio. A concessionária ressalta que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada, como já acontece aos fins de semana.  
       
    Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)  
        
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo - Gávea) 
    vão operar no sábado, das 5h às 23h30; e no domingo, das 7h às 22h30.     
       
    Recomendação é comprar bilhetes com antecedência  
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.   
      
     
    SERVIÇO - Esquema de funcionamento do MetrôRio no Desfile das Campeãs - Linhas 1, 2 e 4  
     
    Desfiles das Campeãs na Sapucaí: serviço sem interrupção a partir das 5h de sábado (30/04) 
    até as 23h de domingo (01/05)  
     
    Estações indicadas para acesso à Sapucaí  
     
    Setores pares: Praça Onze  
    Setores ímpares: Central  
     
    Atenção: a estação Cidade Nova ficará fechada, por conta da transferência entre as linhas que 
    será feita na estação Estácio.  
      
      
    Transferência entre as linhas 1 e 2  
    Sábado (30/04) e domingo (01/05): na Estação Estácio. Lembrando que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada  
      
     
    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea  
    Sábado (30/04): das 5h às 23h30  
    Domingo (01/05): das 7h às 22h30


  • 26/04/2022

    MetrôRio terá esquema especial para jogo entre Fluminense e Unión Santa Fe pela Copa Sul-Americana no Maracanã nesta terça-feira (26/04)

    Concessionária orienta que os clientes antecipem a ida ao estádio e utilizem meios digitais para efetuar o pagamento da tarifa diretamente nas catracas    
     
    O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para o jogo entre Fluminense e Unión Santa Fe, da Argentina, que acontece nesta terça-feira (26/04), a partir das 21h30, no estádio do Maracanã. A partida é válida pela Copa Sul-Americana, na temporada de 2022.   
      
    Para atender aos clientes na volta para casa, o MetrôRio vai estender o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão da linha 2, que funcionarão por uma hora após o término da partida de futebol. Haverá ainda reforço do efetivo de segurança e de operadores de estação em todo o período, principalmente nas estações próximas ao estádio.     
       
    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois de meia-noite, as estações ficarão abertas apenas para desembarque e dispersão do público.    
       
    Para quem utilizar as linhas 1 e 4 (Barra, Zona Sul e Centro) na ida ao jogo, a recomendação é que a transferência para a linha 2 seja feita, prioritariamente, na estação Botafogo/Coca-Cola ou nas demais estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).   
       
    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, até as 23h30. O último embarque da linha Botafogo-Gávea será realizado após a chegada da última composição na estação Botafogo/Coca-Cola.      
     
    Estações indicadas   
      
    O MetrôRio sugere ainda que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio.    
      
    Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), o MetrôRio indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).     
      
    Cartão Giro e pagamento por aproximação   
      
    A concessionária recomenda ainda que os clientes comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, o que facilita a entrada no sistema. Os passageiros podem inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br ou no aplicativo Giro MetrôRio, além de usar o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC.    
      
    Os clientes também podem usar seus cartões Visa e Elo em carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay para pagamento da tarifa por aproximação.    


  • 19/04/2022

    Operação 24 horas do MetrôRio é opção para quem quer curtir feriadão

    Clientes do cartão Giro têm descontos especiais em atrações como teatro e centros culturais

    O MetrôRio montou uma operação especial com funcionamento 24 horas para os foliões que vão aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba, entre os dias 20 e 24 de abril. Mas quem não deseja cair na folia e busca alternativa para curtir o feriadão pode escolher entre diversas opções de entretenimento e aproveitar o metrô no deslocamento. 

    Das praias aos parques naturais, passando pelos teatros e museus e, é claro, sem esquecer a música e a gastronomia, a programação inclui passeios para todos os gostos. E o melhor de tudo é que o metrô estará operando de forma ininterrupta, sendo uma boa opção de transporte para cariocas e turistas circularem pela cidade. 

    Os clientes do Giro podem ainda ter acesso aos descontos em atrações, no Teatro das Artes, Circo Voador e Fundição Progresso. Confira as dicas do MetrôRio para os dias de carnaval:

    Dica 1 – Passeio de bondinho

    O Bondinho do Pão de Açúcar é um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro. Localizado na Urca, o parque é formado pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar que são interligados por um teleférico. 

    Como chegar: Descer na estação Botafogo, na saída Nelson Mandela, e pegar a linha de integração expressa 513 (Botafogo / Urca).

    Dica 2 – Teatro das Artes

    Os clientes Giro compram ingressos com 50% de desconto na comédia: "Procuro o homem da minha vida, marido já tive", do diretor Eduardo Figueiredo, que está em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea.  

    As informações sobre o benefício e seu regulamento estão disponíveis em: https://giro.metrorio.com.br/vantagens.

    Como chegar: O teatro fica no 2º piso do Shopping da Gávea, na loja 264, na Rua Marquês de São Vicente 52, na Gávea. Embarcar na Linha 1 e ou Linha 4, descer na Antero de Quental. Em seguida, eles devem embarcar no ônibus Metrô Na Superfície (MNS), sentido Gávea, e desembarcar no Shopping da Gávea para acessar o teatro. 

    Dica 3 – Conheça o MAM

    Os visitantes podem conhecer o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), um dos espaços culturais mais importantes da cidade. O museu é resultado dos traços do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e do projeto paisagístico de Roberto Burle Marx. O acervo do MAM dispõe de esculturas e pinturas de artistas latino-americanos. 

    Como chegar: O MAM fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, na Glória. Para chegar ao local, o usuário deve desembarcar na estação Cinelândia, sair na Rua Santa Luzia e caminhar pelos jardins do museu.

    Dica 4 – O Circo Voador 

    O espaço cultural é localizado na Lapa. O local é um dos principais palcos para shows e festas no Rio de Janeiro. Quem é cliente Giro tem 50% de desconto na compra de ingresso para entrada no local.

    Como chegar: O circo está localizado na Rua dos Arcos, s/n, na Lapa. Para chegar ao local, o usuário deve desembarcar na estação Cinelândia, e seguir no sentido Lapa. 

    Dica 5 – Theatro Municipal

    Inaugurada em 14 de julho de 1909, o prédio inspirado na Ópera de Paris recebeu, ao longo de sua história, os principais nomes brasileiros e mundiais da dança, música e ópera. Atualmente, é a única instituição cultural brasileira a manter simultaneamente um coro, uma orquestra sinfônica e uma companhia de ballet. O Theatro Municipal é uma das mais importantes casas de espetáculo da América do Sul. 

    Como chegar: Descer na Estação Cinelândia, na saída da Av. Rio Branco.

    Dica 6 – Maracanã

    O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, foi inaugurado em 1950 para sediar a Copa do Mundo daquele ano. Além de receber jogos dos campeonatos Carioca, Brasileiro e de outras importantes competições internacionais, é palco de grandes espetáculos musicais.

    Como chegar: Para chegar ao estádio, os visitantes podem pegar o metrô Linha 2 e descer nas estações Maracanã ou São Cristóvão.

    Dica 7 – Jardim Botânico

    Uma das áreas verdes mais bonitas e preservadas do Rio de Janeiro, o Jardim Botânico abriga mais de 3.000 espécies de plantas. É um dos mais importantes institutos de pesquisas em botânica e biodiversidade vegetal do mundo. Conhecido por suas palmeiras imperiais, o Jardim Botânico data da vinda da família real para o Brasil e foi usado inicialmente para reproduzir as especiarias da Companhia das Índias Orientais trazidas pelos portugueses no início do século XVIII, como noz-moscada, canela e pimenta do reino.

    Como chegar: Os visitantes podem descer na estação Botafogo. Na frente da estação, eles devem embarcar no ônibus Metrô Na Superfície (MNS), sentido Gávea, e desembarcar na estação Jardim Botânico para acessar o parque. Entrada pelo portão da Rua Pacheco Leão, 101.

    Dica 8 - Parque Madureira

    Na Zona Norte, uma boa alternativa é o Parque Madureira. Entre as opções de lazer estão: uma cascata, um campo de futebol e o complexo de skate, considerado o maior e melhor da América Latina. As crianças brincam livres e todos têm a possibilidade de assistir a shows e a sessões de cinema na Nave do Conhecimento.

    Como chegar: Os visitantes podem pegar o metrô Linha 2, descer na estação Colégio e pegar a linha 729L, 734L ou 736L/738L. Descer em frente ao Parque Madureira.

    Dica 9 – Cristo Redentor

    Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo Redentor é considerado um dos mais importantes símbolos da cidade do Rio de Janeiro. O monumento recebe turistas do mundo inteiro, que o elegeram, em 2007, uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

    Como chegar: Os visitantes têm duas formas de chegar ao Cristo Redentor. A primeira delas é utilizando as Linhas 1, 2 ou 4, com desembarque na estação Largo do Machado. Na segunda alternativa, os visitantes devem usar as linhas 1 e 4, com desembarque na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, e seguir até a Praça do Lido, no mesmo bairro. Nos dois casos, os visitantes têm acesso ao serviço de vans oficiais, que realizam o transporte até o Parque Nacional da Tijuca, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h.

    Dica 10 - Parque Lage

    O Parque Lage é uma grande área verde localizada na rua Jardim Botânico, entre as encostas do Morro Corcovado. No espaço fica um dos mais belos cartões postais arquitetônicos da cidade: o Palacete Parque Lage. No local, é possível passear pelos jardins, fazer piqueniques ou encarar as trilhas que levam para o Corcovado.

    Como chegar: Para chegar ao Parque Lage, devem pegar o metrô e descer na estação Botafogo, em seguida, pegar o Metrô Na Superfície (MNS) sentido Gávea. Descer no Hospital da Lagoa.

    Dica 11 - Praia de Copacabana

    A “Princesinha do Mar” é uma das praias mais famosas do mundo e recebeu este nome em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana. O famoso desenho de ondas em suas calçadas de pedras com inspiração portuguesa foi concebido no século XIX. A orla abriga diversos pontos turísticos em sua extensão, entre eles as estátuas em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade e ao cantor e compositor Dorival Caymmi.

    Como chegar: Para chegar à praia, os clientes devem pegar o metrô e descer numa das seguintes estações: Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos ou Cantagalo. Na saída, caminhar em direção à orla.

    Dica 12 - Fundição Progresso 

    A Fundição Progresso é um dos mais importantes espaços de cultura independente do Rio de Janeiro. O espaço já recebeu os principais nomes da música brasileira, de todos os gêneros e cantores internacionais. 

    Como chegar: Para chegar ao centro de cultura, os clientes devem pegar o metrô e descer na estação Cinelândia Na saída, caminhar em direção a Lapa. Quem é cliente Giro tem 50% de desconto na compra de ingresso para entrada no local.

    SERVIÇO - Esquema de funcionamento do MetrôRio no carnaval - Linhas 1, 2 e 4

    Carnaval na Sapucaí: serviço sem interrupção a partir das 5h de quarta-feira (20/04) até as 23h de domingo (24/04)

    Domingo (24/04): as estações Praça Onze e Central ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão apenas para desembarque

    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção a partir das 5h de sábado (30/04) até as 23h de domingo (01/05)

    Estações indicadas para acesso à Sapucaí

    Setores pares: Praça Onze

    Setores ímpares: Central

    Atenção: a estação Cidade Nova ficará fechada nas madrugadas de desfiles, na quinta (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04), por conta da transferência entre as linhas que será feita na estação Estácio

    Transferência entre as linhas 1 e 2

    Quarta (20/04) e sexta-feira (22/04): no trecho compartilhado entre Botafogo/Coca-Cola e Central. 

    Madrugadas de carnaval, quinta-feira (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04): na Estação Estácio. Lembrando que nesses dias a estação Cidade Nova ficará fechada

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea

    Quarta (20/04) e sexta-feira (22/04): das 5h às 23h30
    Quinta (21/04), sábado (23/04) e domingo (24/04): das 7h às 22h30.