×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 20/03/2015

    MetrôRio prepara esquema especial para clássico de domingo

    O MetrôRio preparou um esquema especial para os torcedores que forem assistir ao jogo entre Flamengo x Vasco, neste domingo (22/03), no Estádio do Maracanã, válido pelo Campeonato Carioca. Para agilizar a saída do local, trens extras estarão posicionados em estações estratégicas. A Concessionária pede aos torcedores que comprem com antecedência os cartões de ida e volta para, assim, facilitar a entrada no sistema.


  • 18/03/2015

    Projeto resgata mulheres do abandono social. Iniciativa aumenta autoestima e alunas ganham uma nova profissão

    Mudança de vida. É isso o que anseiam as mulheres que participam do projeto “Mãos que fazem ressurgir vidas”. Apoiado desde setembro de 2014, o programa foi desenvolvido em parceria entre MetrôRio, Associação Ressurgir e Sistema Firjan, com o objetivo de oferecer um futuro melhor para mulheres em situação de risco social.

    O projeto é gratuito e ensina às 36 alunas ofícios como corte, costura, modelagem, artesanato, crochê, bordado, empreendedorismo, precificação e investimento. As oficinas são diárias, sempre de segunda à sexta-feira, em dois períodos, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, quando as alunas aprendem a confeccionar bolsas, roupas e acessórios. Os trabalhos já foram expostos em locais como Copacabana Palace, Hotel Windsor e FIA.

    Além do aprendizado em sala, as alunas contam com acompanhamento especializado de uma psicóloga e uma assistente social para que permaneçam motivadas e centradas na conclusão do curso. Ao que tudo indica, a medida vem surgindo efeito, pois o número de desistência é muito baixo.

    "No decorrer das aulas, é notória a mudança de comportamento das estudantes. Elas passam a transmitir mais confiança, a postura muda, a autoestima aumenta e a comunicação melhora. Além de aprender um novo ofício, desenvolvem habilidades sociais que permitem uma melhora no aspecto pessoal. Geração de renda, capacitação profissional e sustentabilidade no mercado de trabalho são os objetivos traçados e alcançados por essas mulheres, que despertam interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos em outras áreas voltadas à moda", diz o coordenador do projeto, Marcelo Souza.

    O sucesso do projeto é tão grande, que há um alto número de inscrições. Inclusive, alguns homens já demonstraram interesse em integrar esse grupo.


    Serviço:Mãos que fazem ressurgir vidas

    Avenida Paulo de Frontin, 435 - Rio Comprido

    Horários: 9h às 11h30min / 13h30min às 16h30min


  • 17/03/2015

    MetrôRio estende horário de funcionamento nesta quarta-feira.

    O MetrôRio preparou um esquema especial para os torcedores que forem assistir ao jogo entre Flamengo x Brasil de Pelotas, no Estádio do Maracanã, válido pela Copa do Brasil, nesta quarta-feira (18/03).

    O horário de funcionamento será estendido até 0h30min de quinta-feira (19/03) para que os usuários embarquem nas estações Maracanã e São Cristóvão. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem.


  • 17/03/2015

    MetrôRio investe na formação de novos condutores de trem para atender demanda da Linha 4.

    MetrôRio investe na formação de novos condutores de trem para atender demanda da Linha 4
    Investir constantemente na qualificação de seus profissionais é uma das prioridades do MetrôRio. Neste ano, por exemplo, a Educação Corporativa da empresa vai abrir sete turmas para a formação de novos condutores de trem, função que exige um perfil muito específico, sendo necessário um intenso treinamento técnico que atenda exigências características da profissão e do sistema metroviário. A demanda por esse profissional aumentou 250% se comparada a 2014, principalmente devido à criação da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (Barra da Tijuca — Ipanema), que vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia.

     “Hoje, contamos com 254 condutores de trem, entre homens e mulheres. Com a criação da Linha 4, vamos ampliar o leque de oportunidades para essa área e intensificar o treinamento especializado dentro da própria empresa. Ao investirmos na qualificação de nossos colaboradores, estamos estreitando também a relação desses profissionais com o MetrôRio”, afirma o diretor Administrativo Financeiro do MetrôRio, Márcio Lewin.

    A Educação Corporativa da Concessionária apresenta como grande diferencial a capacitação profissional sem exigência técnica prévia. O processo de seleção para condutor de trem exige Ensino Médio completo e idade entre 28 a 42 anos e reúne candidatos provenientes do mercado de trabalho e de diferentes áreas do MetrôRio. Em 2015, a previsão é formar mais de 100 novos condutores, sendo que aproximadamente 70 profissionais serão direcionados para atuar nos trens da Linha 4.

    Durante o curso, que tem duração de cinco meses e meio, os profissionais contam com provas oral, escrita e prática, de disciplinas específicas que abordam o conhecimento do material rodante, a resolução de incidentes e questões relacionadas ao sistema de sinalização. A nota mínima exigida é 8,0.

    Treinamento no simulador de condução cabinado
    No primeiro mês, os alunos já iniciam as atividades no simulador de condução cabinado, que proporciona aprimoramento nos treinamentos dos condutores, além de redução de tempo de formação e de risco operacionais. Adquirido em 2013, na França, o equipamento simula situações operacionais, com vias, sinais, cenários externos e todas as funcionalidades dos trens.

    O simulador, que foi o primeiro no Estado do Rio de Janeiro e é referência em tecnologia no sistema metroviário, é usado nos programas de atualização dos condutores e também no treinamento de novos profissionais, reduzindo em até 40% o tempo do curso de formação. Além disso, o equipamento possibilita aos profissionais praticar e reciclar constantemente seus conhecimentos, aprimorando sua performance e a qualidade do serviço prestado pela empresa.


  • 06/03/2015

    Exposição “Escolas de Samba, cultura carioca”, do MetrôRio, recebe 80 alunos do Meninos Solar de Luz

    Você acha que o Carnaval terminou? O tema continua em alta no MetrôRio. A exposição “Escolas de Samba, cultura carioca” entra no seu último mês. Para levar cultura e mostrar a importância da festa à sociedade do Rio de Janeiro, nos próximos dias 10, 11 e 13/03, 80 alunos do Solar Meninos de Luz farão uma visita guiada ao local. No final do encontro haverá uma oficina, e os alunos aprenderão a confeccionar estandartes carnavalescos. As obras dos alunos serão expostas durante uma semana junto com a exposição.
    A mostra “Escolas de Samba, cultura carioca” fica localizada na Biblioteca Estação Leitura, que funciona no mezanino da estação Central do MetrôRio. O espaço foi inaugurado no dia 06/02 e ficará aberto ao público até o dia 22 de março.
    Neste local, o público relembra momentos históricos do Grupo Especial mostrando aos foliões, por meio de fotos, diversas passagens de outros carnavais. As imagens foram cedidas pela Liesa.


  • 26/02/2015

    MetrôRio estende horário de funcionamento na comemoração do aniversário do Rio de Janeiro

    Em virtude do show em homenagem aos 450 anos da cidade, na Quinta da Boa Vista, o MetrôRio informa que o esquema de funcionamento deste sábado (28/12) será estendido até as 2h de domingo (01/03) para que os usuários embarquem na estação São Cristóvão. As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. As linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Ipanema – Gávea) funcionarão até a chegada do último trem.


  • 20/02/2015

    MetrôRio volta a operar em esquema especial para o Desfile das Campeãs. Esquema especial começa às 5h de sábado, 21/02, e vai até as 23h de domingo, 22/02.

     Linha 2 irá da Pavuna à estação General Osório.Bilheterias externas serão mantidas
     
    O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante o Desfile das Campeãs e para o desfile do Monobloco. Os trens circularão sem interrupção e as composições da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem transferência entre as duas linhas. A operação começará às 5h deste sábado (21/02) e será estendida até às 23h de domingo (22/02).
    Além disso, um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio, está preparado para garantir uma viagem mais segura ao folião. Durante a Operação Especial de Carnaval, o MetrôRio aceitará normalmente os cartões Unitário, Pré-Pago e os cartões da Riocard.
     
    Sapucaí e Terreirão do Samba
    O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Os usuários precisam prestar atenção no desembarque: quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve sair pela estação Central. A estação Praça Onze é indicada aos que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão desfilar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a mais indicada.
     
    Bilheteria Externa
    As bilheterias externas do MetrôRio voltam a operar, neste final de semana, para atender com eficiência os usuários que irão curtir os últimos dias de folia. As quatro estações que receberão a estrutura são: Praça Onze (acesso ao Sambódromo), Carioca, Glória e General Osório.
    As bilheterias externas funcionam de acordo com o fluxo de passageiros, nos horários de pico dos grandes blocos que desfilam nessas regiões. O sistema foi criado para facilitar a venda de bilhetes e a circulação de passageiros dentro das estações evitando grandes aglomerações durante o Carnaval.
     
    Funcionamento das estações
    A estação Uruguaiana ficará fechada no domingo (22/02), data do desfile do Monobloco. Também nesta data as estações Presidente Vargas e Catete ficarão fechadas.
    Por questões de segurança, como no período de Carnaval, algumas estações terão suas bilheterias fechadas no período entre 0h e 5h do dia 22/02: São Francisco Xavier, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1 e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.
    Como alternativa, todas as estações terão em funcionamento máquinas de autoatendimento para a compra da passagem, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões é de cinco anos. O cartão unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra.
     
    Medidas de segurança
    Durante toda a operação especial de Carnaval, todas as escadas rolantes do MetrôRio permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.
    Não serão permitidos embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval. Também não será permitido o embarque com grandes volumes.
     
    Desfile das Campeãs
    O esquema especial retornará às 5h de sábado (21/02) e se estenderá até às 23h de domingo (22/02), facilitando o deslocamento do público e dos foliões que participarão do Desfile das Campeãs, no Sambódromo. A Linha 2 irá operar da Pavuna a General Osório.
    As estações Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete fecharão a 0h de domingo (22/02) e reabrirão somente às 5h da segunda-feira (23/02).
    Como no período de Carnaval, as estações São Francisco Xavier, Flamengo, São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h de domingo. É recomendado o uso do Cartão Pré-Pago.
     
    Monobloco
    Devido ao desfile do Monobloco, no domingo (22/02), as estações Uruguaiana e Presidente Vargas serão fechadas durante todo o dia. Os usuários que comparecem ao bloco terão duas opções de estações para embarque e desembarque: Central e Carioca.


  • 06/02/2015

    MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2015.

    MetrôRio funcionará 24h durante o Carnaval 2015
    Esquema especial começa às 5h de sexta-feira, dia 13/02, e vai até as 23h de terça-feira, 17/02
    Linha 2 irá da Pavuna à estação General Osório a partir das 12h de sábado, 14/02
    Concessionária adota medidas para proporcionar viagens seguras para os foliões
     
    O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de folia. Os trens circularão, sem interrupção, das 5h de sexta-feira (13/02) às 23h de terça-feira (17/02), com extensão de embarque até a 1h de quarta-feira (18/02) nas estações Central e Praça Onze, em virtude do desfile das escolas mirins. A partir do meio-dia de sábado (14/02), os trens da Linha 2 farão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório sem transferência entre as duas linhas. A operação especial se repetirá entre as 5h do sábado (21/02) e 23h de domingo (22/02) para atender aos usuários que vão ao Desfile das Campeãs, no Sambódromo.

    Algumas estações terão modificações em sua operação durante o Carnaval. No sábado (14/02), em função do desfile do Cordão da Bola Preta, a estação Cinelândia estará fechada durante todo o dia. Na segunda-feira, 16/02, a estação Cinelândia voltará a fechar durante todo o dia, desta vez devido ao desfile do bloco Sargento Pimenta. De sábado (14/02) a terça-feira (17/02), entre 15h e 20h, a estação General Osório terá um esquema diferenciado de operação, destinando alguns acessos exclusivamente para embarque, e outros, desembarque. E, nas madrugadas, entre 0h e 5h, algumas estações fecharão suas bilheterias, permanecendo abertas normalmente para embarque e desembarque e oferecendo como alternativa maquinas de auto atendimento.

    Veja a programação completa aqui.


  • 06/02/2015

    Ecologia em Ação deixa as salas de aula e chega nas comunidades da linha 2 do MetrôRio.

    A concessionária MetrôRio realiza nesta terça-feira, dia 10/02, mais uma edição do programa itinerante Ecologia em Ação, que atende comunidades e escolas próximas da linha 2 do MetrôRio. Pela primeira vez, o projeto sairá das salas de aula e irá para locais estratégicos. A comunidade de Jardim Colégio foi a primeira comunidade escolhida para receber a iniciativa nesta nova etapa.
     
    O projeto Ecologia em Ação, por meio de oficinas de reciclagem, redução do lixo produzido, confecção de cestas com reaproveitamento de resíduos, cultivo de horta e prática de artesanato, tem como objetivo informar alunos, pais e professores, sobre a importância da preservação do meio ambiente.
     
    Em 2014, o projeto atendeu 240 pessoas, entre alunos, professores e funcionários das escolas municipais Eurico Salles, Monte Castelo, Escultor Leão Velloso e Telêmaco Gonçalves Maia.

    Os resultados alcançados são os melhores possíveis, uma vez que, esses alunos se transformam em agentes multiplicadores de práticas sustentáveis e ao chegarem em suas residências, orientam familiares e amigos, sobre a importância do aprendizado adquirido. Com a saída das salas de aulas mais pessoas serão beneficiadas e o meio ambiente agradece.
     
    Serviço:
     
    O Ecologia em Ação, será realizado nesta terça-feira, dia 10/02, às 10h, na Sede da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Colégio. O MetrôRio recomenda utilizar a estação Colégio, que funcionará das 5h à 0h.


  • 06/02/2015

    Biblioteca Estação Leitura, do MetrôRio, realiza diversos eventos para chegada do Carnaval.


    A Biblioteca Estação Leitura, que já funciona no mezanino da estação Central do MetrôRio, receberá uma programação especial para comemorar a chegada do Carnaval. No próximo dia 06/02, a partir das 18h, será inaugurada a exposição Escolas de Samba, Cultura Carioca, que contará momentos históricos do Grupo Especial em outros carnavais. As imagens foram cedidas pela Liesa e o espaço ficará aberto ao público até o dia 22 de março. Além disso, o jornalista Claufe Rodrigues entrevistará o autor do livro Samba de Enredo: história e arte, Luiz Antonio Simas, que conversará sobre o tema com o público.   
    Para fechar as festividades, 100 livros autografados serão distribuídos de forma gratuita ao final do encontro. O evento conta com o apoio do MetrôRio, do Instituto Invepar e da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.