×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 28/03/2017

    Estação Jardim Oceânico do MetrôRio vai funcionar 24 horas durante o Rock in Rio

    Operação especial vai facilitar a ida e a volta do público da Cidade do Rock ao longo dos sete dias de evento
     
    O MetrôRio fechou uma parceria inédita com o Rock in Rio para atender o público que for assistir aos shows nos dias 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro. Durante o evento, o sistema vai operar no horário normal – de segunda a sábado, das 5h à meia-noite, e domingo, das 7h às 23h –, mas a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque, sendo que as demais funcionarão somente para desembarque, após o seu horário de funcionamento. Essa operação especial em conjunto com o BRT já foi testada com sucesso durante os Jogos Olímpicos e garantirá mais rapidez e conforto para o público durante o trajeto para a Cidade do Rock, na Barra da Tijuca.
     
    “O Rock in Rio é a cara da cidade e do carioca, e o MetrôRio, uma empresa carioca, não poderia ficar de fora dessa parceria. Temos muita experiência em megaeventos e já atendemos milhões de pessoas de maneira eficiente durante operações especiais como o Carnaval, Réveillon, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. Com a interligação entre as Linhas 1 e 4, o público poderá experimentar uma viagem ainda mais rápida e confortável”, afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
     
    MetrôRio entra em clima de festa
    De 28 de março a 6 de abril, os usuários do MetrôRio vão começar a sentir o que será a festa do Rock in Rio. O festival vai promover, nas estações Carioca, Siqueira Campos, General Osório, Antero de Quental, Jardim Oceânico, Maria da Graça, apresentações com repertórios relacionados à história do evento. Os shows terão duração de 50 minutos e acontecerão diariamente, das 17h às 21h. Serão quatro apresentações por dia em cada estação, com curadoria do Rock in Rio.
     
    A iniciativa do festival acontece em parceria com o projeto Palco Carioca, que promove apresentações musicais em locais delimitados nas estações Carioca (dois palcos), Siqueira Campos (um palco) e Maria da Graça (um palco). Desde o lançamento, em janeiro de 2016, os quatro palcos já receberam shows de pop, rock, MPB, forró, samba e instrumental, possibilitando o incentivo de novos talentos e a disseminação da Cultura e do entretenimento.
     
    Sobre o Rock in Rio
    O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985, no Rio de Janeiro, e com 32 anos de vida, é parte relevante da história da música mundial. O evento já soma 17 edições, 101 dias e 1.604 atrações musicais. Ao longo desses anos, mais de 8,5 milhões de pessoas passaram pelas Cidades do Rock, incluindo países como Portugal, Espanha e Estados Unidos.


  • 23/03/2017

    MetrôRio terá operação especial para Botafogo x Fluminense

    O MetrôRio terá uma operação especial para atender os torcedores que forem assistir ao clássico Carioca, entre Botafogo e Fluminense, nesta quinta-feira (23/03), às 21h45, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). A Concessionária aguardará a chegada do último trem da SuperVia vindo do Engenho de Dentro e estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até 0h30 de sexta-feira (24/03). As demais estações ficarão abertas somente para desembarque, com exceção das estações da Linha 4 (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico), que estarão fechadas desde a meia-noite.

    A linha de extensão do Metrô Na Superfície Botafogo–Gávea funcionará até a chegada da última composição. Já a linha Antero de Quental–Gávea finalizará o serviço à meia-noite.

    Para facilitar a entrada dos passageiros no sistema, a Concessionária pede aos passageiros que comprem com antecedência os cartões de ida e de volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada dos trens.


  • 22/03/2017

    MetrôRio inaugura ligação direta entre as Zonas Norte e Oeste Tempo de viagem da Barra ao Centro será de 30 minutos

    Nova etapa põe fim à transferência em Ipanema e reduz o tempo de viagem dos usuários em nove minutos 
     
    O MetrôRio inaugura, neste sábado (25/3), a ligação direta entre as linhas 1 e 4, acabando com a necessidade de o usuário fazer transferência na estação General Osório, em Ipanema. Com isso, o tempo de viagem será encurtado e o passageiro que embarcar na estação Jardim Oceânico, na Barra, chegará em 30 minutos ao Centro do Rio. Com a interligação concluída, os intervalos serão reduzidos para 4 minutos e 30 segundos nos horários de maior movimento de passageiros, dois minutos a menos do que o praticado até então na Linha 4.    
     
    Apontada como a oitava cidade mais congestionada do mundo, o Rio de Janeiro se prepara para ter, pela primeira vez, um sistema metroviário que liga a capital de ponta a ponta. Se antes o morador da Zona Oeste demorava cerca de 120 minutos para chegar ao Centro utilizando ônibus, com o fim da transferência, o tempo do trajeto foi reduzido em 75%.   
     
    “A integração da operação da Linha 1 com a Linha 4, com o fim do transbordo em General Osório, facilitará a vida dos nossos passageiros, com impacto positivo em qualidade de vida, produtividade no trabalho e no tempo livre no fim do dia. Agora será possível ir da Barra ao Centro em 30 minutos, com comodidade, segurança e previsibilidade”, destaca Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.

    Aberta para toda a população em 19 de setembro, dia seguinte ao encerramento dos Jogos Paralímpicos, a Linha 4 começou com o funcionamento de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h. A segunda etapa do planejamento foi iniciada em 5 de novembro, com a abertura do sistema aos sábados, tendo os horários de abertura e encerramento sido mantidos. Desde 17 de dezembro 2016, o novo trecho passou a operar nos mesmos dias e horários das Linhas 1 e 2: segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite, e domingos e feriados, das 7h às 23h, tendo na estação General Osório o ponto de transferência. A Linha 4 transporta, em média, 110 mil passageiros por dia e possui integração com o BRT na Estação Jardim Oceânico, a mais movimentada do novo trecho.


  • 20/03/2017

    MetrôRio inaugura exposição "Mulheres da Central"

    Mostra será aberta segunda-feira e contará histórias de superação   
     
    Dando continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o MetrôRio e o Instituto Invepar, em parceria com o Instituto Masan, vão inaugurar, às 11h, desta segunda-feira (20/03), na estação Central, a exposição gratuita “Mulheres da Central”. Para protagonizar esse ensaio, mulheres que andavam pela Central do Brasil foram convidadas e aceitaram o desafio de expor problemas pessoais como morte, preconceito, violência doméstica e dependência química. Além disso, elas relatam as soluções que encontraram para superar essas adversidades.
     
    Por meio de painéis, a exposição fará uma reflexão social do papel da mulher na sociedade. A mostra será itinerante e também passará pelas estações Coelho Neto e São Conrado. O ensaio ficará disponível durante o horário de funcionamento do metrô.
     
    Serviço:
    Exposição gratuita “Mulheres da Central”
     
    Estação Central
    Data: de 20 a 24 de março
    Abertura: 20/03, às 11h
    Horário: das 5h à meia-noite

    Estação Coelho Neto
    Data: de 27 a 31 de março
    Horário: das 5h à meia-noite
     
    Estação São Conrado
    Data: de 3 a 7 de abril
    Horário: das 5h à meia-noite


  • 13/03/2017

    MetrôRio vai estender horário de funcionamento para Botafogo x Estudiantes

    O MetrôRio terá esquema especial para atender os torcedores que forem assistir à estreia do Botafogo na fase de grupos da Libertadores contra o Estudiantes, nesta terça-feira (14/03), às 21h, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). A Concessionária aguardará a chegada do último trem da SuperVia vindo do Engenho de Dentro e estenderá o horário de embarque de passageiros na estação Central até 0h30 de quarta-feira (15/03). As demais estações ficarão abertas somente para desembarque, com exceção das estações da Linha 4 (Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico), que estarão fechadas desde a meia-noite.
     
    A linha de extensão do Metrô Na Superfície Botafogo–Gávea funcionará até a chegada da última composição. Já a linha Antero de Quental–Gávea finalizará o serviço à meia-noite.


  • 10/03/2017

    MetrôRio terá operação especial para fim de semana de futebol

    Neste domingo, Macaé x Vasco se enfrentam às 16h, no estádio Nilton Santos (Engenhão), em partida válida pela primeira rodada da Taça Rio, e o MetrôRio disponibilizará trens extras para agilizar a viagem dos torcedores. A Concessionária sugere que os passageiros comprem com antecedência os cartões de ida e volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada das composições.
    No domingo, o sistema funciona das 7h às 23h e as transferências entre as Linhas 1 e 2 acontecem no Estácio e entre as Linhas 1 e 4, em General Osório.


  • 07/03/2017

    MetrôRio recebe eventos que marcam o Dia Internacional da Mulher

    Estação Carioca será palco de exposição e roda de conversa sobre violência contra a mulher no próximo dia 8
     
    No Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, o MetrôRio vai abrir espaço para a discussão de um tema que vem ganhando cada vez mais destaque no Brasil e no resto do mundo: a violência contra a mulher. Quem estiver passando pela estação Carioca poderá conferir a exposição do projeto “Nunca me calarei”, do fotógrafo Marcio Freitas, e participar de uma roda de conversa, com início previsto para as 16h, organizada pela Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro.
     
    Exposição “Nunca me calarei”
    O projeto itinerante, que começou em 2016 e já passou por diferentes estados, reúne painéis de dois metros, com imagens de rostos de mulheres, de todas as partes do Brasil, que sofreram alguma forma de assédio, tentativa ou abuso sexual. As fotos dão voz àquelas que se calaram durante muito tempo, devido a questões sociais e emocionais, e convidam outras mulheres a não se calarem diante de qualquer forma de violência. O público poderá conferir a mostra até o dia 17 de abril, na estação Carioca, no horário de funcionamento do metrô.
     
    Roda de conversa: violência contra a mulher
    Para aprofundar o debate sobre o tema “violência contra a mulher”, a Coordenação de Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, vai promover, a partir das 16h, uma roda de conversa com a presença de defensoras públicas de defesa da mulher, do fotógrafo da exposição “Nunca me calarei”, Marcio Freitas, e de outros convidados. Além disso, representantes do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher e de Vítimas de Violência de Gênero da Defensoria Pública (Nudem) prestarão atendimento ao público durante todo dia, a partir das 6h, com informações sobre os direitos das mulheres e os canais de atendimento disponíveis para denúncia de casos de violência.
     
    Exposição “Nunca me calarei”
    Data: de 8 de março até 17 de abril
    Local: estação Carioca do MetrôRio
    Horário de funcionamento do metrô
     
    Roda de conversa: Violência contra a mulher
    Data: 8 de março
    Local: estação Carioca do MetrôRio
    Horário: a partir das 16h


  • 06/03/2017

    Flamengo x San Lorenzo terá esquema especial do MetrôRio

    O MetrôRio terá operação especial para atender os torcedores que forem assistir à estreia do Flamengo na Libertadores contra o San Lorenzo, nesta quarta-feira (08/03), às 21h45, no Estádio do Maracanã. A Concessionária estenderá o horário de embarque de passageiros nas estações Maracanã e São Cristóvão até meia-noite e meia de quinta-feira (09/03). As demais estações ficarão abertas somente para desembarque. Além disso, trens extras estarão à disposição dos passageiros para facilitar a ida e a volta da partida.
     
    Os passageiros que precisarem seguir viagem pela Linha 4 deverão trocar de composição na estação General Osório. Já as linhas de extensão Metrô Na Superfície (Botafogo – Gávea e Antero de Quental– Gávea) funcionarão até a chegada da última composição.  
     
    Para facilitar a entrada no sistema, a Concessionária recomenda a compra com antecedência dos cartões de ida e volta e indica o aplicativo MetrôFácil para que os usuários planejem a viagem, acompanhando localização e tempo estimado para chegada das composições.


  • 02/03/2017

    MetrôRio volta a operar 24h no último fim de semana de Carnaval

    Esquema especial começa às 5h de sábado, dia 04, e vai até as 23h de domingo, dia 05
    Linha 2 irá da Pavuna direto até a estação General Osório desde o início da operação
    Concessionária recomenda que os usuários adquiram cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas
     
    O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento para os últimos dias de Carnaval. O sistema funcionará sem interrupção durante o final de semana, para atender ao público do Desfile das Campeãs, do bloco das Poderosas e do Monobloco. A operação começa às 5h de sábado (04/03) e termina às 23h de domingo (05/03). Desde o início da operação, no sábado, os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas. Os usuários que desejarem seguir viagem para a Linha 4 deverão fazer a transferência na estação General Osório.
    A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões pré-pago do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão RioCard.

    Marquês de Sapucaí e Terreirão do Samba
    O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles das campeãs na Marquês de Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao evento nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os usuários que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

    Blocos no Centro
    No sábado (04/03) e no domingo (05/03), o Centro do Rio recebe o Bloco das Poderosas e o Monobloco, respectivamente.  As estações Carioca e Uruguaiana são as opções indicadas para embarque e desembarque. Em Carioca, está mantido o serviço da bilheteria externa, para agilizar o atendimento ao usuário. Ele fica localizado no acesso Rio Branco. Em Cinelândia, somente o acesso Passeio ficará aberto das 6h às 20h do sábado e do domingo para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão unitário e pré-pago do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). A Concessionária recomenda que os usuários comprem cartões de ida e volta de forma antecipada para evitar filas.

    Funcionamento das estações
    As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (03/03) para sábado (04/03) e reabrirão às 5h da segunda-feira (06/03). No sábado, a estação Maracanã funcionará para embarque e desembarque das 5h até a meia-noite. No domingo, das 5h às 23h.
    O acesso Passeio, da estação Cinelândia, ficará aberto das 6h às 20h no sábado (04/03) e no domingo (05/03) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões RioCard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros que se deslocarem para os blocos do Centro poderão comprar seus bilhetes e embarcar na estação Carioca, que contará com bilheteria externa.  
    Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do domingo (05/03). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1; São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2; e Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico, na Linha 4.
    Como alternativa, todas as estações terão máquinas de autoatendimento em funcionamento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado (não há prazo de validade para os créditos).

    Medidas de segurança
    Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo prevenir acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano. Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.

    Metrô Na Superfície
    As linhas do Metrô Na Superfície Botafogo-Gávea e Antero de Quental-Gávea funcionarão normalmente: no sábado, entre 5h e meia-noite, e domingo, entre 7h e 23h. O itinerário das linhas de extensão e seus pontos intermediários poderão sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

    MetrôRio entra em clima de Carnaval
    Para deixar as estações e vagões do metrô com um ambiente ainda mais descontraído e preparar cariocas e turistas para a folia, foram criadas vinhetas temáticas, anunciando nos trens a chegada de algumas estações, e instalados painéis com informações gerais sobre o esquema especial para o Carnaval. Os usuários também poderão acessar o hotsite (www.metrorio.com.br/carnaval), disponível em português e inglês, e conferir a lista completa de blocos por data e como chegar de metrô, o mapa das estações, os horários de funcionamento do metrô, além de informações sobre a compra dos cartões de ida e volta e o esquema do desfile das escolas de samba no Sambódromo.

    Aplicativo MetrôFácil e site MetrôRio 
    O usuário poderá acessar um conteúdo especial para os dias de folia e conferir informações variadas pelos meios digitais: o folião poderá consultar, através do site oficial do MetrôRio, uma agenda de blocos com as estações mais próximas e também planejar suas viagens de acordo com os blocos do seu interesse. Pelo aplicativo MetrôFácil, também é possível acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens, além de consultar os mapas do entorno das estações.


  • 20/02/2017

    Projeto social patrocinado pelo MetrôRio fará festa carnavalesca para crianças e adolescentes na Zona Norte

    Evento gratuito será aberto para toda a comunidade na próxima terça-feira
     
    A ONG Favela Mundo, que conta com patrocínio do MetrôRio, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, além do apoio do Instituto Invepar, vai antecipar as comemorações carnavalescas e levará 200 crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos, de forma gratuita, para pular e se divertir em uma das festas mais populares do país. Nesta terça-feira (21/02), a instituição abrirá suas portas na Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho, localizada no Engenho da Rainha, Zona Norte, para toda a comunidade com o evento “Gritinho de Carnaval”. A brincadeira terá duas sessões às 10h e às 15h.
     
    A ideia é resgatar tradições populares como marchinhas clássicas e sambas de raiz, que traduzam o sentimento carioca, por meio de propostas pedagógicas, popularizando questões culturais, sociais e históricas, e, assim, ambientar os jovens sobre a importância da folia para o povo carioca. Além disso, quem for fantasiado, poderá participar de um concurso de fantasias e ganhar kits escolares.
     
    O evento será aberto ao público, sem necessidade de inscrição, basta os responsáveis levarem as crianças ao local.
     
    Serviço
    Gritinho de Carnaval 
    Público: Crianças e adolescentes
    Local: Escola Municipal Marechal Estevão Leite de Carvalho (Av. Pastor Martin Luther King Jr 3217, Engenho da Rainha)
    Dia: 21 de fevereiro
    Horários: 10h e 15h 
    Informações: www.favelamundo.com