-
20/09/2021
MetrôRio lança desafio aos clientes para plantar mil sementes de árvores da Mata Atlântica em comunidades da Zona Norte
O MetrôRio vai realizar um desafio para mobilizar a população carioca em prol de uma causa muito importante: o meio ambiente. Na quarta-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro, a cada 500 embarques de passageiros, a concessionária vai plantar uma semente de árvore nativa da Mata Atlântica em comunidades da Zona Norte, que ficam no entorno do metrô, principalmente na região da Grande Pavuna. A expectativa da empresa, com a mobilização dos clientes, é chegar ao fim do dia com mil espécies a serem semeadas nas localidades escolhidas. A ação tem como objetivo incentivar o uso do transporte público, que é uma maneira de contribuir para o meio ambiente, e ainda estimular a reflexão sobre o uso excessivo de automóveis.
Na quarta-feira, ao longo do dia, as redes sociais do MetrôRio vão exibir a atualização, para que os internautas acompanhem, até as 22h, a quantidade de sementes que serão plantadas. Esta é a primeira vez que a concessionária realiza essa iniciativa, que terá o apoio da ONG Argilando.
A organização, sem fins lucrativos, que atua desde 2004 na promoção do voluntariado e no apoio à gestão de projetos sociais de outras organizações do Terceiro Setor, conta com biólogos e técnicos especializados que ficarão responsáveis pelo estudo do solo, escolha das sementes adequadas para cada localidade e o plantio. A previsão para começar o trabalho é o fim de outubro.
Além de ajudar no combate ao aquecimento global, o plantio nas comunidades é muito importante porque as árvores ajudam a reduzir a erosão e a degradação do solo e ainda contribuem para evitar enchentes.
Uso de metrô, alternativa sustentável
Optar pelo uso do metrô é uma alternativa que contribui e muito para o meio ambiente. O modal emite cerca de 15 vezes menos gases do efeito estufa em relação ao carro de passeio, por exemplo. A capacidade do metrô é outro fator importante. Cada composição, composta por seis vagões, corresponde, em número de passageiros, a 23 ônibus convencionais ou a 1.200 carros particulares (levando em conta a estimativa de ocupação média de 1,5 passageiro por veículo de passeio).
Assim, apenas em 2020, o MetrôRio evitou a emissão líquida para a cidade do Rio de Janeiro de aproximadamente 24 mil toneladas de CO2, o que corresponde, em volume, a 69 estádios do Maracanã, comprovando os benefícios ambientais em sua operação.
-
20/09/2021
MetrôRio ganha prêmio de tecnologia e desenvolvimento no setor metroviário
O MetrôRio foi um dos três vencedores do 8º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários. A premiação, que é organizada pela Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), aconteceu na tarde desta terça-feira (14/09), início da 27ª edição da Semana de Tecnologia Metroferroviária da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), um dos principais eventos técnicos do setor.
O concurso contou com três categorias. O time da concessionária conquistou o primeiro lugar na categoria 1, com o artigo “Impactos da Covid-19 no MetrôRio e estratégias de mitigação de impactos”.
Os vencedores das demais categorias foram o artigo “O papel da liderança no enfrentamento da maior crise financeira do setor metroviário”, do Metrô de São Paulo, e o artigo “Modernização das opções de meios de pagamento para os clientes da CCR Metrô Bahia – Rede Credenciada”.
“É a primeira vez que a empresa conquista o prêmio. Me sinto muito honrado em ter sido o porta-voz, por meio desse artigo, que faz um relato sobre um período tão atípico, intenso e difícil para todo o nosso mercado. O prêmio só reforça que a união entre as áreas da companhia foi extremamente importante no combate à crise instaurada pela pandemia do coronavírus. Agradeço aos colegas de área e coautores, assim como a todos que cederam alguma informação e viabilizaram o artigo. Que venham dias melhores para o nosso setor!”, destacou Guilherme Bieler, coordenador de Inteligência de Mercado do MetrôRio.
Todos os vencedores receberam troféu, certificado de participação personalizado e terão a publicação dos artigos técnicos nos canais eletrônicos do evento e nos sites da ANPTrilhos, da CBTU e da Aeamesp. Os vencedores também receberam R$ 5 mil.
O objetivo do concurso é estimular o desenvolvimento tecnológico na área de transporte de passageiros sobre trilhos, reconhecendo os melhores trabalhos apresentados, levando em consideração a qualidade técnica, o ineditismo e a aplicabilidade no setor metroferroviário.
Além da apresentação e premiação dos trabalhos técnicos, a Semana de Tecnologia Metroferroviária conta com debates e painéis temáticos, seminários, workshops e estandes virtuais. As inscrições podem ser feitas pelo site da Aeamesp (https://www.aeamesp.org.br/inscricao/27STMF).
-
17/09/2021
MetrôRio lança Edital de Seleção de Projetos Socioambientais
O MetrôRio está com inscrições abertas para o Edital Público de Seleção de Projetos Socioambientais 2021, que concederá apoio financeiro a iniciativas via recursos diretos e por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. A ação é voltada para projetos socioambientais com foco na cultura, educação, esporte e meio ambiente. Os investimentos buscam contribuir para a promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico dos territórios em situação de vulnerabilidade social, localizados no entorno das estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio.
O apoio financeiro será concedido às pessoas jurídicas, que sejam organizações sem fins lucrativos (associações, fundações ou cooperativas), e organizações que atuam ou desejam atuar no entorno do MetrôRio e que estejam regularmente constituídas e legalizadas. O investimento em projetos socioambientais faz parte do compromisso da concessionária em valorizar a cultura local, incentivar o empreendedorismo e iniciativas comunitárias, e promover o aumento das condições de empregabilidade.
Os interessados em participar do processo devem se inscrever, entre 20 de setembro e 18 de outubro, no edital, disponível no site do www.metrorio.com.br/edital2021. O resultado deve ser divulgado no mês de novembro, na mesma plataforma.
-
09/08/2021
Mil atendimentos às mulheres vítimas de violência são feitos nas rondas nos vagões femininos na semana de aniversário Lei Maria da Penha
Em comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres e do projeto Empoderadas, o MetrôRio e o Instituto Invepar, se uniram na prevenção e combate à violência contra a mulher nos trens do metrô. Durante quatro dias, as profissionais realizaram rondas nos vagões femininos para atendimento e orientação às mulheres.
Nas abordagens, as passageiras tiraram dúvidas sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. Foram acolhidas aproximadamente mil mulheres. Dessas, 158 foram atendidas pela equipe multidisciplinar do projeto Ônibus Lilás que ofereceu serviços de assistência social, psicológica e jurídica. Os atendimentos foram feitos às mulheres na faixa etária entre 20 a 40. Os relatos recebidos na ação serão encaminhados aos órgãos competentes.
A ação também contou com a participação da Patrulha Maria da Penha, com informações sobre serviços prestados; dos Centros Comunitários de Defesa da Cidadania (CCDCs), que garantiu a isenção de taxas na emissão de documentação básica para mulheres; e da Casa Abrigo Lar da Mulher, único abrigo do Estado do Rio de Janeiro para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores de idade.
Durante a mobilização, o RioSolidario arrecadou itens de higiene e beleza, como shampoo, creme para o cabelo, hidratante, batom, maquiagem, dentre outros itens femininos. A iniciativa tem o objetivo de mobilizar a população para apoiar a autoestima de mulheres que precisam.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. O nome é em alusão à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica praticada em 1983 pelo então marido. Ela, que ficou paraplégica, conseguiu na Justiça a condenação do agressor.
A Lei Maria da Penha excluiu as penas alternativas, como apenas pagamento de cesta básica ou pequenas multas. Com a legislação, os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada, se cometerem qualquer ato de violência doméstica pré-estabelecido na legislação, e ainda podem ser condenados a três anos de reclusão, sendo que a pena é aumentada em um terço caso o crime seja praticado contra uma pessoa portadora de deficiência.
-
04/08/2021
Lei Maria da Penha completa 15 anos com ação no MetrôRio
A comemoração aos 15 anos da Lei Maria da Penha será marcada por uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher nos trens do metrô. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres, e com apoio do MetrôRio e do Instituto Invepar, promoverá rondas nos vagões femininos para atendimento e orientação às passageiras. A iniciativa também contará com o projeto Ônibus Lilás próximo às estações.
As ações acontecerão nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto nos períodos da manhã (6h às 9h) e da tarde (17h às 20h), acompanhando os horários dos vagões femininos. As equipes com profissionais da Subsecretaria circularão pelo sistema metroviário distribuindo folhetos e orientando o público sobre violência contra mulheres. Nas abordagens, as passageiras poderão tirar dúvidas e saber mais sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual.
Além da ronda, será disponibilizado o Ônibus Lilás, que é equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres e com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. O veículo ficará estacionado em locais públicos próximos às estações do metrô, seguindo o cronograma: Carioca (04/08), Jardim Oceânico (05/08), Saens Peña (06/08) e General Osório (07/08), das 6h30 às 20h, entre quarta e sexta-feira, e das 9h às 17h, no sábado.
Haverá ainda a participação da Patrulha Maria da Penha, com informações sobre serviços prestados; dos Centros Comunitários de Defesa da Cidadania (CCDCs), para garantir a isenção de taxas na emissão de documentação básica para mulheres; e da Casa Abrigo Lar da Mulher, único abrigo do Estado do Rio de Janeiro para mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos menores de idade.
Com o intuito de mobilizar a população para apoiar a autoestima de mulheres que precisam, o RioSolidario estará recebendo doações de material de higiene e beleza, como shampoo, creme para o cabelo, hidratante, batom, maquiagem, dentre outros itens femininos. O ponto de coleta será ao lado do Ônibus Lilás, sempre próximo às estações.
“A violência contra a mulher é uma ameaça que muitas sofrem em casa, no ambiente familiar, por isso é importante que uma campanha como essa tenha visibilidade e ocupe os espaços públicos”, afirma Glória Heloiza, subsecretária de Políticas para Mulheres do governo do Estado do Rio. “Em 2020, ano do início da pandemia, a rede de Centros de Atendimento à Mulher mantida pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio (SEDSODH) realizou 4.795 atendimentos a mulheres vítimas de violência, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior”, alerta ela.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340 (Lei Maria da Penha) tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. O nome é em alusão à farmacêutica bioquímica Maria da Penha Maia Fernandes, vítima de violência doméstica praticada em 1983 pelo então marido. Ela, que ficou paraplégica, conseguiu na Justiça a condenação do agressor.
A Lei Maria da Penha excluiu as penas alternativas, como apenas pagamento de cesta básica ou pequenas multas. Com a legislação, os agressores podem ser presos em flagrante ou ter a prisão preventiva decretada, se cometerem qualquer ato de violência doméstica pré-estabelecido na legislação, e ainda podem ser condenados a três anos de reclusão, sendo que a pena é aumentada em um terço caso o crime seja praticado contra uma pessoa portadora de deficiência.
Ronda nos vagões femininos:
Datas: 4, 5, 6 e 7 de agosto
Horários: das 6h às 9h e das 17h às 20h, entre quarta e sexta-feira; e das 9h às 17h, no sábado
Ônibus Lilás: Proximidades das estações Carioca (04/08), Jardim Oceânico (05/08), Saens Peña (06/08) e General Osório (07/08)
Datas: 4, 5, 6 e 7 de agosto
Horários: das 6h30 às 20h entre quarta e sexta-feira; e das 9h às 17h, no sábado
-
15/07/2021
MetrôRio abre vagas para programa de estágio em várias áreas de atuação
O MetrôRio está com inscrições abertas para o Programa de Estágio 2021. São oferecidas no total 16 vagas. Oito delas são para nível técnico nas áreas de Computação, Edificações, Elétrica, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Mecânica e Tecnologia da Informação.
As outras oito são destinadas ao nível superior e atuação em Administração, Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletroeletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia de Telecomunicações, Informática, Marketing, Publicidade e Propaganda, Psicologia, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação.
Para nível técnico, os candidatos devem estar cursando Ensino Médio Profissionalizante ou ter horas de estágio a cumprir, além de disponibilidade para estagiar quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Já as vagas de nível superior valem para quem tiver previsão de formatura até julho de 2023. O período de estágio é de seis horas por dia, de segunda a sexta-feira. Todos os níveis têm horários flexíveis.
Os salários variam de R$ 800 a R$ 1.200, e os benefícios são: vale-transporte e vale-refeição. As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira (21/07) neste link: https://epartner.vagas.com.br/v2234829.
Vagas de jovem aprendiz exclusivas para mulheres
Lembrando que o MetrôRio também está com inscrições abertas para o seu primeiro programa de Jovem Aprendiz exclusivamente para mulheres, na área Eletricista de Manutenção Industrial. A concessionária acredita que é um passo importante para acelerar a equidade de gênero na empresa.
Para concorrer a uma das vagas, as interessadas devem ter entre 18 e 21 anos, Ensino Médio completo, disponibilidade para atuar no período da manhã (das 8h ao meio-dia), não estar participando de outro programa de Jovem Aprendiz e não ter já realizado o mesmo curso no Senai. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/07 no site: https://www.vagas.com.br/v2230867.
-
12/07/2021
MetrôRio abre inscrições para programa de jovem aprendiz com vagas voltadas exclusivamente a mulheres
O MetrôRio está com inscrições abertas para vagas de Jovem Aprendiz 2021. Desta vez, as oportunidades são exclusivas para jovens mulheres que estão em busca do primeiro emprego. Serão 12 pessoas contempladas, que terão a possibilidade de fazer um curso de eletricista industrial no Senai, em Benfica, com duração de 13 meses. E para exercitar o aprendizado, elas vão treinar suas habilidades por mais 10 meses nas instalações do Centro de Manutenção da concessionária, supervisionadas por técnicos.
As interessadas devem ter entre 18 e 21 anos; Ensino Médio completo, disponibilidade para atuar no período da manhã (das 8h ao meio-dia), não estar participando de outro programa de Jovem Aprendiz e não ter já realizado o mesmo curso no Senai. Também é necessário apresentar RG, CPF, PIS, carteira de trabalho, título de eleitor e estar com o comprovante de escolaridade em dia. As inscrições podem ser feitas até o dia 30/07/21 no site: ttps://www.vagas.com.br/v2230867.
Entre os benefícios estão salário, vale-transporte, assistência médica e odontológica, tíquete de refeição e cesta básica, seguro de vida, auxílio funeral, auxílio-creche, auxílio material escolar, além de prêmio por pontualidade e assiduidade.
SERVIÇO
Programa Jovem Aprendiz 2021 - MetrôRio
Período de inscrição: de 09 a 30 de julho
Público-alvo: Mulheres entre 18 e 21 anos
Onde se inscrever: https://www.vagas.com.br/v2230867
-
12/07/2021
MetrôRio e Firjan abrem inscrições para edital de desafio de inovação
O MetrôRio, em parceria com a Firjan, está com inscrições abertas para interessados em participar do “Desafio de mobilidade da manutenção de Interface mobile para Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung (SAP PM)”, um software de gerenciamento de manutenção usado pela concessionária. A iniciativa é voltada para startups e o objetivo é desenvolver soluções inovadoras para serem implementadas na empresa, como novos softwares e criação e implementação de realidade aumentada e virtual, inteligência artificial, big data e machine learning.
O lançamento do edital para participar do desafio será por meio de um evento on-line no dia 12 (segunda-feira), às 17h. A transmissão será no canal do YouTube da Firjan no link: https://www.youtube.com/watch?v=3rby4f4RLH8. Durante o encontro, os interessados poderão tirar dúvidas sobre o desafio com os representantes do MetrôRio.
As inscrições vão até 13 de agosto na Plataforma de Inovação para Indústria, disponível: http://plataforma.editaldeinovacao.com.br/. O processo de seleção será dividido em duas etapas: a primeira será a avaliação de forma virtual das propostas iniciais dos projetos. Em seguida, as startups pré-selecionadas serão convidadas para entrevistas. Ao término desta fase, serão selecionados até cinco projetos.
Na última fase, as startups conhecerão a sede da concessionária e participarão de um encontro com técnicos do MetrôRio. Além disso, elas também apresentarão o plano de projeto para avaliação da comissão. Por fim, haverá a realização de Pitch Day.
A cultura de inovação tem sido importante para reforçar a credibilidade e excelência operacional da concessionária no sistema metroviário no Brasil. Em 2020, o MetrôRio foi eleito na sexta edição do Prêmio Valor Inovação Brasil do jornal Valor Econômico, uma das cinco empresas mais inovadoras do país no setor de transporte.
“Nos últimos anos, o MetrôRio vem trabalhando com ações sólidas para promover ainda mais a cultura de inovação, por meio de um programa de tecnologia. Com isso, criou o "Comitê de Inovação e Metodologia", que discute sobre gestão, inovação e tecnologia com foco na melhoria do processo de trabalho da empresa. A organização deste desafio, ao lado da Firjan, faz parte do nosso compromisso em fomentar e criar oportunidades para o avanço da atuação de empresas inovadoras no Rio de Janeiro", afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
Plataforma de inovação
O resultado será divulgado na Plataforma de Inovação para Indústria no dia 22 de setembro. Para conferir o regulamento completo, basta acessar o edital: http://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/
A Plataforma de Inovação para Indústria é um dos principais instrumentos de fomento à Inovação no país. A Firjan opera a plataforma, trazendo oportunidade de aproximação da indústria e seus desafios tecnológicos, com o ecossistema de inovação, por meio do acesso às soluções desenvolvidas por startups de todo o país com o apoio da rede de Institutos de Inovação e Tecnologia do SENAI e aporte de recursos para a pesquisa. “A chamada MetrôRio traz a oportunidade para startups atenderem aos seus desafios, acessando um potencial cliente no futuro, apresentando uma solução e contando com aporte financeiro e apoio tecnológico para seu desenvolvimento”, destaca o especialista em captação de recursos da Firjan, Fabricius Garcia Neto.
-
24/06/2021
'Vamos prevenir': Estação Carioca recebe ação de conscientização sobre o uso de drogas
Na próxima sexta-feira, 25, o MetrôRio, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH), por meio da Subsecretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química, e a CAARJ/OAB-RJ promovem uma ação de orientação e prevenção sobre o uso de drogas. A mobilização acontece das 8h30 às 14h, na estação Carioca.
Durante a atividade, psicólogos e assistentes sociais estarão na estação para orientar os clientes sobre os principais tratamentos para dependência química. O evento é gratuito e contará, ainda, com a distribuição de material educativo.
A ação marca o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado em 26 de junho, data oficial estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O objetivo da iniciativa é alertar preventivamente a população sobre as consequências do uso de entorpecentes, a fim de evitar o desenvolvimento de transtornos associados ao consumo de drogas.
Para mais informações sobre tratamento e rede de serviço, os interessados podem entrar em contato com a Subsecretaria de Estado de Prevenção à Dependência Química pelo telefone: (21) 2332-6773/2332-6774 ou pelo e-mail: ssepredeq@gmail.com
-
24/06/2021
MetrôRio ‘veste’ escada da estação Central com as cores do arco-íris para celebrar o Dia do Orgulho LGBTQIA+
O MetrôRio vai 'vestir' uma das escadas da estação Central com as cores do arco-íris para comemorar o Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho. A 'Escada da Diversidade’ tem como objetivo chamar a atenção dos passageiros para o movimento e apoiar a luta pelo respeito.
A mensagem de orgulho estará também nas TVs dos trens e nas redes sociais da companhia com animações e personagens criados especialmente para a ação, representando cada identidade da sigla LGBTQIA+.
O MetrôRio é signatário dos compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. “Projetar as cores da bandeira LGBTQIA+ na estação do MetrôRio é uma maneira simbólica da empresa mostrar seu apoio à luta pela igualdade de direitos, pela valorização da diversidade e pela inclusão", afirma Guilherme Ramalho, presidente do MetrôRio.
Em 2017, a concessionária lançou um programa de diversidade baseado em quatro pilares: equidade de gênero, raça, LGBTQI+ e pessoas com deficiência. Além do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a empresa também aderiu à Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, à Iniciativa Empresarial pela Igualdade e à ONU Mulheres. Dentre as iniciativas do programa, destacam-se a adoção de práticas como recrutamento às cegas, mentoria para mulheres, parceria com TransEmpregos, além da realização de diversas ações de conscientização dos colaboradores.