A Concessão
No dia 19 de dezembro de 1997, na Bolsa de Valores do Rio, o Consórcio Opportrans adquiriu o direito de explorar o serviço metroviário durante 20 anos, assumindo, em abril de 1998, o controle do serviço de transporte público metroviário.
A empresa MetrôRio assumiu a concessão do metrô carioca e está sob seu controle a administração e a operação das Linhas 1 e 2, ficando as expansões da rede metroviária e aquisição de novos trens a cargo da Rio Trilhos (Governo do Estado).
Integrações e novas estações
Em julho de 1998, a inauguração da Estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana, representou um marco para um dos bairros mais tradicionais do Rio. Em agosto e setembro do mesmo ano, foram iniciadas ainda as operações de mais cinco estações: Irajá, Colégio, Coelho Neto, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo e Pavuna.
Pouco mais de um ano antes, o Metrô havia realizado pela primeira vez a Operação de Carnaval, com o funcionamento ininterrupto durante os dias de folia, esquema que é repetidos todos os anos desde então.
A partir de 1999, o MetrôRio começou a realizar operações especiais para o Réveillon carioca, com venda antecipada de bilhetes com horários predefinidos, para garantir que todos chegassem à festa com tranquilidade, segurança e pontualidade.
A partir de 2000, o MetrôRio estabeleceu diversas parcerias com o intuito de facilitar e baratear o transporte público da cidade. Em 2000, foi implantada a integração metrô-trem.
Em 2004, o MetrôRio ofereceu diversas novidades para facilitar a vida de seus clientes: o início da operação aos domingos e a implementação das Linhas de Integração Expressa (12 linhas inauguradas entre 2004 e 2005, sendo mais 2 linhas inauguradas nos 2 anos seguintes).