Localizada na zona sul do Rio de Janeiro, a “Princesinha do Mar” é uma das praias mais famosas do mundo. Recebeu este nome em homenagem a Nossa Senhora de Copacabana. O famoso desenho de ondas em suas calçadas com pedras pretas (de basalto) e brancas (de calcita) tem inspiração portuguesa, e foi concebido no século XIX para representar o encontro das águas. Com o passar do tempo, as pedras receberam o famoso nome de “pedras portuguesas”.
A orla abriga diversos pontos turísticos em sua extensão, entre eles: o Forte do Leme, o Hotel Copacabana Palace, o Museu da Imagem e do Som (cuja nova sede será inaugurada no segundo semestre de 2014) e o Forte de Copacabana. Destaque também para as estátuas de bronze em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade, e ao cantor e compositor Dorival Caymmi, que cantava o mar em suas melodias, ambas situadas no famoso calçadão.
Sendo um dos destinos turísticos preferidos no Rio, Copacabana recebe visitantes do mundo todo em sua tradicional queima de fogos que reúne milhões de pessoas todos os anos no réveillon.