Acessibilidade
A acessibilidade é a garantia de acesso para todos os que utilizam edificações, espaços urbanos, equipamentos públicos, transporte com autonomia e segurança. É a partir dela que obtemos orientação sobre como adequar os ambientes de uso comum para a melhor utilização das pessoas, principalmente as que possuem necessidades especiais.
Pensando nisso, o MetrôRio iniciou um aprofundado estudo no intuito de identificar obstáculos arquitetônicos existentes nas estações e em seus entornos. Com base nesse estudo, a empresa procurou tecnologias disponíveis que pudessem ser adaptadas à realidade de cada estação a fim de eliminar barreiras físicas, atendendo assim às necessidades de todos.
Regras de utilização dos aparelhos de acessibilidade nas estações:
• Os aparelhos são destinados à pessoas com mobilidade reduzida.
• Não utilize os aparelhos para transportar objetos.
• Não ultrapasse o limite de peso indicado nos elevadores.
• Siga as regras de instruções localizadas nos equipamentos.
Qualquer dúvida ou auxílio na utilização, procure um de nossos colaboradores.
- Rampa
-
Recurso utilizado para vencer diferença de nível . Por norma deve ter como inclinação máxima 8,33%. Em geral, interliga nível rua ao Mezanino.
Estações: Flamengo, Estácio, São Cristóvão, Praça Onze, Nossa Senhora da Paz/Ipanema, Jardim de Alah/Leblon, Antero de Quental/Leblon, São Conrado, Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, Carioca/Centro, Uruguaiana/Centro, Saara/Presidenta Vargas, Central do Brasil/Centro, Afonso Pena/Tijuca, São Francisco Xavier/Tijuca, Saens Peña/Tijuca, Uruguai/Tijuca. - Elevadores
-
Recurso para vencer diferença de nível maior que 4 metros.
Estações: Jardim Oceânico/Barra da Tijuca, São Conrado, Antero de Quental/Leblon, Jardim de Alah/Leblon, Nossa Senhora da Paz/Ipanema, General Osório/Ipanema, Cantagalo/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cardeal Arcoverde/Copacabana, Botafogo, Largo do Machado, Catete, Glória, Cinelândia/Centro, Uruguaiana/Centro, Saara/Presidente Vargas, Afonso Pena/Tijuca, São Francisco Xavier/Tijuca, Cidade Nova, São Cristóvão, Maracanã, Triagem, Maria da Graça, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Coelho Neto, Acari e Eng. Rubens Paiva. - Plataforma Vertical
-
Recurso para vencer diferença de nível inferior a 4 metros. Em geral, interliga Mezanino à plataforma de embarque.
Estações: Cantagalo/Copacabana, Flamengo, Largo do Machado, Catete, Uruguaiana/Centro, Saara/Presidente Vargas, Central do Brasil/Centro, Praça Onze, Afonso Pena/Tijuca, São Francisco Xavier/Tijuca, São Cristóvão, Del Castilho, Inhaúma e Vicente de Carvalho. - Piso Tátil
-
Recurso para indicação de caminho para deficiente visual através do tato e por contraste de cores.
Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4. - Marcação Braille
-
Recurso para indicar ao deficiente visual o término e início de escadas.
Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4 - Mapas em Braille
-
Mapas para deficientes visuais que funcionam pelo tato e pelo contraste de cores . Auxiliam no conhecimento da arquitetura da estação pelo deficiente.
Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4 - Marcação Cadeira de Rodas
-
Indicação no piso do embarque do cadeirante. São instalados na 1ª porta do primeiro vagão e na última porta do último vagão.
Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4. - Totem SOS
-
Dispositivo de comunicação interligando a plataforma de embarque à sala do AS.
Estações: Todas as estações das Linhas 1 e 2 - Marcas Assentos Prioritários
-
Indicação de assentos prioritários na plataforma de embarque gestantes, idosos, obesos, autistas, pessoas com deficiência, criança de colo, fibromialgia e demais doenças ocultas.
Estações: Todas as estações das Linhas 1, 2 e 4. - Placa Sinalização Vertical
-
Indicação de assentos prioritários na plataforma de embarque: gestantes, idosos, obesos, autistas, pessoas com deficiência, criança de colo, fibromialgia e demais doenças ocultas.
Estações: Todas as estações das Linhas 1 e 2 - Plataformas Inclinadas
-
Algumas estações atendem ao deficiente de locomoção com plataformas inclinadas, mas este equipamento não será mais adotado.
Estações: Cardeal Arcoverde/Copacabana, Botafogo, Carioca/Centro, Central do Brasil/Centro, Estácio, Saens Peña/Tijuca, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio e Pavuna. - Prolongadores de Plataforma (“Gap Fillers”)
-
Em conformidade com o item 5.6.4 (“Vão e desnível entre o trem e a plataforma”) da norma ABNT NBR 14021, de 2005 e com o objetivo de reduzir o risco de incidentes, o MetrôRio desenvolveu um projeto de pentes prolongadores de plataforma (“Gap Fillers”) com sistema automático de iluminação, que reduzem o espaço do vão e direcionam a atenção dos usuários para evitar quedas e tropeços no momento do embarque ou do desembarque.
Neste projeto foram integrados os complementos de plataforma – que preenchem fisicamente o vão entre o trem e a plataforma – com o conceito de linhas luminosas.
A soma destas duas vertentes originou uma solução inédita: os Gap Fillers Iluminados. - Avisos Sonoros
- Recurso utilizado nas estações e trens. Orienta o deficiente visual, prevenindo incidentes e direcionando o momento de embarque e desembarque.
- Plataforma Inclinada