×

O que você procura?

O MetrôRio conta com um mundo de serviços e facilidades

ou
Filtre por uma ou mais facilidades nas Estações
  • Bicicletário
  • Acessibilidade
  • Linha do Cliente
  • Máquinas de ATM

Press Releases

Acompanhe as últimas novidades divulgadas à imprensa pelo MetrôRio.

  • 13/05/2024

    MetrôRio recebe mutirão do CIEE Rio com oferta de 2 mil vagas para programas de estágio e de Jovem Aprendiz, incluindo oportunidades para PCDs

    Ação é gratuita, em celebração ao Mês do Trabalho, acontece nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/05) na estação Carioca/Centro  


    Em celebração ao Mês do Trabalhado, nesta quarta e quinta-feira (15 e 16/05), o MetrôRio recebe um novo mutirão de atendimento na estação Carioca/Centro, promovido pelo Centro de Integração Empresa – Escola do Rio Janeiro (CIEE Rio). Ao todo, a ação especial vai oferecer 2 mil oportunidades, sendo 1.600 vagas de estágio para estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior, a partir do segundo período da faculdade; 295 para Jovem Aprendiz e 105 para pessoas com deficiência (PCDs).  


    As vagas são para diversas áreas de atuação, e os cursos com maior número de oportunidades de estágio são Administração, Pedagogia, Contabilidade, Marketing, Direito, Construção Civil, Tecnologia da Informação e Jornalismo. Nos dois dias, a iniciativa acontece das 7h às 15h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile) da estação. Os interessados devem apresentar documento com foto. Quem preferir já pode agilizar o processo e baixar o app do CIEE, para fazer o cadastro e chegar na estação Carioca apenas para ter acesso às vagas disponíveis. A inscrição é gratuita.  

     

    Para as vagas de Jovem Aprendiz, os interessados devem ter entre 14 e 24 anos incompletos, cursando ou já concluído o Ensino Médio. Já para o programa de estágio, o estudante deve ter no mínimo 16 anos e estar matriculado em uma instituição de ensino. Não há limite máximo de idade, desde que esteja no Ensino Médio, Técnico, Tecnológico ou Superior.  


    Durante os dois dias de ação, o CIEE Rio irá distribuir cartilhas com conteúdo de orientação profissional, como dicas de currículo, entrevistas e informações sobre como se destacar no ambiente de trabalho, entre outras. Além disso, a equipe do CIEE Rio estará presente na estação para dar orientação personalizada e responder a qualquer dúvida dos estudantes sobre oportunidades de estágio, cursos de capacitação e desenvolvimento profissional.   
      

    “Estamos muito entusiasmados. Acreditamos que oferecer acesso a oportunidades, recursos educacionais e orientação profissional importante em locais de grande circulação, como esse, é fundamental para apoiar os jovens em sua jornada para o mercado de trabalho”, afirma o CEO do CIEE Rio, Luiz Gustavo Coppola.  

     

    O mutirão faz parte do programa “CIEE em Movimento”, ação itinerante que tem como objetivo levar oportunidades e informações para jovens estudantes que desejam começar uma jornada profissional.  
        

    Serviço  


    Mutirão do CIEE na estação Carioca/Centro do MetrôRio  

    Data: quarta e quinta-feira (15 e 16/05)  

    Horário: das 7h às 15h   

    Local: mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile)


  • 10/05/2024

    MetrôRio recruta interessados em vagas de emprego destinadas a pessoas com deficiência

    Oportunidades do programa “Abrindo Caminhos” são para diversas áreas de atuação no sistema metroviário


    O MetrôRio, por meio do programa "Abrindo Caminhos", recruta interessados nas oportunidades da concessionária. O projeto é destinado às pessoas com deficiência e oferece vagas de trabalho com carga horária de quatro horas diárias em diversas áreas da empresa. Os selecionados vão atuar nas instalações dos centros Administrativo e de Manutenção e nas estações do sistema metroviário. Desde a implementação, em 2015, centenas de pessoas já foram beneficiadas pela iniciativa.
     

    “O nosso objetivo é proporcionar a essas pessoas uma oportunidade de desenvolvimento e aprimoramento de competências técnicas e comportamentais, além de apoio e direcionamento de carreira. Após participar do processo seletivo e ingressar na companhia, a pessoa realiza uma série de treinamentos, como Protagonismo de Carreira, Pacote Office, Metas e Resultados, entre outros”, contou Adriana Marcos, Analista Sênior de Recursos Humanos do MetrôRio.


    Na concessionária, a história da colaboradora Vania Reis serve como inspiração para que novos talentos participem de projetos de empregabilidade e inclusão de pessoas com deficiência. Atuando há mais de cinco anos na empresa, ela entrou no MetrôRio na área de Gerência de Serviço ao Cliente, como Auxiliar de Estação.


    “Na época, eu estava desempregada. Fiquei sabendo que havia vagas de trabalho para pessoas com deficiência no metrô e cadastrei meu currículo no site. Em dez dias, fui chamada para entrevista, por meio do programa Abrindo Caminhos e comecei a trabalhar na estação Central do Brasil/Centro fazendo a liberação das gratuidades, numa carga horária de 4 horas. Há 8 meses, fui promovida ao cargo de Operadora de Estação, trabalhando durante 8 horas por dia. Eu fico feliz e me sinto útil trabalhando aqui, porque contribuo com a minha equipe todos os dias, e eles me incentivam constantemente. Não há desafios que eu não consiga alcançar aqui”, contou Vania.


    Entre os benefícios oferecidos pela empresa para essas vagas estão: vale refeição, vale alimentação, cesta de Natal, vale-transporte, assistência médica e odontológica, seguro de vida, auxílio creche e auxílio academia.
     

    Para concorrer às oportunidades de trabalho do programa “Abrindo Caminhos” é preciso se cadastrar no Banco de Talentos - Programa Abrindo Caminhos, neste link.
     

    O MetrôRio reafirma o seu compromisso institucional de apoio à luta pela igualdade de direitos, pela geração de oportunidades e pela valorização da diversidade. Desde 2017, a concessionária desenvolve um programa de diversidade baseado nos pilares Gênero, Raça, LGBTI+ e Pessoas com Deficiência, adotando práticas como recrutamento às cegas, programas de mentoria, vagas afirmativas, campanhas de letramento e a realização de diversas ações de conscientização dos colaboradores.


     

    Além disso, a concessionária é uma das empresas signatárias dos compromissos do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e participa de pactos e movimentos empresariais para fomento à diversidade e inclusão, entre eles, a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e a ONU Mulheres.


     

    Em 2023, o MetrôRio conquistou o certificado Great Place to Work (GPTW), que reconhece as empresas que são consideradas pelos próprios colaboradores como um ótimo lugar para se trabalhar. O selo global é um dos mais importantes em relação à gestão de pessoas, e esta foi a primeira vez que a empresa participou da análise da consultoria GPTW.


  • 10/05/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (11 e 12/05)

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas


    Neste sábado e domingo (11 e 12/05), a operação do MetrôRio será realizada nos horários regulares de fim de semana. No sábado, das 5h à meia-noite; e no domingo, das 7h às 23h. Nos dois dias, a linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, com transferência entre as linhas 1 e 2 no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo.


    As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar das 5h às 23h30 no sábado; e das 7h às 22h30 no domingo.


    Funcionamento do metrô para jogo no Maracanã no sábado 


    Neste sábado (11/05) acontece o jogo entre Flamengo e Corinthians no Maracanã, a partir das 16h, pelo Campeonato Brasileiro. Para oferecer mais comodidade e facilidade aos clientes, a concessionária vai reforçar o efetivo de segurança e de operadores de estação, principalmente nas estações próximas ao estádio.



    O MetrôRio sugere que os torcedores se programem e antecipem a chegada ao estádio do Maracanã. É importante verificar também qual é a estação mais próxima de cada setor do estádio. Quem tem ingressos para acesso nos portões A, B e C (Oeste e Sul) deve desembarcar na estação Maracanã (Linha 2). Já para quem tem bilhetes para o portão D, E e F (Leste e Norte), a concessionária indica que o desembarque seja feito na estação São Cristóvão (Linha 2).



    Cartão Giro e pagamento por aproximação 


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.


    SERVIÇO 

    Funcionamento do MetrôRio neste fim de semana (11 e 12/05) 


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 

    Sábado (11/05): das 5h à meia-noite

    Domingo (12/05): das 7h às 23h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 


    Sábado (11/05) e domingo (12/05): no trecho compartilhado entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo

     

    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea


    Sábado (11/05): das 5h às 23h30

    Domingo (12/05): das 7h às 22h30


  • 08/05/2024

    MetrôRio e Cufa recebem donativos para ajudar vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

    Sistema metroviário carioca disponibiliza pontos de coleta para arrecadação de donativos e divulga QR Code oficial do governo gaúcho para doações via PIX
     

    Em solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, o MetrôRio, em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa), vai receber, a partir desta quinta-feira (9/05), donativos em cinco estações do sistema metroviário para ajudar as pessoas atingidas pelas recentes chuvas no estado gaúcho. Entre os materiais recolhidos estão itens de higiene pessoal, fraldas e alimentos não perecíveis.
     

    Os pontos de coleta estão localizados no Centro Administrativo da empresa e nas estações: Saens Peña/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Largo do Machado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social do MetrôRio.


    As doações podem ser feitas durante o horário de funcionamento do metrô: de segunda-feira a sábado, das 5h à meia-noite; e aos domingos e feriados, das 7h às 23h.
     

    Todo material arrecadado será recolhido e distribuído pela Cufa.


    Já nas TVs dentro das composições, a concessionária divulgará o QR Code oficial da campanha do Governo do Rio Grande do Sul para doações via PIX.


    SERVIÇO

    Estações do MetrôRio participantes da ação em parceria com a Cufa: Saens Peña/Tijuca, Central do Brasil/Centro, Carioca/Centro, Largo do Machado e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.


  • 08/05/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Botafogo e LDU no Engenhão, nesta quarta-feira (8/05), pela Libertadores

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas


    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Botafogo e LDU nesta quarta-feira (8/05), às 21h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pela Libertadores. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).
     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
     

    No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.


    A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30.
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação 

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO 

    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta-feira  


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 


    Quarta-feira (8/05): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quarta-feira (8/05): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quarta-feira (8/05): das 5h às 23h30


  • 08/05/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Botafogo e LDU no Engenhão, nesta quarta-feira (8/05), pela Libertadores

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas


    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Botafogo e LDU nesta quarta-feira (8/05), às 21h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pela Libertadores. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).
     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
     

    No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.


    A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30.
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação 

    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO 

    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta-feira  


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 


    Quarta-feira (8/05): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quarta-feira (8/05): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quarta-feira (8/05): das 5h às 23h30


  • 08/05/2024

    MetrôRio recebe espetáculo gratuito em homenagem ao Dia das Mães nesta quarta-feira (8/05)

    Apresentação acontece a partir de meio-dia no mezanino da estação Carioca/Centro, próximo ao Acesso B (Avenida Chile)  


    A estação Carioca/Centro do MetrôRio recebe, nesta quarta-feira (8/05), a partir de meio-dia, um concerto em comemoração ao Dia das Mãe, celebrado no domingo (12/05). A apresentação no sistema metroviário contará com integrantes da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense e do Coro Juvenil do Rio de Janeiro.
     

    O espetáculo especial terá regência dos maestros Vinícius Louzada e Davi Fernandes e contará com um repertório composto por grandes sucessos da música brasileira, homenageando as mães que passarem pela estação. Entre as canções estão “Como é grande meu amor por você”, eternizado na voz de Roberto Carlos; e “Trem Bala”, da cantora Ana Vilela.
     

    A Banda Sinfônica Juvenil Fluminense e o Coro Juvenil do Rio de Janeiro fazem parte do programa sociocultural Geração de Sons, que é também realizado por alunos do Morro da Providência, no Centro do Rio, e região, e tem o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e do MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
     

    Sobre o apoio do MetrôRio- O projeto Geração de Sons é uma das dez iniciativas sociais apoiadas pelo MetrôRio, com objetivo de manter um relacionamento estreito com as comunidades próximas às estações do sistema metroviário, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico dessas localidades e promovendo a cidadania e o empreendedorismo, por meio da cultura, educação, esporte e meio ambiente.
     

    Serviço:  


    Concerto Musical em homenagem ao Dia das Mães no MetrôRio  


    Local: no mezanino da estação Carioca/Centro, próximo ao Acesso B (Avenida Chile)  

    Data: 8/05

    Horário: meio-dia


  • 07/05/2024

    Esquema de funcionamento do MetrôRio para o jogo entre Botafogo e LDU no Engenhão, nesta quarta-feira (8/05), pela Libertadores

    Concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação diretamente nos validadores das catracas



    O MetrôRio preparou um esquema especial para atender aos clientes que vão assistir ao jogo entre Botafogo e LDU nesta quarta-feira (8/05), às 21h30, no estádio Nilton Santos (Engenhão), pela Libertadores. Para facilitar o retorno dos torcedores, a concessionária vai estender o horário de embarque de clientes na estação Central do Brasil/Centro, que faz a integração com o serviço de trens urbanos da SuperVia, até 1h. O embarque será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil).

     

    As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Porém, depois da meia-noite, elas ficarão abertas apenas para desembarque.
     

    No retorno, a partir da estação Central do Brasil/Centro, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os clientes deverão seguir diretamente para a Pavuna. Neste período, não haverá integração com trens urbanos nas estações Maracanã e São Cristóvão do MetrôRio. Haverá integração apenas na estação Central do Brasil/Centro.


    A linha 2 vai operar entre Pavuna e Botafogo, e a transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e Botafogo. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental-Gávea e Botafogo-Gávea) vão operar normalmente, das 5h às 23h30.
     

    Cartão Giro e pagamento por aproximação 


    A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.
     

    SERVIÇO 
     

    Horários de funcionamento do metrô nesta quarta-feira  


    Metrô - Linhas 1, 2 e 4 


    Quarta-feira (8/05): das 5h à meia-noite, com extensão de horário para embarque na estação Central do Brasil/Centro até 1h


    Transferência entre as linhas 1 e 2 

    Quarta-feira (8/05): no trecho compartilhado entre Central do Brasil/Centro e Botafogo


    Metrô na Superfície (MNS) - Antero de Quental/Gávea e Botafogo/Gávea 

    Quarta-feira (8/05): das 5h às 23h30


  • 19/04/2024

    MetrôRio recebe ação do Sesc RJ pelo Mês Mundial da Saúde

    Ativação com modelos gigantes de coração e artéria acontece nesta sexta-feira (19/04) na estação Carioca


    Em comemoração ao Mês Mundial da Saúde, o MetrôRio realiza uma ação em parceria com o Sesc RJ nesta sexta-feira (19/04). Trata-se de uma ativação com modelos gigantes de coração e artéria, que ficarão disponíveis para visitação na estação Carioca/Centro. O objetivo é abordar todos os fatores de riscos com foco na prevenção das doenças cardíacas.

     

    Durante a iniciativa, que acontece das 9h às 16h, no mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile), pequenos grupos serão guiados por analistas de educação em saúde do Sesc RJ, que vão reforçar a importância dos hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividades físicas.  


    Os jornalistas que tiverem interesse em acompanhar a pauta devem fazer o credenciamento por e-mail: metrorio@danhti.com.br.
     

    Serviço  
     

    Ação pelo Mês Mundial da Saúde em parceria com o Sesc RJ na estação Carioca do MetrôRio  


    Data: nesta sexta-feira (19/04)  

    Horário: das 8h às 16h  
     
    Local: mezanino próximo ao acesso B (Avenida Chile)  


  • 19/04/2024

    MetrôRio recebe espetáculo gratuito: ‘Sítio do Picapau Amarelo – O Musical’, em homenagem ao mês de aniversário de Monteiro Lobato

    Apresentação aconteceu na estação Carioca e fez um convite à exploração do imaginário, das lendas e da cultura popular que permeiam a obra do emblemático escritor e autor brasileiro   


    O MetrôRio foi palco, nesta quinta-feira (18/04), de uma versão pocket do espetáculo “Sítio do Picapau Amarelo – O Musical”, que homenageia Monteiro Lobato. A montagem, em primeira mão, que aconteceu gratuitamente na estação Carioca/Centro, marca o mês de nascimento do escritor e editor brasileiro (18/04/1882), que foi um dos primeiros autores de literatura infantil do país e da América Latina.    


    A apresentação no sistema metroviário, que é um dos apoiadores do projeto social, contou com integrantes da Banda Sinfônica Juvenil Fluminense e do Coro Juvenil do Rio de Janeiro, que executarão clássicos como “Sítio do Picapau Amarelo” (Gilberto Gil), “SaciPererê” (Carlinhos Brown), “Tia Anastácia” (Dorival Caymmi), “Emília, a boneca gente” (Baby Consuelo), “Visconde” (Lenine), “Cuca” (Cássia Eller), entre outros.    


    O espetáculo, com regência dos maestros Vinícius Louzada e Davi Fernandes, é um convite para explorar o imaginário, as lendas e a cultura popular que permeiam a obra de Lobato, abrindo espaço para reflexões que nos fazem enxergar a nós mesmos refletidos como em um espelho. Monteiro Lobato estará presente, por meio de suas personagens transformadas em marcantes canções, muitas das quais se tornaram verdadeiros ícones da MPB, com composições de Gilberto Gil, Dorival Caymmi e outros talentosos músicos brasileiros que contribuíram para enriquecer essa jornada única.    


    "Sou apaixonado pela música, estou no projeto há nove anos. Essa apresentação no metrô foi uma oportunidade incrível para o grupo, afirma o jovem de 18 anos, que está cursando o primeiro período de música na UFRJ. 


    A Banda Sinfônica Juvenil Fluminense, que faz parte do programa sociocultural Geração de Sons, é patrocinada pela Nova Transportadora do Sudeste – NTS, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além da CAIXA e Governo Federal. O Geração de Sons no Centro do Rio de Janeiro e Morro da Providência é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.   

      
    O evento também teve patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.